Silhueta de pessoa indiferenciada

Susana Isabel de Matos Fernandes

Professor auxiliar
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Susana Fernandes. Concluiu o Doutoramento em Matemática em 2009 pela Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Mestrado em Investigação Operacional em 2003 pela Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências e Licenciatura em Estatística e Investigação Operacional em 1995 pela Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências. É Professora Auxiliar na Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia. Atua na área da Investigação Operacional com ênfase nas Metaheurísticas e Matheuristics e na área do Ensino da Matemática com ênfase na Formação de Professores e nas Metodologias de Aprendizagem Ativa.

Atividades

Atividades
2019/01 - 2029/02. Organização de evento. Ação de Formação de Curta Duração com a duração total de 3h “Percursos que contam”, acreditada para professores de todos os grupos de recrutamento pelo Centro de Formação do Litoral à Serra, realizada no âmbito do ciclo de eventos do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática “Partilhas de Fim de Tarde” no dia 20 de fevereiro de 2019 no Museu Municipal de Loulé. https://apmnucleodoalgarve.weebly.com/Partilhas-de-fim-de-tarde.html (2019). Associação de Professores de Matemática.
2017/11/16 - 2020. Orientação. Matemática Aplicada às Ciências Sociais num Contexto de Flexibilidade Curricular.Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado). Orientador de Verónica Cristina Vieira Lopes.
2020/02 - 2020/07. Curso / Disciplina lecionado. Investigação Operacional II. Matemática Aplicada à Economia e à Gestão (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2020/01 - 2020/05. Curso / Disciplina lecionado. Módulo "Metodologia de trabalho de projeto" na oficina "Autonomia e flexibilidade curricular - metodologias ativas e participativas" acreditada pelo Centro de Formação da Ria Formosa, registo de acreditação CCPFC/ACC-105843/19, para professores de todos grupos de recrutamento. A oficina decorreu de janeiro a maio de 2020, inicialmente na Escola Joaquim de Magalhães e posteriormente online.. Centro de Formação Ria Formosa - Associação de Escolas Faro - Olhão.
2019/09 - 2020/01. Curso / Disciplina lecionado. Probabilidades e Estatística. Bioquímica (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2020/01/20. Júri de grau académico. Desenvolvimento do Pensamento Estatístico em Crianças de 3 anos. Arguente principal. Joyce Liliana Calvinho Pereira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/10 - 2019/12. Organização de evento. Membro da comissão organizadora e da comissão de programa do AlgarMat2019: Pontes e Conexões - Encontro Regional de Professores de Matemática, realizado dias 27 e 28 de setembro de 2019 na Escola do Rio Arade, Parchal - Lagoa (2019). Associação de Professores de Matemática.
2019/11/26 - Presente. Arbitragem científica em revista. Heliyon (2405-8440). Elsevier .
2019/11/08. Apresentação oral de trabalho. Percursos que contam: a cidade como espaço de aprendizagem. XXII Encontro Nacional de Professores| Pré. 1.º e 2.º ciclos – Matemática nos Primeiros Anos, 8 e 9 novembro 2019. Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2019/10/23 - 2019/10/25. Participação em evento. Apresentação do projeto-piloto Percursos Que Contam no 3rd CREATOUR International Conference and Creative Tourism Showcase - Creative Tourism Dynamics: Connecting Travellers, Communities, Cultures, and Places (atividade no âmbito do projeto creatour.pt). Conferência. 3rd CREATOUR International Conference and Creative Tourism Showcase - Creative Tourism Dynamics: Connecting Travellers, Communities, Cultures, and Places, October 23-25. Universidade do Algarve.
2019/09/27 - 2019/09/28. Curso / Disciplina lecionado. Curso de 12 horas acreditado para professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 230 e 500 "Encontro Regional de Professores de Matemática - Algarmat 2019: Pontes e Conexões" realizado na Escola do Rio Arade, nos dias 27 e 28 de setembro de 2019, em Parchal - Lagoa. Registo de Acreditação CCPFC/ACC-104174/19, CCPFC/ACC-104173/19. Associação de Professores de Matemática.
2019/09/28. Apresentação oral de trabalho. Percursos que contam: a cidade como espaço de aprendizagem. AlgarMat2019: Pontes e Conexões - Encontro Regional de Professores de Matemática, 27 e 28 de setembro, 2019. Escola do Rio Arade, Parchal - Lagoa (Lagoa, Portugal).
2019/02 - 2019/07. Curso / Disciplina lecionado. Métodos Quantitativos II. Gestão Hoteleira (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2019/07/11 - 2019/07/12. Participação em evento. Formanda no workshop Formação pedagógica no Ensino Superior: desafios e oportunidades. Oficina (workshop). CNaPPES.19 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Instituto Politécnico de Santarém.
2019/07/11. Apresentação oral de trabalho. Exemplos de utilização de Metodologias de Aprendizagem Ativa em Unidades Curriculares "mal amadas": Kahoot, Gallery Walk e Jigsaw Puzzle. CNaPPES.19 - 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 11 e 12 de Julho 2019. Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal).
2019/06/12. Apresentação oral de trabalho. Scaffolding trabalhos de grupo: da formação dos grupos ao produto final. Ciclo de Encontros de Partilha e Inovação Pedagógica. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2019/06/12 - 2019/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Ação de Formação de Curta Duração com a duração total de 3h "Metodologia de trabalho de projeto (PBL)", acreditada para professores de todos os grupos de recrutamento pelo Centro de Formação do Litoral à Serra realizada no dia 12 de junho de 2019 na Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira. . Centro de Formação Do Litoral à Serra.
2019/05/10 - 2019/05/10. Participação em evento. Participação nos trabalhos do IdeaLab inter-regional - encontro de Pilotos co-investigadores CREATOUR (atividade no âmbito do projeto creatour.pt). Encontro. IdeaLab inter-regional - encontro de Pilotos co-investigadores CREATOUR. Universidade de Aveiro Departamento de Ciências Sociais Políticas e do Território.
2019/05/09 - 2019/05/09. Curso / Disciplina lecionado. Módulo "Metodologia de trabalho de projeto" no curso "Autonomia e flexibilidade curricular- operacionalizações " acreditado pelo Centro de Formação do Litoral à Serra, registo de acreditação nº CCPFC/ENT-AE-1254/14, para professores de todos os grupos de recrutamento, realizado no dia 9 de maio de 2019 na Escola Secundária de Loulé.. Autonomia e flexibilidade curricular- operacionalizações (Outros). Centro de Formação Do Litoral à Serra.
2019/05/08. Apresentação oral de trabalho. Kahoot, Gallery Walk, Jigsaw Puzzle - Aplicação em Sala de Aula. Ciclo de Encontros de Partilha e Inovação Pedagógica. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve (Faro).
2018/12 - 2019/02. Organização de evento. Ação de Formação de Curta Duração com a duração total de 3h “Há geometria no croché”, acreditada para professores dos grupos de recrutamento 110, 110, 230 e 500 pelo Centro de Formação do Litoral à Serra, realizada no âmbito do ciclo de eventos do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática “Partilhas de Fim de Tarde” no dia 29 de janeiro de 2019 na Associação re-criativa República 14. https://apmnucleodoalgarve.weebly.com/Partilhas-de-fim-de-tarde.html (2019). Associação de Professores de Matemática.
2019/02/20 - 2019/02/20. Curso / Disciplina lecionado. Ação de Formação de Curta Duração com a duração total de 3h “Percursos que contam”, acreditada para professores de todos os grupos de recrutamento pelo Centro de Formação do Litoral à Serra, realizada no âmbito do ciclo de eventos do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática “Partilhas de Fim de Tarde” no dia 20 de fevereiro de 2019 no Museu Municipal de Loulé. https://apmnucleodoalgarve.weebly.com/Partilhas-de-fim-de-tarde.html. Associação de Professores de Matemática.
2018/09 - 2019/01. Curso / Disciplina lecionado. Métodos Quantitativos I. Gestão Hoteleira (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2019/01/10 - 2019/01/11. Participação em evento. Participação nos trabalhos do IdeaLab Algarve 2.0 - encontro de Pilotos co-investigadores CREATOUR (atividade no âmbito do projeto creatour.pt). Encontro. IdeaLab Algarve 2.0 - encontro de Pilotos co-investigadores CREATOUR . Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações.
2017/09 - 2018/12. Organização de evento. Membro da comissão organizadora e da comissão de programa do Algarmat 2018: Rotas de Crescimento - Encontro Regional de Professores de Matemática, realizado dias 7 e 8 de setembro na Escola Básica D. Manuel I em Tavira
https://apmnucleodoalgarve.weebly.com/algarmat2018__organizar.html (2018). Associação de Professores de Matemática.
2018/10 - 2018/12. Organização de evento. Ação de Formação de Curta Duração com a duração total de 3h “Desenvolver competências através de tarefas desafiadoras com recurso ao GeoGebra”, acreditada para professores dos grupos de recrutamento 500 Pelo Centro de Formação do Litoral à Serra, realizada no âmbito do ciclo de eventos do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática “Partilhas de Fim de Tarde” no dia 28 de novembro de 2018 na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. https://apmnucleodoalgarve.weebly.com/Partilhas-de-fim-de-tarde.html (2018). Associação de Professores de Matemática.
2018/10 - 2018/12. Organização de evento. Ação de Formação de Curta Duração com a duração total de 3h “Desenvolver competências através de tarefas desafiadoras com recurso ao GeoGebra”, acreditada para professores dos grupos de recrutamento 230 pelo Centro de Formação do Litoral à Serra, realizada no âmbito do ciclo de eventos do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática “Partilhas de Fim de Tarde” no dia 7 de novembro de 2018 na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. https://apmnucleodoalgarve.weebly.com/Partilhas-de-fim-de-tarde.html (2018). Associação de Professores de Matemática.
2018/11 - 2018/12. Organização de evento. Ação de Formação de Curta Duração com a duração total de 3h “Ferramentas da Web 2.0 em Contextos de Flexibilidade Curricular”, acreditada para professores dos grupos de recrutamento 110, 110, 230 e 500 pelo Centro de Formação do Litoral à Serra, realizada no âmbito do ciclo de eventos do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática “Partilhas de Fim de Tarde” no dia 10 de dezembro de 2018 no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres em Quarteira. https://apmnucleodoalgarve.weebly.com/Partilhas-de-fim-de-tarde.html (2018). Associação de Professores de Matemática.
2018/11/14 - 2018/11/14. Participação em evento. formanda no Workshop "Qual o impacto de estratégias pedagógicas ativas” dinamizada pela Profª Ana Batista, realizada no dia 14 de novembro de 2018 na Universidade do Algarve com a duração total de 3 horas . Oficina (workshop). Qual o impacto de estratégias pedagógicas ativas. Universidade do Algarve.
2018/09/07 - 2018/09/08. Curso / Disciplina lecionado. Curso de 12 horas acreditado para professores dos grupos de recrutamento 230 e 500 "Encontro Regional de Professores de Matemática - Algarmat 2018: Rotas de crescimento" realizado na Escola Básica D. Manuel I de Tavira nos dias 7 e 8 de setembro de 2018, em Tavira. Registo de Acreditação CCPFC/ACC--100734/18. Algarmat 2018: Rotas de crescimento - Encontro Regional de Professores de Matemática (Outros). Associação de Professores de Matemática.
2018/09/08. Apresentação oral de trabalho. Percursos que contam https://apmnucleodoalgarve.weebly.com/algarmat2018__Programa.html . Algarmat 2018: Rotas de Crescimento - Encontro Regional de Professores de Matemática, 7 e 8 de setembro. Escola Básica D. Manuel I, Tavira (Tavira, Portugal).
2018/02 - 2018/07. Curso / Disciplina lecionado. Métodos Quantitativos II. Gestão Hoteleira (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2018/07/10. Apresentação oral de trabalho. O processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino superior: algumas reflexões http://www.enspm2018.ipb.pt/Programa__ENSPM__vFinal.pdf. ENSPM2018 Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática, de 9 a 11 julho 2018. Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal).
2018/07/09. Apresentação oral de trabalho. GLP-Tool: uma ferramenta gráfica, dinâmica e interativa para introdução à Programação Linear http://www.enspm2018.ipb.pt/Programa__ENSPM__vFinal.pdf
(atividade no âmbito do projeto Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior). ENSPM2018 Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática, 9 a 11 julho 2018. Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal).
2018/03 - 2018/06. Organização de evento. Ação de Formação de Curta Duração com a duração total de 3h “Articular na Matemática, do primeiro ciclo ao ensino secundário”, acreditada para professores dos grupos de recrutamento 110, 230 e 500 pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, realizada no âmbito do ciclo de eventos do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática “Partilhas de Fim de Tarde” no dia 25 de maio de 2018 na Escola Básica 2,3 do Rio Arade em Parchal-Lagoa. https://apmnucleodoalgarve.weebly.com/partilhas-de-fim-de-tarde (2018). Associação de Professores de Matemática.
2018/06/06. Apresentação oral de trabalho. Trails that count (atividade no âmbito do projeto creatour.pt). National IdeaLab 2.0 - encontro de Pilotos co-investigadores CREATOUR que Precedeu a Conferência International Emerging and Future Trends in Creative Tourism, 7 a 9 de junho de 2018. Universidade do Minho (Braga, Portugal).
2018/03 - 2018/05. Organização de evento. Ação de Formação de Curta Duração com a duração total de 3h “Matemática e Arte: Refletindo sobre Isometrias”, acreditada para professores dos grupos de recrutamento 110, 230 e 500 Pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, realizada no âmbito do ciclo de eventos do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática “Partilhas de Fim de Tarde” no dia 20 de abril de 2018 no Museu Municipal de Faro, em Faro htts://apmnucleodoalgarve.weebly.com/Partilhas-de-fim-de-tarde.html (2018). Associação de Professores de Matemática.
2018/04/06 - 2018/04/07. Participação em evento. Participação nos trabalhos do IdeaLab Algarve - encontro de Pilotos co-investigadores CREATOUR (atividade no âmbito do projeto creatour.pt). Encontro. IdeaLab Algarve - encontro de Pilotos co-investigadores CREATOUR. Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações.
2017/09 - 2018/01. Curso / Disciplina lecionado. Métodos Quantitativos I. Gestão Hoteleira (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2017/09 - 2017/12. Organização de evento. Ação de Formação de Curta Duração com a duração total de 3h “Identidade - padrões e sequências na evolução - a Matemática encontra a Biodanza”, acreditada para professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 230 e 500 pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, realizada no âmbito do ciclo de eventos do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática “Partilhas de Fim de Tarde” no dia 17 de novembro de 2017 na Associação Cultural Re-criativa República 14, em Olhão https://apmnucleodoalgarve.weebl (2017). Associação de Professores de Matemática.
2017/11/17 - 2017/11/17. Curso / Disciplina lecionado. Ação de Formação de Curta Duração com a duração total de 3h “Identidade - padrões e sequências na evolução - a Matemática encontra a Biodanza”, acreditada para professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 230 e 500 pelo Centro de Formação da Associação de Professores de Matemática, realizada no âmbito do ciclo de eventos do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática “Partilhas de Fim de Tarde” no dia 17 de novembro de 2017 na Associação Cultural Re-criativa República 14, em Olhão
. Associação de Professores de Matemática.
2017/11/08 - 2017/11/08. Curso / Disciplina lecionado. Workshop “GLP-Tool: uma ferramenta gráfica, dinâmica e interactiva para a introdução à Programação Linear”, dia 8 de novembro de 2017 no departamento de Física e Matemática do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, em Coimbra. (atividade no âmbito do Projeto de Investigação Divulgação de Software Educacional Dinâmico Para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior, financiado Pela Fundação Caloust Gulbenkian através do concurso Projetos Inovadores no Domínio Educativo - Desenvolvimento do Ensino Superior). Universidade de Coimbra Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra.
2017/10/17 - 2017/10/17. Curso / Disciplina lecionado. Workshop “GLP-Tool: uma ferramenta gráfica, dinâmica e interactiva para a introdução à Programação Linear” que decorreu dia 17 de outubro de 2017 na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, em Faro.
(atividade no âmbito do Projeto de investigação Divulgação de Software Educacional Dinâmico Para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior” financiado Pela Fundação Caloust Gulbenkian através do concurso “Projetos Inovadores no Domínio Educativo - Desenvolvimento do Ensino Superior”?
. Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2017/10/14. Apresentação oral de trabalho. “Programação Linear no Ensino Secundário: uma abordagem de aprendizagem ativa”. Seminários do Mestrado em Matemática para Professores, seminário realizado dia 14 de outubro de 2017. Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências e Tecnologia (Faro, Portugal).
2017/10/09 - 2017/10/09. Curso / Disciplina lecionado. Workshop “GLP-Tool: uma ferramenta gráfica, dinâmica e interactiva para a introdução à Programação Linear” que decorreu dia 9 de outubro de 2017 no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão em Lisboa.
(atividade no âmbito do Projeto de investigação Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior” financiado Pela Fundação Caloust Gulbenkian através do concurso “Projetos Inovadores no Domínio Educativo - Desenvolvimento do Ensino Superior”)
. Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão.
2017/09 - Presente. Membro de associação. Associação de Professores de Matemática. Membro da direção do Núcleo do Algarve.
2017/09 - Presente. Membro de comissão. Membro da direção do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática. Vogal. Associação de Professores de Matemática.
2017/02 - 2017/07. Curso / Disciplina lecionado. Probabilidades, Estatística e Processos Estocásticos. Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2017/07/13 - 2017/07/14. Participação em evento. formanda no workshop “Active Learning -- metodologias ativas em sala de aula” com a duração total de 3 horas, dinamizado por Sofia Sá do Núcleo de Desenvolvimento Académico Académico -- GATu do Instituto Superior Técnico no CNaPPES.17 - 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior realizado no Instituto Politécnico de Setúbal, dias 13 e 14 de Julho de 2017 -http://cnappes.org/cnappes--2017/programa/. Congresso. CNaPPES.17 - 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Instituto Politécnico de Setúbal.
2017/07/13. Apresentação oral de trabalho. GLP-Tool: uma ferramenta gráfica, dinâmica e interativa para introdução à programação linear http://cnappes.org/cnappes-2017/programa/
(atividade no âmbito do projeto Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior). CNaPPES.17 - 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 13 e 14 de Julho de 2017. Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal).
2017/07/10. Apresentação oral de trabalho. "GLP-Tool: uma ferramenta gráfica, dinâmica e interativa para introdução à programação linear” https://www.casadasciencias.org/4encontrointernacional/programa.php
(atividade no âmbito do projeto Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior). IV Encontro Internacional da Casa das Ciências - Educação Ciêntífica e Desenvolvimento Económico, dias 10, 11 e 12 de Julho de 2017. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2017/07/10. Apresentação oral de trabalho. Representação proporcional - como se modifica o divisor nos métodos dos divisores modificados https://www.casadasciencias.org/4encontrointernacional/programa.php. IV Encontro Internacional da Casa das Ciências - Educação Ciêntífica e Desenvolvimento Económico, 10, 11 e 12 de Julho de 2017. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2017/06/28. Apresentação oral de trabalho. GLP-Tool: uma ferramenta gráfica, dinâmica e interativa para introdução à programação linear http://apdio.pt/web/io2017/scientific—program
(atividade no âmbito do projeto Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior). IO 2017 XVIII Congresso da APDIO, 28 a 30 de Junho de 2017. Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Valença do Minho).
2017/06/12. Apresentação oral de trabalho. GLP-Tool: uma ferramenta gráfica, dinâmica e interativa para introdução à Programação Linear http://matuma.uma.pt/index.php/programa/
(atividade no âmbito do projeto Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior). II Workshop Matemática na UMa - A Matemática e as Outras Ciências, as Outras Ciências e a Matemática, 12 de junho de 2017. Centro de Desenvolvimento Académico da Universidade da Madeira (Funchal, Portugal).
2017/05/19 - 2017/05/19. Curso / Disciplina lecionado. Workshop “GLP-Tool: uma ferramenta gráfica, dinâmica e interactiva para a introdução à Programação Linear”, 19 de maio de 2017 no departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro UTAD em Vila Real.
(no âmbito do Projeto de investigação Divulgação de Software Educacional Dinâmico Para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior” financiado Pela Fundação Caloust Gulbenkian através do concurso “Projetos Inovadores no Domínio Educativo - Desenvolvimento do Ensino Superior). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Departamento de Matemática.
2017/05/12. Apresentação oral de trabalho. “GLP-Tool: a dynamic and interactive graphical tool for active learning in Linear Programing” https://cieo15.wixsite.com/interdiscip2017/program
(atividade no âmbito do projeto Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior). II International Congresso on Interdisciplinary in Social and Human Sciences, de 11 a 12 de maio de 2017 na Universidade do Algarve, Faro.. Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações na Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2017/05/12. Apresentação oral de trabalho. WOLFRAM||ALPHA: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM ATIVA EM CÁLCULO I
https://cieo15.wixsite.com/interdiscip2017/program
. II International Congresso on Interdisciplinary in Social and Human Sciences, de 11 a 12 de maio de 2017 na Universidade do Algarve, Faro.. Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações na Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2017/05/11. Apresentação oral de trabalho. “Is the D’’Hondt method the best method for electing members of an assembly?” https://cieo15.wixsite.com/interdiscip2017/program . II International Congresso on Interdisciplinary in Social and Human Sciences, de 11 a 12 de maio de 2017 na Universidade do Algarve, Faro.. Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações na Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2017/05/04 - 2017/05/04. Curso / Disciplina lecionado. Workshop “GLP-Tool: uma ferramenta gráfica, dinâmica e interactiva Para a introdução à Programação Linear”, realizado no dia 4 de maio de 2017 na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal ESCE/IPS, em Setúbal
(atividade no âmbito do Projeto de investigação Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior” financiado Pela Fundação Caloust Gulbenkian através do concurso “Projetos Inovadores no Domínio Educativo - Desenvolvimento do Ensino Superior”)
. Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais.
2017/03/10. Apresentação oral de trabalho. “GLP-Tool: uma ferramenta gráfica, dinâmica e interactiva para a introdução à Programação Linear” no âmbito dos Seminários de Matemática do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, realizado no dia 10 de Março de 2017.
(atividade no âmbito do projeto Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior). Seminários de Matemática do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2016/09 - 2017/01. Curso / Disciplina lecionado. Probabilidades e Estatística. Ciências Farmacêuticas (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2016/09 - 2017/01. Curso / Disciplina lecionado. Estatística. Biologia Marinha (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2016/09 - 2017/01. Curso / Disciplina lecionado. Modelos Matemáticos em Eleições e Partilha. Matemática para Professores (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2016/07/14. Apresentação oral de trabalho. Prática pedagógica em Cálculo I: análise da utilização do Wolfram||Alpha
http://cnappes.org/cnappes-2016/programa/. CNaPPES.16 - 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 14 e 15 de Julho de 2016. Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal).
2016/05/03 - 2016/07/12. Participação em evento. formanda no curso de formação com duração total de 20 horas “Introdución a las tecnologías para la Educación” dinamizado pela UPValenciaX, realizado de 3 de maio a 12 de julho de 2016 no portal edX https://www.edx.org/course/tecnologias-para-la-educacion. Outro. Introdución a las tecnologías para la Educación. Universitat de València.
2016/06/06 - 2016/07/10. Participação em evento. formanda no curso de formação com duração total de 20 horas “Introducing Project--Based Learning in your Classroom -- online course on the Teacher Academy” realizado de 6 de junho a 10 de julho de 2016 no portal School Education Gateway http://academy.schooleducationgateway.eu/en/web/developing--project-bas. Outro. Introducing Project--Based Learning in your Classroom -- online course on the Teacher Academy. School Education Gateway.
2014/09 - 2015/07. Curso / Disciplina lecionado. Estatística. Biologia Marinha (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2015/02 - 2015/07. Curso / Disciplina lecionado. Probabilidades e Estatística. Engenharia Elétrica e Eletrónica (Licenciatura). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2015/07/11 - 2015/07/15. Participação em evento. formanda na Summer School on Integer Programming, Lisboa, Portugal, Julho 11 - 15, 2005.. Oficina (workshop). Summer School on Integer Programming. Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências.
2015/07/03. Apresentação oral de trabalho. Prática pedagógica com o software educacional F-Tool em Cálculo I. CNaPPES.15 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Instituto Politécnico de Leiria (Leiria).
2014/01 - 2015/06. Organização de evento. Membro da comissão organizadora e da comissão de programa da ECCOMAS Thematic Conference SYMCOMP2015 – 2nd International Conference on Algebraic and Symbolic Computation, Faro, Portugal, 26 a 27 de Março , 2015. (2015). Universidade do Algarve.
2014/09 - 2015/01. Curso / Disciplina lecionado. Matemática Discreta. Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2014/09 - 2015/01. Curso / Disciplina lecionado. Probabilidades e Estatística. Bioquímica (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2013/12/02 - 2014/07. Orientação. Aprender a ver matematicamente: educar para a justiça social.Mestrado em Ensino de Matemática (Mestrado). Orientador de Alice Patrícia Lopes Faro e Santos.
2014/02 - 2014/07. Curso / Disciplina lecionado. Probabilidades e Estatística. Engenharia Elétrica e Eletrónica (Licenciatura). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2014/03/11. Apresentação oral de trabalho. GLP-Tool: An active learning technical tool for graphical linear programming (apresentação virtual). INTED2014 - 8th International Technology, Education and Development Conference. Universitat de València (Valência, Espanha).
2013/09 - 2014/01. Curso / Disciplina lecionado. Álgebra Linear. Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2013/09 - 2014/01. Curso / Disciplina lecionado. Matemática Discreta. Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2013/09 - 2014/01. Curso / Disciplina lecionado. Probabilidades e Estatística. Bioquímica (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2013. Júri de grau académico. Diferentes realidades para um único fim. Presidente do júri. Cláudia Isabel Flora Lopes (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2013/09/09. Apresentação oral de trabalho. “Two-variable Linear Programming: A Graphical Tool with Mathematica”. SYMCOMP2013 – 1st International Conference on Algebraic and Symbolic Computation. Instituto Superior Técnico (Lisboa, Portugal).
2013/02 - 2013/07. Curso / Disciplina lecionado. Estatística. Radiologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2013/06/15 - 2013/07/15. Curso / Disciplina lecionado. MÉTODOS DE APOIO À DECISÃO
Ação de formação de 25 horas para professores do grupo 500 acreditada pelo CCPFC registo nº CCPFC/ACC-7401713. CCPFC registo nº CCPFC/ACC-7401713 (Outros). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2013/07/03. Apresentação oral de trabalho. “Two-variable Linear Programming: A Graphical Tool” . EURO|INFORMS MMXIII – 26th European Conference on Operational Research. Università Sapienza (Roma, Itália).
2012/09 - 2013/01. Curso / Disciplina lecionado. Matemática Discreta. Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2012/09 - 2013/01. Curso / Disciplina lecionado. Probabilidades e Estatística. Ciências Farmacêuticas (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2011/10 - 2012/12. Orientação. Tanto para ensinar, outro tanto para aprender!.Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado). Orientador de Mónica Martins Pinto.
2011/10 - 2012/12. Orientação. De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada.Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado). Orientador de César Manuel Rodrigues Martins.
2012/01 - 2012/09. Organização de evento. Membro da comissão organizadora do ENSPM2012 – Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática 2012, Universidade do Algarve, Faro, Portugal, Julho 9 - 11, 2012. (2012). Universidade do Algarve.
2012/02 - 2012/07. Curso / Disciplina lecionado. Probabilidades e Estatística. Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2012/02 - 2012/07. Curso / Disciplina lecionado. Investigação Operacional. Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2012/07/10. Apresentação oral de trabalho. “Representação proporcional – um problema de otimização inteira”. ENSPM2012 – Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática 2012. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2012/07/10. Apresentação oral de trabalho. “Ensinando métodos de representação proporcional”. ENSPM2012 – Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática 2012. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2011/09 - 2012/01. Curso / Disciplina lecionado. Álgebra Linear e Geometria Analítica. Engenharia Civil (Licenciatura). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2010/09 - 2011/10. Curso / Disciplina lecionado. Álgebra Linear e Geometria Analítica. Engenharia Civil (Licenciatura). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2011/02 - 2011/07. Curso / Disciplina lecionado. Probabilidades e Estatística. Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2011/02 - 2011/07. Curso / Disciplina lecionado. Investigação Operacional. Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2011/06/05 - 2011/06/08. Arbitragem científica em conferência. IEEE CEC 2011 – IEEE Congress on Evolutionary Computation 2011. New Orleans, EUA.
2010/02 - 2010/07. Curso / Disciplina lecionado. Investigação Operacional. Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2010/07/18 - 2010/07/23. Arbitragem científica em conferência. IEEE WCCI 2010 – IEEE World Congress on Computation Inteligence 2010. Barcelona, Spain.
2010/03/10. Apresentação oral de trabalho. Matheurísticas: combinando Metaheurísticas com Métodos Exactos de Optimização Combinatória – Uma aplicação ao problema Job Shop Scheduling . Seminários em Investigação Operacional, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Caparica, Portugal, March 10th, 2010. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Caparica, Portugal).
2009/09 - 2010/01. Curso / Disciplina lecionado. Probabilidades e Estatística. Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2009/09/09. Apresentação oral de trabalho. “Optimised Search Heuristics combining Valid Inequalities and Tabu Search” . 14º congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional – IO 2009. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa (Caparica, Portugal).
2009/05/18 - 2009/05/21. Arbitragem científica em conferência. IEEE CEC 2009 – IEEE Congress on Evolutionary Computation 2009. Trondheim, Norway.
2008/10/09. Apresentação oral de trabalho. “Optimised Search Heuristic Combining Valid Inequalities and Tabu Search” . Hybrid Meta-heuristics - HM 2008, Málaga, Spain, October 8-9, 2008.. Universidad de Málaga (Málaga, Espanha).
2008/08/06. Apresentação oral de trabalho. “Solving the Job-Shop Scheduling Problem with an OSH Method Based on Local Search and Valid Inequalities”. POM Tokyo 2008, Tokyo, Japan, August 5 - 8, 2008. Gakushuin University (Tóquio, Japão).
2007/07/23. Apresentação oral de trabalho. “Local Search with Valid Inequalities applied to the Job-Shop Scheduling Problem”. Optimization 2007, Porto, Portugal, July 22 - 25, 2007. Faculdade de Economia, Universidade do Porto.
2007/06/28. Apresentação oral de trabalho. “Local Search Guided by Valid Inequalities – applied to Job-Shop Scheduling Problem”. MIC 2007 - Metaheuristics International Conference, Montreal, Canada, June 25 - 29, 2007. HEC Montréal (Montreal, Canadá).
2007/04/12. Apresentação oral de trabalho. “A GRASP and Branch-and-Bound Metaheuristic for the Job-Shop Scheduling. EvoCOP 2007 - Evolutionary Computation in Combinatorial Optimization, Valência, Spain, April 11 – 13, 2007. Universitat de València (Valência, Espanha).
2007/02/15. Apresentação oral de trabalho. “A Simple Optimized Search Heuristic for the Job-Shop Scheduling Problem. V Congreso Español sobre Metaheurísticas, Algoritmos Evolutivos y Bioinspirados MAEB2007, Puerto de La Cruz, Tenerife, Spain, February 14 – 16, 2007. Universidad de La Laguna (Puerto de La Cruz, Espanha).
2007/02/13. Apresentação oral de trabalho. Hybrids combining Local Search Heuristics with Exact Algorithms. V Congreso Español sobre Metaheurísticas, Algoritmos Evolutivos y Bioinspirados - MAEB2007, Puerto de La Cruz, Tenerife, Spain, February 14 – 16, 2007. Universidade de La Laguna (Puerto de La Cruz, Espanha).
2004/04/05. Apresentação oral de trabalho. New Benchmark instances for the QAP and experiemental analysis of algorithms. Evolutionary Computation in Combinatorial Optimization, 4th European Conference - EvoCOP 2004, Coimbra, Portugal, April 5 - 7, 2004.. Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2003/06/23 - 2003/06/27. Participação em evento. formanda na Advanced School and Workshop on Soft Computing and Complex Systems, Coimbra, Portugal, Junho 23 – 27, 2003. Oficina (workshop). Advanced School and Workshop on Soft Computing and Complex Systems. Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia.
2002/07/11. Apresentação oral de trabalho. A tabu search method with path relinking for the job shop scheduling problem. The sixteenth triennial conference of the International Federation of Operational Research Societies, hosted by the UK Operational Research Society - IFORS 2002, Edinburgh, July 8 – 12, 2002. University of Edinburgh (Edimburgo, Reino Unido).
1998/09 - 1998/12. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do IO98 - 8º congresso da APDIO (Associação Portuguesa de Investigação Operacional), Universidade do Algarve, Novembro 29 - Dezembro 2, 1998 (1998). Universidade do Algarve; Associação Portuguesa de Investigação Operacional.
1998/03/26. Apresentação oral de trabalho. Detecção de Corpos de Água em Imagens de Satélite LandSat. 4º Congresso da Água - A ÁGUA COMO RECURSO ESTRUTURANTE DO DESENVOLVIMENTO, FIL, Lisboa, 23 a 27 de Março , 1998. ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS RECURSOS HÍDRICOS (Lisboa, Portugal).
1995 - Presente. Membro de associação. APDIO - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Investigação Operacional.

Projetos

Projetos
2017/11 - 2020. creatour.pt, Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020 - COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve. Outra. Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais; Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades; Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território; Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território.
2017/01 - 2017/12. Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior, Projetos De Desenvolvimento Do Ensino Superior - Projetos Inovadores No Domínio Educativo. Investigador. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2005/09 - 2009/02/20. Meta-heurísticas dedicadas a problemas de sequenciamento. Bolseiro de Doutoramento. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2003 - 2004. Unification of Run-Time and Solution Quality Views of Optimiser Performance. Investigador. Universidade do Algarve; Technische Universität Darmstadt Institute IWAR.

Produções

Fernandes, Susana. 2020. "Kahoot, Gallery walk, Jigsaw puzzle - Aplicação em sala de aula". Em Inovação e Partilha Pedagógica na UAlg, editado por Neves de Jesus, Saúl, 167-170. Faro, Portugal: Universidade do Algarve Editora.
Fernandes, Susana. 2020. "Scaffolding trabalhos de grupo: da formação dos grupos ao produto final". Em Inovação e Partilha Pedagógica na UAlg, editado por Neves de Jesus, Saúl, 185-191. Faro, Portugal: Universidade do Algarve Editora.
Reis, Emanuel; Veiga-Pires, Cristina; Fernandes, Susana; Santos, Maria da Conceição; Cabeça, Sónia Moreira. 2020. "Percursos que contam: conhecer a cidade e aprender com a ciência". Em creatour: catalisando o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e em áreas rurais, editado por Duxbury, Nancy; Silva, Sílvia. Coimbra, Portugal: Coimbra University Press. https://doi.org/10.14195/978-989-26-2183-8
Fernandes, Susana. 2019. AlgarMat2019 Livro de Resumos . Editado por Ludovico, Olga; Fernandes, Susana; Santos, Maria da Conceição. Faro, Portugal: Associação de Professores de Matemática. https://apmnucleodoalgarve.weebly.com/algarmat2019_resumos.html
Fernandes, Susana; Santos, Maria da Conceição; Nobre, Sandra; Ludovico, Olga; Manhita, Jorge; Guerreiro, Carla; Beja, Nuno; et al. 2019. Famílias Exploradoras - Percursos que contam | Faro - Vila Adentro. Faro, Portugal.
Fernandes, Susana; Maria da Conceição Santos; Sandra Nobre; Olga Ludovico; Veiga-Pires, Cristina; Emanuel Reis; Ana Colaço; et al. 2019. Explorer Families - Trails that count | Faro Vila Adentro. Faro, Portugal: Centro Ciência Viva do Algarve. https://zenodo.org/record/4059474
Fernandes, Susana; Maria da Conceição Santos; Nobre, Sandra; Ludovico, Olga; Veiga-Pires, Cristina; Reis, Emanuel; Colaço, Ana; et al. 2019. Familias Exploradoras - Caminos que cuentan | Faro - Vila Adentro. Faro, Portugal: Centro CIência Viva do Algarve. https://zenodo.org/record/4059499
Fernandes, Susana; Santos, Maria da Conceição; Nobre, Sandra; Ludovico, Olga; Veiga-Pires, Cristina; Reis, Emanuel; Colaço, Ana; et al. 2019. Familles Exploratrices - Parcours qui comptent | Faro - Vila Adentro. Faro, Portugal: Centro Ciência Viva do Algarve. https://zenodo.org/record/4059522
Fernandes, Susana; José C. Pereira. 2018. "Providing an Active Learning Environment for Introducing Linear Programming". Em Advances in Operations Research Education, editado por Jeroen Beliën; Ana Paula Teixiera; Hans W. Ittmann; João Luís de Miranda; Marco Laumanns; Margarida Vaz Pato. Springer, Cham. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-74104-8_9
Fernandes, Susana. 2018. Resumos do Encontro Regional de Professores de Matemática - Algarmat 2018: Rotas de Crescimento. Editado por Ludovico, Olga; Fernandes, Susana; Santos, Maria da Conceição. Faro, Portugal. https://apmnucleodoalgarve.weebly.com/uploads/1/1/6/8/116860917/resumos__algarmat__2018.Pdf
Fernandes, Susana. 2018. sítio na internet do Núcleo do Algarve da Associação de Professores de Matemática . https://apmnucleodoalgarve.weebly.com/
Conceição, Ana C.; Fernandes, Susana. 2017. "Wolfram | Alpha: uma ferramenta de aprendizagem ativa em Cálculo I". Em Book of Proocedings II International Congress on Interdisciplinary in Social and Human Sciences, editado por Saul Neves de Jesus; Patrícia Pinto, 301-306. Faro, Portugal: CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics University of Algarve. https://doi.org/10.1007/978-3-319-74104-8_9
Conceição, Ana C.; Fernandes, Susana (D01D-3465-0F0B). 2015. "Prática pedagógica com o software educacional F-Tool em Cálculo I". Em CNaPPES 2015 - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Leiria 3 de julho de 2015, editado por Fernando Remião; José Fernando Oliveira; Luís Castro; Maria Amélia Ferreira; Patrícia Rosado Pinto; Rita Cadima, 99-104.
Fernandes, Susana; Conceição, Ana C.. 2014. "Precalculus and the education of pre-service teachers of Mathematics Worrying results of a diagnostic test | Pré-cálculo e a formação inicial de professores de Matemática: Resultados preocupantes de um teste diagnóstico". Revista Lusofona de Educacao, (25): 135-155. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84898772309&partnerID=MN8TOARS
Fernandes, Susana; Pereira, Jose C.. 2014. "GLP-TOOL: AN ACTIVE LEARNING TECHNICAL TOOL FOR GRAPHICAL LINEAR PROGRAMMING". Em INTED2014 - 8th International Technology, Education and Development Conference Valencia, Spain. 10-12 March, 2014, book of proceedings, editado por Chova, LG; Martinez, AL; Torres, IC, 1143-1152. IATED. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000366835101028&KeyUID=WOS:000366835101028
Fernandes, Susana; Pinto, Mónica Martins. 2014. "Afinal o que são e como se calculam os quartis?". Gazeta de Matemática, 174: 34-40. http://hdl.handle.net/10400.1/2963
Fernandes, Susana; Pinto, Mónica Martins. 2013. "O problema de Monty Hall e as probabilidades condicionadas". Educação e Matemática, 122: 24-28. http://hdl.handle.net/10400.1/2960
Pereira, José C.; Fernandes, Susana (D01D-3465-0F0B). 2013. "Two-variable linear programming: a graphical tool with mathematica". Em 1st International Conference on Algebraic and Symbolic Computation PROCEEDINGS, editado por J. I. Barbosa; J. A. Rodrigues, 159-173.
Fernandes, Susana; Pereira, José C.. 2013. GLP-Tool. Ferramenta gráfica, dinâmica e interativa para introdução à programação linear, desenvolvida com o Wolfram Mathematica. https://www.researchgate.net/publication/299559103_GLP-Tool_cdf_file
Fernandes, Susana. 2012. "Ensinando métodos de representação proporcional - O método de Hamilton e os paradoxos". Em Actas do ENSPM2012 - Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática, editado por Paula Reis, 49-52.
Fernandes, Susana. 2012. "Representação proporcional - métodos dos divisores". Educação e Matemática, 118: 35-42. http://hdl.handle.net/10400.1/1821
Fernandes, Susana. 2012. "Representação proporcional: um problema de otimização inteira". Em Actas do ENSPM12 - Encontro Nacional da SPM, Faro, 9,10 e 11 de Julho 2012, editado por Ana Luísa Custódio, 157-160.
Fernandes, Susana. 2009. "Optimised search heuristics: combining metaheuristics and exact methods to solve scheduling problems". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/1154
Fernandes, S.; Lourenço, H.R.. 2008. "A simple optimised search heuristic for the job shop scheduling problem". Em Recent Advances in Evolutionary Computation for Combinatorial Optimization, editado por C. Cotta, 203-218. Springerª ed. Vol. 153. Springer Berlin Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-540-70807-0_13
Fernandes, Susana; Lourenço, H.R.. 2008. "Optimised search heuristic combining valid inequalities and tabu search". Em Hybrid Metaheuristics, 5th International Workshop, HM 2008, editado por Blum, C.; Cotta, C.; Fernández Leiva, A.J.; Gallardo Ruiz, J.E.; Roli, A.; Sampels, M., 87-101. Vol. 5296 LNCS. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-540-88439-2-7
Fernandes, S.; Lourenço, H.R.. 2007. "A GRASP and branch-and-bound metaheuristic for the job-shop scheduling". Em Evolutionary Computation in Combinatorial Optimization, 7th European Conference, EvoCOP 2007, editado por C. Cotta; J. Van Hemert, 60-71. Vol. 4446 LNCS. Springer. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-38049031676&partnerID=MN8TOARS
Fernandes, Susana. 2007. "A Simple Optimized Search Heuristic for the Job-Shop Scheduling Problem". Em Libro de Actas del V Congreso Español sobre Metaheurísticas, Algoritmos Evolutivos y Bioinspirados MAEB2007, editado por J. M. M. Vega.
Fernandes, Susana. 2007. "Hybrids combining Local Search Heuristics with Exact Algorithms". Em Actas del V Congreso Español sobre Metaheurísticas, Algoritmos Evolutivos y Bioinspirados, MAEB07, editado por J. M. M. Vega; B. M. Batista.
Stützle, T.; Fernandes, Susana (D01D-3465-0F0B). 2004. "New benchmark instances for the QAP and the experimental analysis of algorithms". Em Evolutionary Computation in Combinatorial Optimization, 4th European Conference, EvoCOP 2004, editado por J. Gottlieb; G. R. Raidl, 199-209. Vol. 3004 LNCS. Berlim, Alemanha: Springer. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-33749581467&partnerID=MN8TOARS
Fernandes, Susana. 2003. "Técnicas heurísticas para o problema Job Shop Scheduling". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/1108
Palmeirim, José Carlos; Fernandes, Susana. 1998. "Detecção de corpos de água em imagens de satélite landsat 5TM". Em Actas do 4º Congresso da Água – A água como recurso estruturante do desenvolvimento.
 

Contacto