UAlg e Marinha Portuguesa desenvolvem cooperação para estudar o mar em São Tomé e Príncipe

A Universidade do Algarve e a Marinha Portuguesa realizaram uma atividade conjunta, de 17 a 19 de janeiro, com o objetivo de aumentar o conhecimento da biodiversidade e oceanografia do mar de São Tomé e Príncipe.

Esta atividade inseriu-se no âmbito do protocolo assinado entre a Universidade do Algarve e Marinha Portuguesa, no dia 20 de maio de 2022. Contou com a presença de estudantes e investigadores da Universidade de São Tomé e Príncipe (STP) e da Universidade de Miami (EUA).

A campanha permitiu recolher amostras de plâncton das pequenas baías na costa sul, que a nível oceanográfico apresentam evidências de retenção de larvas de peixes, nomeadamente em Io-Grande e Praia Pesqueira, com a presença de eddies.

A amostragem inclui também o ictioplâncton (larvas de peixe) e observação in situ do seu comportamento, principal alvo do projeto LittleFish-STP.

O projeto é coordenado pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, tendo como parceiros efetivos a USTP e a MARAPA, e como parceiros associados a Direção Geral das Pescas e a Direção Geral do Ambiente de STP.

Os resultados permitirão compreender as condições ambientais que guiam as larvas do peixinho (Sicydium bustamantei Greeff, 1884) de São Tomé e Príncipe, que depois da metamorfose sobem cascatas até aos seus locais de postura, nas zonas mais altas das montanhas. O peixinho é um importante recurso que suporta a pesca de subsistência nas comunidades costeiras, pelo que o seu estudo permitirá propor medidas de gestão que tornem o recurso mais sustentável no futuro, evitando ameaças à biodiversidade local.