Reitor da UAlg tomou posse no Dia da Universidade

A cerimónia de investidura do novo Reitor da UAlg, Prof. Doutor António Branco, decorreu no dia 18 de dezembro. As comemorações, que também encerraram o programa do 34.º aniversário da UAlg, tiveram lugar no Campus de Gambelas, com o Grande Auditório repleto de convidados, entidades académicas, civis, militares, diplomáticas e religiosas.

A cerimónia iniciou-se com o tradicional cortejo académico, seguido do último discurso do Prof. Doutor João Guerreiro, Reitor da UAlg desde 2006. Luís Magalhães, Presidente do Conselho Geral, dirigiu-se à Academia pela primeira vez desde que assumiu funções, em maio deste ano.

O momento alto da cerimónia foi, sem dúvida, o discurso a novo Reitor. António Branco, homem da Comunicação, Cultura e Artes, dirigiu-se ao público em geral e a cada um em particular, com um discurso eloquente, carregado de simbolismo e emotividade.

Para terminar, preferiu, mais uma vez, ser ele próprio. “Sou o António Branco, 52 anos, nascido em Angola, filho de uma professora e de um jornalista, filho adotivo do Algarve, professor. Transitoriamente reitor. Contai com isto de mim, para a UALG e para o resto”, conclui o novo reitor.

Durante a cerimónia foi ainda entregue o “Título de Professor Emérito”, que distingue professores catedráticos e coordenadores principais, jubilados ou aposentados, pelo relevante contributo dado ao avanço da ciência e da cultura e pelos serviços prestados à comunidade. Os contemplados deste ano foram o Prof. Doutor Adriano Pimpão e a Profª Doutor Maria Teresa Dinis.

Adriano Pimpão foi Reitor da UAlg de 1998 a 2006 e, nessa qualidade, desempenhou um papel importante no desenvolvimento do ensino e investigação na área das ciências biomédicas, designadamente da medicina. Foi Diretor Regional de Planeamento, na CCDR Algarve, e Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional. Tem representado o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) no Conselho Económico e Social e foi recentemente eleito Presidente da Assembleia Municipal de Loulé e da Assembleia Intermunicipal da AMAL.

Maria Teresa Dinis está na Universidade do Algarve desde o final dos anos 80, abraçando as funções de professora e de investigadora. Lidera um grupo de investigação, no âmbito do Centro de Ciências do Mar, com incidência principal na aquacultura. Foi Vice-Reitora da Universidade do Algarve entre 2006 e 2009. Publicou mais de uma centena de artigos, alguns dos quais com o estatuto de “citation classic”, tendo adquirido um estatuto internacional não só junto dos seus pares, como também no meio empresarial, com quem sempre interatuou na sua investigação e em atividades de transferência de conhecimento. Muito contribuiu para que a UAlg seja, atualmente, uma instituição de referência nas Ciências do Mar.

Sobre António Branco

António Branco nasceu em Malange (Angola), a 16 de janeiro de 1961. Entre 1979 e 1983, foi ator no Teatro do Mundo (em Lisboa). Em 1989, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Depois de ter exercido a profissão de professor de Português e de Francês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, entre 1984 e 1990, e de ter sido assistente estagiário no Departamento de Estudos Portugueses da Universidade da Ásia oriental (Macau, 1990-1991), começou, em setembro de 1991, a dar aulas na Universidade do Algarve como assistente convidado, na área de Estudos Literários. Em janeiro de 1999, doutorou-se em Literatura (Literatura Portuguesa Medieval) pela Universidade do Algarve, tendo passado em consequência disso a professor auxiliar da Unidade de Ciências Exatas e Humanas. É, desde 2003, professor associado em Didáticas das Línguas e das Literaturas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, tendo aí realizado a sua agregação em Comunicação, Cultura e Artes, em junho de 2012, mais precisamente na área do Teatro, em que leciona e investiga atualmente.

Na UAlg, já ocupou vários cargos dirigentes, nomeadamente: Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Diretor da Biblioteca e do Arquivo Central da UAlg e Coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Foi também membro eleito do Conselho Geral (entre 2009 e 2013) e Diretor do Mestrado e do Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes.