"O património da água no Mediterrâneo Ocidental" é tema em Colóquio Internacional

Nos dias 12 e 13 de outubro terá lugar no convento do Espírito Santo de Loulé o colóquio internacional sobre “O património da água no Mediterrâneo Ocidental: Sistemas de captação, distribuição e gestão da água”.
Share
 

O encontro contará com a presença de vários especialistas com investigação sobre o tema em Portugal, Espanha, Marrocos, Argélia e Tunísia.

A gestão parcimoniosa da água constitui uma das dimensões fundamentais da história do Mediterrâneo com expressão a nível da construção da paisagem, das arquiteturas de produção e da cultura imaterial. A importância da civilização hidráulica é revelada através da interpretação a partir da longa duração e remete, simultaneamente, para uma grande diversidade de soluções de captação, armazenamento, distribuição e de gestão e uso da água na adaptação às condições ecológicas. Para compreender o seu papel e importância, nos diferentes contextos, do desenho e da organização da paisagem de produção à paisagem urbana, é fundamental combinar as abordagens e instrumentos de diferentes disciplinas.

É este espaço de reflexão e debate sobre o património da água que se pretende convocar no presente colóquio, através da aproximação de várias linhas de investigação, em curso, com relevância em diferentes geografias do Mediterrâneo Ocidental. A partir de um conjunto de modelos e soluções comuns, procurar-se-á reconhecer as diferentes expressões deste património, considerando diversos critérios como os que distinguem e aproximam as margens norte e sul do Mediterrâneo, as planícies aluvionares e as regiões de montanha, a primazia dos sistemas de captação de águas subterrâneas ou superficiais, ou os modos de construir e habitar em comunidade a partir de princípios mais coletivos ou individualizantes.

O colóquio é, neste quadro, organizado enquanto tomada de posição consciente e solidária de reconhecimento da importância do conhecimento das comunidades locais e da transmissão de saber entre gerações e territórios como base para a construção de novas soluções no contexto da atual emergência climática e crise hídrica tão marcante no Mediterrâneo Ocidental.

Este evento é organizado pelo Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade do Algarve, pelo Campo Arqueológico de Mértola e pela Câmara Municipal de Loulé, em parceria com o ICOMOS – Portugal, o Laboratoire d'Archéologie et d'Architecture Maghrébines da Universidade de la Manouba, Tunes, e o Laboratoire des Études sur les Ressources, Mobilité et Attractivité da Universidade Cadi Ayyad, Marraquexe.

A entrada é livre mas de inscrição obrigatória em CIPAMO2023

Consultar programa aqui.

Relacionadas