Silhueta de pessoa indiferenciada

Ana Isabel da Silva Aço Renda

Professor Adjunto
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID
Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Ana Isabel Renda é doutorada em Turismo desde 2013 pela Universidade do Algarve, Faculdade de Economia, possui pós graduação em marketing empresarial pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT)/UAlg e em Tendencias Actuales de la Administración Empresarial pela Universidade de Huelva, sendo licenciada em Comunicação Social, com especialização na área do Marketing, Publicidade e Relações Públicas em 1992 pela Universidade de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. É Professora Adjunta na Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, onde é Diretora do Mestrado em Turismo e membro do Conselho Técnico-Científico, do Conselho Pedagógico, Representante da ESGHT no ITMN - International Tourism Masters Network. É membro integrado do CiTUR - Centre for Tourism Research, Development and Innovation e membro colaborador do Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs) Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 3 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Orientou 1 dissertação de mestrado e coorientou 2. Participa e/ou participou como Investigadora em 2 projeto(s). Nas suas atividades profissionais interagiu com 12 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tourism Impacts; Quality of Life; Well-being; Residents; Tourism Development; Structural Equation Modelling; Residentes.

Atividades

Atividades
2022/11 - Presente. Orientação. Interpretação e estruturação da oferta cultural num destino turístico – Proposta de modelo de desenvolvimento e experiência turística cultural sustentável.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2022/10/14 - Presente. Orientação. Análise do potencial do mercado brasileiro para prática do golfe na região do Algarve: projeto do seu dinamismo desportivo para os campos de golfe algarvios; o caso do Castro Marim Golfe Country Club.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2022/10/14 - Presente. Orientação. Perceção dos residentes acerca dos impactos ambientais do turismo no Algarve.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2022/10/01 - Presente. Orientação. Perceção dos turistas sobre a imagem do Natura Algarve Club.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2022/10/01 - Presente. Orientação. O perfil dos turistas dos hotéis de 4 e 5 estrelas da região do Algarve.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2022/10/01 - Presente. Orientação. Hotelaria adaptada em Portugal: Perceções de hóspedes com mobilidade reduzida.Turismo. Coorientador.
2022/09/14 - Presente. Orientação. A percepção de autenticidade e memória nas experiências de Slow Tourism, Estudo de caso do Turismo em Espaço Rural Companhia das Culturas.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2022/03/29 - Presente. Orientação. Contributos para a dinamização da Rota do Ocidente em Cascais: a visão dos Stakeholders.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2021/11/16 - Presente. Orientação. Explorando as emoções nas experiências de lazer: uma revisão sistemática da literatura..Gestão de Marketing (Mestrado). Coorientador.
2021/10/31 - Presente. Orientação. Turismo, Sustentabilidade e Alojamento Local: Desafios e Oportunidades.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2021/10/29 - Presente. Orientação. A melhoria de instrumentos de comunicação para a valorização da oferta turística.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2019/09/25 - Presente. Orientação. Medieval tourism events: Case study of the Algarve.Mestrado em Turismo (Mestrado). Coorientador.
2019/09/24 - Presente. Orientação. O perfil do turista que visita a cidade de Faro.Mestrado em Turismo. Orientador.
2019/06/11 - Presente. Participação em evento. Participação no Ideal_LAB - Reflexões sobre o turismo Gastronómico Sustentável. Oficina (workshop). Projeto MEDFEST.
Consultoria / Parecer. Plano de Desenvolvimento Turístico de Olhão (fase 2) Entidade contratante: Câmara Municipal de Olhão. Equipa: Ana Isabel Renda (coordenadora), Lara Ferreira, Nelson Matos, Paula Martins.. Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2019/04/24 - Presente. Participação em evento. Walking Festival Ameixial - participação, em representação da ESGHT/UALg, no workshop técnico intitulado Boas práticas de guia profissional de turismo de natureza, 24 abril de 2019 - auditório do Convento Espírito Santo, em Loulé. Oficina (workshop). Walking Festival Ameixial - Workshop Técnico sobre Boas Práticas de Guia Profissional de Turismo de Natureza. QRER - Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade.
Consultoria / Parecer. Plano de Desenvolvimento Turístico de Olhão - Entidade contratante: Câmara Municipal de Olhão. Equipa: Ana Isabel Renda (coordenadora), Lara Ferreira, Nelson Matos, Paula Martins..
2018 - Presente. Orientação. Acompanhamento da estratégia de promoção turística da Rota da Dieta mediterrânica, criação e implementação de circuitos e produtos turísticos.Turismo (Mestrado). Orientador.
2018 - Presente. Orientação. Turismo rural e de natureza - experiência Hop-On-Hip-Off no Algarve interior.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Coorientador.
2021/12/16. Júri de grau académico. A Perceção dos Residentes sobre os Impactos dos Estabelecimentos de Alojamento Local na Freguesia da Sé e São Pedro do Concelho de Faro. Arguente. Lidiane da Silva Daniel (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2021/11/11. Júri de grau académico. O marketing social como condutor-chave da transição para a economia circular estudo de caso do município de Loulé. Arguente. Ana Raquel Silva Lima Grilo (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2021/11/04. Júri de grau académico. Rebranding Digital do hotel Monte da Quinta Resort: Contributo para a definição da identidade visual com base nas preferências do turista do segmento de luxo. Orientador. Mariana do Nascimento Sequeira (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2021/01/07. Júri de grau académico. Manual de Atendimento para profissionais de Turismo (e não só). Vogal. Cátia Andreia Mateus Rodrigues (Outro). Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
2021 - 2021. Orientação. Rebranding Digital do Hotel Monte da Quinta Resort: Contributo para a definição da identidade visual com base nas preferências do turista do segmento de luxo.Gestão de Marketing (Mestrado). Coorientador.
2021 - 2021. Orientação. O perfil do visitante às podutoras vitivinícolas em um destino turistico de sol e mar.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2021 - 2021. Orientação. Residents´ Perceptions on Tourism Impacts and Quality of Life: The Case of Faro.Gestão (Mestrado). Coorientador.
2020/12/18. Júri de grau académico. Benefits of English camps for children in different countries and its impact on voluntourism. Arguente. Alzbeta Dobesova (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2020/12/02. Júri de grau académico. Online reviews: a pathway to hotels improvement. Orientador. Anderson Santos de Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo;Universidade Federal do Oeste do Pará.
2020/11/26. Júri de grau académico. Hotel Faro & Beach Club ¿ A importância de departamentos de back-office na Hotelaria. Arguente. Maria Helena Rocha Moura (Mestrado). Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2020/05/18. Júri de grau académico. Dimensão do Género na Gestão de Eventos Profissionais. Arguente principal. Susana Filipa dos Santos Gonçalves (Doutoramento). Universidade de Lisboa - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território .
2020 - 2020. Orientação. A experiência do consumidor através dos Touchpoints. O caso do grupo Luna Hotels & Resorts..Turismo (Mestrado). Coorientador.
2020 - 2020. Orientação. Online reviews: a pathway to hotels improvment.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2020 - 2020. Orientação. EXPLORING HOSTS AND GUESTS RELATIONSHIPS IN THE ALGARVE.Turismo (Doutoramento). Coorientador.
2019/11/19. Júri de grau académico. A importância do Marketing para os Eventos - o caso Baixa Street Fest. Arguente. Sara Cristina Ribeiro Machado (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2019/10/09. Júri de grau académico. Relatório de Estágio: Apoio à equipa de Direção Geral & Coordenação F&B do Porto Palácio Congress Hotel &Spa, Lançamento de novos conceitos de restuaração, ISC Outlets. Arguente. Ana Rita Paula Ramos (Mestrado). Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2019/09/19. Júri de grau académico. Turismo alternativo: Esforços das pesquisas nas Américas e percepção de impactos ambientais em uma reserva extrativista (RESEX) do Oeste Paraense. Arguente. Heloise Michelle Nunes Medeiros (Mestrado). Universidade Federal do Oeste do Pará.
2019/09/06. Júri de grau académico. Impactos ambientais urbanos: esforços da pesquisa brasileira e mapeamento e percepção de moradores na cidade de Santarém. Arguente. Verena Cibele Soares Moura (Mestrado). Universidade Federal do Oeste do Pará.
2019/07/22. Júri de grau académico. Estudar onde é bom viver - Avaliação do bem-estar subjetivo e qualidade de vida dos alunos de nacionalidade brasileira a frequentar a Universidade do Algarve. Arguente. João Luís Santos Dourado (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2018/01/15. Júri de grau académico. Alagoamar (Vagatur) - receção e F&B. Arguente principal. Ana Luísa Domingues Guerreiro (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
Consultoria / Parecer. Plano de Desenvolvimento Turístico de Olhão (fase 1) Entidade contratante: Câmara Municipal de Olhão. Equipa: Ana Isabel Renda (coordenadora), Lara Ferreira, Nelson Matos, Paula Martins.. Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2019 - 2019. Orientação. Estágio: O perfil do Turista que visita o concelho de Faro.Turismo (Mestrado). Orientador.
2019 - 2019. Orientação. Medieval Tourism Events: Case Study of the Algarve.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2019 - 2019. Orientação. Formação Superior em Turismo: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal.Turismo (Doutoramento). Coorientador.
2018/11/12. Júri de grau académico. Quality of life and emotional solidarity in residents' attitudes towards tourists - the case study of Macau. Arguente principal. Hio Kuan Lai (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2018/07/04. Júri de grau académico. INFTUR 1965-2006. Arguente principal. Jorge Manuel Rodrigues Umbelino (Outro). Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Consultoria / Parecer. Avaliação do impacto económico e social do empreendimento Quinta da Ombria no concelho de Loulé
Entidade contratante: Quinta da Ombria. Coordenação - Fernando Perna; Equipa: Lurdes Varela, Carlos Monteiro, Ana Renda, Margarida Viegas.. Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2017/09/27. Júri de grau académico. Evolution and impacts of tourism policies in Hong Kong. Arguente principal. Bin Su (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2017/06/23. Júri de grau académico. Tourism development in Cape Verde: antecedents and consequences. Arguente principal. Manuel Elector dos Santos Ribeiro (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2017/04/04. Júri de grau académico. Turismo residencial - Caracterização e impactos no concelho de Tavira. Arguente principal. Célia Maria Viegas Ramos (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2017/03/22. Júri de grau académico. Hotelaria e turismo cultural e criativo: interconexões. Arguente principal. Beatriz Mendes da Fonseca Carvalho Araújo (Mestrado). Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2016/12/12. Júri de grau académico. O turismo sénior e a animação sociocultural - um estudo exploratório em empreendimentos turísticos no Algarve. Arguente principal. Ana Rute Xavier Ralha Simões (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/04/19. Júri de grau académico. Starwood Hotels Brussels. Arguente principal. Miguel Vicente Pequito Valente (Mestrado). Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2016/03/15. Júri de grau académico. Second tourism Home, tourism and governance - The perception of stakeholders in the Algarve. Arguente principal. Raphael dos santos D'Emery Gomes (Mestrado). Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2016/02/10. Júri de grau académico. Estórias para um turismo slow - Contributos para o marketing na serra Algarvia. Arguente principal. Ana Beatriz bernardo de Jesus (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2016/02/10. Júri de grau académico. The Emirates: airline Company or a global lifestyle brand. Arguente principal. Natalya Mantur (Mestrado). Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2016 - 2016. Orientação. O turismo rural e o desenvolvimento da região centro.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. BELA VISTA COUNTRY HOTEL & SPA.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Coorientador.

Projetos

Projetos
2019/03/01 - 2022/02/28. RESTUR - Atitudes e comportamentos dos residentes: Contributos para o desenvolvimento de uma estratégia de turístico sustentável no Algarve., 9471 - RIDTI. Universidade do Algarve; Universidade do Algarve.
2019/03 - 2022/02. Atitudes e comportamentos dos residentes: Contributos para o desenvolvimento de uma estratégia de turístico sustentável no Algarve (RESTUR), Programa Operacional CRESC Algarve 2020 . Investigador. Universidade do Algarve - Faculdade de Economia Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs).
2018/01 - 2019/12. The Tuna Route - Nautical tourism routes for Europe, Projeto cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pesca. Investigador. Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.

Produções

Renda, Ana Isabel; Renda, Ana Isabel; ESGHT, University of the Algarve, Portugal; Mendes, Júlio da Costa; Faculty of Economics, University of the Algarve, Portugal; Valle, Patrícia Oom do; Faculty of Economics, University of the Algarve, Portugal. 2012. "A structural model approach of residents' perception of tourism in their own quality of life - The case of the municipality of Loulé ". http://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/297
Renda, Ana Isabel da Silva Aço. 2012. "Perceção dos residentes sobre o impacto do turismo na sua qualidade de vida: o caso do concelho de Loulé". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/3465
Renda, Ana Isabel; Moral-Moral, Maria. 2018. "Desenvolvimento turístico sustentável no interior do Algarve (Portugal) o caso da Via Algarviana". https://www.eumed.net/rev/turydes/24/via-algarviana.html
Renda, Ana Isabel. 2016. "Turismo Rural: A região centro de Portugal na perspetiva dos promotores turísticos". http://omnia.grei.pt/n05.html
Renda, Ana Isabel. 2017. "Acessibilidade e Perfis de Turistas, Requalificação de edifícios tradicionais para o Turismo". http://omnia.grei.pt/OM06/OM06-2017-04-05.html
Renda, Ana Isabel; Teotónio, Isabel. 2017. "Alojamiento Turístico en Espacio Rural - La percepciòn de los emprendedores". https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6329744
Renda, Ana Isabel; Nelson deMatos. 2017. "Marketing turístico ". Em Manual de gestão de marketing - da teoria à ação, editado por Ferreira, Paulo Jorge Silveira; AGAPITO, DORA, 213-245. Faro, Portugal: Sílabas & Desafios.
Renda, Ana Isabel; Ferreira, Lara; Matos, Nelson. 2019. Viver Olhão - Recursos e Caminhos no Turismo. . Município de Olhão/ESGHT-UAlg.
Renda, Ana Isabel; Perdigão, Filipa; Baleiro, Rita. 2017. Manual de regras para trabalhos académicos em ciências sociais - organizar, escrever, formatar. Colibri.
Renda, Ana Isabel. 2018. Sustentabilidade - O Futuro do Turismo. TMS Conference Series. TMS Conference Series. Faro: ESGHT/Universidade do Algarve .
Renda, Ana Isabel. 2018. Turismo Cultural - Abordagens e Perspetivas do Património Material e Imaterial. TMS Conference Series. Faro: ESGHT/Universidade do Algarve.
Renda, Ana Isabel. 2016. New Challenges, trends and Trends in Tourism & Management . Editado por Renda, Ana Isabel. TMS Conference Series. Faro: ESGHT/Universidade do Algarve.
Renda, Ana Isabel; Mendes, Júlio da Costa; Faculty of Economics, University of the Algarve, Portugal; Valle, Patrícia Oom do; Faculty of Economics, University of the Algarve, Portugal. 2014. "The Destination is Where I Live. Residents' Perception of Tourism Impacts".
Renda, Ana Isabel; Mendes, Júlio da Costa; Faculty of Economics, University of the Algarve, Portugal; Patrícia Oom do Valle. 2013. "Well-being in Spas -Residents’ and Tourists’ in Perspectives Sustainable Medical and Wellness Destinations". 81-92. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Renda, Ana Isabel; Mendes, Júlio da Costa; Faculty of Economics, University of the Algarve, Portugal; Guerreiro, Maria Manuela. 2016. "Slow marketing for slow tourism". Em Proceedings of the International Conference on Emerging Tourism Destinations - Challenges and Opportunities, (ICETD 2016), 590-618. Dili, Timor - Leste: Centre for Applied Research & Policy Studies.
Renda, Ana Isabel; Mendes, Júlio da Costa; Faculty of Economics, University of the Algarve, Portugal; Valle, Patrícia Oom do; Faculty of Economics, University of the Algarve, Portugal. 2010. Residents’ perception of tourism impacts on quality of life-The case of an emergent rural tourism area in the Algarve. LAP Lambert Academic Publishing.
Renda, Ana Isabel. "Hospedeiro “à força”… ou talvez não! O papel da cultura imaterial na relação turista/residente". Postal do Algarve – Cultura Sul 25 , agosto, 2010.
Renda, Ana Isabel. "Cultura imaterial e o turismo na Beira Serra do Concelho de Loulé ". A Voz de Loulé, agosto, 2010.
Renda, Ana Isabel. 2018. Journal of research in tourism and hospitality - Special Issue "Residential tourism". Editado por Renda, Ana Isabel; Ribeiro de Almeida, Cláudia. 4ª ed. Vol. 6.
Oliveira, A.S.; Renda, A.I.; Correia, M.B.. 2020. "Online reviews: A pathway to improve hotel management". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 36: 108-126. https://doi.org/10.18089/damej.2020.36.7
Procopiak, Rafael Kopp Alvarez; Ribeiro de Almeida, Cláudia; Renda, Ana Isabel. 2020. "Medieval Tourism Events in the Iberian Peninsula, A study of three events occurring in Algarve". OMNIA - Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes , 10 (2): 29-40. https://www.grei.pt/site/livraria/858/view_bl/52/omnia/59/omnia-10-2?tab=getmybooksTab&is_show_data=1
Medeiros, Heloise Michelle Nunes; Guerreiro, Quêzia Leandro de Moura; Vieira, Thiago Almeida; Silva, Sandra Maria Sousa da; Renda, Ana Isabel da Silva Aço; Oliveira-Junior, José Max Barbosa. 2021. "Alternative Tourism and Environmental Impacts: Perception of Residents of an Extractive Reserve in the Brazilian Amazonia". Sustainability, 13 (4). https://doi.org/10.3390/su13042076
Roberts, Taya; Renda, Ana Isabel; Pinto, Patricia. 2022. Residents’ Perceptions on Tourism Impacts and Quality of Life: The Case of Faro. This work addresses the problem of resident’s perceptions of tourism impacts and their perceptions of quality of life. Although there is a growing bank of tourism research available on these topics, specific tourism locations still need to be studied. The main goal of this research was to determine the tourism impacts in Faro, Algarve and whether links could be established between t. https://www.jsod-cieo.net/journal-tsw/index.php/jtsw/article/view/301
Medeiros, Heloise Michelle Nunes; Guerreiro, Quêzia Leandro de Moura; Vieira, Thiago Almeida; Silva, Sandra Maria Sousa da; Renda, Ana Isabel; Oliveira-Junior, José Max Barbosa. 2021. "Alternative tourism and environmental impacts: perception of residents of an extractive reserve in the Brazilian Amazonia". https://doi.org/10.3390/su13042076
Renda, Ana Isabel; Seabra, Fernando Miguel Dos Santos Henriques; Domingos, Francisco; Rodrigues, Jorge; Pinheiro, Pedro; Baleiro, Rita. 2021. Management, hospitality and tourism. IPL. http://hdl.handle.net/10400.21/13495
Oliveira, Anderson S.; Renda, Ana I.; Correia, Marisol B.; António, Nuno. 2022. "Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]". https://doi.org/10.18089/tms.2022.180103
Faria, Débora Neuenschwander Chaves. 2021. "O perfil do visitante às podutoras vitivinícolas em um destino turistico de sol e mar". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/17599
 

Contacto