Cerimónia Comemorativa do Dia da Universidade

Transmissão em direto aqui

Share
 

A sessão solene do 40º aniversário da Universidade do Algarve realizar-se-á no Grande Auditório do Campus de Gambelas, no dia 11 de dezembro, às 17h00. A cerimónia será transmitida via streaming em https://www.youtube.com/watch?v=i9Az_rDONYw

Um dos pontos altos da cerimónia será a entrega do Prémio Manuel Gomes Guerreiro, que conta com a o apoio dos Municípios de Faro e Loulé, atribuído a Paulo Henrique Faria Nunes, académico brasileiro, pela obra “A Institucionalização da Pan-Amazônia”. Além do premiado, também Lídia Jorge, membro do júri, fará uma intervenção.  

A cerimónia contará ainda com as intervenções de Vítor Neto, presidente do Conselho Geral da UAlg, Cândida Barroso, em representação dos funcionários não docentes, Pedro Ornelas, presidente da Associação Académica, Eduardo Esteves, em representação dos docentes, terminando com a intervenção de Paulo Águas, reitor da UAlg.

Durante a cerimónia serão ainda entregues as medalhas da Universidade aos funcionários que completam 25 anos de serviço, os diplomas aos novos doutores e, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, será também atribuído o “Prémio Universidade do Algarve” aos diplomados com mérito no ano letivo de 2017/2018.

Consultar programa da cerimónia aqui.

PROGRAMA

17h00 Hall do Grande Auditório

Receção aos convidados

17h30 Grande Auditório

Cortejo Académico

Discurso do Presidente do Conselho GeralVítor Neto

IntervençõesCândida Barroso, FuncionáriaPedro Ornelas, Presidente da Associação AcadémicaEduardo Esteves, Docente

Entrega da Medalha da Universidade aos funcionários que completam 25 anos de serviço na Instituição

Entrega do Prémio Universidade do Algarve aos diplomados com mérito no ano letivo de 2017/2018 ​​​​​​​Com o apoio da Caixa Geral de Depósitos

Entrega dos diplomas aos novos doutores

Entrega do Prémio Manuel Gomes Guerreiro  Com o apoio dos Municípios de Faro e Loulé

Intervenção de Lídia Jorge, membro do júri Intervenção de Paulo Henrique Faria Nunes, premiado

Discurso do Magnífico ReitorPaulo Águas

Cortejo Académico​​​​​​​

Sobre o Prémio Manuel Gomes Guerreiro

Destina-se a galardoar uma obra publicada, livro ou tese de doutoramento, que contribua para o desenvolvimento científico numa das áreas de conhecimento da Universidade do Algarve.

Este prémio de caráter anual, organizado pela Universidade do Algarve, com o patrocínio da Câmara Municipal de Faro e da Câmara Municipal de Loulé, tem um valor pecuniário de 10 mil euros e pretende premiar o melhor trabalho numa das seguintes áreas: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.  Manuel Gomes Guerreiro foi o primeiro Reitor da UAlg e uma das mais destacadas figuras do Algarve do século XX, não só como cidadão, mas também como cientista.

​​​​​​​Sobre o premiado

Paulo Henrique Faria Nunes é bacharel em direito (Universidade Federal de Goiás - UFG), especialista em relações internacionais (Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás), mestre em geografia (UFG) e doutor em Ciências Políticas e Sociais (área de relações internacionais) na Universidade de Liège (Bélgica).

Ingressou no quadro da PUC Goiás, em 2004, onde atualmente ministra aulas nos cursos de graduação em Direito e Relações Internacionais e participa de grupos de pesquisa da PUC Goiás.

No trabalho premiado, «A Institucionalização da Pan-Amazônia», o autor analisa os principais fatores que favorecem e dificultam o desenvolvimento de uma diplomacia pan-amazônica, tendo em vista que a floresta tropical representa, simultaneamente, um trunfo e um motivo de preocupação. A argumentação é desenvolvida em função dos elementos históricos, económicos, geopolíticos e jurídicos.

Relacionadas