Inovação Tecnológica na Arte de Maridar

O projeto “IT-AMGABALGARVE - Inovação Tecnológica na Arte de Maridar e Gestão de Alimentação e Bebidas do Algarve”, coordenado por Manuel Serra e Carlos Afonso, investigadores CiTUR, pretende promover a sustentabilidade do destino turístico algarvio, associando as novas tecnologias à qualidade do serviço, tendo em conta a promoção e o consumo sustentáveis dos recursos endógenos do Algarve.

Trabalho digno e crescimento económicoErradicar a fomeSaúde de qualidadeEducação de qualidadeIndústria, inovação e infraestruturasCidades e comunidades sustentáveisProdução e Consumo SustentáveisProteger a Vida TerrestreParcerias para a Implementação dos Objetivos

A indústria do turismo está fortemente associada ao lazer e à necessidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos. O projeto “IT-AMGABALGARVE -  Inovação Tecnológica na Arte de Maridar e Gestão de Alimentação e Bebidas do Algarve”, coordenado por Manuel Serra e Carlos Afonso, investigadores do Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Turismo (CiTUR), pretende promover a sustentabilidade do destino turístico algarvio, associando as novas tecnologias à qualidade do serviço, tendo em conta a promoção e o consumo sustentáveis dos recursos endógenos do Algarve.

A arte de maridar consiste em combinar quais os melhores vinhos para acompanhamento de determinados pratos. O principal conceito por detrás desta junção é que certos elementos encontrados na comida e no vinho, como a textura e o sabor, reagem de maneira diferente quando misturados; e encontrar a combinação certa tornará a alimentação numa experiência mais agradável.

O auge da maridagem é quando se consegue evidenciar ou criar novas sensações, tanto na degustação de vinhos como nos pratos que os acompanham.

O Projeto é cofinanciado pelo Portugal 2020, Sistema de Apoio à Investigação Cientifica e Tecnológica Aviso (SAICT), através do Programa Operacional CRESC Algarve 2020.

“Este projeto visa aliar o potencial da tecnologia à arte de maridar comida e vinho, disponibilizando informação útil para o consumidor e gerando indicadores de apoio à gestão”, refere o investigador.

A ideia deste projeto é ainda o desenvolvimento de uma plataforma online inovadora para a gestão de iguarias e vinhos e uma aplicação para dispositivos móveis, potenciando, assim, o desenvolvimento e diversificação da oferta turística regional, valorizando o turismo gastronómico face à diversidade e reconhecida qualidade dos produtos endógenos regionais.

Para Manuel Serra, “este reforço das competências em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente através de uma maior organização e mais recursos na interface universidade-indústria, contribuindo para a promoção do conhecimento e inovação em turismo, potencia sinergias entre o setor do turismo e bem-estar, no contexto económico e social da região”.

No entanto, “é esperado que o projeto contribua para a competitividade das empresas turísticas, no âmbito da qualidade de serviços e gestão de alimentação e bebidas, numa perspetiva de colaboração entre as empresas, o ensino superior e investigação, as instituições e os utilizadores - a hélice quádrupla”, conclui o investigador.

Este projeto contribui para uma economia eficaz, socialmente justa e ecologicamente sustentável. Em linha com nove Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o IT-AMGABAlgarve assume-se como um projeto de relevante interesse, também no âmbito da sustentabilidade.

Manuel Serra

Manuel Serra é Licenciado em Gestão Hoteleira, Mestre em Direção e Gestão Hoteleira e Especialista em Hotelaria e Restauração e investigador do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR)