Divulgados vencedores do Concurso de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo"

O Programa para uma Sociedade Longeva - PSL acaba de divulgar os resultados do Concurso de Fotografia “Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma”.

Na sequência do concurso foram premiados os seguintes participantes:

Nº da fotografia Autor Classificação
8 Ricardo Manuel Saragaço dos Santos 1º lugar
50 Eliana Ruela Lopes 2º lugar
31 Isa Mestre 3º lugar
15 Bruno Miguel Gonçalves Martins 4º lugar (menção honrosa)
57 Grethel Ceballos 5º lugar
29 Hugo Martins Oliveira 6º lugar
61 André Trindade Registo 7º lugar
24 Andreia Filipa dos Santos Barros 8º lugar
42 Élia Alexandra Brito Martins Correia 9º lugar
51 Renato Bettencourt da Silva 10º lugar

Os prémios serão entregues em cerimónia pública, no próximo dia 18 de março, pelas 17h30, no âmbito do Encontro Regional de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Ativo e Saudável

As 10 melhores fotografias integrarão a exposição de fotografia "Envelhecimento Saudável e Ativo para a Longevidade e Vida Autónoma", que inaugurará na mesma data, pelas 09h00, na Universidade do Algarve, seguindo para a Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, para a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo e, por último, para a CCDR Algarve.

O júri do concurso foi composto por 5 elementos de reconhecida idoneidade:

joaoribeiro2

João Ribeiro

João Ribeiro, fotógrafo profissional, curador e professor de fotografia. Com 19 anos ingressa na vida militar na força aérea e até 2005 fotografa aviões e exercícios militares, expondo os seus trabalhos em 2004 aquando do centenário do campo de tiro de Alcochete.

Em 2012 por sua iniciativa fundou o Núcleo de Amigos Fotógrafos do Algarve que ao completar um ano de vida se constituiu Associação sem fins lucrativos, servindo para divulgar a fotografia não só no Algarve como por todo o país. Durante o ano de 2013 ingressa no curso de formadores e adquire o CCP, começando assim a dar formações na área da fotografia e edição de imagem.

Em 2015 Inicia uma especialização em Fotografia Digital pela Universidade de Oxford e outra em Estética Fotográfica pelo MoMA (Museu Arte Moderna) de Nova York. Exerce funções de curador certificado desde 2012 tendo efetuados dezenas de exposições coletivas e de autor.

Coorganizador e Artista participante na Feira Transfronteiriça de Arte Contemporânea – Gibraleon 2020 e Tavira 2021. Enquanto artista fotográfico tem participado em diversas exposições e representado Portugal em exposições internacionais como o HAMASAT Arábia Saudita em 2014, 2015 e 2016.

ludovico

Ludovico Silva

É natural de Faro, a sua primeira formação começou com um curso Técnico Profissional de Fotografia e Vídeo na Secundária Tomás Cabreira em Faro.

Trabalhou algum tempo como fotógrafo de moda, mais tarde licenciou-se em Design de Comunicação pela Universidade do Algarve, trabalhou em algumas agências nacionais, Pantapoien (Faro), Tinta Invisível (Lisboa), Neoris (Lisboa), Efígie (Portimão) e Teaser (Loulé).

Atualmente trabalha como designer e fotógrafo no Gabinete de Comunicação da Universidade do Algarve.

nidiabraz

Nídia Braz

Nasceu em Faro em 1958. É bióloga e docente na Universidade do Algarve.

Dedicou-se à investigação sobre qualidade do pescado e do seu processamento. Mais tarde orientou-se para a Dieta Mediterrânica enquanto padrão alimentar saudável e sustentável e para a investigação sobre envelhecimento saudável e ativo.

Na UAlg leciona atualmente Toxicologia Alimentar, Tecnologia Alimentar, Culinária Aplicada e Bromatologia (Licenciatura em Dietética e Nutrição), Atividade Física e Alimentação Saudável (Mestrado em Gerontologia Social) e Riscos Químicos e Biológicos (Mestrado em Saúde e Segurança no Trabalho).

No projeto Centro Internacional do Envelhecimento, coordenou a atividade 1 – “Novos profissionais para uma sociedade diferente”. Atualmente é investigadora do PSL- “Program for a Long-lived Society” e do projeto NECTAR (aN Eu Curriculum for chef gasTro-engineering in primAry food caRe).

vascocelio

Vasco Célio

O fotógrafo português Vasco Célio nasceu em Angola em 1975.

Veio para Portugal ainda jovem e desde então vive no Algarve. A partir desta região do Sul de Portugal tem procurado continuamente um olhar documental sobre o seu país, sobre a Europa e África.

Esta contemplação permanente e profunda reflexão resultou em várias publicações fotográficas, individuais e coletivas, encomendadas por diferentes instituições, curadores, investigadores e outros artistas.

vitorazevedo

Vitor Azevedo

Nasceu a 2 de outubro de 1950 e é natural de Faro. Trabalhou em Hotelaria e aviação comercial durante 42 anos. Amante das viagens, da cozinha e da boa disposição.

Gosta de fotografia desde criança, com foco especial em pessoas e fotografia de vida selvagem.

Faz parte da ALFA- Associação Livre Fotógrafos do Algarve, na mesa da Assembleia Geral.