Exposição e lançamento de livro "Rocco"

Faro - Galeria Trem
Terça, 16 Outubro, 2018 - 18:30 até Terça, 13 Novembro, 2018 - 19:00

A Galeria Trem, em Faro, acolhe a inauguração de uma exposição inédita com uma seleção de fotografias inspiradoras em preto e branco, em grande formato, de Rocco, a mais recente fotonovela criada por Hanspeter Ammann, em colaboração com o fotógrafo italiano Matteo Pezzi. A iniciativa incluirá, ainda, o lançamento europeu do livro Rocco, bem como uma mesa redonda, moderada pela investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), Ana Isabel Soares, em que participarão Hanspeter Ammann, Matteo Pezzi e Mirian Tavares. A sessão de inauguração está agendada para as 18h30 do dia 16 de outubro.

Realizado na Malásia, com atores locais, e inspirado no filme de Visconti, Rocco e seus irmãos, trata-se de uma produção que combina elementos europeus e asiáticos de expressão artística e que nos convida a olhar e a imaginar. A coordenadora do CIAC, Mirian Tavares  e Brian Curtin (Bangkok e Saigon) contribuíram com textos sublimes que refletem novamente uma abordagem asiática e europeia presente nos projetos artísticos e no vocabulário do artista.

Como escreveu Mirian Tavares "Rocco é uma obra que pede tempo, que é feita de imagens que se arrastam no tempo, seguindo outra lógica que não a do movimento contínuo e progressivo (...). O olhar amoroso de Visconti e de Pasolini está presente aqui – amor pelos personagens, amor pelos seus corpos e pela sua imperfeição. A câmara espreita e admira. A câmara acompanha delicadamente cada gesto e vai registando o movimento que se prolonga em cada nova foto."

Organizada no âmbito da programação do Curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve, esta iniciativa conta com o apoio da Embaixada Suíça em Lisboa e da FCT e estará patente até ao dia 13 de novembro. 

Share Partilhar