Consórcio Horizontes SHEs reuniu-se na Roménia

O Consórcio Horizontes Sustentáveis nas Instituições de Ensino Europeias (SHEs), coordenado pela Universidade do Algarve, reuniu-se no 24 de maio, no âmbito da Semana Internacional e da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realizou na Universidade de Ciências da Vida "King Mihai I", em Timisoara, Roménia.

Os parceiros do consórcio SHEs e as universidades associadas puderam partilhar um espaço comum para discutir as principais conclusões do projeto e aprovaram as próximas atividades para a disseminação do conhecimento sobre sustentabilidade nas universidades associadas e roteiros de ciência aberta.

Durante esta reunião, foi dada uma visão geral do projeto, no que diz respeito a questões técnicas, comunicacionais, financeiras e de gestão.

A metodologia pioneira de medição do desempenho sustentável dos campi universitários continua em curso, de acordo com a experiência de todos os representantes das universidades SHEs.

Foi elaborado um roteiro geral de ciência aberta para a divulgação e adaptação dos conhecimentos relacionados com a sustentabilidade a um público-alvo académico e não académico. Além disso, foi apresentada uma perspetiva geral das plataformas de ciência aberta de cada universidade SHEs.

Além disso, os conteúdos e as funcionalidades da plataforma de Empregabilidade e Empreendedorismo foram discutidos durante esta reunião para garantir um futuro profissional sustentável aos jovens talentos.

Por fim, a organização de eventos locais e internacionais e a participação em feiras internacionais de estudantes serão meios para difundir os conhecimentos sobre sustentabilidade do projecto SHEs durante este ano.

Este projeto é apoiado pelo Horizon Europe (HORIZON) 101071300 - Sustainable Horizons - European Universities designing the horizons of sustainability (SHEs) e visa intensificar a cooperação a longo prazo e difundir a excelência através da partilha de conhecimentos e experiências em diferentes áreas de investigação científica (das ciências técnicas, sociais e económicas, às ciências ambientais, hidrologia e oceanografia), tendo a sustentabilidade como eixo principal do consórcio.

Coordenado pela Universidade do Algarve (Portugal), o projeto conta com um total de seis parceiros: Finlândia (Universidade de Ciências Aplicadas - LAB), Alemanha (Universidade e Sociedade de Ludwigshafen - LUBS), Espanha (Universidade de Huelva), República Checa (Universidade de Thomas Bata e Banat - UTB) e Roménia (Universidade de Timisoara - UVST).

Utilizando a proximidade geográfica, os laços históricos, culturais e linguísticos, este consórcio já tem até 21 parceiros associados fora da Europa (África, Ásia e América Latina), criando parcerias de investigação para ligar a sustentabilidade a nível global.

SHEs - 1

SHEs - 2