Seminários CCMAR: “Temperatura, torrentes e tartarugas marinhas”

Jeanette Wyneken, que estuda a biologia e a conservação das tartarugas marinhas, falará sobre as principais conclusões da sua investigação.
CCMAR

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve está a organizar uma edição especial de seminários, selecionando temas relevantes e oradores prestigiados. A próxima edição está agendada para dia 19 de fevereiro, às 13h30, e tem como oradora convidada Jeanette Wyneken, professora de Ciências Biológicas, na Florida Atlantic University, que falará sobre temperatura, torrentes e tartarugas marinhas.

As tartarugas marinhas, como muitos répteis, têm sexo determinado pelo ambiente. Nos últimos 18 anos, foram medidos os coeficientes do mar, os coeficientes sexuais das tartarugas cabeçudas (Caretta caretta) e as temperaturas dos ninhos. Em 2006, adicionou-se a medição sistemática das proporções sexuais de filhotes de tartaruga verde (Chelonia mydas) e adicionou-se oportunisticamente tartaruga de couro (Dermochelys coriacea) para comparações.

As temperaturas têm aumentado, as proporções sexuais são tendenciosas para as fêmeas e as anomalias nos filhotes estão a tornar-se mais comuns.

O seminário realiza-se online, via plataforma Zoom. A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória. REGISTE-SE AQUI!