Curso Livre de Escola de Campo Interdisciplinar em Evolução Humana do Parque Nacional da Gorongosa

Formação Livre
Diurno
Presencial
Idioma de Lecionação
Português e Inglês
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Área Temática
Ciências Sociais e da Educação
 
Apresentação
A Escola de Campo Interdisciplinar em Evolução Humana do Parque Nacional da Gorongosa oferece aos alunos uma oportunidade única de aprender sobre primatologia, paleoantropologia, arqueologia e disciplinas relacionadas, enquanto desenvolvem investigação num dos ecossistemas mais ricos de África, o Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique.


A escola de campo combina ensino intensivo em sala de aula com formação prática em laboratório, observações de campo sobre ecologia e comportamento social de primatas, pesquisas paleontológicas e escavações arqueológicas e paleontológicas.

Os alunos trabalham em estreita colaboração com investigadores que estudam o comportamento, a genética e a ecologia dos babuínos. Descobriram-se recentemente sítios paleontológicos e arqueológicos no Parque Nacional da Gorongosa que os investigadores estão a escavar e analisar. Isso dá aos alunos a oportunidade única de fazer parte dos processos de descoberta, documentação e análise científica e de aprender em primeira mão como os paleoantropólogos e arqueólogos trabalham na área.

Assim, os alunos participam na documentação e análise de coleções faunísticas de vertebrados modernos em diferentes ambientes do parque com o objetivo de compreender o comportamento e os processos de fossilização de espécies no passado. Este ambiente é, pois, único no mundo, tornando possível a formação de alunos em ambiente de investigação internacional, com contexto teórico e prático na área da evolução humana.

Funcionamento

O curso irá decorrer 22 de julho até 4 de agosto de 2024, com sessões diárias, sendo que o curso funciona no Parque Nacional da Gorongosa.

As viagens são da responsabilidade de cada aluno, podendo haver bolsas no caso de alunos moçambicanos. O curso livre pode ser cancelado devido a questões de força maior.

A infraestrutura local é fornecida pela Parque Nacional da Gorongosa, nomeadamente o alojamento e estadia, bem como transporte interno, laboratórios e uso de equipamentos.

Propinas e taxas 2023/2024

 

Taxa de Candidatura: 10€

Taxa de Inscrição e seguro escolar: 10€

 

As candidaturas são efetuadas através de formulário online, que é disponibilizado no separador "Candidaturas".