Enaltecer a governança do Mediterrâneo através do turismo sustentável

Coordenado por Cláudia Ribeiro de Almeida, o projeto Beyond European Sustainable Tourism Med Path - BESTMED pretende apoiar o processo de fortalecimento e desenvolvimento de quadros multilaterais de coordenação no Mediterrâneo para respostas conjuntas a desafios comuns.
Produção e Consumo Sustentáveis

 

Coordenado por Cláudia Ribeiro de Almeida, investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs) da Universidade do Algarve, o projeto Beyond European Sustainable Tourism Med Path - BESTMED pretende apoiar o processo de fortalecimento e desenvolvimento de quadros multilaterais de coordenação no Mediterrâneo para respostas conjuntas a desafios comuns. É financiado pelo Programa Interreg MED (2016-2020) – Eixo prioritário 4: Reforçar a governação do Mediterrâneo, com um orçamento de cerca de três milhões de euros.

O BESTMED pretende aproveitar a experiência de outros projetos do Programa Interreg Med, que tenham abordado a questão do Turismo sustentável, para apresentar um planeamento turístico integrado e sustentável, visando a mitigação da sazonalidade na área do mediterrâneo, através da ligação entre regiões costeiras e de interior.

Este projeto visa enaltecer a Governança do Mediterrâneo relativamente ao Turismo sustentável. Segundo a investigadora, “os grandes desafios passam por encontrar formas de atenuar a sazonalidade e minorar os processos relacionados com a falta de cooperação entre os atores turísticos na área do MED, incluindo a participação ativa das comunidades residentes ao nível do desenho de políticas, promovendo a criação de destinos sustentáveis a nível europeu”.

O BESTMED integra dez parceiros de oito países - Espanha, Itália, Grécia, Eslovénia, Croácia, França, Montenegro e Portugal - e visa projetar a Governança do Mediterrâneo, estabelecendo uma estrutura ideal para a criação de melhores canais de comunicação entre os atores envolvidos.

Para concretizar os diferentes objetivos do projeto, sintetiza Cláudia Almeida, “a equipa da Universidade do Algarve, constituída por oito professores de diferentes áreas, ficou responsável por implementar um conjunto de atividades relacionadas com o desenvolvimento de rotas culturais, que permitam ao turista visitar e permanecer em áreas de interior, e deste modo enaltecer o património natural e cultural existente”.

O BEST MED está alinhado com o objetivo de desenvolvimento sustentável número 12, "Produção e consumo sustentáveis", que visa desenvolver e aplicar ferramentas para monitorizar o impacto do desenvolvimento sustentável, a fim de garantir a criação de emprego e a promoção da cultura e dos produtos locais.

Vládua Almeida

Cláudia Ribeiro de Almeida é Bacharel de Turismo, DESE em Marketing, Mestre em Gestão da Qualidade Total nos Serviços, Doutorada em Turismo, Pós-doutorada em Turismo e investigadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs)