Silhueta de pessoa indiferenciada

Luís Miguel Madeira Faísca

Professor associado
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Luís Faísca completed the PhD in Psicologia Experimental e Cognitiva in 2004 by Universidade do Algarve, Master in Probabilidades e Estatística in 1992 by Universidade de Lisboa and Licenciatura in Psicologia in 1988 by Universidade de Lisboa. Is Associate Professor at tje Universidade do Algarve. He published 79 articles in journals and 9 section(s) of books and 1 book(s). He supervised 4 PhD thesis(es) e co-supervised 11. He participated as Principal investigator in 2 projects and as Researcher in 11 projects. Works in the areas of Social Sciences with emphasis on Psychology. In their professional activities interacted with 231 collaborators co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Processamento Computacional de Linguagem Natural; Stastical Analysis; Nomeação visual; Obesity; Organisational Psychology; Mecanismos de ajustamento; Línguística de corpora; Color processing; Minorias étnicas; Identidade Nacional; Reading and writing; Emotion processing; Working memory; Organizational Psychology; Semantic memory; Executive functions; Psicologia Ambiental; Organização semântica; Vidual naming; Ciganos; Social Representations; High Education students; Desastres Naturais; Moral judgements; Illiteracy; Representações Sociais; Metodologias; Psychological measures; Leitura; Encefalografia; Potenciais Evocados; Psychology; Psychology - Cognitive Psychology; Dyslexia; Implicit learning; Psicoterapia; Terapia Familiar; Aprendizagem Implícita; Aprendizagem de Gramática Artificial; Dislexia; Neuroimagem; Reading; Cognitive deficits; Cognitive predictors; Linguistic database; Hemispheric lateralization; Language; Dichotic listening; Teaching methods; rapid automatized naming; Phonological deficit; Reading Predictors; Meta-analysis; object naming; electrophysiology; Orthographic processing; Reading acquisition; visuomotor integration; artificial-letter training; Reading development; Visual naming; Object naming; Cognitive profiles; Electroencephalography; Neural tuning; Letter acquisition; Eye-tracking; Gestão de recursos humanos; Hotelaria; Satisfação no trabalho; Implicação organizacional; Organizações; Análise factorial confirmatória; Estrutura factorial; Dimensões; Trabalho; Fiabilidade; Gestão de Recursos Humanos; Atitudes; Memória de trabalho visuo-espacial; Desenvolvimento da memória de trabalho; Competências de leitura; Estratégias de dupla codificação; Afasia; Rastreio; Screening teste Rapid naming; Phonological processing; Double-deficit.

Atividades

Atividades
2024/01/01 - Presente. Orientação. I wonder why we wander: How mind-wandering affects reading in children.Doutoramento em Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2021/10/01 - Presente. Orientação. On the track of good spellers: the acquisition, maintenance and use of high-quality orthographic representations.Doutoramento em Psicologia (Doutoramento). Orientador.
2021/10/01 - Presente. Orientação. Perfil Psicológico e Psicofisiológico do Portador de Arma de Fogo Funcional.Doutoramento em Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2020/10/01 - Presente. Orientação. Sleep disorders as predictors of dementia in individuals with Mild Cognitive Impairment.Doutoramento em Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2019/09 - Presente. Orientação. What changes in reading in the aging brain?”.Doutoramento em Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2015/10/01 - Presente. Orientação. Attention Bias to Threat in Early Childhood: epiphenomenon or vulnerability factor for Social Anxiety?.Doutoramento em Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
Membro de associação. Associação Portuguesa de Psicologia Experimental. Sócio Efetivo, Tesoureiro.
Membro de associação. Sociedade Portuguesa de Estatística.
Membro de associação. Sociedade Portuguesa de Etologia.
Membro de associação. Associação Portuguesa de Psicologia.
2018/10/01 - 2023/05/05. Orientação. A influência do viés de interpretação dos pais no viés de interpretação dos filhos as crianças em idade pré-escolar: o efeito de variáveis pessoais e parentais.Doutoramento em Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2023/03/24. Júri de grau académico. Declarative memories in interaction: Episodic system engagement in semantic-based encoding and retrieval. Arguente principal. Cristiane da Anunciação Souza (Doutoramento). ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
2022/09/29. Júri de grau académico. Paying attention to what matters in children’s writing: Examining the contribution of transcription, executive functions, and mindfulness. Arguente. Ana Carolina Loureiro Alves Cordeiro (Doutoramento). Universidade do Porto.
2018/10/01 - 2021/12/09. Orientação. Desfiliação Religiosa e Abuso Psicológico em Grupo nas Testemunhas de Jeová.Doutoramento em Psicologia (Doutoramento). Orientador.
2016/04/29 - 2019/01/08. Orientação. Implicit Learning Mechanisms in Children and Adults with Application to Dyslexia.Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2019/05/20. Júri de grau académico. Estilos de aprendizagem, abordagens ao estudo e a participação na aprendizagem online: a Rede Nacional de Educação a Distância Senac. Arguente principal. Jacobus Bernardinus Maria Edwin Giebelen (Doutoramento). Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2018/07/05. Júri de grau académico. The structural characteristics of women-endorsers in advertising messages and their influence on consumers’ responses. Orientador. Vitalii Shcheglov (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014/10/01 - 2018/07/05. Orientação. The structural characteristics of women-endorsers in advertising messages and their influence on consumers’ responses.Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2015/11/12. Júri de grau académico. Implicações Subjetivas do Processo Migratório: um estudo psicanalítico sobre imigrantes brasileiros no Algarve. Orientador. Ticiana Araújo da Silva (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011/10/01 - 2015/11/12. Orientação. Implicações Subjetivas do Processo Migratório: um estudo psicanalítico sobre imigrantes brasileiros no Algarve.Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2015/10/16. Júri de grau académico. Travel 2.0 tools: User behavior analysis and modeling. Special emphasis on advertising effectiveness through the eye-tracking methodology. Vogal. Janet Hernández-Méndez (Doutoramento). Universidade de Granada.
2015/09. Júri de grau académico. Análise estrutural e funcional da memória de trabalho: Estudo de algumas variáveis cognitivas. Arguente principal. Cláudia Isabel Martinho Baptista Martins (Doutoramento). Universidade do Minho Escola de Psicologia.
2013/01/23. Júri de grau académico. Caracterização cognitiva de perfis de leitores: o estudo da ortografia Portuguesa. Arguente. Andreia Sofia Ramos Pacheco (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2013/01/14. Júri de grau académico. Axiologia e coping nos doentes com lombalgias
. Orientador. Joaquim António Toscano Ferreira Monteiro (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2013/12/17. Júri de grau académico. An embodied approach in language: The role of bodily feedback in discourse processing. Arguente. Oleksander Horchak (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2013/01/04. Júri de grau académico. A Influência do Perfeccionismo Parental, dos Estilos Parentais e dos Padrões de Vinculação no Desenvolvimento do Perfeccionismo em Jovens Adultos. Orientador. Cláudia Isabel Guerreiro Carmo (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011/09/08 - 2013/01/04. Orientação. A Influência do Perfeccionismo Parental, dos Estilos Parentais e dos Padrões de Vinculação no Desenvolvimento do Perfeccionismo em Jovens Adultos.Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2006/05/02 - 2012/11/13. Orientação. Origens Psicológicas das Crenças na Vida Após a Morte: Aplicação de uma Perspectiva Evolutiva ao Estudo do Pensamento Religioso.Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2012/11/03. Júri de grau académico. Origens psicológicas das crenças na vida após a morte: aplicação de uma perspetiva evolutiva ao estudo do pensamento religioso. Orientador. Vera Mónica Borrega Pereira (Doutoramento). Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia.
2007/01/12 - 2012/03/13. Orientação. Axiologia e coping nos doentes com lombalgias.Psicologia (Doutoramento). Orientador.
2011/12/06. Júri de grau académico. O papel da cor no reconhecimento visual de objetos: Um contributo de estudos comportamentais, electrofisiológicos e de neuroimagem. Vogal. Maria Inês Neto Bramão (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011/07/29. Júri de grau académico. Processamento de emoções realizado por sujetios com traumatismo crânio-encefálico. Arguente. Ana Teresa da Conceição Martins (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011/05/06. Júri de grau académico. Cognitive processes underlying reading and naming deficits in Dyslexic readers. Arguente. Susana Manuela Silva Araújo (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2010/06/22. Júri de grau académico. Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades hoteleiras. Orientador. Maria Helena Rodrigues Guita de Almeida (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2010/05. Júri de grau académico. Stresse e burnout nos profissionais de Emergência Médica Pré-Hospitalar. Arguente. Hugo João Fernandes Amaro (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2006/06/15 - 2009/06/01. Orientação. Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades hoteleiras
.Psicologia (Doutoramento). Orientador.
2008/05/09. Júri de grau académico. Casais biculturais e monoculturais: Diferenças e recursos. Arguente principal. Wolfgang Rüdiger Lind (Doutoramento). Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia.
2007/10/04. Júri de grau académico. Os padrões da cultura organizacional da família: uma abordagem da funcionalidade familiar, numa perspectiva organizacional. Arguente. Filipe Jorge Gambôa Martins Nave (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007/09/06. Júri de grau académico. Família, psicopatologia e resiliência na adolescência: Do risco psicossocial ao percurso delinquente. Vogal. Ida Manuela de Freitas Andrade Timóteo Lemos (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007/07/30. Júri de grau académico. A realização pessoal na relação pedagógica. Estudo do bem-estar subjectivo de professores dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Vogal. Luis Sérgio Gonçalves Vieira (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007/07/20. Júri de grau académico. Geração de Ideias Mediada por Computador. Arguente principal. João José da Silva Pissarra (Doutoramento). ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

Projetos

Projetos
2018/03/03 - Presente. Looking into N170: Exploring how the brain adapts to reading acquisition and expertise. Investigador responsável.
2021/03/01 - 2024/02/29. LEMON, LEtter learning through MOtor training: Neurocognitive specialization for the written code investigated with electrophysiological, eye-tracking, and computational tools. Investigador. Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica.
2016/07/10 - 2019/12/31. Developmental dyslexia in adulthood: cognitive profiles, oculomotor behavior and concurrent predictors of reading. Investigador. Universidade do Algarve.
2014/04/01 - 2015/09/30. Do reading strategies modulate the word recognition potential (N170) and its hemispheric lateralization?. Investigador responsável. Universidade do Algarve Centro de Investigação em Biomedicina.
2011/04/01 - 2014/09/30. Mechanisms of Implicit Learning: From Artificial Grammars to Dyslexia, 3599-PPCDT. Investigador.
2011/04/01 - 2014/09/30. Os mecanismos da aprendizagem implícita: De Gramáticas Artificiais à Dislexia, 3599-PPCDT. Investigador. Universidade do Algarve.
2011/01/01 - 2012/12/31. Projecto Estratégico - LA 23 - 2011-2012, 6817 - DCRRNI ID. Universidade do Algarve; Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia; Universidade do Minho; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Fundação Gaspar Frutuoso; Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico; Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento; Universidade dos Açores.
2007/09/01 - 2011/03/31. Assessment and characterization of reading disorders and dyslexia in Portuguese children and adults, 3599-PPCDT. Investigador.
2007/01/01 - 2008/12/31. Profiling poor readers and their support: PROREAD, SOCRATES Programme. Investigador.
2005/04/01 - 2008/06/30. Qualified Electrophysiology at the Center for Intelligent Systems (CSI), REEQ. Investigador. Universidade do Algarve.
2003/12/01 - 2007/11/30. Structural and Functional Brain Imaging: Implementation and application of magnetic resonance imaging methods for the study of human cognition, POCI. Investigador. Universidade do Algarve.
2002/03/01 - 2005/02/28. The influence of formal education and literacy on the cognitive system and its cerebral substrates, POCI. Investigador. Universidade do Algarve.
1997/01/01 - 2001/12/31. Paradigmas do Sentir: representações e práticas afectivas em diferentes contextos culturais, PRAXIS XXI. Investigador. Universidade do Algarve.
1999/01/01 - 2000/06. Olhares ou memórias de ciganos? Representações sociais da comunidade cigana na sociedade portuguesa. Investigador. Universidade do Algarve.

Produções

Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2005. "Influência dos atributos visuais na nomeação de objectos biológicos e não biológicos". Psychologica, 40 (40): 231-245.
Baptista, Jorge; Faísca, Luís. 2001. "Um filtro para palavras exóticas frequentes em Português". Seminários de Linguística, 4: 65-86.
Rosado, Fátima; Faísca, Luís. 1999. "Portugal, a propósito das representações sociais". Economia e Sociologia, 68: 5-35.
Lima, Maria Luísa; Faísca, Luís. 1993. "O ajustamento das populações ao risco de cheias: estudo exploratório em Portugal". Recursos Hídricos, 15 (2): 3-19.
Bramão, Inês; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Mendonça, Alexandra; Reis, Alexandra; Bramão, I.; et al. 2007. "The impact of reading and writing skills on a visual-motor integration task: A comparison between illiterate and literate subjects". Journal of the International Neuropsychological Society, 13 (13): 359-364. https://doi.org/10.1017/S1355617707070440
Rosado, Fátima; Faísca, Luís. "Do tamanho do nosso olhar. III. As diferenças e o lago que chorou Narciso". Jornal da Serra, 10 (Março)., 10 de março, 1995: 8-8.
Rosado, Fátima; Faísca, Luís. "Do tamanho do nosso olhar. II. O antigo peso de ser homem e de ser mulher". Jornal da Serra, 31 de dezembro, 1994: 8-8.
Rosado, Fátima; Faísca, Luís. "Do tamanho do nosso olhar. I. De Salir com as mulheres e o findar das idas à Ribeira". Jornal da Serra, 31 de outubro, 1994: 8-8.
Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge Correia. 2005. "A representação social do Cigano pelos outros Portugueses: resultados de um inquérito telefónico". Em Perspectivas teórico-metodológicas em Representações Sociais, 425-457. João Pessoa, Paraíba, Brasil, Brasil: Editora Universitária – UFPB.
Faísca, Luís. 2004. "Como “pensam” os jornais os ciganos? Um estudo lexicográfico das representações sociais do cigano num jornal diário nacional durante a década 1991-2000". Em Em torno da Psicologia: Homenagem a Jorge Correia Jesuíno, 113-126. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte.
Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge Correia. 2006. Representações Sociais da Comunidade Cigana na Sociedade Portuguesa. 1ª ed. Vol. 1. Lisboa, Portugal: Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.
Alexandra Mendonça; Inês Bramão; Luís Faísca; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2005. "The effects of literacy on errors in a dichotic listening task". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, Dublin, Irlanda, 6-6.
Susana Mendonça; Luís Faísca; Catarina Silva; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2002. "The role of literacy in the awareness of words as independent lexical units". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, Stockholm, Suécia, 8 (4), 483-483.
Luís Faísca; Reis, Alexandra; Catarina Silva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "A organização das redes semânticas e a sua relação com a escolaridade: O estudo da categoria semântica animais". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, Montreal, Canadá, 33-33.
Susana Mendonça; Luís Faísca; Catarina Silva; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2003. "Literacia e sensibilidade fonológica: Que relação?". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, Montreal, Portugal, 48-48.
Catarina Silva; Luís Faísca; Susana Mendonça; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2003. "Literacia, processamento fonológico e memória de trabalho: Que relação? ". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, Portugal, 312-312.
Luís Faísca; Marta Bernardo; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2004. "Em que medida a produção em provas de fluência verbal permite caracterizar a organização do conhecimento semântico? Estudo comparativo de metodologias de análise". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Lisboa, Portugal, 116-116.
Catarina Silva; Luís Faísca; Susana Mendonça; Martin Ingvar; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2003. "Os efeitos da escolaridade nos diferentes sub-sistemas da memória de trabalho". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia, Montreal, Canadá, 61-61.
Reis, Alexandra; Luís Faísca; Ricardo SIlva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2004. "Os efeitos da escolaridade nas estratégias cognitivas subjacentes a provas de fluência verbal com diferentes critérios semânticos". Trabalho apresentado em 2º Congresso Hispano - Português de Psicologia, Lisboa, Portugal, 116-116.
Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Luís Faísca; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2005. "Schooling and hemispheric specialization: A dichotic listening study". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting, Dublin, Irlanda, 6-6.
Alexandra Mendonça; Susana Mendonça; Reis, Alexandra; Luís Faísca; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "O Reconhecimento de unidades lexicais em contexto frásico: O efeito da literacia. ". Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, Évora, Portugal, 68-68.
Reis, Alexandra; Luís Faísca; Catarina Silva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "O efeito da cor versus o efeito da forma na nomeação de representações bi-dimensionais de objectos numa população analfabeta". Trabalho apresentado em VIII Congresso Bienal da Sociedade Latino Americana de Psicologia., Montreal, Canadá.
Inês Bramão; Luís Faísca; Reis, Alexandra. 2003. "Influência da semelhança estrutural e da cor na nomeação de objectos de categorias vivas e não vivas". Trabalho apresentado em Congresso em Neurociências Cognitivas, Évora, Portugal, 58-58.
Reis, Alexandra; Luís Faísca; Catarina Silva; Lisandra Fernandes; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "A influência da escolaridade na nomeação visual de objectos: O estudo do efeito da cor versus o efeito da forma". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, Portugal, 216-216.
Luís Faísca; Reis, Alexandra; Catarina Silva; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "O efeito da escolaridade na organização das redes semânticas: Utilização de técnicas de escalonamento no estudo da categoria semântica “animais”". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, Portugal, 208-208.
Susana Mendonça; Catarina Silva; Luís Faísca; Reis, Alexandra; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson. 2003. "Aprendizagem da leitura e da escrita e a sua relação com as competências fonológicas". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, Portugal, 211-211.
Catarina Silva; Luís Faísca; Susana Mendonça; Martin Ingvar; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2002. "Awareness of words as phonological entities in an illiterate population". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, 25th meeting, Stockholm, Suécia, 8 (4), 483-483.
Luís Faísca; Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Karl Magnus Petersson; Reis, Alexandra. 2005. "A dynamic analysis of clustering and switching strategies in semantic verbal fluency". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Meeting. Dublin, Dublin, Irlanda, 10-10.
Pacheco, A.; Araújo, S.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.; Reis, A.. 2009. "Profiling dislexic children: Phonology and visual naming skills". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society, Finnish Neuropsychological Society, Joint Mid-Year Meeting, Helsinki and Tallinn.
Luís Faísca; Inês Bramão; Christian Forkstam; Reis, Alexandra; Karl Magnus Petersson. 2007. "Implicit learning of structured auditory sequences: An advantage for verbal stimulus". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, Bilbao, Espanha, 48-48.
Reis, A.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.. 2010. "Preditores da leitura ao longo da escolaridade: alterações dinâmicas no papel da consciência fonológica e da nomeação rápida". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 3117-3121.
Valadas, S. C.; Ribeiro Gonçalves, F.; Vilhena, C.; Faísca, L.. 2001. "Students' voices at a Portuguese university: academic motivation and its relationship with academic success.". Em ISATT Conference 2001 - Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities..
Inês Bramão; Luís Faísca; Reis, Alexandra; Manuela Guerreiro. 2007. "Semantic Memory Organization: Differential Weighting of Perceptual and Functional Features". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, Bilbao, Espanha, 42-42.
Reis, Alexandra; Carla Silva; Luís Faísca; Inês Bramão; Alexandra Mendonça; Pedro Cavaleiro Miranda; Alexandre Andrade; et al. 2007. "The impact of reading and writing skills on brain morphometry: A voxel-based morphometry study". Trabalho apresentado em International Neuropsychological Society Mid-year Meeting, Bilbao, Espanha, 83-83.
Valadas, S. C.; Ribeiro Gonçalves, F.; Faísca, L.; Vilhena, C.. 2005. "Students’ Voices at a Portuguese University: Academic Motivation and its Relationship with Academic Success.". Em Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities., 222-222. Oxford: Routledge.
Pacheco, A.; Araújo, S.; Faísca, L.; Castro, S. L.; Petersson, K. M.; Reis, A.. 2009. "Cognitive profiles in Portuguese children with dyslexia". Trabalho apresentado em Bridging research and practice in clinical neuropsychology. INS Mid-Year Meeting 2009, Helsinki and Tallin.
Araújo, Susana; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2012. "Electrophysiological correlates of impaired reading in dyslexic pre-adolescent children". Brain and Cognition, 79 (2): 79-88. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2012.02.010
Araujo, Susana; Faísca, Luís; Bramao, Ines; Inacio, Filomena; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2011. "Object Naming in Dyslexic Children: More Than a Phonological Deficit". Journal of General Psychology, 138 (3): 215-228. https://doi.org/10.1080/00221309.2011.582525
Araújo, Susana; Inácio, Filomena; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2011. "Component Processes Subserving Rapid Automatized Naming in Dyslexic and Non-dyslexic Readers". Dyslexia, 17 (3): 242-255. https://doi.org/10.1002/dys.433
Araujo, Susana; Pacheco, Andreia; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2010. "Visual rapid naming and phonological abilities: Different subtypes in dyslexic children". International Journal of Psychology, 6 (45): 443-452. https://doi.org/10.1080/00207594.2010.499949
Bramao, Ines; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Inacio, Filomena; Araujo, Susana; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2012. "The interaction between surface color and color knowledge: Behavioral and electrophysiological evidence". Brain and Cognition, 78 (1): 28-37. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2011.10.004
Bramao, Ines; Inacio, Filomena; Faisca, Luis; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2011. "The Influence of Color Information on the Recognition of Color Diagnostic and Noncolor Diagnostic Objects". Journal of General Psychology, 138 (1): 49-65. https://doi.org/10.1080/00221309.2010.533718
Bramao, Ines; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. 2011. "The role of color information on object recognition: A review and meta-analysis". Acta Psychologica, 138 (1): 244-253. https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2011.06.010
da Silva, CG; Petersson, KM; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Reis, Alexandra. 2004. "The effects of literacy and education on the quantitative and qualitative aspects of semantic verbal fluency". Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 26 (2): 266-277. https://doi.org/10.1076/jcen.26.2.266.28089
Ise, Elena; Blomert, Leo; Bertrand, Daisy; Faisca, Luis; Puolakanaho, Anne; Saine, Nina L.; Suranyi, Zsuzsanna; et al. 2011. "Support Systems for Poor Readers: Empirical Data From Six EU Member States". Journal of Learning Disabilities, 44 (3): 228-245. https://doi.org/10.1177/0022219410374235
Lemos, Ida Timoteo; Faísca, Luís; Valadas, Sandra Teodosio. 2011. "Assessment of Psychopathological Problems in the School Context: The Psychometric Properties of a Portuguese Version of the Adolescent Psychopathology Scale-Short Form". Journal of Psychoeducational Assessment, 29 (1): 63-74. https://doi.org/10.1177/0734282910362250
Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís; Esteves, Francisco; Simao, Claudia; Justo, Mariline Gomes; Muresan, Angelica; Reis, Alexandra. 2012. "Changes in social emotion recognition following traumatic frontal lobe injury". Neural Regeneration Research, 7 (2): 101-108. https://doi.org/10.3969/j.issn.1673-5374.2012.02.004
Reis, Alexandra; Faisca, Luis; Mendonca, Susana; Ingvar, Martin; Petersson, Karl Magnus. 2007. "Semantic interference on a phonological task in illiterate subjects". Scandinavian Journal of Psychology, 48 (1): 69-74. https://doi.org/10.1111/j.1467-9450.2006.00544.x
Silva, Catarina; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2012. "Literacy: Exploring working memory systems". Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology, 34 (4): 369-377. https://doi.org/10.1080/13803395.2011.645017
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Ingvar, Martin; Petersson, KM. 2006. "Color makes a difference: Two-dimensional object naming in literate and illiterate subjects". Brain and Cognition, 60 (1): 49-54. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2005.09.012
Vaessen, Anniek; Bertrand, Daisy; Toth, Denes; Csepe, Valeria; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Blomert, Leo. 2010. "Cognitive Development of Fluent Word Reading Does Not Qualitatively Differ Between Transparent and Opaque Orthographies". Journal of Educational Psychology, 102 (4): 827-842. https://doi.org/10.1037/a0019465
Ziegler, Johannes C.; Bertrand, Daisy; Toth, Denes; Csepe, Valeria; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Saine, Nina L.; et al. 2010. "Orthographic Depth and Its Impact on Universal Predictors of Reading: A Cross-Language Investigation". Psychological Science, 21 (4): 551-559. https://doi.org/10.1177/0956797610363406
PACHECO, A.; Faísca, Luís; ALMEIDA, L.; FERREIRA, Ó.; WILLIAMS, J. J.; DIAS, J. A.. 2012. "A Statistical evaluation of models for extrapolating current velocities from boat-mounted ADCP profiles". Coastal Engineering Journal, 54 (03): 1250018-1250018. https://doi.org/10.1142/S0578563412500180
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2010. "Cortical brain regions associated with color processing: an FMRI study". The open neuroimaging journal, 4 (1): 164-173. https://doi.org/10.2174/1874440001004010164
Faísca, Luís; Jesuíno, Jorge Correia. 2007. "L’image des Gitans au Portugal". Psihologia Sociala, 20: 22-37.
Almeida, Maria Helena; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves. 2012. "Positive attitudes at work, some of its consequents and antecedents: a study with hotel professionals". International Journal of Economics and Management Sciences, 6 (1): 71-82.
Almeida, Maria Helena; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves. 2007. "Validação da implicação afectiva, instrumental e normativa: um estudo confirmatório da medida". Em Percursos de investigação em Psicologia Social e Organizacional, 195-213. Vol. 3. Lisboa, Portugal: ISCTE – Edições Colibri .
Baptista, Jorge; Faísca, Luís. 2007. "Mapping, filtering and measuring impact of ambiguous words in Portuguese". Em Formaliser les langues avec l’ordinateur: de INTEX à Nooj, 305-324. Besançon: Presses Universitaires de Franche-Comté.
Valadas, Sandra; Faísca, Luís; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra T.; Gonçalves, Fernando R.. 2009. "Estudo de tradução, adaptação e validação do ASSIST numa amostra de estudantes universitários portugueses". Revista Portuguesa de Educação, 22 (2): 191-217. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=SCIELO&KeyUT=SCIELO:S0871-91872009000200009&KeyUID=SCIELO:S0871-91872009000200009
Sousa, Susana; Ribeiro, Olga; Góis Horácio, José; Faísca, Luís. 2012. "Executive functions in Patients Seeking and Undergoing Bariatric Surgery, Funções executivas em sujeitos candidatos e submetidos a cirurgia bariátrica". Psicologia, Saúde & Doenças, 13 (2). https://doi.org/10.15309/12psd130216
Valadas, S.C.A.T.S.; Gonçalves, F.R.; Faísca, L.M.M.. 2011. "Learning profiles of students in higher education: Approaches to studying, learning conceptions and preferences for different types of education | Perfis de aprendizagem de estudantes do ensino superior: Abordagens ao estudo, concepções de aprendizagem e preferências por diferentes tipos de ensino". Analise Psicologica, 29 (3): 369-389. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873112333&partnerID=MN8TOARS
Araújo, S.; Faísca, L.; Bramão, I.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2013. "Lexical and Phonological Processes in Dyslexic Readers: Evidence from a Visual Lexical Decision Task". Dyslexia, 20 (1): 38-53. https://doi.org/10.1002/dys.1461
Monteiro, J.; Faísca, L.; Nunes, O.; Hipólito, J.. 2010. "Roland Morris disability questionnaire: Adaptation and validation for the Portuguese speaking patients with back pain | Questionário de incapacidade de Roland Morris: Adaptaçã o e validação para os doentes de língua Portuguesa com lombalgia". Acta Medica Portuguesa, 23 (5): 761-766. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-78649652297&partnerID=MN8TOARS
Valadas, S.C.A.T.S.; Gonçalves, F.R.; Faísca, L.M.; Valadas, Sandra Cristina A. T. S.; Goncalves, Fernando R.; Faísca, Luís. 2010. "Approaches to studying in higher education Portuguese students: A Portuguese version of the approaches and study skills inventory for students". Higher Education, 59 (3): 259-275. https://doi.org/10.1007/s10734-009-9246-5
Susana Araújo; Luís Faísca; Alexandra Reis; J. Frederico Marques; Karl Magnus Petersson. 2016. "Visual naming deficits in dyslexia: An ERP investigation of different processing domains". Neuropsychologia, 91: 61-76. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2016.07.007
Inês Bramão; Alexandra Reis; Karl Magnus Petersson; Luís Faísca. 2016. "Knowing that strawberries are red and seeing red strawberries: the interaction between surface colour and colour knowledge information". Journal of Cognitive Psychology, 28 (6): 641-657. https://doi.org/10.1080/20445911.2016.1182171
Luís Faísca; Sofia Afonseca; Martin Brüne; Gabriela Gonçalves; Alexandra Gomes; Ana Teresa Martins. 2016. "Portuguese Adaptation of a Faux Pas Test and a Theory of Mind Picture Stories Task". Psychopathology, 49 (3): 143-152. https://doi.org/10.1159/000444689
Ida Lemos; Luis Faísca. 2015. "Psychosocial adversity, delinquent pathway and internalizing psychopathology in juvenile male offenders". International Journal of Law and Psychiatry, 42-43: 49-57. https://doi.org/10.1016/j.ijlp.2015.08.007
Susana Silva; Luís Faísca; Susana Araújo; Luis Casaca; Loide Carvalho; Karl Magnus Petersson; Alexandra Reis. 2015. "Too little or too much? Parafoveal preview benefits and parafoveal load costs in dyslexic adults". Ann. of Dyslexia, 66 (2): 187-201. https://doi.org/10.1007/s11881-015-0113-z
Alexandra Reis; Inês Bramão; Susana Araújo; Luís Faísca. 2015. "Análise temporal dos processos de agrupamento e alternância em provas de fluência verbal semântica". RPP, 44: 121-132. https://doi.org/10.21631/rpp44_121
Araujo, Susana; Faisca, Luis; Bramao, Ines; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2015. "Lexical and sublexical orthographic processing: An ERP study with skilled and dyslexic adult readers". Brain and Language, 141: 16-27. https://doi.org/10.1016/j.bandl.2014.11.007
Célia Maria Dias Sales; Peter P. Wakker; Paula Cristina Gomes Alves; Luís Faísca. 2015. "MF Calculator : A Web-Based Application for Analyzing Similarity". J. Stat. Soft., 65 (Code Snipp). https://doi.org/10.18637/jss.v065.c02
Susana Araújo; Alexandra Reis; Karl Magnus Petersson; Luís Faísca. 2015. "Rapid automatized naming and reading performance: A meta-analysis.". Journal of Educational Psychology, 107 (3): 868-883. https://doi.org/10.1037/edu0000006
Helena Almeida; Luís Faísca; Saúl Neves Jesus. 2009. "Estrutura factorial da versão portuguesa do Job Diagnostic Survey (JDS) : Um estudo confirmatório de validação do instrumento". PSICOLOGIA, 23 (1): 79-102. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v23i1.318
Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Araujo, Susana; Inacio, Filomena; Petersson, Karl Magnus; Faisca, Luis. 2014. "Dyslexia heterogeneity: cognitive profiling of Portuguese children with dyslexia". Reading and Writing, 27 (9): 1529-1545. https://doi.org/10.1007/s11145-014-9504-5
Bramão, I.; Francisco, A.; Inácio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.. 2012. "Electrophysiological evidence for colour effects on the naming of colour diagnostic and noncolour diagnostic objects". Visual Cognition, 20 (10): 1164-1185. https://doi.org/10.1080/13506285.2012.739215
Pereira, V.; Faísca, L.; De Sá-Saraiva, R.. 2012. "Immortality of the soul as an intuitive idea: Towards a psychological explanation of the origins of afterlife beliefs". Journal of Cognition and Culture, 12 (1-2): 101-127. https://doi.org/10.1163/156853712X633956
Martins, A.T.; Faísca, L.M.; Esteves, F.; Muresan, A.; Reis, A.; Martins, Ana T.; Faísca, Luís; et al. 2012. "Atypical moral judgment following traumatic brain injury". Judgment and Decision Making, 7 (4): 478-487. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864588329&partnerID=MN8TOARS
Araújo, S.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2011. "What does rapid naming tell us about dyslexia?,¿Qué nos cuenta el nombramiento rápido sobre la dislexia?". Avances en Psicologia Latinoamericana, 29 (2): 199-213. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864712124&partnerID=MN8TOARS
Martins, A.T.; Faísca, L.; Esteves, F.; Muresan, A.; Justo, M.G.; Simão, C.; Reis, A.. 2011. "Traumatic brain injury patients: Does frontal brain lesion influence basic emotion recognition?". Psychology and Neuroscience, 4 (3): 377-384. https://doi.org/10.3922/j.psns.2011.3.011
Inácio, F.; Faísca, L.; Forkstam, C.; Araújo, S.; Bramão, I.; Reis, A.; Petersson, K.M.. 2018. "Implicit sequence learning is preserved in dyslexic children". Annals of Dyslexia, 68 (1): 1-14. https://doi.org/10.1007/s11881-018-0158-x
Janeiro, L.; Ribeiro, E.; Faísca, L.; Lopez Miguel, M.J.. 2018. "Therapeutic alliance dimensions and dropout in a therapeutic community: “Bond with me and I will stay”". Therapeutic Communities, 39 (2): 73-82. https://doi.org/10.1108/TC-12-2017-0036
Alves, P.C.G.; Sales, C.M.D.; Ashworth, M.; Faísca, L.. 2018. "“There Are Things I Want to Say But You Do Not Ask”: a Comparison Between Standardised and Individualised Evaluations in Substance Use Treatment". International Journal of Mental Health and Addiction. https://doi.org/10.1007/s11469-018-9985-6
Carmo, C.; Brás, M.; Batista, L.; Faísca, L.. 2017. "Confirmatory factor analysis of the Portuguese version of the frost multidimensional perfectionism scale / Análise Fatorial Confirmatória da Versão Portuguesa da Escala Multidimensional de Perfecionismo de Frost". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica, 2 (44): 28-43. https://doi.org/10.21865/RIDEP44.2.03
Dias Sales, Célia Maria; Saraiva, Alexandra; Faísca, Luís. 2017. "Treino da resistência psicológica na recruta Militar em Portugal: O papel da coesão militar, da estima de si e da ansiedade na resiliência". Avances en Psicología Latinoamericana, 35 (2): 317-337. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.3626
Martins, A.T.; Ros, A.; Valério, L.; Faísca, L.. 2017. "Basic Emotion Recognition According to Clinical Personality Traits". Current Psychology, 1-11. https://doi.org/10.1007/s12144-017-9661-1
Silva, S.; Reis, A.; Casaca, L.; Petersson, K.M.; Faísca, L.. 2016. "When the eyes no longer lead: Familiarity and length effects on eye-voice span". Frontiers in Psychology, 7 (NOV). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01720
Janeiro, L.; Faísca, L.; Miguel, M.J.L.. 2016. "Psychometric properties of a Portuguese version of the SOCRATES 8D: A study with a sample of heroin addicts in treatment,Qualidades Psicométricas da Versão Portuguesa da SOCRATES 8D numa Amostra de Heroinodependentes em Tratamento". Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion Psicologica, 2 (42): 177-191. https://doi.org/10.21865/RIDEP42-179
Cruz, A.L.; Santos, M.E.; Reis, A.; Faísca, L.. 2014. "Portuguese validation of a short bedside aphasia screening test (Bedside de Lenguaje),Validação Portuguesa de um teste breve para rastreio da afasia (Bedside de Lenguaje)". Sinapse, 14 (1): 9-17. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84900425622&partnerID=MN8TOARS
INÊS BRAMÃO; LUÍS FAÍSCA; KARL MAGNUS PETERSSON; ALEXANDRA REIS; Bramão, I.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; et al. 2010. "The influence of surface color information and color knowledge information in object recognition". The American Journal of Psychology, 123 (4): 437-437. https://doi.org/10.5406/amerjpsyc.123.4.0437
Célia Maria Dias Sales; Faísca, Luís; Francisco Ortega-Bévia. 2000. "Mais pourquoi ne viennent-ils pas? Les raisons des absences en thérapie familiale". Thérapie Familiale, 21 (2): 185-210.
Fernandes, C.; Silva, S.; Pires, J.; Reis, A.; Ros, A.J.; Janeiro, L.; Faísca, L.; Martins, A.T.. 2018. "Eye-Tracking Evidence of a Maintenance Bias in Social Anxiety". Behavioural and Cognitive Psychotherapy, 46 (1): 66-83. https://doi.org/10.1017/S1352465817000418
Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. 2019. "Early Brain Sensitivity to Word Frequency and Lexicality During Reading Aloud and Implicit Reading". Frontiers in Psychology, 10. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00830
Martins, Ana Teresa; Faísca, Luís; Vieira, Helena; Gonçalves, Gabriela. 2019. "Emotional Recognition and Empathy both in Deaf and Blind Adults". The Journal of Deaf Studies and Deaf Education, 24 (2): 119-127. https://doi.org/10.1093/deafed/eny046
Araújo, Susana; Faísca, Luís. 2019. "A Meta-Analytic Review of Naming-Speed Deficits in Developmental Dyslexia". Scientific Studies of Reading, 23 (5): 349-368. https://doi.org/10.1080/10888438.2019.1572758
Faísca, Luís; LIMA, Maria Luisa Soares Almeida Pedroso de. 1991. "Comportamento Social e Cheias: tentativa de integração de diferentes níveis de análise na investigação sobre riscos naturais". Em Psicologia Ambiental: Intervención y Evaluación del Entorno, editado por Ricardo de Castro, 349-357. Sevilla, Espanha: Aequétipo Ediciones.
LIMA, Maria Luisa Soares Almeida Pedroso de; Faísca, Luís. 1992. Contribuição das ciências sociais para o estudo dos impactes das cheias.
Maia, H.; Freitas, Maria João; Faísca, Luís. 1993. Contributos para o estudo das Representações Sociais da pobreza em meio urbano.
Monteiro, Maria Benedita; Rebelo, Margarida; Castro, Paula; Faísca, Luís. 1994. Crianças em Risco: abordagem longitudinal da resposta escolar de crianças de áreas degradadas da cidade de Lisboa [Ano III].
Monteiro, Maria Benedita; Rebelo, Margarida; Castro, Paula; Faísca, Luís. 1996. Crianças em Risco: abordagem longitudinal da resposta escolar de crianças de áreas degradadas da cidade de Lisboa [Ano IV].
Alexandra Reis; Araújo, Susana; Salomé, Inês; Faísca, Luís. 2020. "Reading and reading-related skills in adults with dyslexia from different orthographic systems: a review and meta-analysis". Annals of Dyslexia. https://doi.org/10.1007/s11881-020-00205-x
Alves, Paula; Faísca, Luís; Sales, Célia; Ashworth, Mark. 2020. "Personalising Outcome Measurement in Substance Misuse Treatment: the Feasibility and Psychometrics of Two Individualised Outcome Measures". International Journal of Mental Health and Addiction. https://doi.org/10.1007/s11469-020-00396-9
Jiménez-Ros, A.; Martins, T.; Janeiro, L.; Martins, A.T.; Faísca, Luís. 2020. "Experimental manipulation of beliefs about the importance of thoughts and the effect on an aggressive impulse". Behavioural and Cognitive Psychotherapy, 48 (5): 626-630. https://doi.org/10.1017/S1352465820000120
Espigares-Jurado, F.; Muñoz-Leiva, F.; Correia, M.B.; Sousa, C.M.R.; Ramos, C.M.Q.. 2020. "Visual attention to the main image of a hotel website based on its position, type of navigation and belonging to Millennial generation: An eye tracking study". Journal of Retailing and Consumer Services, 52. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101906
Luís Faísca; Laura I. Ferreira; Catarina C. Fernandes; Jeffrey R. Gagne; Ana T. Martins. 2021. "Behavioral Inhibition in Childhood: European Portuguese Adaptation of an Observational Measure (Lab-TAB)". Children, 8 (2): 162-162. https://doi.org/10.3390/children8020162
Carmo, Cláudia; Oliveira, Diana; Brás, Marta; Faísca, Luís. 2021. "The Influence of Parental Perfectionism and Parenting Styles on Child Perfectionism". Children, 8 (9). https://doi.org/10.3390/children8090777
Sales, Celia; Faísca, Luis; Ashworth, Mark; Ayis, Salma. 2021. "The psychometric properties of PSYCHLOPS, an individualized patient-reported outcome measure of personal distress". Journal of Clinical Psychology. https://doi.org/10.1002/jclp.23278
Gonçalves, Fábio; Reis, Alexandra; Inácio, Filomena; Morais, Inês Salomé; Faísca, Luís. 2021. "Reading Comprehension Predictors in European Portuguese Adults". Frontiers in Psychology, 12. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.789413
Barriga-Paulino, Catarina I.; Guerreiro, Milene; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2022. "Does emotional valence modulate word recognition? A behavioral study manipulating frequency and arousal". Acta Psychologica, 223. https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2021.103484
Sales, Célia M. D.; Ashworth, Mark; Ayis, Salma; Barkham, Michael; Edbrooke-Childs, Julian; Faísca, Luís; Jacob, Jenna; Xu, Dan; Cooper, Mick. 2022. "Idiographic patient reported outcome measures (I-PROMs) for routine outcome monitoring in psychological therapies: Position paper". Journal of Clinical Psychology, 79: 596-621. https://doi.org/10.1002/jclp.23319
Coelho, J.; Faísca, L.; Ros, A.; Carmo, C. L.. 2021. "Cognições perfecionistas no desempenho de uma tarefa de revisão de texto numa amostra de jovens-adultos universitários". Psique, 17 (1). https://doi.org/10.26619/2183-4806.xvii.nt.3
Ana B. Mesquita; Inês Salomé Morais; Luís Faísca; Alexandra Reis; São Luís Castro. 2022. "Predictors of adult spelling in an orthography of intermediate depth". Written Language & Literacy. https://doi.org/10.1075/wll.00062.mes
Catarina C. Fernandes; Ana T. Martins; Andreia Santa-Rita; Luís Faísca. 2022. "The influence of parental variables and child behavioral inhibition on social anxiety in preschool children: The moderator effects of gender". Current Psychology. https://doi.org/10.1007/s12144-022-03247-z
Luís Faísca; Alexandra Reis; Susana Araújo. 2023. "Cognitive subtyping of university students with dyslexia in a semi-transparent orthography: what can weaknesses and strengths tell us about compensation?". Journal of Cultural Cognitive Science. https://doi.org/10.1007/s41809-023-00124-4
Mariana Guerreiro; Luís Faísca; Marta Brás; Cláudia Carmo. 2023. "A test of the 2 × 2 model of perfectionism with perceived distress, cognitive emotion regulation, and perfectionist cognitions". Current Psychology. https://doi.org/10.1007/s12144-023-05388-1
Ana Teresa Martins; Tiago Sobral; Antonia María Jiménez-Ros; Luís Faísca. 2022. "The relationships between Stress, Dark Triad personality and utilitarian Moral Judgment". Revista de Psicopatología y Psicología Clínica. https://doi.org/10.5944/rppc.28948
Valadas, Sandra T.; Faísca, Luís. 2013. "Perfis de Aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior". Em Perfis de Aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior, 7222-7242. Braga, Portugal: Universidade do Minho.
Catarina Cova Fernandes; Ana Teresa Martins; Luís Faísca. 2024. "Portuguese adaptation of the Behavioral Inhibition Questionnaire (BIQ)". Journal of Psychopathology and Behavioral Assessment. https://doi.org/10.1007/s10862-023-10113-0
Almeida, Maria Helena Rodrigues Guita de; Faísca, Luís; Prof. Doutor Saul Neves de Jesus. 2008. "O Potencial motivador da função libertador de atitudes positivas e de intenções de comportamentos criativos e inovadores". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, Loulé, Portugal,17 de outubro, 2008.
Lemos, Ida; Faísca, Luís; Valadas, Sandra T.. 2008. O estudo das características psicométricas do Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI) em adolescentes portugueses. Em XIII Conferência Internacional sobre "Avaliação Psicológica: Formas e Contextos.
Lemos, Ida; Faísca, Luís; Valadas, Sandra T.. 2008. Contributos para o estudo da versão portuguesa da Escala de Psicopatologia do Adolescente ¿ versão abreviada (APS-SF). Em XIII Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos.
Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. 2001. The meanings of academic failure in higher education. Em 10th Biennial Conference da ISATT.
Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. 2001. Students¿ point of view about the reasons for academic failure in higher education. Em 10th Biennial Conference da ISATT.
Valadas, Sandra T.; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. 2001. Abordagens à Aprendizagem de Estudantes Universitários, Rendimento Académico e Modelos de Ensino.. http://www.fchs.ualg.pt/ceduc/fases/
Valadas, Sandra T.; Faísca, Luís; Ribeiro Gonçalves, Fernando. 2002. A Universidade do Algarve na Rota da Qualidade Pedagógica: A Voz dos Alunos..
Ribeiro Gonçalves, Fernando; Valadas, Sandra T.; Vilhena, Carla; Quintas, Helena; Faísca, Luís. 2002. O Professor do Ensino Superior enquanto Prático Reflexivo: Proposta de novas linhas de Investigação.. http://www.fchs.ualg.pt/ceduc/fases/
Ribeiro Gonçalves, Fernando; Valadas, Sandra T.; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. 2001. "Processos de estudo e abordagens à aprendizagem de estudantes universitários: suas relações com o sucesso académico. Algumas propostas de intervenção.". Em Modelos e Práticas em Educação de Adultos , 79-98. Coimbra, Portugal: Ediliber Editora de Publicações, Lda.
Reis, Alexandra; Fernandes, Catarina; Inácio, Filomena; Barriga-Paulino, C.I.; Morais, Inês; Faísca, Luís. 2023. An eye movement study of visual word recognition: The effect of word frequency and emotional valence. Em 17º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental.
Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2019. A aprendizagem implícita em crianças disléxicas. This study investigates the implicit sequence learning abilities of dyslexic children using an artificial grammar learning task and an extended exposure period. Twenty children with developmental dyslexia participated in the study and were matched with two control groups¿one matched for age and the second for reading skills. During 3 days, all participants performed an acquisition task in which th. http://hdl.handle.net/10400.1/14060
Ferreira, Laura Inês; Martins, A.T.; Fernandes, Catarina; GONÇALVES, FÁBIO; Gagne, Jeffrey; Faísca, Luís. Autor correspondente: Ferreira, Laura Inês. 2019. "Inibição comportamental infantil: adaptação portuguesa de uma medida situacional (Lab-TAB)". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente - Psicoterapia e outras abordagens terapêuticas, Portugal,10 de abril, 2019.
GONÇALVES, FÁBIO; Inácio, Filomena; Reis, Alexandra; Faísca, Luís. Autor correspondente: GONÇALVES, FÁBIO. 2023. The Relationship Between Mind-wandering and Reading Comprehension: A Scoping Review Study. Em III Simpósio de Investigação Júnior em Psicologia.
Barriga-Paulino, Catarina I.; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2023. Influence of emotional valence during visual word recognition: an ERP study. Em 17º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental.
Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. 2021. Top-down phonological information modulates early visual-orthographic processing: Electrophysiological evidence.. Em XV International Symposium of Psycholinguistics.
Guerreiro, Mariana; Faísca, Luís; Cláudia Carmo. 2022. "Distresse Percebido e Estilo Cognitivo numa Abordagem ao Modelo 2x2 do Perfecionismo". Em Doutoramentos e Mestrados UAlg 2019-2020. 1ª ed. Portugal: Universidade do Algarve Editora.
Araújo, Susana; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2010. "Addressing the components of impaired reading in dyslexics during an implicit reading task.". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, Portugal.
Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Araújo, Susana; Castro, São Luís. 2017. "Dyslexia from childhood to adulthood: Exploring the long-term stability of reading predictors.". Trabalho apresentado em XII International Symposium of Psycholinguistics, Braga, Portugal.
Faísca, Luís; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Reis, Alexandra. 2006. Corpus linguístico infantil constituído a partir de manuais escolares.. Em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2006. A influência da escolaridade na lateralização inter-hemisférica da linguagem.. Em I Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. 2008. A influência do método de ensino da leitura e da escrita numa tarefa de leitura.. Em III Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Pacheco, Andreia; Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2008. Leitura e consciência fonológica: Predição de bons leitores.. Em III Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. 2008. Leitura e a sua relação com a memória de trabalho, consciência fonológica e nomeação rápida. Em III Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Araújo, Susana; Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Pacheco, Andreia; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2008. Perturbação de leitura e de nomeação rápida visual em maus leitores: Apenas um défice fonológico na sua origem?. Em III Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2009. Perturbação de leitura em crianças disléxicas: Qual o contributo dos processos fonológicos e lexicais?. Em IV Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2011. Rapid naming deficits in dyslexia: A response time analysis.. Em VI Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Araújo, Susana; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. 2012. The relationship between rapid automatized naming and reading performance: A meta-analysis.. Em VII Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Marques, J. Frederico; Petersson, Karl Magnus. 2014. The visual naming deficit in developmental dyslexia: Electrophysiological evidence.. Em IX Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Matilde, Sofia; Araújo, Susana; Reis, Alexandra; Faísca, Luís. 2014. Do orthographic processing skills play a role in the RAN-Reading relationship?. Em IX Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Catronas, Dinis; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Fernandes, Tânia; Araújo, Susana. 2019. The influence of sensorimotor training in learning a novel script: A comparison between handwriting and visual learning.. Em XIV Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Pacheco, Andreia; Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus. 2008. Reading acquisition phases in Portuguese children: A segmentation task.. Em International Meeting of the Society for Applied Neuroscience.
Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. 2008. The relationship between reading, short-term memory, phonological awareness and naming processes.. Em International Meeting of the Society for Applied Neuroscience.
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2008. Visual naming in dyslexic children: Where the deficit comes from?. Em International Meeting of the Society for Applied Neuroscience.
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2009. Visual processing factors contribute to object naming difficulties in dyslexic readers.. Em International Neuropsychological Society Meeting.
Pacheco, Andreia; Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2009. Profiling dyslexic children: Phonology and visual naming skills.. Em International Neuropsychological Society Meeting.
Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2010. Understanding rapid naming deficits in dyslexia: A response time analysis.. Em International Neuropsychological Society Meeting.
Araújo, Susana; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2010. Electroencephalographic components of reading in dyslexia: More than a phonological deficit?. Em International Neuropsychological Society Meeting.
Rodrigues, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. 2017. Exploring different dimensions of orthographic processing in dyslexia.. Em XII International Symposium of Psycholinguistics.
Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Fernandes, Filipe; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. 2018. Orthographic processing efficiency in dyslexia: An investigation of several dimensions.. Em I Workshop on Cognitive Science of Culture ¿ Literacy: an acculturation of the brain..
Faísca, Luís; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. 2018. Early electroencephalographic markers of reading strategies.. Em I Workshop on Cognitive Science of Culture ¿ Literacy: an acculturation of the brain.
Reis, Alexandra; Araújo, Susana; Salomé, Inês; Faísca, Luís. 2019. Dyslexia in adulthood in different orthographic systems: A review and meta-analysis.. Em International Workshop on Reading and Developmental Dyslexia (IWORDD).
Catronas, Dinis; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Fernandes, Tânia; Araújo, Susana. 2019. Does handwriting learning experience facilitate visual letter recognition? Evidence from eye-movements.. Em International Workshop on Reading and Developmental Dyslexia (IWORDD).
Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves de. 2009. Gestão operacional do serviço a clientes. As empresas do sector Turístico e Hoteleiro Português ¿ que, segundo a Organização Mundial do Turismo, ocupava em 2006 a décima nona posição no ranking mundial de destinos turísticos ¿ exigem aos seus colaboradores um grau elevado de interacção com os clientes e, por isso, lamentam a falta de um modelo válido de gestão que lhes permita beneficiar de uma evidence-based practice. É nossa finalidade . http://hdl.handle.net/10400.1/4903
Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves de. 2009. Versão portuguesa do Job Diagnostic Survey (JDS). O objectivo deste trabalho é analisar a estrutura factorial da escala ¿Job Diagnostic Survey¿ (Hackman e Oldham, 1980), construída para avaliar as cinco dimensões características do trabalho: variedade de aptidões, identidade do trabalho, significado do trabalho, autonomia e feedback. Utilizou-se uma amostra heterogénea de 552 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais. Avaliaram-s. http://hdl.handle.net/10400.1/1577
Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves de. 2007. "Validação da implicacação afectiva, instrumental e normativa: um estudo confirmatório da medida". 193-211. Lisboa: Edições Colibri. http://hdl.handle.net/10400.1/1580
Almeida, H.; Faísca, Luís; Jesus, Saul Neves de. 2011. Desenho do trabalho, atitudes positivas e suas implicações em unidades de hotelaria. A presente investigação propõe um modelo analítico que tenta conciliar as PRH (práticas de recursos humanos) com a lógica do negócio e que se baseia em três modelos teóricos: ¿Características do Trabalho¿ (Hackman & Oldham, 1987), ¿Três Componentes do Envolvimento Organizacional¿ (Allen & Meyer, 1990) e ¿Intenção de Turnover¿ (Hom & Griffeth, 2001). O modelo proposto avalia o efeito exercido por d. http://hdl.handle.net/10400.1/1550
Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2011. A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação. Recentemente, alguns autores demonstraram que o desempenho em provas de memória não verbal pode envolver o recurso simultâneo a estratégias verbais e visuo-espaciais para codificar a informação. A leitura tem sido apontada como um factor que pode contribuir para o desenvolvimento destas estratégias de dupla codificação. Neste estudo, fomos investigar se a capacidade de leitura interfere de algum m. http://hdl.handle.net/10400.1/4902
Cruz, Ana Lúcia; Santos, Maria Emília; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2014. Validação portuguesa de um teste breve para rastreio da afasia (Bedside de Lenguaje). Os instrumentos utilizados para avaliar pessoas com afasia tendem a ser extensos e exaustivos, de forma a permitir um diagnóstico e a obtenção de dados detalhados. Contudo, estas provas nem sempre são o melhor instrumento de avaliação para doentes que se encontram em fase aguda/subaguda e que não apresentam condições para colaborar numa prova demorada e complexa. Neste caso devem ser usadas provas. http://hdl.handle.net/10400.1/4907
Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2011. What does rapid naming tell us about dyslexia?. This article summarizes some of the important fin - dings from research evaluating the relationship between poor rapid naming and impaired reading performance. Substantial evidence shows that dyslexic readers have problems with rapid naming of visual items. Early re - search assumed that this was a consequence of phono - logical processing deficits, but recent findings suggest that non-phonologica. http://hdl.handle.net/10400.1/4873
Bramão, Inês; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2012. "The contribution of color to object recognition". Em Advances in Object Recognition Systems , 73-78. Rijeka, Croatia, Croácia: InTech. http://hdl.handle.net/10400.1/4906
 

Contacto