Webinar - Contribuição do Ensino Superior para o Plano de Recuperação e Resiliência

O Conselho de Reitores das Universidades Portugueses (CRUP) promove na próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 10h00, um webinar sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que se encontra em consulta pública até dia 1 de março.

A sessão de abertura (10h00) será presidida por António de Sousa Pereira, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. De seguida Elisa Ferreira, comissária europeia para a Coesão e Reformas, apresentará a “Visão Europeia do PRR” e António Costa e Silva, presidente da Comissão Executiva da Partex Oil and Gas, centrar-se-á na “Visão Estratégica do PRR". Para as 10h35 está agendada a intervenção de Lino Fernandes, economista e presidente da Agência de Inovação (1996-2002, 2005-2012), sobre “Investigação e Agendas Mobilizadoras”. Às 10h50 será a vez de Arlindo Oliveira, presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), falar sobre “Transição Digital”. A terminar as intervenções (11h05) José Castro Lopes, pró-reitor da Universidade do Porto, abordará o “Alojamento Universitário”.

Às 11h20, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, apresentará as principais conclusões, havendo ainda espaço para perguntas e respostas.

Refira-se que o CRUP já emitiu duas posições públicas sobre o impacto nas universidades, quer do Plano de Recuperação e Resiliência, quer da estratégia constante do Portugal 2030. Nas últimas semanas a Comissão Permanente do CRUP foi recebida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pelo ministro do Planeamento, Nelson de Souza, pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, neste último caso com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Além destas reuniões, a Comissão Permanente do CRUP também se reuniu com o ministro da Tutela.

O CRUP considera que a versão do PRR colocada a discussão pública incorpora algumas das preocupações manifestadas nas duas posições públicas e nas audiências com os membros do Governo atrás referidos. Nalgumas áreas do PRR, o CRUP entende que a sua  participação pode ser aprofundada, nomeadamente na Componente 5 - Investimento e Inovação - e na Componente 15 - Escola Digital.

É neste contexto que surge este webinar, acessível a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia. Será transmitido no canal: crup.digitalstream.pt

Mais informações:

Logotipos PRR