Apresentação
Esta pós-graduação pretende fornecer novas competências aos enfermeiros que ambicionam participar na gestão dos serviços de saúde, nomeadamente os que pretendam aceder à categoria de enfermeiro gestor, dotando-os de conhecimentos, habilidades e atitudes que o capacitem para o planeamento estratégico; a análise e a adoção de estratégias de liderança promotoras do desenvolvimento organizacional; e o recurso a ferramentas ancoradas em análises qualitativas e quantitativas, a utilizar no controlo nos processos de gestão.


De acordo com o Regulamento nº 76/2018 da Ordem dos Enfermeiros, o enfermeiro gestor detém conhecimento e pensamento sistematizado no domínio específico da gestão, assumindo um contributo de relevo na qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem, e, inerentemente, na concretização dos objetivos e missão das organizações de saúde. O desenvolvimento dessas competências acrescidas pressupõe formação que promova o conhecimento e o domínio de técnicas inovadoras associadas à comunicação e à utilização de tecnologias de informação por forma a garantir o acompanhamento das mudanças crescentes que ocorrem na área da saúde e da gestão, assim como o investimento em gestão do desempenho, planeamento estratégico, negociação, gestão de recursos humanos e melhoria da qualidade. Neste curso pretende-se explorar essa combinação de competências, facilitadora de modelos de gestão orientados para o cliente, assentes no compromisso organizacional e na orientação para os resultados

Este curso está acreditado pela Ordem dos Enfermeiros, permitindo por isso a atribuição de Competência Acrescida, Diferenciada e Avançada em Gestão.

Objetivos

  • Desenvolver no enfermeiro competências de Gestão em Enfermagem, para uma prática profissional, ética e legal
  • Compreender a importância da gestão organizacional e as potencialidades da participação dos enfermeiros nesse processo
  • Nortear o exercício de gestão através de normas legais, princípios éticos e considerações deontológicas
  • Utilizar técnicas e instrumentos de gestão eficazes no planeamento, organização, direção e controlo
  • Aplicar modelos de gestão facilitadores do desenvolvimento organizacional e promotores da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem
  • Adotar estratégias de liderança que promovam a mudança e acrescentem valor à profissão e organização

Selo Atividade Acreditada

 


Este Curso está acreditado pela Ordem dos Enfermeiros permitindo por isso a atribuição de Competência Acrescida, Diferenciada e Avançada em Gestão.

Funcionamento

O curso é lecionado em regime b-learning (compontente teórica funciona em aulas presenciais e síncronas por plataforma ZOOM).

Horário: Quartas, quintas e sextas-feiras entre as 17h30 e as 21h30, e dois sábados (a determinar), entre as 9h00 e as 13h00 e das 14h00 e as 16h00.

 

Logotipos PRR

 

Este curso, que integra o projeto “UAlg+Skills4All”, realiza-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mais informação aqui.

Propinas e taxas 2024/2025

Candidatos nacionais: 1050 Euros

Candidatos internacionais*: 1750 Euros

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 150 Euros

Número de Bolsas: 2 (mais informação sobre Bolsas e Incentivos aqui)

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas são efetuadas através de formulário online, que é disponibilizado no separador "Candidaturas".