Cavalo marinho de Bordalo II já habita o Campus de Gambelas da UAlg

A Universidade do Algarve passa a ter no Campus de Gambelas uma peça escultórica do Artista Bordalo II, que reinterpreta o icónico cavalo-marinho, um ex-líbris da Ria Formosa, podendo ser observada por quem visita a Academia algarvia.

A peça, que foi inaugurada no dia 9 de abril, inclui-se na série “Neutral”, onde o artista utiliza materiais descartados como matéria-prima, numa base de madeira texturada reaproveitada. À assemblage são acrescentadas camadas de tinta, algumas esfumadas, pinceladas, escorrimentos e salpicos até conseguir a expressividade do animal representado e as suas cores naturais. O objetivo é, como habitualmente na obra do artista, gerar representações dos animais quase de forma a camuflar o que os destrói e criar uma imagem mais realista.

A juntar-se a esta obra, foi também inaugurado o cavalo-marinho da Câmara Municipal de Faro, construído no depósito de água do Parque de Campismo da Praia de Faro, incluído na série “Big Trash Animals”, que visa chamar a atenção para a poluição através de obras criadas a partir de lixo recolhido nas ruas. Estas duas peças em grande escala, que resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Faro e a Universidade do Algarve, pretendem consciencializar para a importância de preservar uma espécie marinha cujo habitat está muito ameaçado.

Segundo Jorge Palma, investigador responsável pelo projeto HIPPOSAVE, “a maior comunidade de cavalos-marinhos da Europa vive na Ria Formosa”. O HIPPOSAVE constitui um plano de ação para a sua recuperação e conservação, com base em investigação desenvolvida pelo Grupo de Hidroecologia e Biologia Pesqueira do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve. Pretende-se avaliar o estado atual das populações de cavalos marinhos, criar zonas de santuário e zonas de proteção, implementar estruturas artificiais como medida de enriquecimento dos habitats degradados e ainda produzir cavalos marinhos em cativeiro para repovoamento em áreas protegidas.  Estes animais marinhos estão sujeitos a várias ameaças, desde a apanha ilegal para exportação no mercado asiático, pesca acidental, alterações climáticas e degradação do habitat. Estes fatores têm contribuído para que a população de cavalos-marinhos tenha diminuído drasticamente, daí a necessidade de consciencializar para a importância de preservar a espécie.

Além da importância da investigação desenvolvida na UAlg no âmbito do HIPPOSAVE, para o reitor Paulo Águas “não basta só investigar, temos de saber comunicar e é através destas ações que conseguimos sensibilizar o público em geral, incluindo os nossos estudantes”.

Artur Bordalo, nome artístico Bordalo II, nasceu em 1987 e viu no seu avô, o pintor Real Bordalo, a sua grande fonte de inspiração para se transformar também ele em artista plástico ou “artivista” como se define. Cria e recria a partir do nosso lixo. Os dois cavalos-marinhos, que agora podem ser observados em Faro, são a sua mais recente criação.

RTP1 - Portugal em Direto, 09-04-2021