Silhueta de pessoa indiferenciada

Carlos Manuel Ramos de Sousa

Professor coordenador
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo
Subsistema
Orgãos de Gestão
Unidade ID
Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Carlos M.R. Sousa holds a PhD in Economics and Corporate Sciences from the Universidad de Huelva, Spain as well as a Master in Economics and Corporate Sciences from the Universidade do Algarve. He holds a first degree in Computer Science for Management from the Instituto Superior de Línguas e Administração. Also, is an integrated researcher of CiTUR - Centre for Tourism Research, Development and Innovation (citur-tourismresearch.com/). He is a lecturer Adjunct Professor in the Department of ICT at the University of the Algarve, School of Management, Hospitality and Tourism, since 1991. His current areas of research and special interests are related with Systems and Information Technology, Computer Sciences Applied to Tourism, Electronic Distribution in Tourism, Digital Marketing, E-Business and Customer Relationship Management. He has published mainly in the fields of information systems, tourism and marketing.

Atividades

Atividades
2016/09 - 2020. Orientação. The Rathbone Hotel: internship report.Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, Ramo: Hotelaria e Função Comercial (Mestrado). Orientador.
2017/09 - 2018/12. Orientação. Areias Village: Uma nova imagem digital 2017/09 - 2018/12.Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, Ramo: Hotelaria e Função Comercial (Mestrado). Orientador.
2016 - 2018. Orientação. Planificação de um Sistema de CRM numa empresa turística .Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, Ramo: Hotelaria e Função Comercial (Mestrado). Coorientador.
2015/09 - 2017/04. Orientação. A Experiência Turística nas Redes Sociais: Motivações, Implicações e Impactes da Geração de Conteúdos
2015/09 - 2017/04.Mestrado em Marketing Turístico (Mestrado). Coorientador.
2014 - 2016. Orientação. Hotel Vila Galé Lagos.Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, Ramo: Hotelaria e Função Comercial (Mestrado). Orientador.
2013/09 - 2015/06. Orientação. A CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA: RESERVA ONLINE - AGÊNCIA DE
MARKETING DIGITAL 2013/09 - 2015/06.Mestrado em Marketing (Mestrado). Orientador.
2011 - 2012. Orientação. Dengun, Lda.Mestrado em Marketing (Mestrado). Orientador.

Projetos

Projetos
2021/08 - 2023/06/30. Guest-IC - Guest Intelligence Chain. Investigador. Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) - Polo do Algarve, Portugal.

Produções

Alves, Liliana; Antunes, Nuno; Agrici, Olga; Sousa, Carlos M. R.; Ramos, Celia M. Q.. 2016. "Click Bait: You Won’t Believe What Happens Next!". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, 5 (2). https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i2.p196-213
Ramos, Célia M. Q.; Correia, Marisol B.. 2016. "Hotel websites characterisation framework for consumer’s information needs". Tourism & Management Studies, 12 (1): 25-39. https://doi.org/10.18089/tms.2016.12103
Espigares-Jurado, Francisco; Muñoz-Leiva, Francisco; Correia, Marisol B.; Sousa, Carlos M.R.; Ramos, Célia M.Q.; Faísca, Luís. 2020. "Visual attention to the main image of a hotel website based on its position, type of navigation and belonging to Millennial generation: An eye tracking study". Journal of Retailing and Consumer Services, 52. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2019.101906
Sousa, Carlos. 2017. "ANÁLISE DE CONSUMO NUMA UNIDADE HOTELEIRA NO ALGARVE – PORTUGAL, COM O RECURSO DE FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE". Turismo - Visão e Ação. https://doi.org/10.14210/rtva.v19n3.p513-539
Sousa, Carlos. 2014. "E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior em Portugal". Revista de Turismo Contemporâneo, 2 (1). https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/5087
Sousa, Carlos. 2018. "A experiência turística nas redes sociais: Motivações, implicações e impactes da geração de conteúdos". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal. https://doi.org/10.18089/damej.2018.32.2
Ramos, Célia M. Q.; Matos, Nelson; Sousa, Carlos M. R.; Correia, Marisol B.; Cascada, Pedro. 2017. "Marketing Intelligence and Automation – An Approach Associated with Tourism in Order to Obtain Economic Benefits for a Region". Em Universal Access in Human–Computer Interaction. Design and Development Approaches and Methods, 402-411. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-58706-6_32
Santos, J.. 2014. Anais da Conferência TMS 2014. 2014ª ed. Vol. I. Portugal: ESGHT/UAlg.
Muñoz-Leiva, Francisco; Faísca, Luís Miguel; Ramos, Célia M.Q.; Correia, Marisol B.; Sousa, Carlos M.R.; Bouhachi, Marouan. 2021. "The influence of banner position and user experience on recall. The mediating role of visual attention". Spanish Journal of Marketing - ESIC, 25 (1): 85-114. https://doi.org/10.1108/sjme-04-2020-0050
Correia, Marisol B; Ramos, Célia; Serra, Francisco Manuel Dionísio; Sousa, Carlos. 2014. Perspetivas Contemporâneas em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Estratégia. Portugal: ESGHT/UAlg.
Sousa, Carlos; Correia, Marisol B; CASCADA, PEDRO; Guerreiro, Raúl Filipe; Henriques, Cláudia. 2016. Desafios, Estratégias e Tendências em Gestão e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Portugal: ESGHT/UAlg.
Sousa, Carlos; Ramos, Célia; CASCADA, PEDRO; Correia, Marisol B; Guerreiro, Raúl Filipe. 2018. O Futuro Hoje: Novas Tecnologias, Social Media e Negócio Digital. ESGHT/UAlg.
Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos; Casado-Molina, A.M.. 2018. "Special Issue Social media applied to tourism and hospitality". Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, (32). https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/issue/view/23
Antunes, NMB; Ramos, Célia; Sousa, Carlos. 2018. "Who are the Tourists Sharing Content on Social Media? Behaviour and Characteristics". Journal of Spatial and Organizational Dynamics, 3 (6): 237-257.
CASCADA, PEDRO; Sousa, Carlos; Ramos, Célia; Correia, Marisol B. 2015. "E-Learning no ensino superior aplicado a uma unidade curricular em Turismo". Egitania Sciencia, (16): 57-76. http://egitaniasciencia2.ipg.pt/index.php/egitania_sciencia/article/view/63
CASCADA, PEDRO; Ramos, Célia; Sousa, Carlos. 2014. "Utilização de Medidas de Valor do Cliente na Criação de Listas de Distribuição: Aplicação ao Setor Hoteleiro". DosAlgarves. A Multidisciplinary e-journal, (23): 51-74.
CASCADA, PEDRO; Correia, Marisol B; Matos, Nelson; Sousa, Carlos; Ramos, Célia. 2021. "From Digital Marketing to Marketing Automation: Practices and Answers of the Portuguese Hotel Sector". Em Marketing, Creativity and Experiential Design, editado por Matos, Nelson; Guerreiro, Manuela; Pinto, Patrícia; Mendes, Júlio da Costa, 85-103. Cambridge Scholars Publishing. https://www.cambridgescholars.com/product/978-1-5275-7557-8
Sousa, Carlos. 2008. "Difusão das tecnologias da informação e comunicação: grupos estratégicos nas empresas portuguesas". Tourism & Management Studies, 4: 125-141. https://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/59/14
Ashqar, RI; Ramos, C; Sousa, C; Matos, N. 2023. "CRM and Smart Technologies in the Hospitality". https://doi.org/10.1007/978-981-19-9099-1_9
Ramos, CMQ; Ashqar, RI; Matos, N; Sousa, CMR. 2023. "Capital indicators for hotel customer experience to support strategic management". https://doi.org/10.4018/978-1-6684-6607-0.ch002
Ramos, CMQ; Sousa, CMR; Matos, NMS; Ashqar, RI. 2023. Measuring Consumer Behavior in Hospitality for Enhanced Decision Making. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-6607-0
Ramos, CMQ; Sousa, CMR; Matos, NMS; Ashqar, RI. 2023. Preface.
Antunes, NMB; Ramos, CMQ; Sousa, CMR. 2018. "WHO ARE THE TOURISTS SHARING CONTENT ON SOCIAL MEDIA? BEHAVIOUR AND CHARACTERISTICS". JOURNAL OF SPATIAL AND ORGANIZATIONAL DYNAMICS.
Cascada, Pedro; Sousa, Carlos; Correia, Marisol B.; Ramos, Célia M. Q.. 2014. "E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior". Revista de Turismo Contemporâneo ¿ RTC, 2 (1): 136-160. http://hdl.handle.net/10400.1/6895
Matos, Nelson; Correia, Marisol B.; Ramos, C.M.Q.; Sousa, Carlos; Cascada, Pedro. 2016. "Marketing Intelligence - A conceptual model for the development of a marketing intelligence platform for tourism organizations". Trabalho apresentado em TMS ALGARVE 2016 ¿ Tourism and Management Studies International Conference, Olhão, Portugal.
Afonso, Carlos M.; Sousa, Carlos; CASCADA, PEDRO; Serra, Manuel. Autor correspondente: Afonso, Carlos M.. 2019. "Restaurantes da Rota da Dieta Mediterrânica: Análise de dados de páginas de facebook". Trabalho apresentado em TURHIST - 2019 ¿ Conferência Internacional Turismo e História, Faro, Portugal, 56-57.
 

Contacto