Desenvolver destinos de turismo criativo

Pode o Turismo criativo contribuir para o desenvolvimento sustentado das pequenas cidades e áreas rurais do País? Para dar resposta a esta questão, o projeto CREATOUR - Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais.

Indústria, inovação e infraestruturasTrabalho digno e crescimento económicoReduzir as desigualdadesCidades e comunidades sustentáveisProteger a Vida TerrestreParcerias para a Implementação dos Objetivos

Pode o Turismo criativo contribuir para o desenvolvimento sustentado das pequenas cidades e áreas rurais do País? Para dar resposta a esta questão, o projeto CREATOUR - Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais, coordenado a nível regional por Alexandra Rodrigues Gonçalves, investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs) da Universidade do Algarve, apoia organizações culturais e criativas na implementação de ofertas de turismo criativo, num total de 40 experiências distribuídas por quatro regiões, numa resposta integrada e em rede.

Dois terços da população mundial viverá nas cidades em 2050. Tal concentração estende-se ao Turismo, com os viajantes a optarem por cidades e zonas costeiras, o que terá impactos económicos, sociais e ambientais.

Na opinião de Alexandra Rodrigues, “com o turismo criativo e a oferta de experiências alternativas, espera-se atenuar a sazonalidade e promover a revitalização das economias locais, uma vez que os novos viajantes revelam um perfil que se antevê uma tendência de futuro, procurando aprendizagem, interação com a comunidade local e oportunidade para cocriar.

Segundo a investigadora, “através das entidades parceiras, são proporcionadas experiências de Turismo que partem dos ofícios tradicionais, da gastronomia local, da história e do património para criar experiências únicas e memoráveis, onde o turista interage com a comunidade local”. A ideia deste projeto é diversificar a oferta turística, valorizar as tradições e a cultura local, e criar a rede nacional de Turismo criativo”.

Ao introduzir a utilização de novas tecnologias, o CREATOUR pretende proporcionar experiências criativas contemporâneas que ligam o passado ao presente e ao futuro.

O projeto CREATOUR é financiado pela FCT e pelo FEDER, através do Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do COMPETE 2020 e do POR Lisboa e do POR Algarve.

O projeto promove atividades de turismo criativo interativas e à escala humana, construídas com base em tradições culturais locais, aptidões, conhecimentos e práticas artísticas emergentes, ambicionando contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais em todo o País.

Creatour é um projeto nacional de três anos (2016-2020), liderado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, cujo objetivo é desenvolver uma abordagem integrada e pilotar uma agenda de investigação centradas no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais em Portugal, combinando uma investigação multidisciplinar com o desenvolvimento de uma rede de projetos-piloto de turismo criativo.

Este turismo pode dar importantes contributos para reduzir as desigualdades económicas e sociais promovidas pelo turismo de massas e tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis.

O CREATOUR aposta na inovação a partir dos recursos do território e do trabalho em rede para promover o crescimento económico e padrões de consumo sustentáveis (Objetivos 8, 9, 10, 11, 15 e 17).

Alexandra Gonçalves

Alexandra Rodrigues Gonçalves é Licenciada em Marketing, Pós-Graduada em Direito do Património Cultural, Mestre em Gestão do Património Cultural, Doutorada em Turismo e investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs)