Projetos de I&D

A investigação desenvolvida na UAlg vai muito além dos muros da academia, estendendo-se às mais variadas esferas da sociedade. Fica a saber onde está a UAlg no país e no mundo e conhece os projetos em curso.
Share

 

 

 

NUTRISAFE-Explorando um novo e sustentável suplemento alimentar de origem marinha na promoção da longevidade e qualidade de vida em tempos de pandemia

ods 3      ods 2      ods 14   


Com o aumento da esperança de vida, as doenças associadas ao envelhecimento ou doenças inflamatórias crónicas (CIDs) representam um dos maiores desafios da saúde a nível mundial. Além disso, a pandemia de COVID-19 afeta fortemente os idosos, particularmente aqueles com comorbidades associadas às CIDs. Hábitos alimentares saudáveis, seguindo o padrão da dieta mediterrânea são benéficos para o sistema imunitário, mas novos agentes naturais que previnam as CIDs são cruciais para uma vida mais longa e saudável. A vitamina K (VK) é um agente protetor destas doenças e recentemente relacionada com a COVID-19. A deficiência em VK tem sido associada a estados patológicos e a um prognóstico mais severo de COVID-19. A suplementação com VK tem efeitos benéficos na saúde sem quaisquer efeitos tóxicos/adversos. Apesar da crescente procura deste suplemento alimentar, não existe disponível a K1 natural. Além disso, a sugestão do uso de VK como potencial agente protetor para COVID-19 requer mais investigação para estabelecer a sua função associada à fisiopatologia pulmonar. Assim, NutriSafe pretende 1) desenvolver um novo suplemento alimentar de VK seguro e sustentável, com benefícios validados para a saúde nas CIDs e COVID-19; 2) estabelecer as funções da VK em mecanismos fisiopatológicos pulmonares responsáveis pelo pior prognóstico da COVID-19; 3) fornecer os primeiros dados sobre o teor de VK na dieta da população do Algarve, a sua relação com os padrões da dieta mediterrânica e estilo de vida saudável. A estratégia é baseada em explorar a alga invasora Sargassum muticum como uma fonte rica em K1 (mK1), fenólicos e florotaninos (phExt) com atividade antioxidante e anti-inflamatória, que podem potenciar os benefícios da mK1. Para desenvolver uma formulação de mK1 adequada como suplemento alimentar, mK1 e phExt serão microencapsulados com fucoidano marinho aumentando a eficácia e estabilidade. Usando sistemas modelo de células humanas, e um modelo in vivo de lesão pulmonar aguda, as funções das formulações de mK1 e phExt serão avaliadas em processos relevantes para CIDs e COVID-19 como anti-inflamatório, imunomodulador, protetor vascular e pulmonar. Estes resultados irão ajudar a criar um novo suplemento alimentar de K1 natural, sustentável e de baixo custo, com benefícios para a saúde, comprovando o seu efeito como modulador de COVID-19 e trazendo novos conhecimentos sobre as suas funções e mecanismo de ação. Além disso, NutriSafe realizará o primeiro inquérito do teor em VK na dieta e adesão à dieta mediterrânica da população do Algarve (Healthy-K Diet), como uma ferramenta importante para avaliar o estilo de vida saudável e o potencial risco da população para CIDs incluindo COVID-19.
NutriSafe reúne uma equipa altamente multidisciplinar com conhecimentos complementares em áreas-chave de ecologia e biodiversidade, química marinha, vitamina K, experimentação animal, nutrição, informática, epidemiologia e medicina.

Objetivo principal
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Referência do projeto
ALG-01-0145-FEDER-072583
Tipologia
Investigação e Desenvolvimento
Data de aprovação
Data de início/fim
/
Data de prorrogação
Investigador(es) responável(eis) UAlg
Tipo de Financiamento
Fundos da União Europeia|FEDER
Custo total elegível
290710.23
Apoio financeiro da União Europeia
218032.67
Financiamento

Logotipos de Financiamento