Seminário Internacional "Turismo e Representações Culturais"
No dia 20 de abril, pelas 16h00, o Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs) e a a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve promovem, no âmbito do mestrado em Turismo, o seminário internacional "Turismo e Representações Culturais", que será realizado no Auditório Professor Ludgero Sequeira da ESGHT, Campus da Penha.
As representações culturais sobretudo pelas práticas festivas são utilizadas pelos grupos sociais para afirmar e reproduzir as suas identidades. A população (re)cria signos, simbolismos e representações da identidade, por vezes também criando novos patrimónios, que se materializam através de novas territorialidades que se sobrepõem no espaço e no tempo. Representações que se configuram no território através da sobreposição de manifestações culturais que (re-)produzem e/ou (re-)inventam como forma de sobrevivência da cultura ou como instrumento utilizado por alguns grupos como capital cultural para atender a uma lógica capitalista representada pela atividade turística. Estas representações assumem formas diversas que determinam a paisagem cultural dos territórios turísticos de formas diferenciadas.
No programa estão confirmadas as participações de Xerardo Pereiro (Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Minho), João Chagas Romero Aleixo (Instituto de História Contemporânea - Universidade NOVA de Lisboa), Rui Soares e Marinela Soares (AIP-IAP - Associação Internacional de Paremiologia), Patrícia de Jesus Palma (Centro de Humanidades/ CHAM — Universidade NOVA de Lisboa) e Marco Lopes (Diretor do Museu Municipal de Faro).
A entrada é livre mas o registo é obrigatório até dia 18 de abril para o e-mail: cintursinfo@ualg.pt