Silhueta de pessoa indiferenciada

Desidério Luís Sares Batista

Professor auxiliar
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Desidério Luís Sares Batista. Licenciatura em Arquitectura Paisagista e Mestrado em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico pela Universidade de Évora. Concluiu o Doutoramento em Artes e Técnicas da Paisagem pela Universidade de Évora em 2009. É Professor Auxiliar na Universidade do Algarve; Investigador Integrado no CHAIA/UÉ - Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora; Investigador do CEPAC - Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção da Universidade do Algave e Investigador colaborador colaborador do CEAACP da Universidade de Coimbra e do Cidadhis/UFSC (Brasil). Investiga e publica sobre temas da paisagem e do património. Publicou 17 artigos em revistas especializadas e 20 trabalhos em actas de eventos, possui 17 capítulos de livros publicados. Possui 50 itens de produção técnica. Participou em 10 eventos no estrangeiro e 30 em Portugal. Orientou dissertações de mestrado (15) e de doutoramento (2), e trabalhos de pós-doutoramento (2) nas áreas de Artes, Ciências Sociais e Ciências da Terra e do Ambiente. Actua nas áreas de Humanidades com ênfase em Artes, Ciências Naturais com ênfase em Ciências da Terra e do Ambiente, Ciências Agrárias com ênfase em Agricultura, Silvicultura e Pescas e Ciências Sociais. Tem integrado com frequência júris de provas de doutoramento em distintas Universidades portuguesas. Nas suas atividades profissionais interagiu com 23 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Coordena e/ou integra Projetos de Investigação nacionais e internacionais. Atualmente é Director do Curso de Licenciatura em Arquitetura Paisagista da Universidade do Algarve.

Atividades

Atividades
2022/02/25. Apresentação oral de trabalho. A Paisagem Mediterrânica e o Poder da Água: O caso de Zraoua nas montanhas meridionais da Tunísia. Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagem e Ambiente. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2021/11/26. Apresentação oral de trabalho. A gestão da água em comunidades rurais de montanha no Mediterrâneo ocidental. II Workshop AQUA. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2021/11/11. Apresentação oral de trabalho. A importância e o papel das Quintas no urbanismo contemporâneo. O caso de Lisboa. Quintas Urbanas Edição 2021. Universidade Federal do Rio Grande (FURG). NAU - Núcleo de Análise Urbana (Rio Grande do Sul, Brasil).
2021/10/08. Apresentação oral de trabalho. El paisaje del Sur Ibérico: unidades de paisaje, multifuncionalidad y territorios transfronterizos de la mineración . Encuentro en la Frontera. Dinamización y dinamización del Patrimonio Cultural transfronterizo. Universidad Pablo de Olavide (Encinasola, Espanha).
2021/09/25. Júri de grau académico. O uso eficiente da água no Seixal. Arguente principal. Patrícia Trindade (Mestrado). Universidade Nova de Lisboa.
2021/09/11. Apresentação oral de trabalho. Expressão da geodiversidade na paisagem do Geoparque Algarvensis: Contributos para a sua identificação e caraterização. A Geodiversidade do Aspirante Geoparque Algarvensis. XLI CAP - Curso de Atualização de Professores em Geociências. Associação Portuguesa de Geológos (Portugal).
2021/09/03. Apresentação oral de trabalho. Lisbon - European Green Capital: The allotment gardens contribution. University of Athens (Atenas, Grécia).
2021/07/14. Apresentação oral de trabalho. Systèmes d´irrigation traditionnel en Méditerranée Occidentale . 1ère Rencontre sur les Systèmes d´irrigation du Nord du Maroc. Université de Tetouan. Faculté des Sciences et Techniques d´Alhoceima (Al Hoceima, Marrocos).
2021/06/30. Apresentação oral de trabalho. O impacto que o Aqueduto de Pegões teve no sistema de regadio da cerca do Convento de Cristo em Tomar. III Congreso Internacional de Historia Agraria. Despoblación, Desquilibrio Territorial y Sostenibilidad. Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha).
2021/05/11 - 2021/05/11. Organização de evento. Seminário sobre "Paisagem Cultural, Património Hidráulico e Desenvolvimento Sustentável" (2021). UAlg / FCT.
2021/05/11. Apresentação oral de trabalho. Apresentação do Projeto INCULTUM_Visiting the Margins. INnovative CULtural ToUrisM in european peripheries (Horizonte 2020_European Comssion) . Seminário "Paisagem Cultural, Património Hidráulico e Desenvolvimento Sustentável". UAlg / FCT (Faro, Portugal).
2021/04/23. Apresentação oral de trabalho. A paisagem da cerca do Convento de Cristo em Tomar: multifuncionalidade, programa hidráulico e organização espacial. Workshop AQUA. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal).
2021/04/09. Júri de grau académico. Análise histórica e Plano de Restauro da Quinta do Palácio de Estoi, em Faro. Arguente principal. Jim Pinto (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2021/03/31 - 2021/03/31. Orientação. Estágio Curricular no Atelier PROAP. A importância de um Projeto de Frente Ribeirinha.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2021/03/31 - 2021/03/31. Orientação. Gestão de obra e manutenção de espaços verdes. Estágio curricular no atelier OpenGreen..Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2020/07/09 - 2020/09/21. Arbitragem científica em revista. Journal of Rural Studies (0743-0167). Elsevier .
2020/09/11 - 2020/09/12. Organização de evento. II CIATMO - Congresso Internacional em Arquitetura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental. Povoações alcandoradas: Arquitetura e Paisagem (2020).
2020/09/11. Apresentação oral de trabalho. A aldeia berbere de Zraoua nas montanhas meridionais da Tunísia: Identidade e dinâmica das distintas expressões da paisagem mediterrânica. II CIATMO - Congresso Internacional em Arquitetura Internacional no Mediterrâneo Ocidental. Povoações alcandoradas: Arquitetura e Paisagem. Campo Arqueológico de Mértola (Mértola, Portugal).
2019/12/13. Júri de grau académico. Contributos para o Inventário de Jardins Históricos no Algarve: Faro. Arguente principal. MARIA FILIPA SÃO BRAZ RABAÇA (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019/12/12. Júri de grau académico. REQUALIFICAÇÃO PAISAGÍSTICA DE UMA ZONA VERDE NA CIDADE DE SINES, ENTRE O TERMINAL DE GRANÉIS LIQUIDOS E O PORTO DE PESCA. Orientador. JOANA GAMITO JOYCE FUSCHINI BIZARRO (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019/12/12. Júri de grau académico. PROJETO DE ARQUITETURA PAISAGISTA PARA A REQUALIFICAÇÃO DA QUINTA DAS HORTAS DA BARCA: Geometria Sagrada e Numerologia aliada à Agricultura no Alentejo. Presidente do júri. DAVID MANUEL PICA MARQUES (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019/12/11. Júri de grau académico. Contributos para a mitigação dos fenómenos hidrológicos extremos na bacia hidrográfica da Ribeira de Albufeira. Proposta de Infraestrutura Verde.. Presidente do júri. MAFALDA SOFIA RODRIGUES CASTILHO (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019/11/28. Júri de grau académico. Telhados verdes em Portugal - Perceção, Atitudes e Preferências estéticas. Presidente do júri. JOSÉ CARLOS COSTA VALENTE (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019/10/04 - 2019/11/15. Organização de evento. Exposição de estudos e intervenções sobre o sistema de regadio tradicional na Serra de Guadarrama e na Serra Nevada em Espanha (2019). Universidade do Algarve / Biblioteca Central.
2019/10/18. Apresentação oral de trabalho. Patrimoine bâti et paysage culturel dans les régions montagneuses du Magreb: Le cas du Haut Atlas du Maroc . Université de la Manouba. Institut Supérieur de la Tunisie Contemporaine (Tunis, Tunísia).
2019/10/04 - 2019/10/04. Organização de evento. Seminário de Investigação Internacional sobre a Paisagem e a Água na Península Ibérica. Uma Perspetiva Histórica (2019).
2019/09/21. Júri de grau académico. A Paisagem da Cidade. Convergência entre Ecologia e Morfologia Urbana. O caso de Lisboa. Vogal. Ana Cristina Bento Lourenço (Doutoramento). Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia.
2019/07/27. Júri de grau académico. Estágio profissional na Câmara Municipal de Ovar O percurso como forma de interpretação da paisagem. Arguente principal. PATRÍCIA ALVES SILVA (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019/05/27. Apresentação oral de trabalho. Le Paysage Culturel et le Patrimoine Agricole de Magdaz dans le Haut Atlas (Maroc): Identité et métamorphose. Du passé au futur.. Symposium Pedagogyque National. École Nationale d´Architecture et d´Urbanisme (Tunis , Tunísia).
2018. Apresentação oral de trabalho. Le paysage du Haut-Tassaout dans le Haut Atlas Central: Identité et métamorfhose. Du passé au futur. Congrès International "Le capital humain et le Marketing territorial, vecteurs du développment durable dans les oasis et les zones de montagnes: Approches africaines et modèles vulnérables mondiaux" . Centre International des Etudes et des Recherches Stratégiques de Gouvernance Spatial et Développment Durable (Maroc) (Ouarzazate, Marrocos).
2018. Apresentação oral de trabalho. Patrimonio hidraulico compartido. Los sistemas de regadío tradicionales de las montañas de Portugal y Marruecos . Jornadas Regadío en el Sur Peninisular. Arqueología, historia y Patrimonio. cambio centro de estudios e investigación en medio ambiente, biodoversidad y cambio global (Sevilha, Espanha).
2018. Apresentação oral de trabalho. Paisagem cultural e património hidráulico partilhado nas áreas de montanha entre o Atlântico e o Mediterrâneo. Campo arqueológico de Mértola. 40 anos de investigação para o desenvolvimento. Campo Arqueológico de Mértola (Mértola, Portugal).
2018 - 2018. Curso / Disciplina lecionado. Workshop de Investigação Internacional em Valorização e Regeneração da Paisagem Transfronteiriça (Alentejo-Algarve-Andaluzia). Extensão e divulgação científica (Curso médio). ETSA/Universidade de Sevilha.
2018 - 2018. Participação em evento. Workshop de Investigación Internacional en Valorización y Regeneración del Paisaje Transfronterizo . Oficina (workshop). Workshop de Investigación Internacional en Valorización y Regeneración del Paisaje Transfronterizo . ETSA/Universidade de Sevilha.
2018 - 2018. Participação em evento. Congresso Ibero-americano em Estudos da Paisagem. Congresso. Congresso Ibero-americano em estudos da Paisagem. FCSH/Universidade Nova de Lisboa; ETSA/Universidade de Madrid.
2018 - 2018. Participação em evento. 2th International Congress on Landscape Architecture Research. Congresso. 2th ICLAR - International Congress on Landscape Architecture Research. Adnan Menderes Üniversitesi.
2018 - 2018. Participação em evento. Seminário de Investigação Internacional em Valorização e Regeneração da Paisagem Transfronteiriça (Alentejo, Algarve, Andaluzia). Seminário. nário de Investigação Internacional em Valorização e Regeneração da Paisagem Transfronteiriça (Alentejo, Algarve, Andaluzia). ETSA/Universidade de Sevilha.
2018 - 2018. Organização de evento. Workshop de Investigação Internacional em Valorização e Regeneração da Paisagem Transfronteiriça (). Universidade de Sevilha.
2018 - 2018. Organização de evento. Seminário de Investigação Internacional em Valorização e Regeneração da Paisagem Transfronteiriça (Alentejo-Algarve-Andaluzia) (). Universidade de Sevilha.
2018/06/08 - Presente. Arbitragem científica em revista. G&LP Gardens and Landscapes of Portugal. De Gruyter Open.
2017 - 2017. Orientação. Teoria e Prática de Projecto em Arquitectura Paisagista.Artes e Técnicas da Paisagem (Doutoramento). Coorientador.
2017 - 2017. Curso / Disciplina lecionado. Workshop Internacional "Paisagem e Limite. [RE]habitar o lugar. Da ilha de Faro". Aperfeiçoamento (Curso médio). Faculdade de Ciências e Tecnologia/UAlg; ETSA/Universidade de Málaga.
Consultoria / Parecer. Parecer: Emissão de parecer sobre o Projecto/Proposta do Jardim Botânico da Fundação Manuel Viegas Guerreiro em Querença, Loulé.
2017. Júri de grau académico. Teoria e Prática de Projecto em Arquitectura Paisagista. Maria Amélia da Fonseca dos Santos (Doutoramento). Universidade de Évora.
2017. Júri de grau académico. Planeamento Agro-Alimentar e Agro-Urbanismo nas Regiões Metropolitanas. Andreia de Sousa Saavedra Cardoso (Doutoramento). Universidade de Lisboa.
2017. Júri de grau académico. Espaços Verdes Públicos em Aglomerados Urbanos do Noroeste da Península Ibérica. Análise da situação actual e contributos para o seu planeamento, desenvolvimento e melhoria. Bruno Filipe Gonçalves Martins (Doutoramento). Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2017. Apresentação oral de trabalho. Cidade, património e cartografia. O caso do bairro histórico da Mouraria, em Lisboa . V Congresso Internacional Cidades Criativas. Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2017. Apresentação oral de trabalho. A influência da cultura portuguesa no processo histórico de construção e transformação da paisagem da Ilha de Santa Catarina no sul do Brasil. Colóquio Ibérico de Paisagem. Universidade Nova de Lisboa / ETSA-Universidade de Madrid (Lisboa, Portugal).
2017. Apresentação oral de trabalho. A (I)migração açoriano-madeirense de meados do século XVIII e processo de formação sócio-espacial da Ilha de Santa Catarina no sul do Brasil . II Congresso Internacional em Interdisciplinariedade em Ciências Sociais e Humanas . CIEO (Faro, Portugal).
2017. Apresentação oral de trabalho. A cultura da água e a sua gestão partilhada nas áreas de montanha entre o Atlântico e o Mediterrâneo. Os casos do Maciço da Gralheira em Portugal e do Alto-Atlas em Marrocos . THE HISTORY OF WATER MANAGEMENT INTERNATIONAL WORKSHOP. CIUHCT, Faculty of Sciences of the University of Lisbon (Lisboa, Portugal).
2017 - 2017. Participação em evento. ScieConf 2017 – 5th International Virtual Conference on Advanced Scientific Results. Congresso. ScieConf 2017 – 5th International Virtual Conference on Advanced Scientific Results. Žilinská univerzita v Žiline.
2017 - 2017. Participação em evento. I Colóquio Ibérico de Paisagem - O estudo e a construção da Paisagem como problema metodológico. Congresso. I Colóquio Ibérico de Paisagem - O estudo e a construção da Paisagem como problema metodológico. FCSH/Universidade Nova de Lisboa; ETSA/Universidade de Madrid.
2017 - 2017. Orientação. Proposta de recuperação do Parque Dr. França, em Portel.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2017/12/18. Júri de grau académico. Jardins de cobertura no Dubai: estratégias para o uso de vegetação em situações de reutilização de águas residuais. Arguente principal. Liliana Guerreiro do Vale (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2016 - 2016. Orientação. Parques de Campismo: uma proposta de Projecto para a Mata Nacional do Urso.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2016. Júri de grau académico. A Condução de Espécies Herbáceas Espontâneas em Portugal, na sua Utilização em Prados de Flor. Clara Martins Caldeira da Ponte e Sousa (Doutoramento). Universidade de Évora.
2016. Júri de grau académico. Reserva Ecológica Nacional – Delimitação a nível nacional. Selma Nunes da Pena Baldaia (Doutoramento). Universidade de Lisboa.
2016. Júri de grau académico. A agricultura na construção da paisagem multifuncional. Contributo para a definição de uma estrutura ecológica municipal sustentável nas freguesias de Ferreiras e Paderne, no concelho de Albufeira. Patrícia António (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016. Júri de grau académico. A Paisagem, as Aldeias e os Montes de Vila Ruiva e Vila Alva, no Alentejo. Liliana Fragoso (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016. Júri de grau académico. Parques de Campismo. Uma Proposta de projecto para a Mata Nacional do Urso. Catarina Costa Flosa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016. Júri de grau académico. Proposta de um Roteiro da Alfarroba para o Algarve. Joana Reis Silveira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016 - 2016. Participação em evento. Paisagens Resilientes: Conceitos e Estratégias para a Intervenção. Seminário. Seminário Internacional "Paisagens Resilientes: Conceitos e Estratégias para a Intervenção". Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2016 - 2016. Participação em evento. ScieConf 2016 – 4th International Virtual Conference on Advanced Scientific Results. Congresso. ScieConf 2016 – 4th International Virtual Conference on Advanced Scientific Results. Žilinská univerzita v Žiline.
2016. Apresentação oral de trabalho. Paisagens (multi)culturais em áreas de montanha no Mediterrâneo Ocidental: O caso das hortas tradicionais da serra do Algarve (sul de Portugal) e do Riff (norte de Marrocos). Seminário “Paisagens Culturais e a Dieta Mediterrânica”. Câmara Municipal de Tavira (Tavira, Portugal).
2016. Apresentação oral de trabalho. A dimensão patrimonial intangível em paisagens urbanas históricas multiculturais. Bairro da Mouraria como estudo de caso. IX Congresso Nacional de Sociologia “Portugal território de territórios". Associação Nacional dos Sociólogos (Faro, Portugal).
2016. Apresentação oral de trabalho. As azinhagas e a paisagem de Lisboa – do passado para o futuro. Congresso Internacional “Genius Loci. Lugares e Significados”. Faculdade de Letras da Universidade do Porto; CITCEM (Porto, Portugal).
2016. Apresentação oral de trabalho. Uma aproximação ao estudo integrado da arquitectura e da paisagem em áreas de montanha no contexto do Mediterrâneo Ocidental. Congresso Internacional “Genius Loci. Lugares e Significados”. Faculdade de Letras da Universidade do Porto; CITCEM (Porto, Portugal).
2016. Apresentação oral de trabalho. Apresentação do livro “A Arquitectura Paisagista em Ilídio Alves de Araújo. Uma Fotobiografia” de Fernando Santos Pessoa. Sessão de Homenagem ao Arquitecto Paisagista Ilídio Alves de Araújo. Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências e Tecnologia (Faro, Portugal).
Consultoria / Parecer. Parecer: Emissão de parecer sobre intervenção na Praia do Telheiro em Aljezur.
2016 - 2016. Orientação. Uma Proposta de Roteiro da Alfarroba para o Algarve.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Participação em evento. Arquitectura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental. Congresso. Congresso Internacional "Arquitectura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental". CAM/CEAACP.
2015 - 2015. Participação em evento. Regeneración de Barrios: Construyendo una Relación Transfronteriza entre Andalucía, Algarve y Alentejo. Congresso. Congresso Internacional "Regeneración de Barrios: Constryuendo una Relación Transfronteriza entre Andalucía, Alentejo y Algarve". Universidade de Sevilha e Universidade de Évora.
2015 - Presente. Orientação. As Alterações Climáticas e a Paisagem. O caso do Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve.Artes e Técnicas da Paisagem (Doutoramento). Coorientador.
2015 - 2015. Participação em evento. A Paisagem e as Arquitecturas. Simpósio. A Paisagem e as Arquitecturas. Universidade do Algarve / Faculdade de Ciências e Tecnologia e APAP-SRAlgarve - Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas-Secção Regional do Algarve.
2015. Apresentação oral de trabalho. Projectar com o Património: Requalificação de um Sistema de Espaços Públicos no Centro Histórico de Loulé. Seminário Internacional "Regeneração Urbana Integrada. Construindo a Cooperação Transfronteiriça Alentejo-Andaluzia-Algarve". Universidade de Sevilha e CHAIA-UÉ (Évora, Portugal).
2015 - Presente. Orientação. A paisagem somática da multi-culturalidade urbana lusófona. Identidades, patrimónios e turismo cultural em comunidades imigradas nos centros históricos de Lisboa e Londres. Orientador.
2015 - Presente. Orientação. Das políticas às práticas da Paisagem cultural: Um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Orientador.
2015 - 2015. Orientação. Synergy of Architecture and Landscape Architecture. Inventive Modes of Interdisciplinary Practice.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2015. Apresentação oral de trabalho. Os percursos enquanto estruturas arquitectónicas tradicionais da paisagem mediterrânica: O caso das azinhagas de Lisboa. 1º Congresso Internacional em Arquitetura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental . Campo Arqueológico de Mértola (Mértola, Portugal).
2015 - 2015. Organização de evento. III Seminário Internacional em Regeneração Urbana Integrada. Construindo a Cooperação Transfronteiriça Alentejo-Andaluzia-Algarve (). Junto de Andaluzia; CHAIA-UÉ.
2015. Apresentação oral de trabalho. Viagem a Portugal através de três Paisagens Culturais, do norte ao sul, do passado para o futuro: o vale do Douro, as azinhagas de Lisboa e o Termo de Cacela. I Seminario de Investigación Internacional en Paisaje Cultural Transfronterizo. Construyendo la Cooperación Transfronteriza Alentejo-Andalucía-algarve. ETSA - Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha).
2015. Júri de grau académico. Guardiões da Paisagem - Os montes alentejanos. Lugares de Memória. Paula Maria da Silva Simões (Doutoramento). Universidade de Évora.
2015. Júri de grau académico. Bairros de Génese Ilegal. Compreender - Intervir - Reabilitar. Cláudia Martins Teixeira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. Proposta de criação do Parque Agro-ecológico da Campina de Faro. João Luís Ramos Barão (Mestrado).
2015. Júri de grau académico. Intervenções em Cursos de Água. Projecto de Recuperação de um Troço da Ribeira do Rio Seco em Faro . Rúben Baptista Pires (Mestrado). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. Acessibilidade e Mobilidade no espaço Público dos Centros Históricos. Proposta de um Percurso Histórico-Cultural Acessível no Núcleo Histórico Vila Adentro de Faro. Sónia Silva Costa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014 - 2014. Organização de evento. Projectar com o Património: A História do Lugar e o Futuro da Cidade (). Câmara Municipal de Faro / Universidade do Algarve.
2014. Apresentação oral de trabalho. Le jardin planétaire. Réconcilier l´homme et la nature [1999]. . Ciclo de Seminários Internacionais para Mestrado e Doutoramento 2013-2014 “An Ecology before Ecology: the respect for the genius loci”. Painel: “Concepts of Ecology from the past to the future”. CHAIA-UE (Évora, Portugal).
2014 - 2014. Participação em evento. Garden as a Lab where Ecological and Cultural Systems meet in the Mediterranean Context. Congresso. International Conference on the Garden as a Lab where Ecological and Cultural Systems meet in the Mediterranean Context. CHAIA-UE.
2014 - 2014. Orientação. Prática de Projecto de Arquitectura Paisagista no Atelier B´Jordi Bellmunt´Agata Buscemi Arquitects, em Barcelona.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. Caracterização dos Recursos Paisagísticos da Província do Bengo em Angola com vista à sua aplicação num Projecto de Espaços Verdes: Condomínio de Bom Jesus em Luanda. Orientador.
2014 - Presente. Orientação. Contributos para a prática de Projecto de Arquitectura Paisagista: experiências desenvolvidas no Atelier ProAP, em Lisboa.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2014 - Presente. Orientação. Espaço Público Urbano no concelho de Vila Real de Santo António: caracterização e intervenção/requalificação.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. Projecto de Requalificação Paisagística e Valorização Ambiental da Praia do Baleal em Peniche.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2014 - Presente. Orientação. Requalificação do Espaço Público Urbano. O caso do Largo das Mouras Velhas em Faro.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2014 - Presente. Orientação. Técnicas de Representação e Projecto de Jardins. Experiências desenvolvidas na empresa “Jardim Vista”.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2014 - Presente. Orientação. Intervenções na cidade de Natal, no Nordeste do Brasil, no âmbito da Arquitectura Paisagista: Projecto do Parque das Dunas.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2014 - Presente. Orientação. Sustentabilidade Urbana e Espaço Público. Análise comparativa da realidade no Brasil e em Portugal. Orientador.
2014 - Presente. Orientação. Intervenções no âmbito da Arquitectura Paisagista no concelho de Vila Real de Santo António.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2014 - Presente. Orientação. Paisagem e Turismo. Estudo de caso: o Concelho de Silves, no Algarve.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2014. Júri de grau académico. Integração da Flora Autóctone nos Espaços Verdes Públicos. Aplicação no Concelho de Albufeira. Ramiro José Filipe Miguel (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014 - Presente. Orientação. Estrutura Ecológica Urbana de Faro: do passado para o futuro – no âmbito do processo de revisão do PDM.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Participação em evento. A Arquitectura Paisagista em Portugal - que futuro?. Mesa-redonda. ENEAP - Encontro Nacional de Estudantes de Arquitectura Paisagista. NAPUE - Núcleo de Arquitectura Paisagista da Universidade Évora.
2014 - 2014. Participação em evento. Acessibilidades e mobilidade no Algarve. Mesa-redonda. Acessibilidades e mobilidade no Algarve. Teia d´Impulsos _ Associação Cultural / Câmara Municipal de Portimão.
2014. Apresentação oral de trabalho. A multi-funcionalidade e sustentabilidade da paisagem mediterrânica: as hortas tradicionais do sul de Portugal e do norte de Marrocos . International Conference "Tha Garden as a Lab where the Ecological and Cultural Systems meet in the Mediterranean context" . CHAIA - Centro de História de Arte e Investigação artística da Universidade de Évora (Évora, Portugal).
2014. Apresentação oral de trabalho. Paisagem e Turismo: o caso do Núcleo Histórico da Cacela no Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve. International Colloquium Gardens and Tourism for and beyond economic profit. CHAIA-UÉ (Évora, Portugal).
2014 - 2014. Participação em evento. Gardens and Tourism for and beyond economic profit. Congresso. CHAIA-UE.
2014 - 2014. Participação em evento. A multi-funcionalidade e resiliência da paisagem mediterrânica: as hortas tradicionais no sul de Portugal e no norte de Marrocos . Congresso. International Conference The Garde as a Lab where the Ecological and Cultural systems meet in the Mediterranean Context . CHAI-UÉ.
2013 - 2013. Curso / Disciplina lecionado. Reabilitação Integrada da Paisagem Urbana: A Vila- Adentro de Faro. Aperfeiçoamento (Curso médio). Universidade do Algarve / Universidade de Passo Fundo (Brasil).
2013 - 2013. Organização de evento. A Paisagem como modelo para o Urbanismo - Projecto do Parque Periurbano da Penha [Faro] (). Município de Faro.
2013 - 2013. Organização de evento. the swiss touch in landscape architecture (). Embaixada da Suiça / Helvetia / UE-CHAIA / Universidade do Algarve.
2013 - 2013. Organização de evento. Construção e manutenção de Espaços Verdes Sustentáveis (). UAlg / FCT ; APEV.
2013 - 2013. Organização de evento. Reabilitação Integrada da Paisagem Urbana: a Vila-Adentro de Faro (). UAlg / FCT; UPF.
2013 - 2013. Organização de evento. As metamorfoses do campo e da cidade (). UAlg / FCT; APAP.
2013. Apresentação oral de trabalho. A paisagem como modelo para o urbanismo: sustentabilidade e resiliência urbana. Conferências da Primavera. UE (Évora, Portugal).
2013. Apresentação oral de trabalho. O jardim planetário: uma utopia para o século XXI? . Colóquio Internacional “Arte&Utopia". CHAIA-UE; DINÂMIA´CET-IUL; FCSH-UNL (Lisboa, Portugal).
2013. Apresentação oral de trabalho. Ecology and ethics: landscape architecture and sustainability. 1st International Virtual Conference (Scientific Conference 2013 - ScienConf 2013);. University of Zilina Slovak Republic (Zilina, República Checa).
2013 - 2013. Participação em evento. As Metamorfoses do Campo e da Cidade. Simpósio. Colóquio “As Metamorfoses do Campo e da Cidade”. . Secção Regional do Algarve da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve..
2013 - 2013. Orientação. Parque Urbano de Ourique: Projecto de Execução.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2013 - 2013. Orientação. Requalificação do Espaço Público Urbano – Bairro dos CTT, Bom João, em Faro.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2013 - 2013. Orientação. As diferentes dimensões do espaço público urbano e a sua influência no desenvolvimento de um Projecto de Reestruturação Urbana. O caso dos Bairros Trindade e Monarquina em Setúbal.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2013 - 2013. Orientação. Entre a Teoria e a Prática. Estudo da Transformação da Paisagem da Alemanha e o seu reflexo em Portugal como preparação para a realização de um Estágio numa empresa de Arquitectura Paisagista alemã.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2013 - 2013. Orientação. Técnicas de Sustentabilidade Ecológica aplicadas ao Projecto de Arquitectura Paisagista. Caso de Estudo: Projectos da Câmara Municipal de Tavira.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2013 - 2013. Orientação. A Arquitectura Paisagista enquanto promotora de Qualidade de Vida.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
Consultoria / Parecer. Parecer: Análise, avaliação e emissão de Parecer sobre a Proposta da Lei de Bases do Ordenamento do Território e do Urbanismo.
Consultoria / Parecer. Processo de candidatura do Professor Alexandre Cancela d´Abreu a Personalidade do Ano em Arquitectura Paisagista.
2013. Júri de grau académico. Espécies vegetais para plataformas de evapotranspiração. Capacidade de evapotranspiração e adaptação climática. Ana Maria Antunes Amaral (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013. Júri de grau académico. Espaços urbanos de festa e a morfologia do lugar. Requalificação do largo da Achada na Camacha (Madeira). Rui Gonçalves Ferreira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013. Júri de grau académico. Vazios urbanos como oportunidade de integração multidisciplinar no Projecto de Paisagem. Ana Rita Guerreiro Martins (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013 - 2013. Participação em evento. Construção e manutenção de Espaços Verdes Sustentáveis. Conferência. Conferência Internacional “Construção e manutenção de Espaços Verdes Sustentáveis. UAlg / FCT; APEV.
2013 - 2013. Participação em evento. As metamorfoses do Campo e da Cidade. Outro. Colóquio "As metamorfoese do campo e da cidade". UAld / FCT; SRAlgarve - APAP.
2013. Apresentação oral de trabalho. Acessibilidade e mobilidade no espaço público urbano na região do Algarve. Acessibilidades e mobilidade no Algarve. Teia d´Impulsos - Associação Cultural de Portimão / Câmara Municipal de Portimão (Portimão, Portugal).
2013. Júri de grau académico. A Arquitectura Paisagista enquanto promotora de Qualidade de Vida. Filipe José Custódio Martins (Mestrado). Universidade de Évora.
2013. Júri de grau académico. Entre a Teoria e a Prática. Estudo da Transformação da Paisagem da Alemanha e o seu reflexo em Portugal como preparação para a realização de um Estágio numa empresa de Arquitectura Paisagista alemã. Henrique Feuvraie Luís (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Workshop Internacional de Arquitectura, Paisagem, Urbanismo e Turismo “Elefantes no Algarve?”. Aperfeiçoamento (Curso médio).
2012 - 2012. Organização de evento. Rega de Espaços Verdes (). UAlg / FCT.
2012. Apresentação oral de trabalho. Climate Change and the Portuguese Landscape Management: a Matter of Perception. BENA 2012 Istanbul Conference “Sustainable Landscape Planning and Safe Environment”. BENA (Istambul, Turquia).
2012. Apresentação oral de trabalho. Project of Urban Regeneration. Rehabilitation and Revitalization of the Main Church Surroundings and Amuados Garden in the Historic Center of Loulé.. 5th IASME/ WSEAS International Conference on Landscape Architecture (LA '12). CIEO-FE/UAlg (Faro, Portugal).
2012. Apresentação oral de trabalho. Espaço público urbano: dimensões e desafios. Espaços Públicos: Produtos e Serviços. Jornadas 2012. Câmara Municipal de Albufeira e Secção Regional do Algarve da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (Albufeira, Portugal).
2012 - 2012. Participação em evento. Paisagem e Comunidade: Desenho, Gestão e Participação Pública. Congresso. Congresso Internacional “Paisagem e Comunidade: Desenho, Gestão e Participação Pública”.. Jornal arquitecturas/Grupo aboutmedia em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.
2012 - 2012. Participação em evento. 5th IASME / WSEAS International Conference on Landscape Architecture (LA '12)”.. Congresso. 5th IASME / WSEAS International Conference on Landscape Architecture (LA '12)”.. World Scientific and Engineering Academy and Society. Centro de Investigação em Espaços e Organização [CIEO] da Universidade do Algarve.
2012 - 2012. Orientação. Reabilitação e Valorização de Cursos de Água em Meio Urbano. O caso do Ribeiro da Roda na cidade de Moura.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2012 - 2012. Orientação. Projecto de Recuperação Paisagística da Lagoa e do Sistema Dunar da Praia do Martinhal em Sagres.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2012 - 2012. Orientação. Paisagem e Património. Proposta de Requalificação de Espaços Envolventes de Conjuntos Patrimoniais no concelho de Ourém: Capela da Perucha, Calçadas do Castelo e Estrutura Arqueológica da Seiça.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2012. Júri de grau académico. O Projecto de Espaços Verdes na Câmara Municipal de Beja. Tiago José Perdigão Landum (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012 - 2012. Participação em evento. Rega de Espaços Verdes. Seminário. Workshop “Rega de Espaços Verdes” . UAlg / FCT.
2012 - 2012. Participação em evento. Conversa sobre Paisagem. Mesa-redonda. Comemoração do 10º Aniversário da AL PORTEL. Al PORTEL - Associação de Defesa do Ambiente e do Património Cultural de São Brás de Alportel.
2012. Júri de grau académico. Paisagem e Património. Proposta de Requalificação de Espaços Envolventes de Conjuntos Patrimoniais no concelho de Ourém: Capela da Perucha, Calçadas do Castelo e Estrutura Arqueológica da Seiça. Nádia Cristina Dias Gameiro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. Projecto de Recuperação Paisagística da Lagoa e do Sistema Dunar da Praia do Martinhal em Sagres. Elina Paula da Luz Baptista (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. Reabilitação e Valorização de Cursos de Água em Meio Urbano. O caso do Ribeiro da Roda na cidade de Moura2912. Vanessa Alexandra dos Santos Mestre (Mestrado). Universidade do Algarve.
2011 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. O Espaço Rural no Mediterrâneo Ocidental: Arquitectura e Paisagem. Extensão e divulgação científica (Curso médio). Câmara Municipal de Loulé / Universidade do Algarve.
2011 - 2011. Organização de evento. Materialidades: da luz, da água, do espaço (). Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2011 - 2011. Organização de evento. Idealização, representação, comunicação: do plano e do projecto (). UAlg / FCT.
2011 - 2011. Organização de evento. Paisagens culturais. A interdisciplinaridade como princípio de intervenção (). UAlg / FCT.
2011 - 2011. Organização de evento. Mês da Paisagem. Outubro de 2011 (). UAlg / FCT.
2011. Apresentação oral de trabalho. O papel dos espaços verdes na melhoria da qualidade de vida urbana. Perspectiva histórica.. Seminário “Diabetes e a Cidade” integrado na Comemoração do Dia Mundial da Diabetes. Hospital de Faro; Universidade do Algarve / Faculdade de Ciências e Tecnologia (Faro, Portugal).
2011. Apresentação oral de trabalho. Novas abordagens de planeamento de desenho urbano apoiadas em princípios de sustentabilidade. 2º Seminário “Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Sustentável”. FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Natural e Cultural de Faro (Faro, Portugal).
2011. Apresentação oral de trabalho. Linhas Gerais de Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável da Campina de Faro – Olhão. Seminário “Campina de Faro – a interface agrícola do sistema urbano de Faro. Que futuro?” no âmbito do Projecto PAYS.MED.URBAN. Comissão de Coordenação da Região do Algarve (Faro, Portugal).
2011. Apresentação oral de trabalho. O papel do espaço público no processo de desenvolvimento urbano sustentável. 1º Seminário “Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Sustentáve". FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Natural e Cultural de Faro (Faro, Portugal).
2011. Apresentação oral de trabalho. Apresentação da obra / livro “Gonçalo Ribeiro Telles. A Fotobiografia” . Cerimónia de Homenagem ao Professor Ribeiro Telles. CMLoulé / UAlg (Querença / Loulé, Portugal).
2011 - 2011. Organização de evento. Do aprender ao fazer. Percursos reais: da Universidade ao mercado de trabalho (). UAlg / FCT.
2011 - 2011. Organização de evento. Construção da Paisagem: dos Materiais; das Técnicas (). UAlg / FCT.
2011. Júri de grau académico. Estruturas industriais urbanas: o emergir de um novo conceito criativo no Projecto de Arquitectura Paisagista. O caso de High Line Park em Nova Iorque. Dina Isabel Rodrigues de Horta (Mestrado). Universidade do Algarve.
2011. Júri de grau académico. Estrutura e tipologia de espaços de recreio escolar – Intervenções de Arquitectura Paisagista ao nível do ensino pré-escolar e 1º ciclo. Lúcia da Graça Ruas Silva (Mestrado). Universidade do Algarve.
2011 - 2011. Participação em evento. Paisagens culturais. A interdisciplinaridade como princípio de intervenção. Seminário. Seminário “Paisagens culturais. A interdisciplinaridade como princípio de intervenção”. UAlg / FCT - MArqP.
2011 - 2011. Participação em evento. Do aprender ao fazer. Percursos reais: da Universidade ao mercado de trabalho. Seminário. Seminário "Do aprender ao fazer. Percursos reais: da Universidade ao mercado de trabalho. UAlg / FCT - MArqP.
2011 - 2011. Participação em evento. Construção da Paisagem: dos Materiais, das Técnicas . Seminário. O Mês da Paisagem. Outubro 2011 . UAlg / FCT - MArqP.
2011 - 2011. Participação em evento. A Paisagem em Portugal Continental - do passado para o futuro. Conferência. O Mês da Paisagem. Outubro de 2011. UAlg / FCT - MArqP.
2010. Apresentação oral de trabalho. El análisis del paisaje del Bajo Guadiana: una primera aproximación metodológica.. Seminario-Taller de Expertos “El Bajo Guadiana: hacia una visión de conjunto y un desarrollo territorial coherente de un espacio transfronterizo que se abre al cambio”. Junta de Andaluzia (Sevilha, Espanha).
2010. Apresentação oral de trabalho. O papel do espaço público urbano no processo de integração e coesão social. Seminário “Cidade e Espaço Social” no âmbito do Ano Europeu contra a pobreza e a exclusão social. NAPUA - Núcleo de Arquitectura Paisagista da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2010. Apresentação oral de trabalho. Paisagem e Património: o (Re)Desenho da Cidade.
2010 - 2010. Participação em evento. Paisagem e Território. Temáticas e políticas convergentes. Congresso. Congresso Nacional “Paisagem e Território. Temáticas e políticas convergentes”. . Associação dos Arquitectos Paisagistas Portugueses.
2010 - Presente. Orientação. Paisagem e património. Proposta de uma rede de percursos culturais para a Campina de Faro .Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2010 - 2010. Participação em evento. O Espaço público urbano no Algarve. Mesa-redonda. Seminário "Cidade e Espaço Social". NAPUA - Núcleo de Arquitectura Paisagista da UAlg.
2010 - 2010. Participação em evento. Baixo Guadiana: um Território em Transformação - Reflexões e Conclusões. Mesa-redonda. Seminario-Taller de Expertos “El Bajo Guadiana: hacia una visión de conjunto y un desarrollo territorial coherente de un espacio transfronterizo que se abre al cambio. Juntoa de Andaluzia; CCDR-Algarve.
2010 - 2010. Participação em evento. O ensino da Arquitectura Paisagista e a prática da profissão em Portugal. Mesa-redonda. Congresso Nacional “Paisagem e Território. Temáticas e políticas convergentes”. APAP - associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.
2009 - 2009. Orientação. Projecto de Arquitectura Paisagista em Espaços Residuais. O caso de Gambelas em Faro.Arquitectura Paisagista (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2009. Júri de grau académico. Montijo: História da Paisagem, Paisagem da História. Dora Cristina Balisa Russo. (Outro). Universidade do Algarve.
2009. Júri de grau académico. Projecto e Investigação: aplicação no Estudo Prévio do Parque Ambiental do Cerro de Malpique na cidade de Albufeira. Ricardo Jorge Conceição Nascimento (Outro). Universidade do Algarve.
2009. Júri de grau académico. Estudo Ambiental da Componente de Paisagem e Projecto de Arquitectura Paisagista. Ana Margarida Bárbara (Outro). Universidade do Algarve.
2009. Júri de grau académico. Estudo do Claustro e da Cerca do Convento de Nossa Senhora do Carmo em Lagos. Catarina Pereira (Outro). Universidade do Algarve.
2009. Júri de grau académico. Prática de Projecto de Arquitectura Paisagista na Administração Local. Filipe Teodorico (Outro). Universidade do Algarve.
2009. Júri de grau académico. Experiências de Projecto de Arquitectura Paisagista na Vila de Aljezur, no Algarve. Catarina Marreiros (Outro). Universidade do Algarve.
2009. Júri de grau académico. A Sustentabilidade aplicada ao Espaço Público – Projecto do Parque Urbano de Lagoa em Albufeira. Gonçalo Filipe Glória Nunes (Outro). Universidade do Algarve.
2009 - 2009. Orientação. Paisagem Global. Estrutura Ecológica e Cultural da Paisagem: a faixa litoral do concelho de Loulé, no Algarve. Orientador.
2008 - 2008. Orientação. Projecto do Parque de Feiras de Almodôvar (Alentejo), ao nível do Estudo Prévio.Arquitectura Paisagista (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2007 - 2007. Orientação. Planos Directores: análise comparativa entre o modelo de elaboração português e brasileiro. Estudos de caso: Plano Director de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Santa Maria (Brasil) e PDM de Évora.Arquitectura Paisagista (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2007 - 2007. Orientação. Contributo do sistema de espaços não-edificado para o desenvolvimento urbano sustentável. Estudo de caso: Faro.Arquitectura Paisagista (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2006 - 2006. Orientação. As Quintas da Campina de Faro. Levantamento e Caracterização.Arquitectura Paisagista (Licenciatura/Bacharelato). Coorientador.
2006 - 2006. Orientação. Paisagem Global. A Ecologia da Paisagem enquanto ferramenta de ordenamento paisagístico.Arquitectura Paisagista (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2006 - 2006. Orientação. Acessibilidade e Mobilidade no Espaço Público Urbano. Estudo de caso: o Centro Histórico de Loulé.Arquitectura Paisagista (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2006 - 2006. Orientação. Bases para uma Proposta de um Plano Verde para a cidade de Beja.Arquitectura Paisagista (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2006 - 2006. Orientação. Paisagem Global. Contributo para a reestruturação ecológica e cultural da paisagem. Estudo de caso: Loulé.Arquitectura Paisagista (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2006 - 2006. Orientação. Bases para uma Proposta de Requalificação Urbana e Valorização Ambiental de um Sistema de Espaços Públicos da cidade de Rio Grande, Estados Unidos da América. Orientador.
2006 - 2006. Orientação. Análise comparativa entre as metodologias de restauro de jardins e sítios históricos, praticadas na Holanda e em Portugal. Estudos de caso: Fundação Natuurmonumenten e Jardins do Palácio de Estói.Arquitectura Paisagista (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2006. Apresentação oral de trabalho. Para uma metodologia de integração do património natural e cultural no processo de planeamento urbano e paisagístico. III Colóquio de Doutorandos em Artes e Técnicas da Paisagem, e em Conservação do Património. UE - DAPO, DCP (Évora, Portugal).
2006. Apresentação oral de trabalho. A integração dos valores patrimoniais no processo de ordenamento da paisagem. IV Colóquio de Doutorandos em Artes e Técnicas da Paisagem, e em Conservação do Património. UE - DAPO, DCP (Évora, Portugal).
2005 - Presente. Orientação. Corredores Verdes: a sua importância para a organização espacial e funcional da paisagem. Estudo de caso: o Concelho de Albufeira.Arquitectura Paisagista (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2005. Apresentação oral de trabalho. Contributos para uma metodologia de avaliação da qualidade do espaço público urbano em Centros Históricos. II Colóquio de Doutorandos em Artes e Técnicas da Paisagem, e em Conservação do Património. UE - DAPO, MRPAP (Évora, Portugal).
2004. Apresentação oral de trabalho. Um novo desenho urbano (global, estratégico e sistémico) para uma cidade sustentável. I Congresso “Construção de Jardins e Plantas Ornamentais”. UAlg / FERN; APH (Faro, Portugal).
2004. Apresentação oral de trabalho. Metodologias de reabilitação da paisagem histórica. Um estudo de caso: o Núcleo Histórico de Cacela e a Zona especial de Protecção . Seminário “Paisagem, Urbanismo e Natureza”. ADRIP; CMVRSA; PNRF (VRSA, Portugal).
2003. Apresentação oral de trabalho. A importância do desenho do espaço público urbano para o desenvolvimento de comunidades humanas sustentáveis. 1º Seminário “Stress, Desporto e Urbanismo". UAlg / FCHS (Faro, Portugal).
2003. Apresentação oral de trabalho. A paisagem urbana do Algarve Oriental: contributo para a sua identificação e caracterização. I Colóquio de Doutorandos em Artes e Técnicas da Paisagem, e em Conservação do Património. UE - DAPO, MRPAP (Évora, Portugal).
1995. Apresentação oral de trabalho. O papel das Associações de Defesa do Património no processo de reabilitação das paisagens históricas. O caso da ADRIP – Núcleo Histórico de Cacela. Sociedade e Património. URBE; CMLoulé (Loulé, Portugal).

Projetos

Projetos
2021/03/14 - Presente. H2020-SC6-EU Project 101004552-INCULTUM. Visiting the Margins. INnovative CULtural ToUrisM in European peripheries, H2020. Investigador.
2018/07/11 - 2019/12/06. Estudo biomecânico e do estado vegetativo/fitosanitário de 56 choupos no espaço público urbano da vila de São Brás de Alportel. Desenvolvimento técnico. Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
2020/03/30 - 2020/10/01. Estudo e Plano de Ordenamento de Propriedade privada em Vale de França, Portimão. Desenvolvimento técnico.
2021/09/01 - Presente. PBS-2021-2022-Projeto SEMENTE-194, Bairros Saudáveis. Investigador. Associação IN LOCO; Universidade do Algarve.
2022/01/12 - Presente. PEICTI 2021-2023 WS&H - Water Sowing & Harvesting: An Ancient Nature-Based Solution for Water Management: History and Governance. Investigador.
2020/10/01 - 2021/09/30. ALF/CFP/2020/ICD/118 - Améliorer la cohésion sociale des territoires méditarranées autour de l´eau. Le cas de Al-Hoceima, Maroc. Investigador.
2021/05/02 - Presente. H2020-SC6-EU Project-101004627 - Be.CULTOUR - Beyond CULtural TOURism: heritage innovation networks as drivers of Europeanisation towards a human-centred and circular tourism economy. Investigador.
2019 - 2020. Evolução da arquitectura doméstica nas áreas de montanha do Mediterrâneo Ocidental: Portugal e Tunísia, Programme for Transnational Cooperation in Science between Portugal and Tunisia 2019/2020. Investigador. CAM/CEAACP; Universidade do Algarve Centro de Estudos em Património Paisagem e Construção.
2019 - Presente. PTDC/EPH-HIS/2017/02867 Horto Aquam Salutarem. Water wise management in Portuguese gardens in the early modern period. Investigador. Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia.
2019/09/01 - Presente. FEDER_UPO - 1263940_2019-2022. Património Cultural y Memorias de Fronteras en los Territorios del Sur Ibérico, FEDER. Outra. Universidad Pablo de Olavide Departamento de Geografía Historia y Filosofía.
2016/09/01 - 2016/12/31. Estudo da influência da cultura portuguesa no processo histórico de construção da paisagem do sul do Brasil, SFRH. Investigador responsável. CHAIA-UE; Universidade do Algarve Centro de Estudos em Património Paisagem e Construção.
2016/02/01 - 2016/07/31. Arquitetura e Paisagem nas áreas de montanha do Mediterrâneo Ocidental. Investigador responsável. Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Arqueologia Artes e Ciências do Património; CHAIA-UE; Universidade do Algarve Centro de Estudos em Património Paisagem e Construção.
2010/09 - 2011/06. Requalificação Urbana do Largo da Igreja Matriz e do Jardim dos Amuados no Centro Histórico de Loulé, Programa Operacional ALGARVE 21. Investigador responsável. Universidade do Algarve.

Produções

Batista, Desidério. Coisas que vêm do Céu I.
Batista, Desidério. Coisas que vêm do Céu II.
Rodrigues, Ana Duarte. 2022. "El proyecto AQUA evalua el uso eficiente del agua en los jardines de la Edad Moderna". Revista PH, (105): 5-8.
Batista, Desidério. 2021. Povoações alcandoradas. Arquitetura e Paisagem / Villages perchés. Architecture et Paysage. Editado por Costa, Miguel Reimão; Gómez Martínez, Susana; Batista, Desidério; Ribeiro, Vitor. Lisboa, Portugal.
Batista, Desidério. 2021. "Reflexão sobre o papel da ideia de lugar no projecto de paisagem: Uma perspetiva histórica". Em Dinâmicas da Paisagem: Entre a Realidade e o Desejo, editado por Fidalgo, Pedro, 287-303. Vol. I. Lisboa, Portugal: HTC - História, Territórios, Comunidades / FCSH / Universidade Nova de Lisboa.
Silva, Paula Gomes da. 2021. "Expressão da geodiversidade na paisagem do Geoparque Algarvensis: contributos para a sua identificação e caraterização". Em À descoberta do Geoparque Algarvensis. XLI CAP - Curso de Atualização de Professores em Geociências, 13-24. Portugal: Associação Portuguesa de Geólogos.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2020. "Landscape and Water Heritage in Mountainous Areas: From the Atlantic to the Mediterranean, from Northern Portugal to Southern Morocco". Em The History of Water Management in the Iberian Peninsula, 201-225. Springer International Publishing.
Batista, Desidério. 2020. "As paisagens agroalimentares do Mediterrâneo: Identidade, mudança e sustentabilidade". Revista do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica, (1): 24-25.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão; Susana Gómez Martinez. "As povoações alcandoradas e a arquitetura tradicional do Mediterrâneo". Kairós - Boletim do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, 7 (01 de outubro, 2020): 93-108. DOI https://doi.org/10.14195/2184-7193_7
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2020. "A paisagem de produção e a arquitetura vernacular no Alto Atlas em Marrocos. O caso particular do território dos Ait Attik, entre a permanência e a mudança". Arqueologia Medieval, (15): 289-302.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2020. "Estudo integrado da Arquitetura e da Paisagem no Mediterrâneo. Para uma metodologia de investigação: prospeção, levantamento, síntese e proposta". Editado por Vásquez Avellanada, J.J; Prieto-Peinado, M., 133-148. Vol. 06. Málaga, Espanha: Departamento de Proyectos Arquitectónicos ETSA/US; Recolectores Urbanos, RU Books.
Batista, Desidério; Lauro César Figueiredo. 2020. "Salvaguarda e Valorização de Paisagens Culturais no Rio Grande do Sul e o seu contributo para a Susatentabilidade Socioecológica da Região meridional brasileira". Em Colección Investigaciones IdPA, 159-171. Vol. 06. Sevilha, Espanha: Departamento de Proyectos Arquitectónicos ETSA/US; RU Books.
Santos, Amélia; Batista, Desidério; Carapinha, Aurora. 2019. "Da paisagem e do projecto: teoria e praxis em Arquitectura Paisagista". Leituras Paisagísticas teoria e práxis, (8): 11-27.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2019. "Modos de habitar en contexto de montaña: la región oriental del Atlas en Marruecos". Em La casa. Espacios domésticos modos de habitar, 1641-1651. Granada, Espanha: Abada Editores.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2019. "Paisaje y cultura del agua en montañas del Mediterraneo occidental ". Em Agua, paisaje y ciudadania ante el Cambio Climático , editado por Florencio Zoido Naranjo & Andreas Hildebrand S., 200-206. Sevilla, Espanha: Junta de Andalucia. http://dx.doi.org/10.35707/978958754328501
Batista, Desidério; Gomes, Gonçalo Duarte. 2019. "Tourism and flood risk on a changing climate: the case of Albufeira, Algarve ". Em Agua, paisaje y ciudadania ante el Cambio Climático, editado por Zoido, Florencio N. & Hildebrand, Andreas S., 229-233. Sevilla, Espanha: Junta de Andalucia.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. "Arquitetura e Paisagem de montanha no Mediterrâneo Ocidental: O Atlas e o Rif em Marrocos". Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, 1 (01 de abril, 2019): 42-49.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2018. "Architecture traditionelle dans les zones de montagne: Contribution à l´étude de la typologie des habitations dnas le Haut Atlas au Maroc". DIGITAR, (1): 373-397.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2018. "Paisagem Cultural e Arquitectura. Critérios para o Estudo do Património construído nas regiões de montanha de Portugal e de Marrocos". Anuário do Património, (03): 39-45.
Batista, Desidério. 2018. "A paisagem da água e o património hidráulico transfronteiriço. Os casos do Barrocal algarvio e da Serra de Aracena, Huelva ". Em Valoración y Regeneración del Paisaje Transfonterizo , editado por María Prieto, 124-131. Málaga, Espanha: RU books.
Batista, Desidério. 2017. "Uma proposta de roteiro da alfarroba para o Algarve". Vida Rural, (1825): 22-26.
Batista, Desidério. 2017. "The Azorean-Madeiran (I)Migration of Middle of the Eighteenth Century and the Process of Occupation and Spatial Organization of the Santa Catarina Island, Southern of Brazil". Trabalho apresentado em II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Faro, Portugal, 52-52.
Batista, Desidério; Catarina Flosa. "A Paisagem do Recreio. Uma Proposta de Parque de Campismo para a Mata Nacional do Urso, em Pombal". Archiprix Portugal, 20 de junho, 2017: 114-117.
Batista, Desidério. 2017. "Contributo para o estudo da influência da cultura portuguesa no processo histórico de construção e transformação da paisagem da Ilha de Santa Catarina, no sul do Brasil". Em Estudos de Paisagem, 5-33. Vol. 2. Lisboa, Portugal: IHC/FCHS/UNL. https://drive.google.com/drive/folders/0B8HJdE_6F1r-N0RpX1ZEX3RNQkU?usp=sharing
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2017. " Uma aproximação preliminar ao estudo da arquitetura tradicional do Atlas em Marrocos". Em Genius Loci: Lugares e Significados. Places and Meanings, 495-506.
Batista, Desidério; Ana María Moya. 2017. "Cidade, património e cartografia. O caso do bairro histórico da Mouraria, em Lisboa". Em Libro de Actas icono 14 Cidades Criativas, 138-153.
Batista, Desidério; Matos, Rute Sousa; Simões, Paula. 2017. "A paisagem dos arquitectos paisagistas - Hotel rural Areias do Seixo". Leituras Paisagísticas teoria e práxis, (7): 23-50.
Batista, Desidério. 2017. Relatório Final de Bolsa de Licença Sabática - SFRH/BSAB/114620/2016.
Batista, Desidério; Lauro César Figueiredo. 2016. "Paisagem Cultural: Limites e Possibilidades do Novo Instrumento de Gestão e Conservação do Património". Em A Geografia na Construção do Futuro Desejado, 76-91. Porto, Portugal: FLUP; CEGOT. https://doi.org/10.17127/gcfd/2016.05
Batista, Desidério; Lauro César Figueiredo. 2016. "O Conceito de Paisagem Cultural e os Novos Desafios de Conservação do Património: Contributo para o Debate em Portugal e no Brasil". O Ideário Patrimonial, (6): 85-104.
Batista, Desidério; Lauro César Figueiredo. 2016. "Paisagem Cultural: Limites e Possibilidades do Novo Instrumento de Conservação do Património ". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional "A Geografia na Construção do Futuro Desejado", Porto, Portugal, 43-44.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2016. "Uma Aproximação ao Estudo Integrado da Arquitectura e da Paisagem no Mediterrâneo Ocidental". Trabalho apresentado em Congresso Internacional "Genius Loci: Lugares e Significados", Porto, Portugal, 127-128.
Batista, Desidério. 2016. "As azinhagas e a paisagem de Lisboa - do passado para o futuro". Trabalho apresentado em Genius Loci. Lugares e significados. , Porto, Portugal, 129-130.
Batista, Desidério. 2016. "Património, paisagem e arquitectura: a antiga vila de Cacela no contexto do Algarve Oriental". promontoria Revista de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve, (12): 165-192.
Batista, Desidério; Ana María Moya. 2016. "A DIMENSÃO DO PATRIMÓNIO INTANGÍVEL EM PAISAGENS URBANAS HISTÓRICAS MULTICULTURAIS. BAIRRO DA MOURARIA COMO ESTUDO DE CASO". Em Portugal, território de territórios, 3-17.
Batista, Desidério. 2016. Relatório Final de Bolsa de Licença Sabática - SFRH/BSAB/114338/2016.
Batista, Desidério; Matos, Rute Sousa. 2015. "Das ideias de Paisagem e de Jardim: compreender e (re)construir o Lugar – do passado para o futuro.". Leituras Paisagísticas, (5): 7-15.
Batista, Desidério; Matos, Rute Sousa. 2015. "The Douro Valley [in the North of Portugal]: Landscape and Heritage Corridor of Humanity – From the past, towards the future". G&LP Gardens and Landscapes of Portugal, (3): 60-70.
Batista, Desidério. 2015. "Landscape and Tourism: A case-study of Cacela´s Historic Nucleus, situated in Ria Formosa Natural Park, Algarve". Em Gardens and Tourism for and beyond economic profit, 49-63. Évora, Portugal: CHAIA/CIUHCT. http://www.chaia.uevora.pt/uploads/pdfs/97950c3b5a9f92ec9017fed9d4092d5d4ba206a0.pdf
Batista, Desidério. 2015. "Os percursos enquanto estruturas arquitectónicas tradicionais da paisagem mediterrânica: O caso das azinhagas de Lisboa". Em Arquitetura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental / Traditional Architecture in the Western Mediterranean, 90-94.
Batista, Desidério; Susana Pinheiro; Costa, Miguel Reimão. "Para uma Metodologia de Intervenção na Paisagem Contemporânea - Do Planeamento ao Projecto". ArchiNews, 20 de outubro, 2015: 114-117.
Batista, Desidério; Matos, Rute Sousa. 2014. "A dimensão patrimonial e identitária da paisagem: a história do lugar como fundamento da intervenção urbana e territorial contemporânea". Em Lugares: patrimônio, memória e paisagens, 15-46. Florianópolis, Brasil, Brasil: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina.
Batista, Desidério; Matos, Rute Sousa; Simões, Paula; Valente, Daniel. 2014. "Urban Agriculture: a way to a sustainable complementary between the City and the Countryside". Em Proceedings Book of the 14th International Multidisciplinary Scientific GeoConference & Expo SGEM 2014, 707-722.
Batista, Desidério; Peralta, Luís. 2014. "Periurban Gambelas Park, Faro (Algarve): contributions for teaching-learning approach". Em Landscape: a Place of Cultivation, 455-455.
Batista, Desidério; Matos, Rute Sousa. 2014. "The multi-funcionality and resilience of the Mediterranean landscape: the traditional vegetable gardens from the Southern Portugal and Northern Marocco.". Em The Garden as a Lab where cultural and ecological systems meet in the Mediterranean context, 44-60. Évora, Portugal: CHAIA.
Costa, Miguel Reimão; Batista, Desidério. 2013. "Contribución al estudio del patrimonio de Cacela: cartografía, arquitectura y paisaje en el contexto del Algarve Oriental en Portugal. ". Apuntes_Revista de Estudos de Património Cultural , 26 (1 ): 62-77.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2013. "Landscape and heritage: a sustainable and resilient model for (re)designing cities". IFLA Journal “Adaptive Capacity of Cities”, (Issue 2 ): 69-72. http://issuu.com/iflaeurope/docs/iflaeurope?e=8353784/2558372
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2013. "O lugar e a horta na montanha: o caso de Fortes na Serra do Algarve". Em Hortas Tradicionais do Sul de Portugal. Uma perspectiva histórica, 27-44. Mértola, Portugal: Campo Arqueológico de Mértola.
Batista, Desidério; Matos, Rute Sousa. 2013. "Urban Agriculture: the Allotment Gardens as Structures of Urban Sustainability". Em Advances in Landscape Architecture, 457-512. Croácia, Croácia: In Tech Press. http://www.intechopen.com/books/show/title/advances-in-landscape-architecture
Batista, Desidério. 2013. "O Jardim Planetário: uma Utopia para o século XXI? ". Em Arte&Utopia, 323-334.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2013. "Cacela revisited: a brief study of the architecture and landscape of Algarve, Portugal.". Em Vernacular Heritage and Earthen Architecture: Contributions for Sustainable Development. Proceedings of CIAV2013, 513-518.
Batista, Desidério; Matos, Rute Sousa. 2013. "Ecology and ethics: landscape architecture and sustainability.". Em Proceedings of The 1st International Virtual Conference (Scientific Conference 2013 - SCIECONF 2013 Section 11. Ecology, 333-339.
Batista, Desidério; Matos, Rute Sousa. 2013. "The ethics and aesthetics of allotment gardens". Em Proceedings of the Virtual Conference Human and Social Sciences at the Common Conference , 274-280.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2012. "The process of landscape (trans)formation: a methodology for sustainable intervention in contemporary landscape.". International Journal of Energy and Environment, 6:4 : 442 - 451. , (6:4): 442-3451. http://www.naun.org/multimedia/NAUN/energyenvironment/16-399.pdf
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2012. "Rehabilitation of the rural built heritage in central Algarve: from the coastline urban areas to the scarcely populated inland region. ". International Journal of Energy and Environment, (6:4 ): 433-442. http://www.naun.org/multimedia/NAUN/energyenvironment/16-398.pdf
Batista, Desidério. 2012. "Uma paisagem para o futuro: identidade e metamorfose". Em Patrimônio e Paisagem em espaços lusófonos e hispânicos. .
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2012. "Contemporary landscape: preservation and transformation. A contribution to an intervention methodology". Em Recent researches in Environmental Science and landscaping.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2012. "The role of built rural heritage in the contemporary landscape of Central Algarve". Em Recent researches in Environmental Science and landscaping”. Proceedings of the 5th WSEAS International Conference on Landscape Architecture (LA '12), 102-110.
Batista, Desidério; Gomes, Gonçalo Duarte; Carapinha, Aurora. 2012. "Climate Change and the Portuguese Landscape Management: a Matter of Perception.". Em Sustainable Landscape Planning and Safe Environment, 13-21.
Batista, Desidério; Carvalho, Miguel. 2012. "Project of Urban Regeneration. Rehabilitation and Revitalization of the Main Church Surroundings and Amuados Garden in the Historic Center of Loulé". Em Recent Researches in Environmental Science & Landscaping. , 102-110.
Batista, Desidério; Costa, Miguel Reimão. 2011. "Towards Integrating Rural Vernacular Settlements in Urban Regions: A study of Algarve, Portugal". ISVS e-journal. Journal of the International Society for the Study of Vernacular Settlements, (s.l): 35-51. https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/1230
Batista, Desidério. "Paisagem e património: o (re)desenho da cidade sustentável". barlavento - Semanário Regional do Algarve, 17 de junho, 2011: 5-5.
Batista, Desidério. 1999. "Faixa Litoral de Monte Gordo. Requalificação Paisagística". Em Renovação Urbana no Algarve, 106-109. Faro, Portugal: Comissão de Coordenação Regional do Algarve.
Batista, Desidério; Santos, Amélia. 1997. "Novas Acessibilidades à cidade de Lagos: Projecto de Requalificação Paisagística ". Jornal dos Arquitectos, (XVII): 36-37.
 

Contacto