Silhueta de pessoa indiferenciada

Luís Miguel Madeira Faísca

Professor associado
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Luís Faísca. Concluiu o Doutoramento em Psicologia Experimental e Cognitiva em 2004 pela Universidade do Algarve, Mestrado em Probabilidades e Estatística em 1992 pela Universidade de Lisboa e Licenciatura em Psicologia em 1988 pela Universidade de Lisboa. É Professor Associado na Universidade do Algarve. Publicou 72 artigos em revistas especializadas. É autor de 11 capítulos de livros e de 1 livros. Orientou 7 teses de doutoramento (5 delas em co-orientação) e 49 teses de mestrado. Participa e/ou participou como Investigador em 10 projetos financiados e foi/é Investigador Principal de 2 projetos. A sua área de investigação é a Psicologia. Nas suas atividades profissionais interagiu com 173 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Reading and writing; Spelling; Dyslexia; Statiscal Analysis; Psychological Measurement; Methodology; Cognitive Psychology; Implicit learning; Emotion processing; Working memory; Semantic memory; Executive functions; Moral judgements; Electroencephalography; Eye-tracking; Psychotherapy; Social Representations.

Atividades

Atividades
Membro de associação. Sociedade Portuguesa de Estatística.
Membro de associação. Sociedade Portuguesa de Etologia.
Membro de associação. Associação Portuguesa de Psicologia.
Membro de associação. Associação Portuguesa de Psicologia Experimental.
2018/10/01 - 2021/12/09. Orientação. Desfiliação Religiosa e Abuso Psicológico em Grupo nas Testemunhas de Jeová.Doutoramento em Psicologia (Doutoramento). Orientador.
2019/05/20. Júri de grau académico. Estilos de aprendizagem, abordagens ao estudo e a participação na aprendizagem online: a Rede Nacional de Educação a Distância Senac. Arguente principal. Jacobus Bernardinus Maria Edwin Giebelen (Doutoramento). Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2016/04/29 - 2019/01/08. Orientação. Implicit Learning Mechanisms in Children and Adults with Application to Dyslexia.Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2014/10/01 - 2018/07/05. Orientação. The structural characteristics of women-endorsers in advertising messages and their influence on consumers’ responses.Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2018/07/05. Júri de grau académico. The structural characteristics of women-endorsers in advertising messages and their influence on consumers’ responses. Orientador. Vitalii Shcheglov (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011/10/01 - 2015/11/12. Orientação. Implicações Subjetivas do Processo Migratório: um estudo psicanalítico sobre imigrantes brasileiros no Algarve.Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2015/11/12. Júri de grau académico. Implicações Subjetivas do Processo Migratório: um estudo psicanalítico sobre imigrantes brasileiros no Algarve. Orientador. Ticiana Araújo da Silva (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2015/10/16. Júri de grau académico. Travel 2.0 tools: User behavior analysis and modeling. Special emphasis on advertising effectiveness through the eye-tracking methodology. Vogal. Janet Hernández-Méndez (Doutoramento). Universidade de Granada.
2015/09. Júri de grau académico. Análise estrutural e funcional da memória de trabalho: Estudo de algumas variáveis cognitivas. Arguente principal. Cláudia Isabel Martinho Baptista Martins (Doutoramento). Universidade do Minho Escola de Psicologia.
2013/12/17. Júri de grau académico. An embodied approach in language: The role of bodily feedback in discourse processing. Arguente. Oleksander Horchak (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2013/01/23. Júri de grau académico. Caracterização cognitiva de perfis de leitores: o estudo da ortografia Portuguesa. Arguente. Andreia Sofia Ramos Pacheco (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2013/01/14. Júri de grau académico. Axiologia e coping nos doentes com lombalgias
. Orientador. Joaquim António Toscano Ferreira Monteiro (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011/09/08 - 2013/01/04. Orientação. A Influência do Perfeccionismo Parental, dos Estilos Parentais e dos Padrões de Vinculação no Desenvolvimento do Perfeccionismo em Jovens Adultos.Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2013/01/04. Júri de grau académico. A Influência do Perfeccionismo Parental, dos Estilos Parentais e dos Padrões de Vinculação no Desenvolvimento do Perfeccionismo em Jovens Adultos. Orientador. Cláudia Isabel Guerreiro Carmo (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2006/05/02 - 2012/11/13. Orientação. Origens Psicológicas das Crenças na Vida Após a Morte: Aplicação de uma Perspectiva Evolutiva ao Estudo do Pensamento Religioso.Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2012/11/03. Júri de grau académico. Origens psicológicas das crenças na vida após a morte: aplicação de uma perspetiva evolutiva ao estudo do pensamento religioso. Orientador. Vera Mónica Borrega Pereira (Doutoramento). Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia.
2007/01/12 - 2012/03/13. Orientação. Axiologia e coping nos doentes com lombalgias.Psicologia (Doutoramento). Orientador.
2011/12/06. Júri de grau académico. O papel da cor no reconhecimento visual de objetos: Um contributo de estudos comportamentais, electrofisiológicos e de neuroimagem. Vogal. Maria Inês Neto Bramão (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011/07/29. Júri de grau académico. Processamento de emoções realizado por sujetios com traumatismo crânio-encefálico. Arguente. Ana Teresa da Conceição Martins (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011/05/06. Júri de grau académico. Cognitive processes underlying reading and naming deficits in Dyslexic readers. Arguente. Susana Manuela Silva Araújo (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2010/06/22. Júri de grau académico. Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades hoteleiras. Orientador. Maria Helena Rodrigues Guita de Almeida (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2010/05. Júri de grau académico. Stresse e burnout nos profissionais de Emergência Médica Pré-Hospitalar. Arguente. Hugo João Fernandes Amaro (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2006/06/15 - 2009/06/01. Orientação. Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades hoteleiras
.Psicologia (Doutoramento). Orientador.
2008/05/09. Júri de grau académico. Casais biculturais e monoculturais: Diferenças e recursos. Arguente principal. Wolfgang Rüdiger Lind (Doutoramento). Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia.
2007/10/04. Júri de grau académico. Os padrões da cultura organizacional da família: uma abordagem da funcionalidade familiar, numa perspectiva organizacional. Arguente. Filipe Jorge Gambôa Martins Nave (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007/09/06. Júri de grau académico. Família, psicopatologia e resiliência na adolescência: Do risco psicossocial ao percurso delinquente. Vogal. Ida Manuela de Freitas Andrade Timóteo Lemos (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007/07/30. Júri de grau académico. A realização pessoal na relação pedagógica. Estudo do bem-estar subjectivo de professores dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Vogal. Luis Sérgio Gonçalves Vieira (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007/07/20. Júri de grau académico. Geração de Ideias Mediada por Computador. Arguente principal. João José da Silva Pissarra (Doutoramento). ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

Projetos

Projetos
2021/03/01 - 2024/02/29. LEMON, LEtter learning through MOtor training: Neurocognitive specialization for the written code investigated with electrophysiological, eye-tracking, and computational tools. Investigador. Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica.
2016/07/10 - 2019/12/31. Developmental dyslexia in adulthood: cognitive profiles, oculomotor behavior and concurrent predictors of reading. Investigador. Universidade do Algarve.
2018/03/03 - Presente. Looking into N170: Exploring how the brain adapts to reading acquisition and expertise. Investigador responsável.
2014/04/01 - 2015/09/30. Do reading strategies modulate the word recognition potential (N170) and its hemispheric lateralization?. Investigador responsável. Universidade do Algarve Centro de Investigação em Biomedicina.
2011/04/01 - 2014/09/30. Mechanisms of Implicit Learning: From Artificial Grammars to Dyslexia, 3599-PPCDT. Investigador.
2007/09/01 - 2011/03/31. Assessment and characterization of reading disorders and dyslexia in Portuguese children and adults, 3599-PPCDT. Investigador.
2007/01/01 - 2008/12/31. Profiling poor readers and their support: PROREAD, SOCRATES Programme. Investigador.
2005/04/01 - 2008/06/30. Qualified Electrophysiology at the Center for Intelligent Systems (CSI), REEQ. Investigador. Universidade do Algarve.
2003/12/01 - 2007/11/30. Structural and Functional Brain Imaging: Implementation and application of magnetic resonance imaging methods for the study of human cognition, POCI. Investigador. Universidade do Algarve.
2002/03/01 - 2005/02/28. The influence of formal education and literacy on the cognitive system and its cerebral substrates, POCI. Investigador. Universidade do Algarve.
1997/01/01 - 2001/12/31. Paradigmas do Sentir: representações e práticas afectivas em diferentes contextos culturais, PRAXIS XXI. Investigador. Universidade do Algarve.
1999/01/01 - 2000/06. Olhares ou memórias de ciganos? Representações sociais da comunidade cigana na sociedade portuguesa. Investigador. Universidade do Algarve.

Produções

Barriga-Paulino, Catarina I.; Guerreiro, Milene; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2022. "Does emotional valence modulate word recognition? A behavioral study manipulating frequency and arousal". Acta Psychologica, 223. https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2021.103484
Sales, Célia M. D.; Ashworth, Mark; Ayis, Salma; Barkham, Michael; Edbrooke-Childs, Julian; Faísca, Luís; Jacob, Jenna; Xu, Dan; Cooper, Mick. 2022. "Idiographic patient reported outcome measures (I-PROMs) for routine outcome monitoring in psychological therapies: Position paper". Journal of Clinical Psychology. https://doi.org/10.1002/jclp.23319
Luís Faísca; Laura I. Ferreira; Catarina C. Fernandes; Jeffrey R. Gagne; Ana T. Martins. 2021. "Behavioral Inhibition in Childhood: European Portuguese Adaptation of an Observational Measure (Lab-TAB)". Children, 8 (2): 162-162. https://doi.org/10.3390/children8020162
Carmo, Cláudia; Oliveira, Diana; Brás, Marta; Faísca, Luís. 2021. "The Influence of Parental Perfectionism and Parenting Styles on Child Perfectionism". Children, 8 (9). https://doi.org/10.3390/children8090777
Sales, Celia; Faísca, Luis; Ashworth, Mark; Ayis, Salma. 2021. "The psychometric properties of PSYCHLOPS, an individualized patient-reported outcome measure of personal distress". Journal of Clinical Psychology. https://doi.org/10.1002/jclp.23278
Gonçalves, Fábio; Reis, Alexandra; Inácio, Filomena; Morais, Inês Salomé; Faísca, Luís. 2021. "Reading Comprehension Predictors in European Portuguese Adults". Frontiers in Psychology, 12. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.789413
Coelho, J.; Faísca, L.; Ros, A.; Carmo, C. L.. 2021. "Cognições perfecionistas no desempenho de uma tarefa de revisão de texto numa amostra de jovens-adultos universitários". Psique, 17 (1). https://doi.org/10.26619/2183-4806.xvii.nt.3
Alexandra Reis; Araújo, Susana; Salomé, Inês; Faísca, Luís. 2020. "Reading and reading-related skills in adults with dyslexia from different orthographic systems: a review and meta-analysis". Annals of Dyslexia. https://doi.org/10.1007/s11881-020-00205-x
Alves, Paula; Faísca, Luís; Sales, Célia; Ashworth, Mark. 2020. "Personalising Outcome Measurement in Substance Misuse Treatment: the Feasibility and Psychometrics of Two Individualised Outcome Measures". International Journal of Mental Health and Addiction. https://doi.org/10.1007/s11469-020-00396-9
Jiménez-Ros, A.; Martins, T.; Janeiro, L.; Martins, A.T.. 2020. "Experimental manipulation of beliefs about the importance of thoughts and the effect on an aggressive impulse". Behavioural and Cognitive Psychotherapy, 48 (5): 626-630. https://doi.org/10.1017/S1352465820000120
Espigares-Jurado, F.; Muñoz-Leiva, F.; Correia, M.B.; Sousa, C.M.R.; Ramos, C.M.Q.. 2020. "Visual attention to the main image of a hotel website based on its position, type of navigation and belonging to Millennial generation: An eye tracking study". Journal of Retailing and Consumer Services, 52. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101906
Faísca, Luís. 2020. "Experimental manipulation of beliefs about the importance of thoughts and the effect on an aggressive impulse". Behavioural and Cognitive Psychotherapy. https://doi.org/10.1017/s1352465820000120
Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. 2019. "Early Brain Sensitivity to Word Frequency and Lexicality During Reading Aloud and Implicit Reading". Frontiers in Psychology, 10. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00830
Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís; Vieira, Helena; Gonçalves, Gabriela. 2019. "Emotional Recognition and Empathy both in Deaf and Blind Adults". The Journal of Deaf Studies and Deaf Education, 24 (2): 119-127. https://doi.org/10.1093/deafed/eny046
Araújo, Susana; Faísca, Luís. 2019. "A Meta-Analytic Review of Naming-Speed Deficits in Developmental Dyslexia". Scientific Studies of Reading, 23 (5): 349-368. https://doi.org/10.1080/10888438.2019.1572758
Inácio, F.; Faísca, L.; Forkstam, C.; Araújo, S.; Bramão, I.; Reis, A.; Petersson, K.M.. 2018. "Implicit sequence learning is preserved in dyslexic children". Annals of Dyslexia, 68 (1): 1-14. https://doi.org/10.1007/s11881-018-0158-x
Janeiro, L.; Ribeiro, E.; Faísca, L.; Lopez Miguel, M.J.. 2018. "Therapeutic alliance dimensions and dropout in a therapeutic community: “Bond with me and I will stay”". Therapeutic Communities, 39 (2): 73-82. https://doi.org/10.1108/TC-12-2017-0036
Alves, P.C.G.; Sales, C.M.D.; Ashworth, M.; Faísca, L.. 2018. "“There Are Things I Want to Say But You Do Not Ask”: a Comparison Between Standardised and Individualised Evaluations in Substance Use Treatment". International Journal of Mental Health and Addiction. https://doi.org/10.1007/s11469-018-9985-6
Fernandes, C.; Silva, S.; Pires, J.; Reis, A.; Ros, A.J.; Janeiro, L.; Faísca, L.; Martins, A.T.. 2018. "Eye-Tracking Evidence of a Maintenance Bias in Social Anxiety". Behavioural and Cognitive Psychotherapy, 46 (1): 66-83. https://doi.org/10.1017/S1352465817000418
Carmo, C.; Brás, M.; Batista, L.; Faísca, L.. 2017. "Confirmatory factor analysis of the Portuguese version of the frost multidimensional perfectionism scale / Análise Fatorial Confirmatória da Versão Portuguesa da Escala Multidimensional de Perfecionismo de Frost". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica, 2 (44): 28-43. https://doi.org/10.21865/RIDEP44.2.03
Dias Sales, Célia Maria; Saraiva, Alexandra; Faísca, Luís. 2017. "Treino da resistência psicológica na recruta Militar em Portugal: O papel da coesão militar, da estima de si e da ansiedade na resiliência". Avances en Psicología Latinoamericana, 35 (2): 317-337. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3626
Martins, A.T.; Ros, A.; Valério, L.; Faísca, L.. 2017. "Basic Emotion Recognition According to Clinical Personality Traits". Current Psychology, 1-11. https://doi.org/10.1007/s12144-017-9661-1
Susana Araújo; Luís Faísca; Alexandra Reis; J. Frederico Marques; Karl Magnus Petersson. 2016. "Visual naming deficits in dyslexia: An ERP investigation of different processing domains". Neuropsychologia, 91: 61-76. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2016.07.007
Inês Bramão; Alexandra Reis; Karl Magnus Petersson; Luís Faísca. 2016. "Knowing that strawberries are red and seeing red strawberries: the interaction between surface colour and colour knowledge information". Journal of Cognitive Psychology, 28 (6): 641-657. https://doi.org/10.1080/20445911.2016.1182171
Luís Faísca; Sofia Afonseca; Martin Brüne; Gabriela Gonçalves; Alexandra Gomes; Ana Teresa Martins. 2016. "Portuguese Adaptation of a Faux Pas Test and a Theory of Mind Picture Stories Task". Psychopathology, 49 (3): 143-152. https://doi.org/10.1159/000444689
Silva, S.; Reis, A.; Casaca, L.; Petersson, K.M.; Faísca, L.. 2016. "When the eyes no longer lead: Familiarity and length effects on eye-voice span". Frontiers in Psychology, 7 (NOV). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01720
Janeiro, L.; Faísca, L.; Miguel, M.J.L.. 2016. "Psychometric properties of a Portuguese version of the SOCRATES 8D: A study with a sample of heroin addicts in treatment,Qualidades Psicométricas da Versão Portuguesa da SOCRATES 8D numa Amostra de Heroinodependentes em Tratamento". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica, 2 (42): 177-191. https://doi.org/10.21865/RIDEP42-179
Ida Lemos; Luis Faísca. 2015. "Psychosocial adversity, delinquent pathway and internalizing psychopathology in juvenile male offenders". International Journal of Law and Psychiatry, 42-43: 49-57. https://doi.org/10.1016/j.ijlp.2015.08.007
Susana Silva; Luís Faísca; Susana Araújo; Luis Casaca; Loide Carvalho; Karl Magnus Petersson; Alexandra Reis. 2015. "Too little or too much? Parafoveal preview benefits and parafoveal load costs in dyslexic adults". Ann. of Dyslexia, 66 (2): 187-201. https://doi.org/10.1007/s11881-015-0113-z
Alexandra Reis; Inês Bramão; Susana Araújo; Luís Faísca. 2015. "Análise temporal dos processos de agrupamento e alternância em provas de fluência verbal semântica". RPP, 44: 121-132. https://doi.org/10.21631/rpp44_121
Araujo, Susana; Faisca, Luis; Bramao, Ines; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2015. "Lexical and sublexical orthographic processing: An ERP study with skilled and dyslexic adult readers". Brain and Language, 141: 16-27. https://doi.org/10.1016/j.bandl.2014.11.007
Célia Maria Dias Sales; Peter P. Wakker; Paula Cristina Gomes Alves; Luís Faísca. 2015. "MF Calculator : A Web-Based Application for Analyzing Similarity". J. Stat. Soft., 65 (Code Snipp). https://doi.org/10.18637/jss.v065.c02
Susana Araújo; Alexandra Reis; Karl Magnus Petersson; Luís Faísca. 2015. "Rapid automatized naming and reading performance: A meta-analysis.". Journal of Educational Psychology, 107 (3): 868-883. https://doi.org/10.1037/edu0000006
Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Araujo, Susana; Inacio, Filomena; Petersson, Karl Magnus; Faisca, Luis. 2014. "Dyslexia heterogeneity: cognitive profiling of Portuguese children with dyslexia". Reading and Writing, 27 (9): 1529-1545. https://doi.org/10.1007/s11145-014-9504-5
Cruz, A.L.; Santos, M.E.; Reis, A.; Faísca, L.. 2014. "Portuguese validation of a short bedside aphasia screening test (Bedside de Lenguaje),Validação Portuguesa de um teste breve para rastreio da afasia (Bedside de Lenguaje)". Sinapse, 14 (1): 9-17. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84900425622&partnerID=MN8TOARS
Araújo, S.; Faísca, L.; Bramão, I.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2013. "Lexical and Phonological Processes in Dyslexic Readers: Evidence from a Visual Lexical Decision Task". Dyslexia, 20 (1): 38-53. https://doi.org/10.1002/dys.1461
Araújo, Susana; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2012. "Electrophysiological correlates of impaired reading in dyslexic pre-adolescent children". Brain and Cognition, 79 (2): 79-88. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2012.02.010
Bramao, Ines; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Inacio, Filomena; Araujo, Susana; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2012. "The interaction between surface color and color knowledge: Behavioral and electrophysiological evidence". Brain and Cognition, 78 (1): 28-37. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2011.10.004
Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís; Esteves, Francisco; Simao, Claudia; Justo, Mariline Gomes; Muresan, Angelica; Reis, Alexandra. 2012. "Changes in social emotion recognition following traumatic frontal lobe injury". Neural Regeneration Research, 7 (2): 101-108. https://doi.org/10.3969/j.issn.1673-5374.2012.02.004
Silva, Catarina; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2012. "Literacy: Exploring working memory systems". Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 34 (4): 369-377. https://doi.org/10.1080/13803395.2011.645017
PACHECO, A.; Faísca, Luís; ALMEIDA, L.; FERREIRA, Ó.; WILLIAMS, J. J.; DIAS, J. A.. 2012. "A Statistical evaluation of models for extrapolating current velocities from boat-mounted ADCP profiles". Coastal Engineering Journal, 54 (03): 1250018-1250018. https://doi.org/10.1142/S0578563412500180
Almeida, Maria Helena; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves. 2012. "Positive attitudes at work, some of its consequents and antecedents: a study with hotel professionals". International Journal of Economics and Management Sciences, 6 (1): 71-82.
Sousa, Susana; Ribeiro, Olga; Góis Horácio, José; Faísca, Luís. 2012. "Executive functions in Patients Seeking and Undergoing Bariatric Surgery, Funções executivas em sujeitos candidatos e submetidos a cirurgia bariátrica". Psicologia, Saúde & Doenças, 13 (2). https://doi.org/10.15309/12psd130216
Bramão, I.; Francisco, A.; Inácio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.. 2012. "Electrophysiological evidence for colour effects on the naming of colour diagnostic and noncolour diagnostic objects". Visual Cognition, 20 (10): 1164-1185. https://doi.org/10.1080/13506285.2012.739215
Pereira, V.; Faísca, L.; De Sá-Saraiva, R.. 2012. "Immortality of the soul as an intuitive idea: Towards a psychological explanation of the origins of afterlife beliefs". Journal of Cognition and Culture, 12 (1-2): 101-127. https://doi.org/10.1163/156853712X633956
Martins, A.T.; Faísca, L.M.; Esteves, F.; Muresan, A.; Reis, A.; Martins, Ana T.; Faísca, Luís; et al. 2012. "Atypical moral judgment following traumatic brain injury". Judgment and Decision Making, 7 (4): 478-487. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864588329&partnerID=MN8TOARS
Araujo, Susana; Faísca, Luís; Bramao, Ines; Inacio, Filomena; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2011. "Object Naming in Dyslexic Children: More Than a Phonological Deficit". Journal of General Psychology, 138 (3): 215-228. https://doi.org/10.1080/00221309.2011.582525
Araújo, Susana; Inácio, Filomena; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2011. "Component Processes Subserving Rapid Automatized Naming in Dyslexic and Non-dyslexic Readers". Dyslexia, 17 (3): 242-255. https://doi.org/10.1002/dys.433
Bramao, Ines; Inacio, Filomena; Faisca, Luis; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2011. "The Influence of Color Information on the Recognition of Color Diagnostic and Noncolor Diagnostic Objects". Journal of General Psychology, 138 (1): 49-65. https://doi.org/10.1080/00221309.2010.533718
Bramao, Ines; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. 2011. "The role of color information on object recognition: A review and meta-analysis". Acta Psychologica, 138 (1): 244-253. https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2011.06.010
Ise, Elena; Blomert, Leo; Bertrand, Daisy; Faisca, Luis; Puolakanaho, Anne; Saine, Nina L.; Suranyi, Zsuzsanna; et al. 2011. "Support Systems for Poor Readers: Empirical Data From Six EU Member States". Journal of Learning Disabilities, 44 (3): 228-245. https://doi.org/10.1177/0022219410374235
Lemos, Ida Timoteo; Faísca, Luís; Valadas, Sandra Teodosio. 2011. "Assessment of Psychopathological Problems in the School Context: The Psychometric Properties of a Portuguese Version of the Adolescent Psychopathology Scale-Short Form". Journal of Psychoeducational Assessment, 29 (1): 63-74. https://doi.org/10.1177/0734282910362250
Valadas, S.C.A.T.S.; Gonçalves, F.R.; Faísca, L.M.M.. 2011. "Learning profiles of students in higher education: Approaches to studying, learning conceptions and preferences for different types of education | Perfis de aprendizagem de estudantes do ensino superior: Abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes tipos de ensino". Analise Psicologica, 29 (3): 369-389. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873112333&partnerID=MN8TOARS
Araújo, S.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2011. "What does rapid naming tell us about dyslexia?,¿Qué nos cuenta el nombramiento rápido sobre la dislexia?". Avances en Psicologia Latinoamericana, 29 (2): 199-213. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864712124&partnerID=MN8TOARS
Martins, A.T.; Faísca, L.; Esteves, F.; Muresan, A.; Justo, M.G.; Simão, C.; Reis, A.. 2011. "Traumatic brain injury patients: Does frontal brain lesion influence basic emotion recognition?". Psychology and Neuroscience, 4 (3): 377-384. https://doi.org/10.3922/j.psns.2011.3.011
Reis, A.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.. 2010. "Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 3117-3121.
Araujo, Susana; Pacheco, Andreia; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2010. "Visual rapid naming and phonological abilities: Different subtypes in dyslexic children". International Journal of Psychology, 6 (45): 443-452. https://doi.org/10.1080/00207594.2010.499949
Vaessen, Anniek; Bertrand, Daisy; Toth, Denes; Csepe, Valeria; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Blomert, Leo. 2010. "Cognitive Development of Fluent Word Reading Does Not Qualitatively Differ Between Transparent and Opaque Orthographies". Journal of Educational Psychology, 102 (4): 827-842. https://doi.org/10.1037/a0019465
Ziegler, Johannes C.; Bertrand, Daisy; Toth, Denes; Csepe, Valeria; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Saine, Nina L.; et al. 2010. "Orthographic Depth and Its Impact on Universal Predictors of Reading: A Cross-Language Investigation". Psychological Science, 21 (4): 551-559. https://doi.org/10.1177/0956797610363406
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2010. "Cortical brain regions associated with color processing: an FMRI study". The open neuroimaging journal, 4 (1): 164-173. https://doi.org/10.2174/1874440001004010164
Monteiro, J.; Faísca, L.; Nunes, O.; Hipólito, J.. 2010. "Roland Morris disability questionnaire: Adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain | Questionário de incapacidade de Roland Morris: Adaptaçã o e validação para os doentes de língua Portuguesa com lombalgia". Acta Medica Portuguesa, 23 (5): 761-766. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78649652297&partnerID=MN8TOARS
Valadas, S.C.A.T.S.; Gonçalves, F.R.; Faísca, L.M.; Valadas, Sandra Cristina A. T. S.; Goncalves, Fernando R.; Faísca, Luís. 2010. "Approaches to studying in higher education Portuguese students: A Portuguese version of the approaches and study skills inventory for students". Higher Education, 59 (3): 259-275. https://doi.org/10.1007/s10734-009-9246-5
INÊS BRAMÃO; LUÍS FAÍSCA; KARL MAGNUS PETERSSON; ALEXANDRA REIS; Bramão, I.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; et al. 2010. "The influence of surface color information and color knowledge information in object recognition". The American Journal of Psychology, 123 (4): 437-437. https://doi.org/10.5406/amerjpsyc.123.4.0437
Pacheco, A.; Araújo, S.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.; Reis, A.. 2009. "Profiling dislexic children: Phonology and visual naming skills". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, Finnish Neuropsychological Society, Joint Mid-Year Meeting, Helsinki and Tallinn.
Pacheco, A.; Araújo, S.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.; Reis, A.. 2009. "Cognitive profiles in Portuguese children with dyslexia". Trabalho apresentado em Bridging research and practice in clinical neuropsychology. INS Mid-Year Meeting 2009, Helsinki and Tallin.
Valadas, Sandra; Faísca, Luís; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra T.; Gonçalves, Fernando R.. 2009. "Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses". Revista Portuguesa de Educação, 22 (2): 191-217. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=SCIELO&KeyUT=SCIELO:S0871-91872009000200009&KeyUID=SCIELO:S0871-91872009000200009
Helena Almeida; Luís Faísca; Saúl Neves Jesus. 2009. "Estrutura factorial da versão portuguesa do Job Diagnostic Survey (JDS) : Um estudo confirmatório de validação do instrumento". PSICOLOGIA, 23 (1): 79-102. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i1.318
Bramão, Inês; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Mendonça, Alexandra; Reis, Alexandra; Bramão, I.; et al. 2007. "The impact of reading and writing skills on a visual-motor integration task: A comparison between illiterate and literate subjects". Journal of the International Neuropsychological Society, 13 (13): 359-364. https://doi.org/10.1017/S1355617707070440
Luís Faísca; Inês Bramão; Christian Forkstam; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2007. "Implicit learning of structured auditory sequences: An advantage for verbal stimulus". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, Bilbao, Espanha, 48-48.
Inês Bramão; Luís Faísca; Reis, Alexandra; Manuela Guerreiro. 2007. "Semantic Memory Organization: Differential Weighting of Perceptual and Functional Features". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, Bilbao, Espanha, 42-42.
Reis, Alexandra; Carla Silva; Luís Faísca; Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Pedro Cavaleiro Miranda; Alexandre Andrade; et al. 2007. "The impact of reading and writing skills on brain morphometry: A voxel-based morphometry study". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, Bilbao, Espanha, 83-83.
Reis, Alexandra; Faisca, Luis; Mendonca, Susana; Ingvar, Martin; Petersson, Karl Magnus. 2007. "Semantic interference on a phonological task in illiterate subjects". Scandinavian Journal of Psychology, 48 (1): 69-74. https://doi.org/10.1111/j.1467-9450.2006.00544.x
Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge Correia. 2007. "L’image des Gitans au Portugal". Psihologia Sociala, 20: 22-37.
Almeida, Maria Helena; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves. 2007. "Validação da implicação afectiva, instrumental e normativa: um estudo confirmatório da medida". Em Percursos de investigação em Psicologia Social e Organizacional, 195-213. Vol. 3. Lisboa, Portugal: ISCTE – Edições Colibri .
Baptista, Jorge; Faísca, Luís. 2007. "Mapping, filtering and measuring impact of ambiguous words in Portuguese". Em Formaliser les langues avec l’ordinateur: de INTEX à Nooj, 305-324. Besançon: Presses Universitaires de Franche-Comté.
Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge Correia. 2006. Representações Sociais da Comunidade Cigana na Sociedade Portuguesa. 1ª ed. Vol. 1. Lisboa, Portugal: Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, KM. 2006. "Color makes a difference: Two-dimensional object naming in literate and illiterate subjects". Brain and Cognition, 60 (1): 49-54. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2005.09.012
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2005. "Influência dos atributos visuais na nomeação de objectos biológicos e não biológicos". Psychologica, 40 (40): 231-245.
Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge Correia. 2005. "A representação social do Cigano pelos outros Portugueses: resultados de um inquérito telefónico". Em Perspectivas teórico-metodológicas em Representações Sociais, 425-457. João Pessoa, Paraíba, Brasil, Brasil: Editora Universitária – UFPB.
Alexandra Mendonça; Inês Bramão; Luís Faísca; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2005. "The effects of literacy on errors in a dichotic listening task". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, Dublin, Irlanda, 6-6.
Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Luís Faísca; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2005. "Schooling and hemispheric specialization: A dichotic listening study". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, Dublin, Irlanda, 6-6.
Luís Faísca; Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2005. "A dynamic analysis of clustering and switching strategies in semantic verbal fluency". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting. Dublin, Dublin, Irlanda, 10-10.
Valadas, S. C.; Ribeiro Gonçalves, F.; Faísca, L.; Vilhena, C.. 2005. "Students’ Voices at a Portuguese University: Academic Motivation and its Relationship with Academic Success.". Em Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities., 222-222. Oxford: Routledge.
Faísca, Luís. 2004. "Como “pensam” os jornais os ciganos? Um estudo lexicográfico das representações sociais do cigano num jornal diário nacional durante a década 1991-2000". Em Em torno da Psicologia: Homenagem a Jorge Correia Jesuíno, 113-126. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte.
Luís Faísca; Marta Bernardo; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2004. "Em que medida a produção em provas de fluência verbal permite caracterizar a organização do conhecimento semântico? Estudo comparativo de metodologias de análise". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Lisboa, Portugal, 116-116.
Reis, Alexandra; Luís Faísca; Ricardo SIlva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2004. "Os efeitos da escolaridade nas estratégias cognitivas subjacentes a provas de fluência verbal com diferentes critérios semânticos". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Lisboa, Portugal, 116-116.
da Silva, CG; Petersson, KM; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra. 2004. "The effects of literacy and education on the quantitative and qualitative aspects of semantic verbal fluency". Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 26 (2): 266-277. https://doi.org/10.1076/jcen.26.2.266.28089
Luís Faísca; Reis, Alexandra; Catarina Silva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "A organização das redes semânticas e a sua relação com a escolaridade: O estudo da categoria semântica animais". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, Montreal, Canadá, 33-33.
Susana Mendonça; Luís Faísca; Catarina Silva; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2003. "Literacia e sensibilidade fonológica: Que relação?". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, Montreal, Portugal, 48-48.
Catarina Silva; Luís Faísca; Susana Mendonça; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2003. "Literacia, processamento fonológico e memória de trabalho: Que relação? ". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, Portugal, 312-312.
Catarina Silva; Luís Faísca; Susana Mendonça; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2003. "Os efeitos da escolaridade nos diferentes sub-sistemas da memória de trabalho". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, Montreal, Canadá, 61-61.
Alexandra Mendonça; Susana Mendonça; Reis, Alexandra; Luís Faísca; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "O Reconhecimento de unidades lexicais em contexto frásico: O efeito da literacia. ". Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, Évora, Portugal, 68-68.
Reis, Alexandra; Luís Faísca; Catarina Silva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "O efeito da cor versus o efeito da forma na nomeação de representações bi-dimensionais de objectos numa população analfabeta". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia., Montreal, Canadá.
Inês Bramão; Luís Faísca; Reis, Alexandra. 2003. "Influência da semelhança estrutural e da cor na nomeação de objectos de categorias vivas e não vivas". Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, Évora, Portugal, 58-58.
Reis, Alexandra; Luís Faísca; Catarina Silva; Lisandra Fernandes; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "A influência da escolaridade na nomeação visual de objectos: O estudo do efeito da cor versus o efeito da forma". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, Portugal, 216-216.
Luís Faísca; Reis, Alexandra; Catarina Silva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "O efeito da escolaridade na organização das redes semânticas: Utilização de técnicas de escalonamento no estudo da categoria semântica “animais”". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, Portugal, 208-208.
Susana Mendonça; Catarina Silva; Luís Faísca; Reis, Alexandra; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "Aprendizagem da leitura e da escrita e a sua relação com as competências fonológicas". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, Portugal, 211-211.
Susana Mendonça; Luís Faísca; Catarina Silva; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2002. "The role of literacy in the awareness of words as independent lexical units". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, Stockholm, Suécia, 8 (4), 483-483.
Catarina Silva; Luís Faísca; Susana Mendonça; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2002. "Awareness of words as phonological entities in an illiterate population". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, Stockholm, Suécia, 8 (4), 483-483.
Baptista, Jorge; Faísca, Luís. 2001. "Um filtro para palavras exóticas frequentes em Português". Seminários de Linguística, 4: 65-86.
Valadas, S. C.; Ribeiro Gonçalves, F.; Vilhena, C.; Faísca, L.. 2001. "Students’ voices at a Portuguese university: academic motivation and its relationship with academic success.". Em ISATT Conference 2001 – Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities..
Célia Maria Dias Sales; Faísca, Luís; Francisco Ortega-Bévia. 2000. "Mais pourquoi ne viennent-ils pas? Les raisons des absences en thérapie familiale". Thérapie Familiale, 21 (2): 185-210.
Rosado, Fátima; Faísca, Luís. 1999. "Portugal, a propósito das representações sociais". Economia e Sociologia, 68: 5-35.
Monteiro, Maria Benedita; Rebelo, Margarida; Castro, Paula; Faísca, Luís. 1996. Crianças em Risco: abordagem longitudinal da resposta escolar de crianças de áreas degradadas da cidade de Lisboa [Ano IV].
Rosado, Fátima; Faísca, Luís. "Do tamanho do nosso olhar. III. As diferenças e o lago que chorou Narciso". Jornal da Serra, 10 (Março)., 10 de março, 1995: 8-8.
Rosado, Fátima; Faísca, Luís. "Do tamanho do nosso olhar. II. O antigo peso de ser homem e de ser mulher". Jornal da Serra, 31 de dezembro, 1994: 8-8.
Rosado, Fátima; Faísca, Luís. "Do tamanho do nosso olhar. I. De Salir com as mulheres e o findar das idas à Ribeira". Jornal da Serra, 31 de outubro, 1994: 8-8.
Monteiro, Maria Benedita; Rebelo, Margarida; Castro, Paula; Faísca, Luís. 1994. Crianças em Risco: abordagem longitudinal da resposta escolar de crianças de áreas degradadas da cidade de Lisboa [Ano III].
Lima, Maria Luísa; Faísca, Luís. 1993. "O ajustamento das populações ao risco de cheias: estudo exploratório em Portugal". Recursos Hídricos, 15 (2): 3-19.
Maia, H.; Freitas, Maria João; Faísca, Luís. 1993. Contributos para o estudo das Representações Sociais da pobreza em meio urbano.
LIMA, Maria Luisa Soares Almeida Pedroso de; Faísca, Luís. 1992. Contribuição das ciências sociais para o estudo dos impactes das cheias.
Faísca, Luís; LIMA, Maria Luisa Soares Almeida Pedroso de. 1991. "Comportamento Social e Cheias: tentativa de integração de diferentes níveis de análise na investigação sobre riscos naturais". Em Psicologia Ambiental: Intervención y Evaluación del Entorno, editado por Ricardo de Castro, 349-357. Sevilla, Espanha: Aequétipo Ediciones.
 

Contacto