Santuário de caça Pinilla del Valle confirma que Neandertais tinham capacidade simbólica

Ana Abrunhosa, investigadora do Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve e arqueóloga do Centro Nacional de Investigação da Evolução Humana (CENIEH), faz parte da equipa de investigação que acaba de publicar um artigo na revista Nature Human Behaviour, confirmando que os Neandertais tinham capacidades simbólicas.

A análise dos crânios de grandes herbívoros encontrados no local da gruta Des-Cubierta (Pinilla del Valle, Madrid) revela que estes hominínios que viveram na região há mais de 40 mil anos, os utilizaram como troféus de caça. O estudo é liderado pelos três codiretores da equipa de investigação: o arqueólogo Enrique Baquedano, o paleontólogo Juan Luis Arsuaga e o geólogo Alfredo Pérez-González.

Os crânios encontrados neste santuário de caça, incluindo os de bisonte (Bison priscus), auroque (Bos primigenius), veado (Cervus elaphus) e dois rinocerontes da espécie Stephanorhinus hemitoechus, foram preparados pelos Neandertais seguindo o mesmo padrão: removeram a mandíbula e a mandíbula superior, consumindo o cérebro, e deixando a parte do crânio com os chifres ou hastes como troféu de caça.

"Conseguimos confirmar que a atividade foi mantida durante pelo menos várias gerações, o que introduz o conceito de tradição cultural que teria passado de geração em geração", explica o paleontólogo da Universidade Complutense Juan Luis Arsuaga, um dos autores deste artigo no qual também participaram investigadores do CENIEH, da Universidade de Valladolid (Uva), da Universidade Complutense de Madrid (UCM) e do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid (MNCN-CSIC).

Juntamente com estes crânios, foram encontradas ferramentas líticas mustierenses, típicas dos Neandertais, bem como bigornas e os percutores utilizados para as fraturar. As matérias-primas utilizadas eram de origem local e muito variadas (sílex, quartzito, gneisse, etc.). "Os Neandertais que os exploraram souberam tirar partido de cada matéria-prima, adaptando a sua tecnologia e necessidades ao material disponível, demonstrando que não dependiam de um tipo específico de rocha para desenvolver a sua tecnologia e atividades diárias", explica Ana Abrunhosa.

Este comportamento não está relacionado com atividades de subsistência mas sim com outras  que fornecem informações sobre aspetos dos Neandertais que são em grande parte desconhecidos.  "Até agora, a nossa espécie tinha sido considerada a única com capacidade de atribuir conceitos a símbolos, uma teoria que, com base nestas descobertas, nos obriga a partilhar este atributo intelectual com os Neandertais", diz Enrique Baquedano, diretor do Museu Arqueológico e Paleontológico da Comunidade de Madrid.

"Este estudo abre a porta a um novo conceito desta espécie de hominínio e questiona o nosso papel como únicos sapiens na evolução da vida no planeta", diz Juan Luis Arsuaga.

Cueva Des-Cubierta

O sítio da Cueva Des-Cubierta é uma longa galeria de cavernas com tetos caídos, ou seja, sem o seu teto original, na qual foi recuperada uma coleção excecional de crânios de grandes herbívoros, alguns deles associados a pequenas fogueiras. Até à data, em todo o território onde a espécie Homo neanderthalensis se distribui, não existe outro sítio arqueológico semelhante a Pinilla del Valle. As descobertas da Gruta Des-Cubierta fazem dela um local excecional que permite desvendar as chaves do comportamento desta espécie que coexistiu com o Homo sapiens.