
Carimo Hassam Rassal
Professor adjunto convidado
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Parcial
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Coordinating Professor in Hospitality Management @ ISEC Lisboa
He develops his academic activity as a Coordinating Professor in the Hospitality Department of ISEC Lisboa. In the field of research, coordinates the iHospitality Collab of Portugal at ISEC Lisboa and collaborates as a researcher with CEIA - Center for Applied Studies and Research of ISEC Lisboa, CEFAGE - Center for Studies and Advanced Training in Management and Economics of the University of Évora and KIPT - Collaborative Laboratory for Innovation in Tourism. With more than 25 years of experience, he regularly participates as an expert in institutional and business projects, with national and international scope in the scope of strategic consulting, training and qualification of human resources in the areas of hotel and catering.
Atividades
Atividades
2016/11/04 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). Ciclo de Palestras em Turismo e Hotelaria. Alojamento Turistico, Transportes e Operações .
2022 - 2023. Arbitragem científica em conferência. ICMTT´23 - The 2023 International Conference on Management, Tourism an Technologies. Colombia .
2022 - Presente. Arbitragem científica em conferência. TMS ALGARVE 2022: SUSTAINABILITY CHALLENGES IN TOURISM, HOSPITALITY AND MANAGEMENT. Algarve.
2022 - Presente. Outro júri / avaliação. Prémios AHRESP 2022. AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal..
2022/10/05 - Presente. Participação em evento. Keynote Speaker | The Metaverse in Tourism & Hospitality Industry . Conferência. The Metaverse in Tourism & Hospitality Industry Webinar by IBERA . IBERA-International Top Leaders and Researchers Network.
2021 - Presente. Comissão de avaliação. Avaliador Académico CAE - Agência Reguladora do Ensino Superior de Cabo Verde. Agência Reguladora do Ensino Superior .
2019 - 2020. Orientação. A evolução organização do departamento de operações numa cadeia hoteleira nacional. Caso de estudo Details Hotels & Resorts SA.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2019 - 2020. Orientação. Anantara Hotels & Resorts: A gestão operacional integrada.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2019 - 2020. Orientação. A Importância da comunicação interdepartamental na gestão e sucesso das organizações: caso de estudo AP Hotels & Resorts.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2019 - 2020. Orientação. A Gestão Operacional em Hotelaria: Caso de Estudo Martinhal Quinta Family Resort.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2019 - Presente. Comissão de avaliação. AVALIADOR EXTERNO (CAE) - A3ES. A3ES - AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR.
2018/10 - 2019/07. Orientação. Hotel Fairmont Rey Juan Carlos - Os desafios de uma gestão integrada no departamento de reservas .Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2017/10 - 2018/09. Orientação. O contributo da sinergia departamental nas operações hoteleiras para a prossecução dos indices de satisfação de clientes, o caso Sana Hotels.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
Projetos
Projetos
2021 - Presente. HoST Lab - Laboratório de Inovação em Hospitalidade, Sustentabilidade e Experiências Turísticas 72592 - HoST Lab, CRESC Algarve 2020. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação em Turismo Sustentabilidade e Bem-Estar.
2022 - Presente. Consumer Behavior in Hospitality : Welcome Gen Z. Investigador responsável. Instituto Superior de Educação e Ciências.
2022 - Presente. Vision characteristics and service quality in hospitality. An exploratory study in Portuguese hotels, I&D. Investigador responsável. Instituto Superior de Educação e Ciências.
2022 - Presente. Vision characteristics and academic performance in higher education, ISEC I&D 2022. Investigador responsável. Instituto Superior de Educação e Ciências.
Produções
Rassal, Carimo; Beckmann, L; Antonio, Nuno. 2022. "Sentiment Analysis in All- Inclusive Hotels & Resorts in Portugal ". Trabalho apresentado em 2nd Tourism and Hospitality Networking (RESNET) Conference, Istambul , Turquia,06 de setembro, 2022.
Rassal, Carimo; Moreira, L. 2021. "O ensino do empreendedorismo com recurso à gamificação num curso superior de gestão hoteleira – o caso da geração Z ". Em 7.o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 315-324.
Nunes, Bernardo António Alves de Oliveira. 2021. "Organização e funcionamento do departamento de Front Office do Hostel Schulz Berlin Ostbahnhof e do departamento de Alimentação e Bebidas do Holiday Inn East (Berlim)". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/17419
Cabaceira, Diogo Maria Albuquerque. 2020. "Anantara Hotels & Resorts: A gestão operacional integrada". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/14640
Lourenço, Ana Sofia Hou. 2020. "A Importância da comunicação interdepartamental na gestão e sucesso das organizações: caso de estudo AP Hotels & Resorts". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/14659
Gonçalves, Soraia do Nascimento. 2020. "O contributo do gestor de canais para a produtividade de reservas de alojamento e o seu impacto na gestão da receita: relatório de estágio no departamento de Revenue & Yield na MTS Globe". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/16850
Miguel, Sofia Castro. 2020. "Os Desafios da gestão operacional em hotelaria: caso de estudo AP Hotels & Resorts". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15218
Pegacho, Rafaela Alexandre Pedroso. 2020. "Relatório de estágio: Hotel Waldorf Astoria Amsterdam". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15402
Dionisio, Tiago Cotrim. 2020. "Gestão das operações na hotelaria 5 estrelas: Monte da Quinta Resort/Wyndham Grand Algarve". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15272
Góis, Tatiana Vanessa Abreu. 2020. "Gestão de comidas e bebidas e eventos no Hotel Vila Porto Mare: Elaboração de um manual de procedimentos inerentes à organização de eventos de comidas e bebidas". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15401
Batista, Zora Adriano. 2020. "A Gestão operacional em hotelaria: caso de estudo Martinhal Quinta Family Resort". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15311
Rassal, Carimo; Lourenço, A ; Coelho, B; Chaves, P. Autor correspondente: Rassal, Carimo. 2019. "Understanding the service operating procedures effects in eWOM". Trabalho apresentado em International Research Networking Conference for Hospitality and Tourism , Viseu , Portugal, 1 (1), 13-15.
Rassal, Carimo; Rafael, L. ; Moura, C. 2019. "Where are my guests? (Un) Loyalty in 5* hotels". Trabalho apresentado em International Research Networking Conference for Hospitality and Tourism , Viseu , Portugal, 16-17.
Rassal, Carimo; Correia, A; Serra, F. 2019. "The eWOM effects on service performance in hospitality ". Em Experiential Consumption and marketing in tourism with a Cross-Cultural Context, 101-121. Goodfellow Publishers Limited. https://www.goodfellowpublishers.com/free_files/Chapter%207-dad1fa5735060cae3e98a710973a7f25.pdf
Guerreiro, Diogo Miguel Bento. 2019. "Hotel Fairmont Rey Juan Carlos I- Os desafios de uma gestão integrada no departamento de reservas". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/13546
Simões, Hugo Roberto Lopes. 2019. "A evolução organizacional do departamento de operações numa cadeia hoteleira nacional. caso de estudo - Details Hotels & Resorts, S.A". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/13519
Rassal, Carimo; Correia, A. ; Serra, F. 2018. "Smart(er) All Inclusive Destinations in Tourism". Em 10th World Conference for Graduate Research in Tourism, Hospitality and Leisure Proceedings , 139-144.
Alcofado,E. ; Serra, M.; Guerreiro, A; Rassal, Carimo. 2018. ""Yield Management na Restauração baseado na perspetiva “Early bird” e “Night owl”: uma análise do evento gastronómico “Rota de Tapas” em Faro". ". Em Preceedings TMS Conference 2018.
Rassal, C. . 2018. "All Inclusive (AI) Uma Promessa para o Centro de Portugal". Em Turismo no centro de Portugal : potencialidades e tendências, 299-320. Afeganistão: Actual .
Oliveiro, M.G; Correia, A; Rassal, Carimo. 2018. "The Culture of Smart Destinations". Trabalho apresentado em II Smart Tourism Congress CETT-UB, Barcelona, Barcelona, Espanha,2018.
Rassal, Carimo; Correia, A; Serra, F. 2018. "Fatores determinantes na fidelização de clientes em regime tudo incluído: uma abordagem através do modelo de regressão binária logit.". Trabalho apresentado em 6th Doctoral Consortium | CEGAGE | Universidade de Évora, Évora, Portugal,2018.
Castro, Vítor Bruno Teixeira de. 2018. "O contributo da sinergia departamental nas operações hoteleiras para a prossecução dos índices de satisfação de clientes, o caso Sana Hotels". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/11072
Rassal, Carimo. 2017. "Healthy, Tasty and Sustainable Mediterranean Food. UMAMI Taste and Polyphenols of Twiggy Glasswort (Salicornia ramosissima)". Em International Congress on Engineering and Sustainability in the XXI Century, 191-198.
Moura, C; Rassal, Carimo. 2017. "Customer relationship management (CRM) em hotelaria – O estado da arte". Em Book of Abstracts.
Rassal, Carimo Hassam. 2013. "Implicações do sistema All Inclusive na fidelização de clientes: caso de estudo em hotéis do Concelho de Albufeira". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8043