Exposição "Universidade do Algarve - 40 Anos a Criar Futuro" | CCDR Algarve

Faro - CCDR Algarve, Praça da Liberdade, 2 (Pontinha)

A exposição "UNIVERSIDADE DO ALGARVE – 40 ANOS A CRIAR FUTURO", criada no âmbito das comemorações do 40.º aniversário da Universidade do Algarve, vai estar patente ao público na CCDR Algarve. A inauguração realizar-se-á às 11h30 do dia 15 de julho.

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00

Sobre a exposição:

«A Universidade do Algarve nasceu da “vontade dos algarvios” e é a única universidade portuguesa criada por Lei da Assembleia da República. O Projeto de Lei deu entrada em 19 de abril de 1977 e mereceu aprovação unânime do Parlamento a 16 de janeiro de 1979, permitindo, assim que, em 28 de março, fosse publicada a Lei n.º 11/79, que criou a Universidade do Algarve. Essa unanimidade, que assinalou de forma inédita a criação da Instituição, raramente havia acontecido.

Esta exposição itinerante e interativa, inaugurada no lugar onde tudo começou, a Casa da Democracia, pretende, assim, mostrar e explicar o que aconteceu ao longo destes 40 anos e, ao mesmo tempo, celebrar o percurso da Academia algarvia.

Como a história de qualquer instituição é feita por pessoas e factos, esta exposição pretende retratar momentos importantes, desde a sua génese até à atualidade, dando a conhecer ainda as linhas de investigação da UAlg.

Atenta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que definem as prioridades e aspirações globais para a Agenda 2030 e requerem uma ação à escala mundial, dentro dos limites do planeta, a Universidade do Algarve possui inúmeras linhas de investigação que se inserem nos 17 Objetivos definidos no contexto da Organização das Nações Unidas (ONU). Estabelecendo um plano de ação assente no ambiente, no combate às alterações climáticas, nas pessoas e no planeta, a UAlg pretende ser um contributo local para o desenvolvimento global».