Silhueta de pessoa indiferenciada

António Manuel da Conceição Guerreiro

Professor coordenador
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
António Manuel da Conceição Guerreiro. Doutor em Ciências da Educação - Didática da Matemática, pela Universidade de Lisboa. Professor Coordenador na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve e Diretor da Área Departamental de Formação de Educadores e de Professores. Publicou artigos em revistas especializadas nacionais e internacionais. Orientou dissertações de mestrado e de doutoramento.

Atividades

Atividades
2023 - 2023. Orientação. A DESCENTRALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: PERCEÇÃO DO PRESIDENTE DA AUTARQUIA E DOS DIRETORES DOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO DO ALGARVE.Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Orientador.
2023 - 2023. Orientação. MATEMÁTICA EM ARTICULAÇÃO COM OUTROS DOMÍNIOS DE CONHECIMENTO A PARTIR DO LIVRO MARIA KEIL.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2023 - 2023. Orientação. DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA ESTATÍSTICA: UMA INVESTIGAÇÃO NA SALA DE AULA DO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2023 - 2023. Orientação. Estratégias para determinar a área de uma superfície irregular no 2.º ciclo do ensino básico.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2018 - 2022. Orientação. Desenvolver a compreensão dos números racionais: uma experiência de ensino do 5º ano de escolaridade..Educação (Doutoramento). Coorientador.
2022 - 2022. Orientação. COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA, ORAL E ESCRITA, NUMA TURMA DE 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2022 - 2022. Orientação. Transformações geométricas no 2.º ciclo do ensino básico: conexões com o artesanato.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2022 - 2022. Orientação. PRÁTICAS DESPORTIVAS INCLUSIVAS: UM ESTUDO EM SÃO BRÁS DE ALPORTEL.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. A LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO AUXILIAR DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. Potencialidades das Ciências Naturais no Desenvolvimento do Pensamento Matemático.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. EXPLORAÇÃO CRIATIVA DA MATEMÁTICA: PRÁTICAS COM ALUNOS DO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. EDUCAÇÃO FÍSICA COMO MEIO FACILITADOR DE APRENDIZAGENS DE PADRÕES MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE 3 ANOS.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. PERCEÇÕES DOS PROFESSORES E EDUCADORES DE INFÂNCIA SOBRE A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO NA ILHA DO FAIAL.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL E EM PORTUGAL: PERSPETIVAS DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O JARDIM DE INFÂNCIA IDEAL: UM ESTUDO DE CASO NUMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DO ALGARVE.Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. Cores e sons: construindo padrões na educação pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. O CONCEITO DE PROBABILIDADES ESTUDADO EM CONJUNTO COM A GERMINAÇÃO DE SEMENTES NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ESTATÍSTICO EM CRIANÇAS DE TRÊS ANOS.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. CONSELHO GERAL: LOCUS DE PRODUÇÃO OU DE LEGITIMAÇÃO DE MICROPOLÍTICAS ?.Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. Triângulos e quadriláteros em movimento no 1.º ciclo do ensino básico..Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. Tarefas Matemáticas com base no Texto Literário A que sabe a Lua?.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Orientação. O texto literário como estratégia no ensino da matemática no ensino básico..Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2019 - 2019. Orientação. Ensino e aprendizagem da estatística no 2.º ciclo do ensino básico: uma reflexão sobre as práticas docentes.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2019 - 2019. Orientação. Avaliação de alunos com currículo específico individual: práticas pedagógicas no 2º ciclo do ensino básico.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2019 - 2019. Orientação. A perceção dos professores do 3.º Ciclo face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2018 - 2018. Orientação. Resolução de problemas de proporcionalidade direta no 2.º ciclo do ensino básico.Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2017 - 2017. Orientação. Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. Leitura matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: o caso d’O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. Conexões Matemáticas na Educação Pré-Escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. PERÍMETRO E ÁREA DE FIGURAS PLANAS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. ETNOMATEMÁTICA COMO PRÁTICA DE ENSINO: PERSPETIVAS DE ALUNOS DO 2ºCICLO DO ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE OLHÃO.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. A exploração de padrões em contexto de jardim de infância.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ESTRUTURA COMBINATÓRIA NO 1º ANO DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. O portefólio como instrumento de avaliação na educação pré-escolar: perspectivas de uma educadora.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Normas sociomatemáticas na sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Avaliação diagnóstica de competências numéricas de uma aluna com deficiência intelectual com recurso ao software educativo: os números da Mimocas.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Necessidades educativas especiais: resolução de problemas matemáticos com recurso a materiais didáticos.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. ARTE CONTEMPORÂNEA NO ENSINO DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS.Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Padrões de Gustav Klimt: uma experiência matemática no pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Aprendizagem da matemática com recurso ao texto literário.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. Cálculo combinatòrio na educação pré-escolar.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.

Projetos

Projetos
2018 - 2020. Concepções de deficiência em universitários: estudos em contextos internacionais distintos. Investigador.
2008 - 2014. Práticas Profissionais dos Professores de Matemática . Bolseiro de Doutoramento. Universidade de Lisboa Instituto da Educação.
2008 - 2011/12. Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: práticas no 1.º ciclo do ensino básico. Bolseiro de Doutoramento. Universidade de Lisboa Instituto da Educação.

Produções

Enrique Martínez-Jiménez; António Guerreiro. 2023. "MATHEMATICAL LEARNING THROUGH PROBLEM SOLVING: PÓLYA'S HEURISTIC METHOD IN THE TEACHING OF BASIC EDUCATION PRE-SERVICE TEACHERS". https://doi.org/10.21125/inted.2023.1258
Guerreiro, António; Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da. 2023. "A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações". Quadrante, 32 (1): 6-25. https://quadrante.apm.pt/article/view/27802
Graça, Sofia Isabel; Ponte, João Pedro; Guerreiro, António. 2023. "A aprendizagem dos números racionais através de uma abordagem integrada das suas diferentes representações". https://doi.org/10.48489/quadrante.27802,title
Sofia Graça; João Pedro da Ponte; António Guerreiro. 2022. "Operações com números racionais". Revista Eletrônica de Educação Matemática. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e82069
Borges,Maria Leonor; Martins,Maria Helena; Guerreiro,António; Leite,Lúcia Pereira; Luísa,Cláudia. 2022. "Conceções de deficiência em estudantes do Ensino Superior: estudo exploratório na Universidade do Algarve.". http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732022000400704
Sofia Isabel Graça; João Pedro Da Ponte; António Guerreiro. 2021. "Quando As Frações Não São Apenas Partes de Um Todo…!<br>When fractions are not just parts of a whole…". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p683-712
Graça, Sofia; Guerreiro, António; Martins, Cristina. 2021. "Diagnóstico de conhecimentos geométricos de futuros docentes".
Guerreiro, António; Martins, Cristina. 2021. "A avaliação, a comunicação e as tarefas em matemática… com chá!".
Carvalho, Paula; Guerreiro, António. 2021. "Early intervention procedure: communicative interactions between an educator and two children". https://doi.org/10.34624/id.v13i2.25093
Baião, Ana; Guerreiro, António; Guerreiro, A.. 2021. "Conceitos Matemáticos e Práticas Teatrais em Educação Social". Interacções, Vol. 17 No. 60 (2021-Vol. 17 No. 60 (2021. https://doi.org/10.25755/int.24082
Guerreiro, António. 2020. "Comunicação matemática numa escola inclusiva ". Em Construindo a educação inclusiva: teoria e prática, 85-98. 1.ª ediçãoª ed. Portugal: Papa-letras.
Guerreiro, António; Martins, Cristina. 2020. "Avaliação e comunicação na aula de matemática: conceções e práticas de professores do 2.º ciclo do ensino básico". https://doi.org/10.48489/quadrante.22570
Viegas, Cátia; Guerreiro, António; Veia, Luciano; Guerreiro, António. 2019. "Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso ". Revista Educação Matemática em Foco, 8 (1): 28-54. http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/4524
Guerreiro, António. 2019. "Comunicação e questionamento na sala de aula de matemática". Em Inovação e partilha pedagógica na UAlg, 113-115. Faro, Portugal: Universidade do Algarve Editora.
Guerreiro, António. 2019. "Conceções e práticas na formação inicial de professores sobre transformações geométricas". Interações , (50): 23-45. https://doi.org/10.25755/int.18787
Guerreiro, A.; Enrique Martínez-Jiménez. 2019. "Arquitetura com crescimento e pensamento algébrico. Uma mirada sobre arquitetura e matemática.". Educação e Matemática, (154): 41-46.
Graça, Sofia; Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António. 2019. "Rational numbers operations: What (mis)understandings do children demonstrate?".
Caracuel, Rafael; Guerreiro, António. 2018. "Percepción del alumnado de primer ciclo de educación secundaria sobre su salud desde la perspectiva del profesorado". Conhecimento &amp; Diversidade, 10 (21). https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4711
Guerreiro, A.. 2018. "Avaliação e Comunicação: da e para a Aprendizagem". Educação e Matemática, (149-150): 49-52.
Guerreiro, António; Martins, Cristina. 2017. "Avaliação e comunicação na aula de Matemática: um projeto de investigação".
Martins, Cristina; Guerreiro, António. 2017. "Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação?".
António Manuel Conceição Guerreiro. 2017. "Leitura matemática e texto literário: dois estudos nos primeiros anos". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, (06): 389-389. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2893
Maria Cristina Espírito Santo Martins; António Manuel Conceição Guerreiro. 2017. "Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois professores de Matemática". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 395-399. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2897
Guerreiro, António. 2015. "Comunicação Matemática: o reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos". https://doi.org/10.25757/invep.v3i2.32
Guerreiro, António; Menezes, Luís; Martinho, Maria Helena; Tomás Ferreira, Rosa. 2015. "Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática". https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646539
Palma Rodríguez, Francisco da; Sousa, Carolina Silva; O Toscano, María de la; Guerreiro, António. 2015. "Das políticas educativas às práticas de sala de aula: Algumas contribuições transnacionais do Algarve (Portugal) e Andaluzia (Espanha). Estudo de Casos Multiple.". Revista e-Curriculum, 13 (1): 109-129. http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/12722/0
Guerreiro, A.. 2015. "Arte Contemporânea no Ensino das Transformações Geométricas". Educação e Matemática, (131): 38-44.
Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla Dionísio; Cavaco, Teresa; Baião, Ana; Correia, Raquel; Horta, Maria Helena; Guerreiro, António. 2014. Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar concretizadas na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/5647
Guerreiro, António. 2014. "Comunicação matemática na sala de aula: conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas". Em Práticas Profissionais dos Professores de Matemática, 237-257. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Sousa, Carolina Silva; Guerreiro, António. 2014. "Resiliência educacional e construção do conhecimento". Educação (UFSM), 39 (3). https://doi.org/10.5902/1984644414343
Guerreiro, António. 2013. "Negociação de significados no 1.º ano de escolaridade: conceitos e processos matemáticos".
Guerreiro, António; Gonçalves, Artur. 2013. "Labirintos estatísticos: os números e as letras". Em Arte e ciência em diálogo , 161-171. Coimbra, Portugal: Grácio Editor.
Menezes, Luís; Guerreiro, António; Martinho, Maria Helena; Tomás-Ferreira, Rosa Antónia; Tomás Ferreira, Rosa; Ferreira, Rosa Antónia Tomás. 2013. "Essay on the Role of Teachers’ Questioning in Inquiry-Based Mathematics Teaching". https://doi.org/10.25749/sis.3706
Canavarro, Ana Paula; Serrazina, Lurdes; Guerreiro, António; Rocha, Isabel; Portela, José. 2012. "O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação". http://hdl.handle.net/10174/4825
Guerreiro, António Manuel da Conceição, 1962-; Guerreiro, António. 2011. "Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática : práticas no 1º ciclo do ensino básico". http://hdl.handle.net/10451/5494
Guerreiro, A.. 2011. "Imposição ou negociação de significados matemáticos". Educação e Matemática, (115): 73-75.
Guerreiro, Antonio; Serrazina, Lurdes. 2011. "CONCEPTIONS AND PRACTICES OF MATHEMATICAL COMMUNICATION". PROCEEDINGS OF THE SEVENTH CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION (CERME 7). https://publons.com/wos-op/publon/54165450/
Guerreiro, António. 2011. "Conceções e práticas de comunicação matemática". https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4555
Guerreiro, António; Menezes, Luís. 2010. "Comunicação matemática: na busca de um entendimento comum". http://hdl.handle.net/10400.19/1168
Guerreiro, A.. 2010. "Primeiros passos no pensamento combinatório. Uma experiência na sala de aula do 1.º ano de escolaridade. ". Educação e Matemática, (106): 3-6.
Guerreiro, Antonio; Serrazina, Lurdes. 2010. "COMMUNICATION AS SOCIAL INTERACTION PRIMARY SCHOOL TEACHER PRACTICES". Cerme 6 - Proceedings of the Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. https://publons.com/wos-op/publon/54165452/
Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; et al. 2008. "A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática". http://hdl.handle.net/10400.19/1162
Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; et al. 2008. "Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos". http://hdl.handle.net/10451/4075
Guerreiro, A.. 2006. "Grandezas e Medidas no lançamento do dardo". Educação e Matemática, (88): 39-41.
Guerreiro, António Manuel da Conceição. 1998. "A pessoa do supervisor e o processo de supervisão: representações sociais de alunos/futuros professores de matemática em estágio pedagógico ou prática pedagógica". http://hdl.handle.net/10400.1/7814
 

Contacto