Nota de Pesar pelo falecimento de João Pereira Neto

 
O Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, vem, em nome de toda a comunidade académica, manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Professor João Pereira Neto e endereçar à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências.
Share

João Pereira Neto foi membro da Comissão Instaladora da Universidade do Algarve e professor catedrático jubilado da Universidade de Lisboa.

Poderia ter sido o primeiro Reitor da Universidade do Algarve, mas declinou o convite “face ao condicionalismo político existente naquela época - particularmente ao poder ainda detido pelos oficiais revolucionários que o tinham saneado”. Nessas circunstâncias, “passou a ser o número dois da Universidade do Algarve, ao lado de Manuel Gomes Guerreiro, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, que conhecera no exercício de funções na Comissão Instaladora da Universidade de Évora e de secretário de Estado do Ambiente”. Estava, assim, iniciada a Comissão Instaladora da UAlg, juntando-se ainda a estes dois professores António Manuel de Sousa Otto, técnico principal da secretaria de Estado do Ambiente. Mais tarde, por proposta do presidente, Manuel Gomes Guerreiro, foi ainda integrado nesta Comissão Jacinto Montalvão de Santos e Silva Marques, professor e gestor da Empresa Pública de Abastecimento de Cereais (EPAC).

As cerimónias fúnebres realizar-se-ão pelas 16h00 do dia 29 de julho, na Igreja da Luz, Carnide (Lisboa). A cerimónia religiosa terá início às 11h00 do dia 30 de julho, seguindo às 12h00 para o Crematório de Casal de Câmara.

Relacionadas