Silhueta de pessoa indiferenciada

Célia Maria Quitério Ramos

Professor coordenador
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar
Unidade ID externa
Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Célia Maria Quitério Ramos holds a PhD in Quantitative Methods applied to Economics and Management, in the specialty of Econometrics, by the University of Algarve. Master in Electrotechnical and Computer Engineering by Instituto Superior Técnico. Graduated in Computer Engineering from the University of Coimbra. Also, is an integrated researcher of CinTurs – Research Center for Tourism, Sustainability and Well-Being (www.cinturs.pt).Holds a Professional Diploma in Digital Marketing from Digital Marketing Institute in Dublin, Ireland. She is Adjunct Professor at School for Management, Hospitality and Tourism, also in the UALG, where she lectures computer science, mainly Information Systems, Business Intelligence, Information Systems for Management Support Decision. Currently, is serving as President of the Pedagogical Council, since 2017. She was Director of the degree in Marketing and member of the coordination of the master's degree in Hospitality Management, from 2015 to 2019. Areas of research and special interest include conception and development of information systems, tourism information systems, data analytics, business intelligence, social media marketing, internet marketing, etourism, ict applied to tourism and hospitality, website evaluation, econometric modeling and panel-data models. Célia Ramos has published in the fields of information systems, marketing and tourism, namely, she has authored a book, book chapters, journal articles and conference papers. She is reviewer of several scientific journals. At the level of applied research, she has participated in several funded projects. Also, she is reviewer of many international journals.

Atividades

Atividades
2020/09 - 2022/01. Orientação. Opinion mining and sentiment analysis: Algarve's online tourist generated content..Gestão de Marketing (Mestrado). Orientador.
2020/05 - 2021/12. Orientação. Destination Image online analyzed through user generated content. A systematic literature review..Management (Mestrado). Coorientador.
2020/09 - 2021/11. Orientação. O Impacto das Social Media no Setor Hoteleiro.Turismo (Mestrado). Orientador.
2019/09 - 2021/02. Orientação. A importância na utilização das mídias sociais no processo de tomada de decisão de viagem.Gestão de Marketing (Mestrado). Coorientador.
2020/11/06. Apresentação oral de trabalho. Business Intelligence challenges applied in a transfer company. . T-Forum 2020 Global Conference. Universidade do Algarve.
2020/10/18. Apresentação oral de trabalho. Business Intelligence in the tourism industry.. International e-Symposium on “Current issues in Tourism”..
2020/07/21. Apresentação oral de trabalho. The Influence of Social Networking Technology on Centennials Purchase Intent. . Human Computer Interaction Internacional (HCII) 2020..
2018/09 - 2020/01. Orientação. Plano de Marketing Faro Albacor Residence: O Estudo de Caso de uma Unidade de Alojamento Local.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Coorientador.
2018/09 - 2020/01. Orientação. A Gestão de Recursos Humanos no VILA VITA Parc Resort & Spa.Gestão de Recursos Humanos (Mestrado). Orientador.
2019 - 2019. Organização de evento. X Post-Graduate Conference (2019). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2019/10. Apresentação oral de trabalho. Customer Experience Journey in Social Networks: Analysis of cohorts behavior. . INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE 2019.
2019/07. Apresentação oral de trabalho. The Contribution of Social Networks to the Technological Experience of the Elderly Users.. Human Computer Interaction Internacional (HCII) 2019.
2019/02. Apresentação oral de trabalho. O Papel das TIC no envolvimento do Turista e sua importância para a Gestão dos Destinos Turísticos. . III International Forum on Management.
2018 - 2018. Organização de evento. II International Forum on Management, subordinado ao tema “Global management: From theory to practice” (2018). Universidade do Algarve.
2018 - 2018. Organização de evento. 8th International Conference on Software Developmen and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion - Smart Destinations technological applications for enhancing accessibility and fighting info-exclusion (2018). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2018 - Presente. Organização de evento. TMS Algarve 2018 Management Studies International Conference (2018). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2017/09 - 2018/12. Orientação. Areias Village: Uma nova imagem digital.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2018/11. Apresentação oral de trabalho. A comunicação da informação turística através das redes sociais: Análise da importância atribuída pelos diferentes perfis de turistas. . TMS ALGARVE 2018 – Tourism & Management Studies Internacional Conference.
2018/02. Apresentação oral de trabalho. The Contribution of Social Networks to the Technological Experience of Senior Users. II International Forum on Management.
2018/02. Apresentação oral de trabalho. The ITC in the Tourism Destinations Management: The Tourist Involvement. II International Forum on Management.
2017 - Presente. Membro de associação. Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Sócia.
2017 - 2017. Organização de evento. VIII Post-Graduate Conference (2017). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2017 - 2017. Organização de evento. XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial (2017). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2017/11. Apresentação oral de trabalho. Aplicação de Business Intelligence num modelo holístico de reputação corporativa. XIX Seminário Luso-Espanhol (SLE) de Economia Empresarial, CIBECEM.
2017/10. Apresentação oral de trabalho. Managing Intangibles Relational Capital for the sustainability of the Energy Sector in the Social Media. INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE .
2017/05. Apresentação oral de trabalho. An Innovative management for tourism organizations through reputational intelligence. II International Congresso in Interdisciplinary in Social and Human Sciences.
2017/05. Apresentação oral de trabalho. Comportamiento del consumidor de turismo gastronómico en sistemas conversacionales de mensajería móvil: los chatbots. II International Congresso in Interdisciplinary in Social and Human Sciences.
2017/05. Apresentação oral de trabalho. The perception of ICT in the Touristic Activity. 2nd International Conference - ICSR Mediterranean Knowledge.
2015/09 - 2017/04. Orientação. A experiência Turística nas Redes Sociais: Motivações, Implicações e Impactes da Geração de Conteúdos.Marketing Turístico (Mestrado). Orientador.
2017/02. Apresentação oral de trabalho. La Percepción de las TIC’s en la actividad turística hoy. III International Conference Scientific-Professional of Cultural Tourism “El Turismo Patrimonial en el Espacio Cultural Cultural Iberoamericano.
2016 - 2016. Organização de evento. VII Post-Graduate Conference (2016). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2016 - 2016. Organização de evento. 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion - Smart Destinations technological applications for enhancing accessibility and fighting info-exclusion (2016). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2016 - 2016. Organização de evento. TMS Algarve 2016 Management Studies International Conference (2016). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2016/11. Apresentação oral de trabalho. Desenvolvimento de um Sistema de Recomendação para divulgação do Património Cultural e Religioso. TMS ALGARVE 2016 – Tourism & Management Studies International Conference.
2016/11. Apresentação oral de trabalho. Marketing Intelligence – A conceptual model for the development of a marketing intelligence platform for tourism organizations. TMS ALGARVE 2016 – Tourism & Management Studies International Conference.
2014/09 - 2016/05. Orientação. As Redes Sociais Online na Hotelaria.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Coorientador.
2016/03. Apresentação oral de trabalho. A Religious Tourism Experience Framework. II Conferência Internacional de TURISMO & HISTÓRIA.
2013/09 - 2015/06. Orientação. A criação de uma Empresa: Reserva Online – Agência de Marketing Digital.Marketing (Mestrado). Orientador.
2015/05. Apresentação oral de trabalho. Rotas Tecnológicas de Turismo Religioso. , I Conferência Internacional de Turismo & História – Produtos Turístico-culturais.
2014 - 2014. Organização de evento. TMS Algarve 2014 Management Studies International Conference (2014). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2014/11. Apresentação oral de trabalho. Realidade Aumentada Aplicada a Valorização do Turística do Património Religioso no Algarve. TMS ALGARVE 2014 –Management Studies Int. Conf.
2014/11. Apresentação oral de trabalho. Segmentação e valorização de Clientes Através das metodologias RFM e CLV. TMS ALGARVE 2014 –Management Studies International Conference.
2014/11. Apresentação oral de trabalho. Extracting information from massive web content data, Semantic Web. Tourism & Management Studies International Conference.
2014/06. Apresentação oral de trabalho. Proceso de Elección de los Intermediarios Hoteleros: un Análisis Comparativo. XXVIII Congresso Annual AEDEM - Universidad de Extremadura.
2013 - 2013. Organização de evento. TMS Algarve 2013 Management Studies International Conference (2013). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2013/11. Apresentação oral de trabalho. Utilização de Medidas se Valor do Cliente na Criação de Listas de Distribuição – Aplicação ao Setor Hoteleiro. TMS Management Studies International Conference.
2012. Apresentação oral de trabalho. A Modelação do efeito das TIC na procura turística com modelos corretores de erro aplicados a dados em painel. CICLO DE SEMINÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO 2012/2013, CEFAGE.
2012/11. Apresentação oral de trabalho. Analysis of ICT in tourism demand in countries of the European Community. International Conference on Tourism & Management Studies.
2012/06. Apresentação oral de trabalho. The importance of ICT on Tourism Demand: A Panel Error Correction Model Approach. Advanced Research Workshop in Tourism Economics (ARWTE 2012).
2011/10. Apresentação oral de trabalho. Análise da procura turística através de Modelação Dinâmica de Dados em Macro Painel. International Conference on Tourism & Management Studies.
2011/06. Apresentação oral de trabalho. Dynamic Panel Data Tourism Demand Models. UNWTO Forum Tourism and Science: Bridging theory and practice.
2011/06. Apresentação oral de trabalho. Tourism Demand Modelling witgh Macro Panel Data. Symposium on Recent Advances in Methods for the Analysis of Panel Data.
2011/04. Apresentação oral de trabalho. Analysis of Tourism Demand through Time Series in Panel Data. 4th International Conference Advances in Tourism Economics.
2010/11. Apresentação oral de trabalho. The importance of Online Tourism Demand. 10th International Forum on Tourism Statistics 2010.
2010/06. Apresentação oral de trabalho. Análise e Previsão da Procura Turística efectuada online. I Seminário de Doutorandos da ESGHT 2010.
2010/03. Apresentação oral de trabalho. Modelação Causal com Dados em Painel para Analisar a Procura Turística. Modelação Causal com Dados em Painel para Analisar a Procura Turística.
2008/11. Apresentação oral de trabalho. Dynamic Packaging e os Sistemas de Informação Turísticos: Características, Potencialidades e Desafios. IASK International Conference – Global Management 2008.
2008/08. Apresentação oral de trabalho. Turismo Electrónico. X SEMINARIO HISPANO - LUSO DE ECONOMÍA EMPRESARIAL.
2008/06. Apresentação oral de trabalho. A Integração dos Sistemas de Informação e do Turismo, o caso IMPACTUR. 8ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.
2007/06. Apresentação oral de trabalho. Sistema de Informação para os Indicadores de Monitorização e Previsão da Actividade Turística (IMPACTUR) como experiência para Portugal. 2ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.
2005 - 2005. Organização de evento. 11º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR) (2005). Universidade do Algarve.
2000 - 2004. Membro de associação. Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Sócia.
2000 - 2000. Organização de evento. X Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica (2000). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
1998/09. Apresentação oral de trabalho. GIS on Tourism Planning. GIS Planet ’98 – International Conference and Exhibition on Geographic Information.
1998/09. Apresentação oral de trabalho. Tourism Planning Informatization. 38th Congress of the European Regional Science Association (ERSA).
1997. Apresentação oral de trabalho. Sistema Informático de Apoio ao Planeamento e Ordenamento Turístico. Célia Maria Quitério Ramos. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (Faro, Portugal).
1997/11. Apresentação oral de trabalho. Sistema de Apoio ao Planeamento e Ordenamento Turístico. Iªs Jornadas de Desenvolvimento Regional.

Projetos

Projetos
2013/12 - 2014/12. Projeto FootData: Integrated information system for football. Investigador.
2013/12 - 2015/06. Projeto SRM: Smart Revenue Management. Investigador.
2016/01 - 2018/10. Projeto M5SAR - Mobile Five Senses Augmented Reality System for Museums (M5SAR). Investigador.
2019/07 - 2022/07. Projeto IMPACTUR-ALGARVE / Platform to monitor, predict and simulate the tourism competitiveness of the Algarve within the national territory and Spanish Mediterranean Basin, Aviso 01/SAICT/2018. Investigador.
2019/01 - 2021/12. Projeto TurExperience: Impactos das experiências turísticas na imagem do destino: em busca de novas oportunidades para o Algarve (TurExperience). Investigador.
2019/01 - 2021/12. Projeto RESTUR: Atitudes e Comportamentos dos Residentes: Contributos para o Desenvolvimento de uma Estratégia de Turismo Sustentável no Algarve. Investigador.
2004/05 - 2019. IMPACTUR: Indicadores de Monitorização e Previsão da Atividade Turística. Investigador.
2022/01/02 - 2025/01/01. SHIFT (Framework para o Marketing Turístico, orientado para a Inovação, Sustentabilidade e Interação). Investigador. Instituto Politécnico de Setúbal.
2021/08/01 - 2023/06/30. Guest-IC - Guest Intelligence Chain. Investigador responsável. Universidade do Algarve - Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar.
2021/01/01 - 2023/03/31. HoST Lab - Laboratório de Inovação em Hospitalidade, Sustenatbilidade e Experiências Turísticas. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações.
1999/11 - 2001/11. MAEPTIA Metodologia de avaliação ex ante de Projectos Turísticos com Impactes Ambientais. Investigador.

Produções

Ramos, Célia M.Q.; Casado-Molina, Ana-María. 2021. "Online corporate reputation: A panel data approach and a reputation index proposal applied to the banking sector". Journal of Business Research, 122: 121-130. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.08.061
Espigares-Jurado, Francisco; Muñoz-Leiva, Francisco; Correia, Marisol B.; Sousa, Carlos M.R.; Ramos, Célia M.Q.; Faísca, Luís. 2020. "Visual attention to the main image of a hotel website based on its position, type of navigation and belonging to Millennial generation: An eye tracking study". Journal of Retailing and Consumer Services, 52. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101906
Ramos, Célia M. Q.; Andraz, Georgette; Cardoso, Irene. 2020. "The Role of ICT in Involving the Tourist and in Sustainability of Tourism Destinations". Em Studies on Entrepreneurship, Structural Change and Industrial Dynamics, 29-45. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-26245-7_3
Ribeiro de Almeida, Cláudia; Ramos, Célia M.Q.; Alonso Almeida, Maria del Mar; Fernandes, Paula Odete; Gamarra, Lucas Estrada. 2020. "Deepening the Use of Social Media and Tourism Travel Behaviour". Em Handbook of Research on Social Media Applications for the Tourism and Hospitality Sector, 66-81. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-1947-9.ch005
Rodrigues, João M.F.; Cardoso, Pedro J.S.; Monteiro, Jânio; Ramos, Célia M.Q.. 2020. "Augmented Intelligence: Leverage Smart Systems". Em Smart Systems Design, Applications, and Challenges, 1-22. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-2112-0.ch001
Cardoso, Pedro J. S.; Monteiro, Jânio; Cabrita, Cristiano; Semião, Jorge; Cruz, Dario Medina; Pinto, Nelson; Ramos, Célia M.Q.; Oliveira, Luís M. R.; Rodrigues, João M. F.. 2020. "Monitoring, Predicting, and Optimizing Energy Consumptions: A Goal Toward Global Sustainability". Em Smart Systems Design, Applications, and Challenges , 80-107. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-2112-0.ch005
Carvalho, Fatima Lampreia; Sequeira, Bernadete Dias; Wikesjö, Magda; Ramos, Célia M. Q.. 2020. "The Unfolding Theories on Destination Image, 1990-2020". Em Handbook of Research on Resident and Tourist Perspectives on Travel Destinations, 313-338. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-3156-3.ch015
Matos, N.; Sánchez Jiménez, Miguel Ángel; Ramos, Célia M. Q.; Baptista, Nuno; Ferreira, João José de Matos. 2020. "Systematic Literature Review on Global Strategy: Mapping Trends and Gaps". Em Dynamic Strategic Thinking for Improved Competitiveness and Performance, 243-270. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-4552-2.ch010
Ramos, Célia M. Q.; Matos, Nelson. 2020. "Customer Experience Journey in Social Networks - Analysis of Cohorts' Behavior". Em INCREaSE 2019, 1180-1195. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-30938-1_93
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, João M. F.. 2020. "The Influence of Social Networking Technology on Centennials Purchase Intent". Em Universal Access in Human-Computer Interaction. Applications and Practice, 451-465. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-49108-6_32
Rodrigues, João; Cardoso, P.J.S.; Monteiro, J.; Ramos, C.M.Q.. 2020. Smart Systems Design, Applications, and Challenges. Estados Unidos: IGI Global. https://www.igi-global.com/book/smart-systems-design-applications-challenges/235691
Ramos, C.M.Q.; Ribeiro de Almeida, Cláudia; Fernandes, Paula Odete. 2020. Handbook of Research on Social Media Applications for the Tourism and Hospitality Sector . Editado por Ramos, C.M.Q.; Almeida, C.R.; Fernandes, P.O.. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.1079/9781780644530.0000
Ramos, Célia M. Q.; Brito, Isabel Sofia. 2020. "The Effects of Industry 4.0 in Tourism and Hospitality and Future Trends in Portugal". Em The Emerald Handbook of ICT in Tourism and Hospitality, 367-378. Emerald Publishing Limited. https://doi.org/10.1108/978-1-83982-688-720201023
Hassan, Azizul; Ramos, C.M.Q.. 2020. "Innovative technology application in tourism marketing". Em Tourism Marketing in Bangladesh. Taylor and Francis. https://www.taylorfrancis.com/books/tourism-marketing-bangladesh-azizul-hassan/e/10.4324/9781003007241
Ramos, C.M.Q.; Cardoso, P.J.; Fernandes, H.; Rodrigues, J.. 2020. "Business Intelligence Challenges applied in a Transfer Company.". Trabalho apresentado em Book of Abstracts of the t-forum Global Conference., Portugal.
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, João M. F.. 2019. "The Contribution of Social Networks to the Technological Experience of Elderly Users". Em Universal Access in Human-Computer Interaction. Multimodality and Assistive Environments, 538-555. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-23563-5_43
López García, Juan José; Lizcano, David; Ramos, Celia MQ; Matos, Nelson. 2019. "Digital Marketing Actions That Achieve a Better Attraction and Loyalty of Users: An Analytical Study". Future Internet, 11 (6). https://doi.org/10.3390/fi11060130
Cardoso, Pedro J. S.; Rodrigues, João M. F.; Pereira, João; Nogin, Sergey; Lessa, Joana; Ramos, Célia M. Q.; Bajireanu, Roman; Gomes, Miguel; Bica, Paulo. 2019. "Cultural heritage visits supported on visitors -preferences and mobile devices". Universal Access in the Information Society, 19 (3): 499-513. https://doi.org/10.1007/s10209-019-00657-y
Rodrigues, Joao M. F.; Ramos, Celia M. Q.; Pereira, Joao A. R.; Sardo, Joao D. P.; Cardoso, Pedro J. S.. 2019. "Mobile Five Senses Augmented Reality System: Technology Acceptance Study". IEEE Access, 7 (1): 163022-163033. https://doi.org/10.1109/access.2019.2953003
Casado-Molina, Ana-María; Ramos, Celia M.Q.; Rojas-de-Gracia, María-Mercedes; Peláez Sánchez, José Ignacio. 2019. "Reputational intelligence: innovating brand management through social media data". Industrial Management & Data Systems, 120 (1): 40-56. https://doi.org/10.1108/imds-03-2019-0145
Ramos, Célia Maria Quitério; Casado-Molina, Ana Maria; Ignácio-Peláez, José. 2019. "An Innovative Management Perspective for Organizations through a Reputation Intelligence Management Model". International Journal of Information Systems in the Service Sector, 11 (4): 1-20. https://doi.org/10.4018/ijisss.2019100101
Rossi, Juliana; Ramos, Célia Maria Quitério. 2019. "A relevância do uso de Smartphones durante a experiência turística". Revista Turismo Visão e Ação (RTVA), 21 (3): 265-290.
Andraz, G.; Ramos, C.M.Q.; Cardoso, I.R.. 2019. "O papel das TIC no envolvimento do turista e sua importância para a Gestão dos Destinos Turísticos". Trabalho apresentado em III International Forum on Management, Évora, Portugal, 123-127.
Ramos, Célia M. Q.; Mafé-García, Ana. 2019. "Analysis of the Contribution of ICT to Cultural and Religious Tourism". Em Handbook of Research on Socio-Economic Impacts of Religious Tourism and Pilgrimage, 167-194. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-5730-2.ch010
Cardoso, IR; Ramos, CMQ; Andraz, G. 2018. "The implementation of healthcare information systems: The role of commitment and usage in benefits achievement [A Implementação de Sistemas de Informação na Saúde: O papel do compromisso e utilização no alcance de benefícios]". Em Proceedings of the 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), , 1-6. https://doi.org/10.23919/cisti.2018.8399205
Vallespin, M; Molinillo, S; Ramos, CMQ. 2018. "Who relies on mobile payment systems when they are on vacation? A segmentation analysis". TOURISM, 66 (1): 6-18.
Casado-Molina, Ana Maria; Universidad de Málaga, Facultad de Comercio y Gestión, Málaga, Spain; Ramos, Célia M.Q.; ESGHT & CIEO - University of the Algarve; Cabrera, Francisco; Universidad de Málaga, E.T.S.I. Informática, Málaga, Spain. 2018. "Managing Intangibles Relational Capital for the sustainability of the Energy Sector in the Social Media". http://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/1085
Ramos, Célia M. Q.; Mendonça, Maria Manuela; Rodrigues, João M. F.. 2018. "Senior users of social networks". Em Proceedings of the 8th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion - DSAI 2018, 129-136. https://doi.org/10.1145/3218585.3218658
Rodrigues, J.; Pedro J. Cardoso; Joana Lessa; João A. Pereira; João D. Sardo; Marco de Freitas; Jorge Semi?o; et al. 2018. "An Initial Framework to Develop a Mobile Five Human Senses Augmented Reality System for Museums". Estados Unidos. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-2927-9.ch005
Henriques, Cláudia; Guerreiro, Manuela; Mendes, Júlio; Ramos, Célia M. Q.. 2018. "Fado as a popular culture expression in the context of a tourist city". Em The Routledge Handbook of Popular Culture and Tourism, 116-126. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315559018-11
Moita, Patrícia; Ramos, Célia Maria Quitério. 2018. "As redes sociais como plataforma de comunicação da informação turística". Tourism and Hospitality International Journal, 10 (1): 12-34.
Antunes, N.M.B.; Ramos, C.M.Q.; Sousa, C.M.R.. 2018. "A experiência turística nas redes sociais: Motivações, implicações e impactes da geração de conteúdos". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 32: 20-37. https://doi.org/10.18089/damej.2018.32.2
Antunes, NMB; Ramos, CMQ; Sousa, CMR. 2018. "Who are the Tourists Sharing Content on Social Media? Behaviour and Characteristics". Journal of Spatial and Organizational Dynamics, 6 (3): 237-257.
Ramos, C.M.Q.; Andraz, G.; Cardoso, I.R.. 2018. "The ICT in the Tourism Destinations Management: The Tourist Involvement". Trabalho apresentado em II International Forum on Management, Faro, Portugal.
Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, J.. 2018. "The Contribution of Social Networks to the Technological Experience of Senior Users". Trabalho apresentado em II International Forum on Management, Faro, Portugal.
Cardoso, I.R.; Andraz, G.; Ramos, C.M.Q.. 2018. "Top Management Commitment in the Implementation of Health Information Systems: The Usage and Benefits Achievement". Trabalho apresentado em II International Forum on Management, Faro, Portugal.
Ramos, C.M.Q.. 2018. "A comunicação da informação turística através das redes sociais: análise da importância atribuída pelos diferentes perfis de turistas". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2018 - Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Alba-Fuerte, I.; Casado-Molina, Ana-Maria; Ramos, C.M.Q.. 2018. "Nodes of influence and their impact on the management of tourism companies in the Algarve". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2018 - Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Cascada, Pedro; Correia, M.B.; Matos, Nelson; Sousa, Carlos M. R.; Ramos, C.M.Q.. 2018. "From Digital Marketing to Marketing Automation: Practices and Answers of the Portuguese Hotel Sector". Trabalho apresentado em ICMD, Faro, Portugal.
Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos M.R.; Casado-Molina, A.M.. 2018. "Special Issue Social media applied to tourism and hospitality". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 32. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/issue/view/23
Ramos, C.M.Q.; Matias, Fernanda; Santos, J.; Afonso, C.M.; Baptista, C.; Santos, M. M. 2018. Estudos de Gestão e Empreendedorismo. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Ramos, C.M.Q.; Ramos, C.M.Q.; Cardoso, P.J.; Henriques, C.. 2018. Handbook of Research on Technological Developments for Cultural Heritage and eTourism Applications. Editado por Rodrigues, João; Ramos, C.M.Q.; Cardoso, P.J.S.; Henriques, Claúdia. Estados Unidos: IGI Global. https://www.igi-global.com/book/_/179207
Ramos, C.M.Q.; Sousa, A.; Gonçalves, G.; Cardoso, I.; Calisto, M.L.; Nelson, M.. 2018. Turismo e Competitividade dos Destinos Turísticos. Editado por Ramos, Célia; Sousa, A.; Gonçalves, G.; Cardoso, I.R.; Calisto, M.L.; Matos, Nelson. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Alcoforado, E.; Santos, J.; Santos, M.; Ramos, C.M.Q.; Henriques, C.. 2018. Hotelaria e Restauração: Estratégias versus Experiências. TMS Conference Series.. Editado por Alcoforado, E.; Santos, J.; Santos, M.; Ramos, Célia; Henriques, C.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Jesus, M.; Machado, C.; Correia, M.B.; Alcoforado, E.; Ramos, C.M.Q.. 2018. Gestão de Recursos Humanos: Abordagens e Perspetivas. TMS Conference Series. . Editado por Jesus, M.; Machado, C.; Correia, M.B.; Alcoforado, E.; Ramos, Célia. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Sousa, C.; Ramos, C.M.Q.; Cascada, P.; Correia, M.; Guerreiro, R.. 2018. O Futuro Hoje: Novas Tecnologias, Social Media e Negócio Digital. TMS Conference Series.. Editado por Sousa, C.M.R.; Ramos, Célia; Cascada, P.; Correia, M.B.; Guerreiro, R.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Ramos, C.M.Q.; Santos, M.; Machado, C.; Casanueva, C.; Correia, M.. 2018. O Marketing como Estratégia. TMS Conference Series.. Editado por Ramos, Célia; Santos, M.; Machado, C.; Casanueva, C.; Correia, M.B.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Ramos, Célia M. Q.; Henriques, Cláudia; Rodrigues, João M. F.. 2018. "Religious Tourism Experience Model (RTEM)". Em Handbook of Research on Technological Developments for Cultural Heritage and eTourism Applications, 1-29. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-2927-9.ch001
Ramos, Célia M.Q.; Casado Molina, AM; Pelaez, JI. 2017. "Measuring air and terrestrial transport company reputation: Tourism intangibles expressed in the digital environment". Journal of Spatial and Organizational Dynamics, 5 (4): 443-462. https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2010.01.002
Ramos, C.M.Q.; Martins, D.J.; Serra, F.; Lam, R.; Cardoso, P.J.S.; Correia, M.B.; Rodrigues, J.M.F.. 2017. "Framework for a hospitality big data warehouse: The implementation of an efficient hospitality business intelligence system". International Journal of Information Systems in the Service Sector, 9 (2): 27-45. https://doi.org/10.4018/ijisss.2017040102
Ramos, Célia M.Q.; Rodrigues, João M.F.. 2017. "Tourism and Technology:: A Religious Tourist Experience Framework". Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 9 (1): 32-48. https://doi.org/10.18226/21789061.v9i1p032
Ramos, Célia M. Q.; Matos, Nelson; Sousa, Carlos M. R.; Correia, Marisol B.; Cascada, Pedro. 2017. "Marketing Intelligence and Automation - An Approach Associated with Tourism in Order to Obtain Economic Benefits for a Region". Em Universal Access in Human–Computer Interaction. Design and Development Approaches and Methods, 402-411. Estados Unidos: Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-58706-6_32
Ramos, Célia M.Q.; Henriques, Cláudia. 2017. "Os Hotéis da Música e a oferta de experiências memoráveis". Revista Turismo & Desenvolvimento , 27/28: 1979-1991.
Romero, Maria; Casado, Ana-Maria; Ramos, C.M.Q.. 2017. "Comportamiento del consumidor de turismo gastronómico en sistemas conversacionales de mensajería móvil: los chatbots". Em Book of Proceedings of II International Congresso in Interdisciplinary in Social and Human Sciences, 315-322.
Vallespín Arán, Maria; Molinillo, Sebastian; Ramos, Célia M. Q.. 2017. "Smartphone Users Segmentation based on Trust in Mobile Payment". Trabalho apresentado em 6th International Conference on New Challenges in Management and Business, Dubai, Emiratos Árabes Unidos. https://doi.org/10.14257/astl.2015.84.13
Ramos, C.M.Q.; García, Ana M.. 2017. "The perception of ICT in the Touristic Activity". Trabalho apresentado em 2nd International Conference - ICSR Mediterranean Knowledge, Faro, Portugal.
Casado, Ana-Maria; Peláez, J.I; Ramos, C.M.Q.. 2017. "An Innovative Management for Tourism Organizations through Reputational Intelligence". Trabalho apresentado em II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Faro, Portugal.
Charneco, Maria Romero; Casado-Molina, Ana-Maria; Ramos, C.M.Q.. 2017. "Comportamiento del Consumidor de Turismo Gastronómico en Sistemas Conversacionales de Mensajería Móvil: Los Chatbots". Trabalho apresentado em II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Faro, Portugal.
Ramos, C.M.Q.; Casado-Molina, Ana-Maria; Ignácio-Peláez, José. 2017. "Aplicação de Business Intelligence num modelo holístico de reputação corporativa". Trabalho apresentado em XIX Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, CIBECEM, Faro, Portugal. https://doi.org/10.14488/enegep2019_tn_sto_000_1637_38085
Ramos, C.M.Q.; López-García, J.J.; Ramón-Saura, J.; Matos, Nelson. 2017. "On-line Leads generation: What do we still need to know?". Trabalho apresentado em VIII Postgraduate Conference, Faro, Portugal.
Rodrigues, João M.F.; Lessa, Joana; Gregório, Miguel; Ramos, Célia; Cardoso, Pedro J. S.. 2016. "An Initial Framework for a Museum Application for Senior Citizens". Em Proceedings of the 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion - DSAI 2016, 414-421. https://doi.org/10.1145/3019943.3020002
Alves, Liliana; Antunes, Nuno; Agrici, Olga; Sousa, Carlos M. R.; Ramos, Celia M. Q.. 2016. "Click Bait: You Won't Believe What Happens Next!". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 5 (2): 196-213. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i2.p196-213
Ramos, Célia M.Q.; Henriques, Cláudia; Lanquar, Robert. 2016. "Augmented Reality for Smart Tourism in Religious Heritage Itineraries". Em Handbook of Research on Human-Computer Interfaces, Developments, and Applications, 245-278. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-0435-1.ch010
Cantinho, Gonçalo; Correia, Marisol B; Ramos, Célia M.Q.. 2016. "As redes sociais online nos hotéis de 4 e 5 estrelas do Algarve". Tourism and Hospitality International Journal, 7 (1): 27-48.
Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, João; Henriques, Claúdia. 2016. "Desenvolvimento de um Sistemas de Recomendação para divulgação do património cultural e religioso". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2016 – Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Matos, Nelson; Correia, Marisol B.; Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos; Cascada, Pedro. 2016. "Marketing Intelligence - A conceptual model for the development of a marketing intelligence platform for tourism organizations". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2016 – Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Águas, P.; Santos, M. M; Santos, J.; Correia, M.; Ramos, C.M.Q.. 2016. Desafios, Estratégias e Tendências do Marketing. Editado por Águas, P.; Santos, M.; Santos, J.; Correia, M.B.; Ramos, Célia. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Ramos, Célia M.Q.; Correia, Marisol B.; Rodrigues, J.; Sousa, C.; Cascada, P.. 2016. "Hotel websites characterisation framework for consumer’s information needs". Tourism & Management Studies, 12 (1): 25-39. https://doi.org/10.18089/tms.2016.12103
Cascada, Pedro; Sousa, Carlos MR; Ramos, Célia MQ; Correia, Marisol B. 2015. "E-Learning no ensino superior aplicado a uma unidade curricular em Turismo". Egitania Sciencia, 16: 55-55.
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Rodrigues, João M. F.. 2015. "Opportunities, Emerging Features, and Trends in Electronic Distribution in Tourism". International Journal of Information Systems and Social Change, 6 (4): 17-32. https://doi.org/10.4018/ijissc.2015100102
Choupinha, R.; Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.; Martins, Daniel; Serra, Francisco. 2015. "Guest reputation indexes to analyze hotel’s online reputation using data extracted from OTAs". Em Proc. 6th Int. Conf. on Applied Informatics and Computing Theory (AICT’15), in Recent Research in Applied Informatics, 50-59.
Ramos, Célia M. Q.; Correia, Marisol B.; Rodrigues, J. M. F.; Martins, Daniel; Serra, Francisco. 2015. "Big data warehouse framework for smart revenue management". Em 3rd NAUN Int. Conf. on Management, Marketing, Tourism, Retail, Finance and Computer Applications (MATREFC '15), 13-22.
Vallespín-Arán, Maria; Molinillo, Sebastian; Ramos, Célia Maria Quitério. 2015. "Evaluación del sistema de distribución del sector hoteleiro: critérios de selección del canal". Em En la Piel del Cliente: Escuchar, Atraer, Retener, 147-164. Oviedo, Espanha: Universidad de Oviedo.
Martins, D.; Ramos, Célia M.Q.; Rodrigues, João M.F.; Cardoso, Pedro J.S.; Lam, R.; Serra, F.. 2015. "Challenges in Building a Big Data Warehouse Applied to the Hotel Business Intelligence". Em Proc. 6th Int. Conf. on Applied Informatics and Computing Theory (AICT’15), in Recent Research in Applied Informatics, 110-117.
Ramos, C.M.Q.; Correia, M.B.. 2015. "Special Issue ICT Applied to Tourism, Hospitality, Marketing and Management". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 26 (2). https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/issue/view/17
Ramos, C.M.Q.; Marisol, M.B.. 2015. "Special Issue ICT Applied to Tourism, Hospitality, Marketing and Management". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 26 (1). https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/issue/view/15
Sousa, Carlos Manuel; Ramos, Célia Maria; Correia, Marisol Brito; Cascada, Pedro Miguel. 2014. "Segmentação e Valorização de Clientes Através das Metodologias RFM e CLV". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2014 –Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Henriques, Claúdia; Ramos, Célia MQ; Rodrigues, João MF. 2014. "Realidade Aumentada Aplicada a Valorização do Turística do Património Religioso no Algarve". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2014 –Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Ramos, Célia Maria Quitério; Rodrigues, Paulo Manuel Marques. 2014. "Tourism Demand Modelling and Forecasting: An Overview". Revista de Turismo Contemporâneo - RTC, 2 (2): 323-340.
Pinto, Marco Paula; Ramos, Célia Maria Quitério. 2014. "Mobile Marketing: A nova abordagem dos Marketeers e dos novos turistas". GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, 4 (5): 1376-1387.
Cascada, Pedro; Ramos, Célia; Sousa, Carlos. 2014. "Utilização de Medidas de Valor do Cliente na Criação de Listas de Distribuição: Aplicação ao Setor Hoteleiro". DosAlgarves. A Multidisciplinary e-journal, 23: 51-74.
Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, J. M. F.; Cardoso, Pedro J. S.. 2014. "Framework for the characterization of hotel websites". Em Proc. 13th Int. Conf. WWW/Internet 2014, 333-337.
Cascada, Pedro; Sousa, Carlos; Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.. 2014. "E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior". Revista de Turismo Contemporâneo – RTC, 2 (1): 136-160. http://hdl.handle.net/10400.1/6895
Vallespín-Arán, Maria; Jiménez, M.; Ramos, C.M.; Robledo, J.L.R.. 2014. "Proceso de Elección de los Intermediarios Hoteleros: un Análisis Comparativo". Em XXVIII Congreso Annual AEDEM - Universidad de Extremadura, 1193-1207.
Cantinho, Gonçalo; Correia, M.B.; Ramos, C.M.Q.. 2014. "Monitorização da Presença Online dos Hotéis de 4 e 5 Estrelas do Algarve". Trabalho apresentado em V Postgraduate Conference, Faro, Portugal.
Águas, P.; Santos, M.M.; Correia, M.; Ramos, C.M.Q.. 2014. TMS Conference Series (2014) - Perspetivas Contemporâneas em Marketing. Editado por Águas, P.; Santos, M.; Correia, M.B.; Ramos, Célia M.Q.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Correia, M.; Ramos, C.M.Q.; Sousa, C.; Serra, F.. 2014. TMS Conference Series (2014)- Perspetivas Contemporâneas em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Estratégia. Editado por Correia, M.B.; Ramos, Célia; Sousa, Carlos, M.R; Serra, F.. ESGHT - Universidade do Algarve.
Ramos, Célia M.Q.; Rodrigues, Paulo M.M.. 2013. "Research Note: The Importance of Online Tourism Demand". Tourism Economics, 19 (6): 1443-1447. https://doi.org/10.5367/te.2013.0253
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.. 2013. "The Importance of ICT for Tourism Demand: A Dynamic Panel Data Analysis". Em Quantitative Methods in Tourism Economics, editado por Physica-Verlag, 97-111. Physica-Verlag HD. https://doi.org/10.1007/978-3-7908-2879-5_6
CASCADA, PEDRO; Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos. 2013. "Utilização de Medidas de Valor do Cliente na Criação de Listas de Distribuição - Aplicação ao Setor Hoteleiro". Trabalho apresentado em TMS 2013 - Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Ramos, C.M.Q.; Correia, M.; Serra, F.; Santos, J.; Águas, P.. 2013. TMS Conference Series (2013) - Competitividade, Marketing e Tecnologias de Informação e Comunicação no Turismo. Editado por Ramos, C.M.Q.; Correia, M.B.; Serra, F.; Santos, J.; Águas, P.. Faro, Portugal: ESGHT - Universidade do Algarve.
Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, Paulo M.M.. 2012. "Analysis of ICT in Tourism Demand in Countries of the European Community". Trabalho apresentado em TMS 2012 - Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Ramos, Célia M. Q.. 2012. "A influência das tecnologias de informação e de comunicação na procura turística: uma abordagem com dados em macro panel". Doutoramento. https://doi.org/10.13140/2.1.4203.2961
Quitério Ramos, Célia Maria; Rodrigues, Paulo Manuel Marques. 2011. "Os efeitos da Internet na atividade turística". Revista Gestão, Inovação e Tecnologias, 1 (2): 64-83. https://doi.org/10.7198/s2237-07222011000200006
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando. 2011. "Tourism demand analysis through dynamic modeling of macro panel data". Em Book of Proceedings of the International Conference on Tourism & Management Studies, Tourism & Management Studies, Special Issue Vol. II, 1185-1188.
Ramos, Célia MQ. 2010. "Sistemas de informação para a gestão turística". Revista Encontros Científicos-Tourism & Management Studies, 6: 107-116.
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.. 2010. "The importance of online tourism demand". Em 10th International Forum on Tourism Statistics 2010 (online).
Ramos, C.M.Q.. 2010. "Análise e Previsão da Procura Turística efetuada online". Trabalho apresentado em I Seminário de Doutorandos (I Postgraduate Conference), Faro, Portugal, 17-18.
Ramos, Célia; Perna, Fernando. 2009. "Information system for Tourism Activity Monitoring and Forecasting Indicators as an experience for Portugal". Tourism and Hospitality Research, 9 (4): 277-289. https://doi.org/10.1057/thr.2008.45
Ramos, C.M.Q.; Rodrigues, P.M.M.; Perna, Fernando. 2009. "Sistemas e Tecnologias de Informação no Sector Turístico.". Revista Turismo & Desenvolvimento, 12.
Ramos, Célia MQ; Rodrigues, Paulo MM; Perna, Fernando. 2008. "Sistemas de Informação para apoio ao Turismo, o caso dos Dynamic Packaging". Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2: 25-35. http://hdl.handle.net/10400.1/1093
Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando. 2008. "Dynamic Packaging e os Sistemas de Informação Turísticos: características, potencialidades e desafios". Em Proceedings of the IASK International Conference – Global Management 2008, 480-489.
Ramos, Célia MQ. 2008. "A integração dos sistemas de informação e do turismo, o caso IMPACTUR". Em Atas da 13ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação21, 21-22.
Ramos, Célia MQ; Rodrigues, Paulo MM; Perna, Fernando. 2008. "Turismo electrónico". Em X Seminario Hispano - Luso de Economía Empresarial.
Ramos, Célia M.Q.; Perna, Fernando. 2007. "Information System for the Indicators of Monitoring and Forecasting of Touristic Activities (IMPACTUR) as experience for Portugal". Em Actas da 2ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 63-74.
Canhoto, Pedro; Jesus, Marco; Ramos, Célia MQ. 2005. "Sistema de informação para a gestão de uma frota". DosAlgarves, 13: 8-14. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/index
Ramos, Célia M.Q.; Lobo, Fernando. 2003. "Descoberta de Conhecimentos em Base de Dados". DosAlgarves, 12: 53-59. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/index
Ramos, Célia MQ. 1998. "Sistemas de informação no planeamento turístico". DosAlgarves, 3: 42-47. https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/index
Ramos, Célia M. Q.. 1998. "Informatização do planeamento e ordenamento turístico". Em Aspectos de Dinamismo Regional - Série Estudos , 103-116. Faro, Portugal: Centro de Investigação de Desenvolvimento e Economia Regional (CIDER). http://hdl.handle.net/10400.1/1070
Ramos, Célia MQ; Gomes, Mário Rui Fonseca dos Santos. 1998. "GIS on tourism planning: preventing the impacts caused by the developing tourism activity in a specific site". Trabalho apresentado em GIS Planet ’98 – International Conference and Exhibition on Geographic Information, Lisboa, Portugal,11 de setembro, 1998, 1-10.
Ramos, Célia MQ; Gomes, Mário Rui Fonseca dos Santos. 1998. "Tourism planning informatization". Trabalho apresentado em 38th Congress of the European Regional Science Association, Viena, Áustria,01 de setembro, 1998.
Ramos, Célia M. Q.. 1997. "Sistema informático de apoio ao planeamento e ordenamento turístico". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/1079
 

Contacto