Silhueta de pessoa indiferenciada

Olga Maria Teixeira Amaral Ludovico

Professor adjunto convidado
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Parcial
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Olga Maria Teixeira Ludovico. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2011/07/18 pela Universidade de Évora - Instituto de Investigação e Formação Avançada; Mestrado em Educação: Variante Supervisão Pedagógica em 2005/03/01 pelo(a) Universidade de Évora e Bacharelato em Educação de Infância em 1989/07/07 pela Universidade do Algarve - Escola Superior de Educação e Comunicação. É Professora Adjunta Convidada na Universidade do Algarve. Atua na área de Ciências Sociais, com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação pré-escolar; Intencionalidade educativa; Prática educativa; Metodologia de trabalho de projeto; Formação inicial de educadores de infância; Desenvolvimento profissional; Prática pedagógica; Supervisão Pedagógica; Projecto curricular de grupo; Currículo e Avaliação.

Atividades

Atividades
2019/11. Entrevista (jornal / revista). "Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas: a missão e a envolvência com a comunidade educativa"
A entrevista consistiu na reflexão em torno de documentos orientadores e estruturantes da ação pedagógica e curricular dos docentes de Educação Básica por parte Ministério da Educação, a fim de conhecer melhor o que se faz no contexto deste agrupamento.. revistamultidisciplinar.com.
2019 - 2020. Orientação. Educação Emocional e Música: um estudo com crianças de 3 anos.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019 - 2020. Orientação. A exploração de emoções básicas para a aprendizagem de valores.Mestrado em Educação Pré-Escolar (2º Ciclo) (Mestrado). Orientador.
2020/11/19. Júri de grau académico. A Influência da amizade no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Arguente principal. Solange Isabel Duarte Lima (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/11/15 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Planeamento, Organização e Gestão Educacional na Educação Pré-Escolar. Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/16. Júri de grau académico. Música e literatura: a melodia das emoções. Arguente principal. Inês Isabel Soares Ribeiros (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/14. Júri de grau académico. A meditação como estratégia promotora da capacidade de concentração em crianças de 5 anos. Orientador. Marta Filipa Candeias de Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/10. Júri de grau académico. Representações sociais sobre o Jardim de Infância Ideal: Um estudo de caso numa instituição particular de solidariedade social do algarve. Arguente principal. Célia Maria Gago Rodrigues Ramos (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018 - 2019. Orientação. Charpentier: uma descoberta musical .Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019/12/17. Júri de grau académico. Crianças à descoberta! - Em que modalidade educativa queremos brincar e aprender?. Arguente principal. Daniela Filipa Cabrita Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/11 - 2019/11. Arbitragem científica em revista. RevistaMultidisciplinar.com (2184-5492). Universidade do Algarve.
2019/11/29. Júri de grau académico. A promoção da autoestima no Jardim de Infância: contribuição para o desenvolvimento pessoal e social da criança. Arguente principal. Soraia Margarida Brito Baltazar (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/11/08. Apresentação oral de trabalho. Percursos que contam: a cidade como espaço de aprendizagem. XXII Encontro Nacional de Professores – Matemática nos Primeiros Anos.
2019/09/27 - 2019/09/28. Organização de evento. Encontro Algarmat 2019: Pontes e conexões (2019). Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática.
2019/09/27. Apresentação oral de trabalho. Contos que contam. Algarmat 2019: Pontes e Conexões.
2019/05/17. Júri de grau académico. A prática do Yoga com um grupo de 3 e 4 anos - à conquista de alguns benefícios. Arguente principal. Sofia Neto Serra (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/04/27. Apresentação oral de trabalho. Como construir uma escola de e para todos. II Ciclo de Sábados: Desafios para uma escola inclusiva – “Falando com quem faz”,.
2019/04/12. Apresentação oral de trabalho. Último ano do pré-escolar: finalista ou condicional, qual a melhor opção?. Biblioteca Municipal de Loulé.
2019/03/28. Apresentação oral de trabalho. ”Deve o meu filho ir para Escola com 5 anos?”.
2018. Júri de grau académico. As estratégias das crianças na resolução de problemas em ciências. Arguente principal. Adélia Filipa Silva Graça (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/09/09. Apresentação oral de trabalho. “Aqui há matemática…no museu”. ALGARMAT 2018.
2018/09/07 - 2018/09/08. Organização de evento. Algarmat - 2018 - Rotas de Crescimento - Encontro de Professores de Matemática. (2018).
2018/09/07. Apresentação oral de trabalho. “A matemática das coisas…no pré-escolar”. ALGARMAT 2018 - Rotas de Crescimento.
2017. Júri de grau académico. "A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades: o despertar do interesse pela linguagem escrita num grupo de 2 e 3 anos". Arguente principal. Érica Cristina Simão Tavares (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/07/06 - 2017/07/07. Organização de evento. Algarmat 2017 - Encontro de Professores de Matemática (2017).
2016/07/07. Apresentação oral de trabalho. Resolução de problemas na educação de infância: o encanto pelo desafio. AlgarMat2016. Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática (São Brás de alportel, Portugal).
2016/07/01 - 2016/07/02. Organização de evento. Algarmat 2016 (2016).
2016/04/13. Apresentação oral de trabalho. Aqui há matemática…no museu. Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (São Brás de alportel, Portugal).
2016/04/12. Apresentação oral de trabalho. O meu filho é aluno condicional: devo inscrevê-lo no 1º Ciclo?. Ciclo de Conferências "Vamos falar sobre as nossas crianças". Biblioteca Municipal de Faro (Portugal).
2016/03/03. Apresentação oral de trabalho. Matemática. Jornadas Pedagógicas do MEM. Movimento da Escola Moderna (Faro, Portugal).
2016/01/25. Júri de grau académico. A Exploração de padrões em contexto de jardim-de-infância. Arguente principal. Andreia Filipa Reis Lopes. (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/01/21. Apresentação oral de trabalho. Aqui há matemática. Ciclo de Conferências "Vamos falar sobre as nossas crianças. Biblioteca Municipal de Faro (Faro, Portugal).
Membro de associação. Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática (APM). Vogal da Direção.
2015/10/12 - 2015/10/12. Organização de evento. Sessão de Informação “Educar para a saúde na escola e na família" (2015). Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
2015/07/26 - 2015/07/27. Organização de evento. Algarmat 2015 (2015).
2015/06/26. Apresentação oral de trabalho. Matemática no Museu. AlgarMat 2015. AE Armação de Pêra (Armação de Pêra, Portugal).
2015/06/05. Apresentação oral de trabalho. Aqui há matemática…no museu. 1º Congresso em Educação, Pedagogia & Inovação.. Escola Superior de Educação de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal).
2015/06/05. Apresentação oral de trabalho. Dentro da História. 1º Congresso em Educação, Pedagogia & Inovação. Escola Superior de Educação de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal).
2015/05/09 - 2015/05/09. Organização de evento. “II Encontro Cruzar saberes, Consolidar Conhecimentos: as artes na educação” (2015). Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
2015/04/21. Apresentação oral de trabalho. Estratégias de promoção da leitura no jardim de Infância – livros, histórias…e depois?. Ciclo de Conversas de Graúdos sobre Miúdos. Biblioteca Municipal de Loulé (Loulé, Portugal).
2015/03/06. Júri de grau académico. As normas sociais no Jardim de Infância. Estratégias de intervenção. Arguente principal. Liliana Sousa (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/02/05. Júri de grau académico. O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspetivas de uma educadora. Arguente principal. Tânia Cristina vargas André (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014. Júri de grau académico. A inclusão de uma criança com NEE no Jardim de Infância: um estudo de caso. Arguente principal. Carina Isabel Cabrita Bentes (Mestrado).
2013 - 2014. Organização de evento. Ciclo de Seminários: "Práticas de Educação de Infância: cruzar saberes consolidar conhecimentos" (2013). Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
2014 - 2014. Organização de evento. I Encontro Cruzar saberes, consolidar conhecimentos. Transição Pré-Escolar-1º Ciclo: práticas e expetativas (2014). Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
2013 - 2014. Participação em evento. Coordenadora do Projeto Eco Escolas no Jardim de Infância de São Brás de Alportel . Outro. Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
2014/12/01. Apresentação oral de trabalho. Trilhando os caminhos da inclusão. I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva; construindo boas práticas. Universidade do Algarve (Portugal).
2014/07/17. Apresentação oral de trabalho. Trabalho comparticipado de conceitos e momentos de animação cultural. 36º Congresso _ Movimento da Escola Moderna.
2014/03/03. Apresentação oral de trabalho. Educação ambiental no Jardim de Infância: o contributo do Programa Eco Escolas. XV Encontro Nacional de Educação em Ciências. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2014/03/01 - 2014/03/03. Participação em evento. Moderadora do Ateliê Educação Ambiental. Congresso. XV ENEC – XV Encontro Nacional de Educação em Ciências.
2014/01/30. Apresentação oral de trabalho. Formação inicial de educadores de infância: da vivência à reflexão – o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. XXI Colóquio Internacional AFIRSE – Educação, Economia e Território. O papel da educação no desenvolvimento.
2014/01/30. Apresentação oral de trabalho. A criatividade na Educação Pré-Escolar como Forma de Expressão e Comunicação. XXI Colóquio Internacional AFIRSE – Educação, Economia e Território. O papel da educação no desenvolvimento.
2013/12/30 - 2014/01/01. Participação em evento. Moderadora do Ateliê E21 “Políticas curriculares e de formação”. Congresso. XXI Colóquio Internacional AFIRSE – Educação, Economia e Território. O papel da educação no desenvolvimento.
2013. Júri de grau académico. As relações de amizade em crianças de idade pré-escolar. Arguente principal. Cristiana Leocádio (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2012 - 2013. Participação em evento. Dinamizadora do Ciclo de Seminários mensais “Partilhar e refletir as práticas”. Seminário. Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
2012/01/01 - 2013/11/11. Orientação. O Jardim de Infância e a família no processo de inclusão de uma criança com hipoacusia.Mestrado em Educação Pré-Escolar (2º Ciclo) (Mestrado). Coorientador.
2012/01/01 - 2013/07/28. Orientação. Aprender a aprender no Jardim de Infância: contributos da metodologia de trabalho de projeto.Mestrado em Educação Pré-Escolar (2º Ciclo) (Mestrado). Orientador.
2012/01/01 - 2013/06/27. Orientação. A intervenção educativa da educadora de infância a partir dos conhecimentos prévios das crianças: um estudo na àrea de conhecimento do mundo..Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2012/06/18 - 2013/06/18. Orientação. O desenvolvimento da Formação Pessoal e Social em contexto de Jardim de Infância.Mestrado em Educação Pré-escolar (2º Ciclo) (Mestrado). Coorientador.
2012 - 2013/02/18. Orientação. Criatividade na Educação Pré-Escolar como forma de Expressão e Comunicação.Mestrado em educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2012 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Adaptações Curriculares. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2009 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Prática de Ensino Supervisionada. Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2011 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Planeamento e Avaliação. Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2011 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Organização e Desenvolvimento Curricular. Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2011 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Metodologias de Investigação em Educação . Mestrado em Ensino do 3º Ciclo e Ensino Secundário (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2011 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Iniciação à Prática Profissional II. Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2010 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Didática da Educação Pré-Escolar. Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2011 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Desenvolvimento Curricular. Licenciatura em Ciências da Educação e da Formação. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011 - 2012/11/29. Orientação. Práticas de interação Jardim de Infância-família.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2011 - 2012/11/28. Orientação. A importância atribuída ao brincar pelas educadoras de infância.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2011/01/01 - 2012/11/23. Orientação. O lugar da expressão plástica na prática educativa dos educadores de infância: um estudo de caso.Mestrado em Educação Pré-Escolar (2º Ciclo) (Mestrado). Orientador.
2011 - 2012/11/22. Orientação. O que aprendem as crianças num projeto de ação? O caso do projeto de Natal.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2011/01/06 - 2012/11/19. Orientação. As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais.Mestrado em Educação Pré-Escolar (2º Ciclo) (Mestrado). Orientador.
2011/01/09 - 2012/11/16. Orientação. Práticas de leitura em família: que reflexos no Jardim de Infância?.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2011 - 2012/11/15. Orientação. Práticas de avaliação na educação pré-escolar.Mestrado em Educação Pré-Escolar (2º Ciclo) (Mestrado). Orientador.
2012/07/23. Júri de grau académico. A influência das artes plásticas no desenvolvimento da expressão plástica nas crianças de 5/6 anos. Vogal. Marta Filipa Guerreiro (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2011/01/04 - 2012/07/18. Orientação. A intervenção do Educador na integração e acompanhamento das crianças com síndrome de asperger.Mestrado em educação Pré-Escolar (2º Ciclo) (Mestrado). Coorientador.
2011 - 2012/07/18. Orientação. A actividade lúdica espontânea e as relações interpessoais na criança em idade pré-escola.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2011 - 2012/07/18. Orientação. Potencialidades de Metodologia trabalho de projecto com crianças dos 4 aos 6 anos.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2011 - 2012/05/31. Orientação. Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa.Mestrado em Educação Pré-Escolar (2º Ciclo) (Mestrado). Coorientador.
2011 - 2012/05/15. Orientação. O contributo das vivências musicais familiares no desenvolvimento da criança.Mestrado em Educação Pré-Escolar (2º Ciclo) (Mestrado). Coorientador.
2012/05/08. Júri de grau académico. A atitude diagnóstica enquanto instrumento de análise da ação educativa. Vogal. Maria Paula Marmelo Mendes Maximino. (Doutoramento). Universidade de Évora.
2012/02/02. Apresentação oral de trabalho. O processo de tornar-se educador de infância num contexto de prática
pedagógica supervisionada. XIX Colóquio Internacional AFIRSE.
2012/02/02. Apresentação oral de trabalho. Projeto curricular de grupo: que realidade?. XIX Colóquio Internacional AFIRSE.
2007 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Teoria e Desenvolvimento do Currículo. Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2010 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Conceção, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos em Creche.. Curso de Especialização / Curso de Formação Especializada "Educação da Criança em Contexto de Creche" (Especialização pós-licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2010 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Seminário: Projeto: problemas e metodologias. Curso de Especialização / Curso de Formação Especializada "Educação da Criança em contexto de creche" (Especialização pós-licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2009 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Iniciação à Prática Profissional III. Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2011/11/26. Apresentação oral de trabalho. Investigando em Educação: um processo, um percurso. Aula Aberta do Curso de Doutoramento em Ciências da Educação (Programa de Doutoramento 2010/2013). . Universidade de Évora.
2010 - 2011/11/22. Orientação. As histórias como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral.Mestrado em Educação Pré-Escolar (2º Ciclo) (Mestrado). Coorientador.
2011/11/21. Júri de grau académico. As fases da evolução do desenho infantil e a representação da figura humana em crianças da faixa etária dos 3/4 anos. Vogal. Julica Celia Engel (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2011/09/07. Apresentação oral de trabalho. O processo de se tornar educador de infância: um estudo de caso. - XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.. Universidade da Coruña (Espanha).
2011/09/07. Apresentação oral de trabalho. Potencialidades da dinâmica de projecto na formação inicial de educadores de infância. XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.. Universidade da Coruña (Espanha).
2009 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. Investigação Educativa. Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2008 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. Educação de Crianças: currículo, contexto e aprendizagem. Pós -graduação em ensino de línguas estrangeiras na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico (Pós-Graduação). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2010/11/11. Apresentação oral de trabalho. Fundamentos para a criação da Pós-Graduação: Educação da Criança em Contexto de Creche. – Encontro Ser Bebé VI, promovido pela Associação de Profissionais de Educação de Infância,. Universidade do Algarve.
2001 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Prática de Ensino Supervisionada. Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2002 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Prática Pedagógica II. Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2002 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Supervisão II. Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2001 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Prática Pedagógica I. Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2003 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Construção e avaliação de Projetos Educativos. Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2008 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Gestão Curricular. Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar (Pós-Graduação). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2004 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Construção e Avaliação de Projetos Educativos. Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2001 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Supervisão I. Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2008/11/18. Apresentação oral de trabalho. Relação Escola – Família: que desafios na actualidade?. Ciclo de Conferências”Conversas sobre a Infância”.. Biblioteca Municipal de Faro.
2008/07/20. Apresentação oral de trabalho. Pedagogic practice and supervision in the process oftraining nursery school teachers. XXIX International Congress of psychology.
2008/02/02. Apresentação oral de trabalho. De aluno a Educador de Infância: a importância da Prática Pedagógica e da
Supervisão . – I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais.. Universidade do Minho.
2007/11/15. Apresentação oral de trabalho. O papel do supervisor no desenvolvimento profissional dos futuros Educadores de Infância: Contributos de um estudo com educadoras cooperantes. Escola Superior de Educação Paula Frasinetti (Porto, Portugal).
2007/02/02. Apresentação oral de trabalho. A Prática Pedagógica como espaço facilitador do desenvolvimento de competências profissionais nos futuros Educadores de Infância. XV Colóquio–XV Colóquio AFIRSE/AIPELF Secção Portuguesa, subordinado ao tema “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação? AFIRSE/AIPELF Secção Portuguesa, subordinado ao tema “Complexidade: um novo paradigma para investigar e intervir em educação?. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal).
2005/05/30. Apresentação oral de trabalho. A avaliação na Educação Pré-Escolar: o exemplo do portfólio. – I Encontro de Educação – Algarve/Andaluzia.
2005/04/08. Apresentação oral de trabalho. As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar na Supervisão. VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, sob a temática “Cenários da Educação/Formação: Novos espaços, culturas e saberes”. Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal).
2004/06/15. Apresentação oral de trabalho. O Envolvimento das Famílias em Meio Escolar. I Encontro Educacional do Agrupamento Horizontal nº 1 de Lagos – “A Escola: o que faz, como faz, como fazer melhor”. 1.
2001 - 2002. Curso / Disciplina lecionado. Seminário Interdisciplinar. Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2000 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Planificação e avaliação de atividades. Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2000 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Organização e Gestão escolar. Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2000 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Diferenciação Pedagógica. Curso de Complementos de Formação Científica e Pedagógica de Educadores de Infância (DESE). Universidade do Algarve - Campus de Portimão.
2000 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Organização e Gestão de Projetos em Jardim de Infância. Universidade do Algarve - Campus de Portimão.
1997/12/11. Apresentação oral de trabalho. Orientações Curriculares para a Educação PréEscolar”. As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Direção Regional de Educação do Algarve (Portugal).
1997/07/09. Apresentação oral de trabalho. Transição Pré-Escolar/1º Ciclo. Círculo de Estudos na Área das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar III – Fórum de docentes da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo – “Um Rio…Que Pontes.

Produções

Oliveira, Marta Filipa Candeias de. 2020. "A meditação como estratégia promotora da capacidade de concentração em crianças de 5 anos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/14655
Nascimento, Joana Filipa Lopes do. 2019. "Charpentier: uma descoberta musical". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/13508
Capela, Catarina de Fátima Pereira. 2018. "As artes visuais na educação pré-escolar: uma abordagem com crianças de 3 anos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/12548
Dias, Sara Paulino. 2018. "Histórias sonorizadas: uma estratégia para promover a expressão espontânea". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/12150
Marques, Micaela Cristina Estêvão. 2017. "A importância da aprendizagem cooperativa na qualidade das interações que se estabelecem entre as crianças". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10241
Ferreira, Rita Caeiro. 2016. "A meditação como forma de promover as relações de amizade entre as crianças". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8666
Correia, Ana Rita Vieira Custódio. 2016. "Promover os comportamentos adequados à refeição e as boas práticas alimentares, no jardim de infância". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8034
Solá, Ana Ester Cavaleiro. 2014. "Estratégias de intervenção para ajudar uma criança de 3 anos a lidar com situações de frustração". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8254
Ludovico, Olga. 2014. "Almofada de Histórias: o Jardim de Infância e a família na promoção da leitura.". Cadernos de Educação de Infância, (102): 32-34.
Ludovico, Olga. 2014. " Almofada de Histórias: o jardim de infância e a família na promoção da leitura".
Ludovico, Olga. 2014. "Trilhando os caminhos da inclusão: dúvidas, dificuldades e constrangimentos". Em Livro de Atas - I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: construindo boas práticas, 258-267. Faro, Portugal: Universidade do Lagarve.
Franco, Diana Cristina Luís. 2013. "A intervenção educativa da educadora de infância a partir dos conhecimentos prévios das crianças: um estudo na área de conhecimento do mundo". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3569
Spencer, Bernardete Jesus da Graça. 2013. "O desenvolvimento da formação pessoal e social em contexto de jardim de infância". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3659
Marreiros, Catarina Isabel da Conceição. 2013. "Aprender a aprender no jardim de infância: contributos da metodologia de trabalho de projeto". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3649
Serôdio, Cláudia Sofia Sequeira. 2013. "O jardim de infância e a família no processo de inclusão de uma criança com hipoacusia". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3656
Domingos, Sónia Margarida Simão. 2012. "O contributo das vivências musicais familiares no desenvolvimento da criança". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10674
Guerreiro, Marta Filipe. 2012. "A influência das artes plásticas no desenvolvimento da expressão plástica nas crianças de 5/6 anos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3247
Feliciano, Marisa Gaspar Condeça. 2012. "Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10666
Niz, Sofia Isabel Carvalho. 2012. "A intervenção do educador na integração e acompanhamento das crianças com síndrome de Asperger". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10673
Constantino, Joana Teresa Neves. 2012. "A atividade lúdica espontânea e as relações interpessoais na criança em idade pré-escolar". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/12158
Vital, Rafaela Simões. 2012. "A importância atribuída ao brincar pelas educadoras de infância". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3391
Rio, Joana Margarida de Jesus. 2012. "Práticas de leitura em família: que reflexos no jardim-de-infância?". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/5842
Norberto, Marta Filipa de Brito Dias. 2012. "O lugar da expressão plástica na prática educativa dos educadores de infância: um estudo de caso". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3480
Matias, Sónia Isabel Cabrita. 2012. "Práticas de avaliação na educação pré-escolar". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/5603
Durand, Teresa Sofia Ramos. 2012. "Potencialidades da metodologia de trabalho de projeto com crianças dos 4 aos 6 anos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3107
Sousa, Joana Filipa Branquinho. 2012. "As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3517
Ludovico, Olga. 2012. "O processo de se tornar educador de infância: um estudo de caso". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Português , Coruña, Espanha,2012, 3365-3373.
Cruz, Marta Sofia Romeira da. 2011. "As histórias como recurso para o desenvolvimento da linguagem oral". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3096
Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral. 2011. "O Processo de Tornar-se Educador de Infância num Contexto de Prática Pedagógica Supervisionada". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10174/11090
Engel, Julica Célia. 2011. "As fases da evolução do desenho infantil e a representação da figura humana em crianças da faixa etária dos 3/4 anos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/1764
Ludovico, Olga. 2008. " Projecto Curricular de Grupo: algumas reflexões. ". Cadernos de Educação de Infância, (84): 34-36.
Ludovico, Olga. 2007. Educação Pré-Escolar: Currículo e Supervisão.
Ludovico, Olga. 2005. "Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e Supervisão: Um estudo com educadoras de infância cooperantes. ". Cadernos de Educação de Infância, (77): 23-25.
Ludovico, Olga Maria Teixeira. 2004. "As orientações curriculares para a educação pré escolar num contexto de supervisão: representações das educadoras cooperantes". Mestrado. http://hdl.handle.net/10174/15619
Ludovico, Olga. 2000. Tudo sobre mim...Avaliar numa perspetiva de continuidade. 1ªª ed. Vol. 1. Vila Real de Sto António: Instituto de Inovação Educacional.
 

Contacto