Silhueta de pessoa indiferenciada

António Manuel da Conceição Guerreiro

Professor Adjunto
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Orgãos de Gestão
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
António Manuel da Conceição Guerreiro (António Guerreiro). Doutoramento em Ciências da Educação - Didática da Matemática (2012) pela Universidade de Lisboa. Mestrado em Supervisão (1998) pela Universidade do Algarve. Licenciatura em Matemática - Ramo Educacional (1988) pela Universidade de Coimbra. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve. Presidente do Conselho Técnico-científico da Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Avaliação; Comunicação; Práticas profissionais; Aula de Matemática; Inclusão. Tem artigos em revistas nacionais e internacionais.

Atividades

Atividades
2020 - 2020. Orientação. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O JARDIM DE INFÂNCIA IDEAL: UM ESTUDO DE CASO NUMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DO ALGARVE.Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. Cores e sons: construindo padrões na educação pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. O CONCEITO DE PROBABILIDADES ESTUDADO EM CONJUNTO COM A GERMINAÇÃO DE SEMENTES NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO EM CRIANÇAS DE TRÊS ANOS.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2019 - 2019. Orientação. Ensino e aprendizagem da estatística no 2.º ciclo do ensino básico: uma reflexão sobre as práticas docentes.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2019 - 2019. Orientação. Avaliação de alunos com currículo específico individual: práticas pedagógicas no 2º ciclo do ensino básico.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2018 - 2018. Orientação. Resolução de problemas de proporcionalidade direta no 2.º ciclo do ensino básico.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2017 - 2017. Orientação. Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. Leitura matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: o caso d’O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. Conexões Matemáticas na Educação Pré-Escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. ETNOMATEMÁTICA COMO PRÁTICA DE ENSINO: PERSPETIVAS DE ALUNOS DO 2ºCICLO DO ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE OLHÃO.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. A exploração de padrões em contexto de jardim de infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ESTRUTURA COMBINATÓRIA NO 1º ANO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspectivas de uma educadora.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo: os números da Mimocas.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Necessidades educativas especiais: resolução de problemas matemáticos com recurso a materiais didáticos.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. Cálculo combinatòrio na educação pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.

Projetos

Projetos
2018 - 2020. Concepções de deficiência em universitários: estudos em contextos internacionais distintos. Investigador.
2008 - 2014. Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Bolseiro de Doutoramento. Universidade de Lisboa Instituto da Educação.
2008 - 2011/12. Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: práticas no 1.º ciclo do ensino básico. Bolseiro de Doutoramento. Universidade de Lisboa Instituto da Educação.

Produções

Sofia Isabel Graça; João Pedro Da Ponte; António Guerreiro. 2021. "Quando As Frações Não São Apenas Partes de Um Todo…!<br>When fractions are not just parts of a whole…". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p683-712
Guerreiro, A.. 2021. "Conceitos Matemáticos e Práticas Teatrais em Educação Social". Interacções, Vol. 17 No. 60 (2021-Vol. 17 No. 60 (2021. https://doi.org/10.25755/INT.24082
Guerreiro, António. 2020. "Comunicação matemática numa escola inclusiva ". Em Construindo a educação inclusiva: teoria e prática, 85-98. 1.ª ediçãoª ed. Portugal: Papa-letras.
Viegas, Cátia; Guerreiro, António; Veia, Luciano. 2019. "Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso ". Revista Educação Matemática em Foco, 8 (1): 28-54. http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4524
Guerreiro, António. 2019. "Comunicação e questionamento na sala de aula de matemática". Em Inovação e partilha pedagógica na UAlg, 113-115. Faro, Portugal: Universidade do Algarve Editora.
Guerreiro, António. 2019. "Conceções e práticas na formação inicial de professores sobre transformações geométricas". Interações , (50): 23-45. https://doi.org/10.25755/int.18787
Guerreiro, A.. 2019. "Arquitetura com crescimento e pensamento algébrico. Uma mirada sobre arquitetura e matemática.". Educação e Matemática, (154): 41-46.
Caracuel, Rafael; Guerreiro, António. 2018. "Percepción del alumnado de primer ciclo de educación secundaria sobre su salud desde la perspectiva del profesorado". Conhecimento &amp; Diversidade, 10 (21). https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4711
Guerreiro, A.. 2018. "Avaliação e Comunicação: da e para a Aprendizagem". Educação e Matemática, (149-150): 49-52.
Guerreiro, António; Martins, Cristina. 2017. "Avaliação e comunicação na aula de Matemática: um projeto de investigação".
Martins, Cristina; Guerreiro, António. 2017. "Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação?".
Martins, Cristina; Guerreiro, António. 2017. "Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática". https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2897
António Manuel Conceição Guerreiro. 2017. "Leitura matemática e texto literário: dois estudos nos primeiros anos". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, (06): 389-389. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2893
Maria Cristina Espírito Santo Martins; António Manuel Conceição Guerreiro. 2017. "Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois professores de Matemática". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 395-399. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2897
Guerreiro, António. 2015. "Comunicação Matemática: o reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos". https://doi.org/10.25757/invep.v3i2.32
Guerreiro, António; Menezes, Luís; Martinho, Maria Helena; Tomás Ferreira, Rosa. 2015. "Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática". https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646539
Palma Rodríguez, Francisco da; Sousa, Carolina Silva; O Toscano, María de la; Guerreiro, António. 2015. "Das políticas educativas às práticas de sala de aula: Algumas contribuições transnacionais do Algarve (Portugal) e Andaluzia (Espanha). Estudo de Casos Multiple.". Revista e-Curriculum, 13 (1): 109-129. http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/12722/0
Guerreiro, A.. 2015. "Arte Contemporânea no Ensino das Transformações Geométricas". Educação e Matemática, (131): 38-44.
Menezes, Luís; Martinho, Maria Helena; Guerreiro, António; Tomás Ferreira, Rosa. 2014. "Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática". Em Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Portugal: Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/1822/32308
Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Dionísio; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena; Guerreiro, António. 2014. Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/5647
Guerreiro, António. 2014. "Comunicação matemática na sala de aula: conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas". Em Práticas Profissionais dos Professores de Matemática, 237-257. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Sousa, Carolina Silva; Guerreiro, António. 2014. "Resiliência educacional e construção do conhecimento". Educação (UFSM), 39 (3). https://doi.org/10.5902/1984644414343
Guerreiro, António. 2013. "Negociação de significados no 1.º ano de escolaridade: conceitos e processos matemáticos".
Menezes, Luís; Guerreiro, António; Martinho, Maria Helena; Tomás-Ferreira, Rosa Antónia; Tomás Ferreira, Rosa; Ferreira, Rosa Antónia Tomás. 2013. "Essay on the Role of Teachers’ Questioning in Inquiry-Based Mathematics Teaching". https://doi.org/10.25749/sis.3706
Guerreiro, António; Gonçalves, Artur. 2013. "Labirintos estatísticos: os números e as letras". Em Arte e ciência em diálogo , 161-171. Coimbra, Portugal: Grácio Editor.
Guerreiro, António; Veia, Luciano. 2012. "Ensino superior na sala de aula do ensino básico: experiência de formação em matemática".
Guerreiro, António; Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve. 2011. "Conceções e práticas de comunicação matemática". http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/912
Guerreiro, António Manuel da Conceição, 1962-; Guerreiro, António. 2011. "Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática : práticas no 1º ciclo do ensino básico". http://hdl.handle.net/10451/5494
Guerreiro, A.. 2011. "Imposição ou negociação de significados matemáticos". Educação e Matemática, (115): 73-75.
Guerreiro, António; Menezes, Luís. 2010. "Comunicação matemática: na busca de um entendimento comum". http://hdl.handle.net/10400.19/1168
Guerreiro, A.. 2010. "Primeiros passos no pensamento combinatório. Uma experiência na sala de aula do 1.º ano de escolaridade. ". Educação e Matemática, (106): 3-6.
Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; et al. 2008. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática". http://hdl.handle.net/10400.19/1162
Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. 2008. "Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos". http://hdl.handle.net/1822/32424
Guerreiro, A.. 2006. "Grandezas e Medidas no lançamento do dardo". Educação e Matemática, (88): 39-41.
Guerreiro, António Manuel da Conceição. 1998. "A pessoa do supervisor e o processo de supervisão: representações sociais de alunos/futuros professores de matemática em estágio pedagógico ou prática pedagógica". http://hdl.handle.net/10400.1/7814
 

Contacto