Apresentação
A Pós-Graduação em Narrativas Visuais: Ilustração, Banda Desenhada e Character Design tem como objetivo formar autores, artistas e profissionais técnicos que dominem as várias ferramentas de construção das mais diversas narrativas visuais e gráficas, com particular destaque para as áreas específicas da banda desenhada, ilustração narrativa e desenvolvimento de personagens e ambientes narrativos.


Dotar os formandos com competências para a criação de ficções narrativas, seja de género seja autoral, para a infância ou fins institucionais, incluindo trabalhos de reportagem, autobiografia, ensaio ou experimentalismo formal, a abordagens complementares de apoio ao cinema, animação, jogos mobile e de consola, RPGs, sob modos impressos ou digitais, entre outras áreas profissionais.

O storytelling visual, nestas três áreas específicas, agrega domínios conceptuais, criativos, artísticos, de design, assim como técnicos, de produção e de comunicação. Interdisciplinar e intertextual logo à partida, o curso dividir-se-á em três percursos simultâneos, integrados e de influência recíproca: uma abordagem contextualizadora, histórica e teórica destas áreas, que faça compreender a longa tradição no fabrico de imagens narrativas assim como o enquadramento contemporâneo; uma aprendizagem oficinal, prática e metódica em torno das materialidades e processos de trabalho destas áreas; e, corolário do percurso, o desenvolvimento imediato de um projecto pessoal que permita ao formando a execução de materiais profissionalizantes, com vista à publicação, exposição e profissionalização. 

Objetivos

  • Formular, enunciar e expressar textos de banda desenhada, ilustração, character design, e narrativas visuais de forma eficaz, consistente, culturalmente informada e adaptada aos fins propostos.

Competências a desenvolver

1. Distinguir as múltiplas valências das linguagens da banda desenhada, ilustração, character design, e narrativas visuais, tendo em conta:

  • géneros, públicos-alvo, contextos editoriais, formatos, projeto de comunicação
  • contextos culturais, políticos e económicos
  • potencialidades artísticas e estéticas dos meios

2. Desenvolver textos de banda desenhada, ilustração, character design, e narrativas visuais, envolvendo:

  • seleção de estilos, metodologias de trabalho e abordagens narrativas
  • domínio das várias técnicas de desenho, finalização, edição e design
  • modos de interação com os mercados editoriais, nacional e internacional, e comunicação com o público
  • capacidade de apresentação e comunicação de projetos pessoais em contextos editoriais, expositivos e de integração profissional

3. Refletir sobre a produção e criação, de modo alerto para:

  • capacidade de autoavaliação das criações próprias
  • envolvimento com discursos críticos e analíticos das disciplinas artísticas
  • construção e aplicação dos saberes de forma a que possam ser devolvidos à comunidade alargada

Funcionamento

O curso funcionará em regime regime misto, maioritariamente em horário pós-laboral, com alguns módulos que poderão acontecer em horário laboral.

 

Logotipos PRR

 

Propinas e taxas 2024/2025

Candidatos nacionais: 1100 Euros

Candidatos internacionais*: 2200 Euros

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 150 Euros

Número de Bolsas: 2 (mais informação sobre Bolsas e Incentivos aqui)

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.
 

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"