III Colóquio Internacional Aprolínguas 2021

a
-
Online
Share

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, a Escola de Educação e Comunicação, e a Escola de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve organizam o "III Colóquio Internacional Aprolínguas: Ensino/aprendizagem de LE no ensino presencial e online: herança, perspetivas e desafios", que decorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro de 2021, em formato online. A chamada de trabalhos encontra-se aberta até ao dia 15 de junho, podendo os interessados submeter as suas propostas de comunicação num dos eixos temáticos do evento.

O prolongamento das medidas de combate à pandemia obrigou a repensar a educação em geral e o ensino de línguas estrangeiras em particular. A passagem do ensino presencial para o ensino online e/ou misto tem sido um desafio para docentes e discentes. Deste modo, surgiu a necessidade de analisar estes novos cenários, refletir sobre a ação docente e os recursos educativos, sem esquecer a influência das diretrizes do Quadro Comum de Referência para as línguas.

Tendo em conta que algumas mudanças geradas no passado e pela conjuntura atual parecem ter vindo para ficar definitivamente, propõe-se que sejam delineadas fronteiras entre heranças e práticas mais recentes, entre o tangível e o desejável, entre entusiasmo e reticências, entre gerações de professores e de estudantes, para deixar claro quais os desafios para a educação e para a formação.

A APROLÍNGUAS lança o repto de fazer o balanço da situação das tendências nas abordagens do processo de ensino-aprendizagem de línguas, as teorias da língua e da aprendizagem que as sustentam, os princípios metodológicos e as práticas que as concretizam, nos últimos vinte anos depois do processo de Bolonha.

Mais informação sobre o Colóquio aqui