Silhueta de pessoa indiferenciada

Filomena Café Inácio

Professor auxiliar convidado
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Tempo integral
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Filomena Inácio. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Memória de trabalho visuo-espacial; Desenvolvimento da memória de trabalho; Competências de leitura; Estratégias de dupla codificação; Aprendizagem implícita; Aprendizagem de uma gramática artificial; Aprendizagem estatística; Registo de movimentos oculares; Leitura; Conhecimento ortográfico implícito; Dislexia; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Neuropsicologia; Aprendizagem; Gramática; Aquisição da leitura; Desenvolvimento; Audição; Visão; .

Projetos

Projetos
2020/02/12 - Presente. Looking into N170: Exploring how the brain adapts to reading acquisition and expertise. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação em Biomedicina.
2016 - 2019. Developmental dyslexia in adulthood: cognitive profiles, oculomotor behavior and concurrent predictors of reading. Investigador.
2014 - 2015. Do reading strategies modulate the word recognition potential (N170) and its hemispheric lateralization?. Investigador.
2011 - 2012. Mechanisms of Implicit Learning: From Artificial Grammars to Dyslexia. Bolseiro de Investigação.
2008 - 2011. Assessment and characterization of the reading disabilities in Portuguese children and adults with dyslexia. Bolseiro de Investigação.
2007 - 2008. Profiling poor readers and their support: PROREAD. Bolseiro de Investigação.

Produções

Inácio, Filomena Café. 2019. "Implicit learning mechanisms and their application to dyslexia". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/12407
Filomena Inácio; Luís Faísca; Christian Forkstam; Susana Araújo; Inês Bramão; Alexandra Reis; Karl Magnus Petersson. 2018. "Implicit sequence learning is preserved in dyslexic children". Annals of Dyslexia, 68 (1): 1-14. https://doi.org/10.1007/s11881-018-0158-x
Silva, S.; Folia, V.; Inácio, F.; Castro, S.L.; Petersson, K.M.. 2018. "Modality effects in implicit artificial grammar learning: An EEG study". Brain Research, 1687: 50-59. https://doi.org/10.1016/j.brainres.2018.02.020
Silva, S.; Inácio, F.; Folia, V.; Petersson, K.M.. 2017. "Eye movements in implicit artificial grammar learning". Journal of Experimental Psychology: Learning Memory and Cognition, 43 (9): 1387-1402. https://doi.org/10.1037/xlm0000350
Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Araujo, Susana; Inacio, Filomena; Petersson, Karl Magnus; Faisca, Luis. 2014. "Dyslexia heterogeneity: cognitive profiling of Portuguese children with dyslexia". Reading and Writing, 27 (9): 1529-1545. https://doi.org/10.1007/s11145-014-9504-5
Bramão, I.; Faísca, L.; Forkstam, C.; Inácio, F.; Araújo, S.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2012. "The interaction between surface color and color knowledge: Behavioral and electrophysiological evidence". Brain and Cognition, 78 (1): 28-37. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2011.10.004
Bramão, I.; Francisco, A.; Inácio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.. 2012. "Electrophysiological evidence for colour effects on the naming of colour diagnostic and noncolour diagnostic objects". Visual Cognition, 20 (10): 1164-1185. https://doi.org/10.1080/13506285.2012.739215
Araújo, S.; Inácio, F.; Francisco, A.; Faísca, L.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2011. "Component processes subserving rapid automatized naming in dyslexic and non-dyslexic readers". Dyslexia, 17 (3): 242-255. https://doi.org/10.1002/dys.433
Araujo, S.; Faisca, L.; Bramao, I.; Inacio, F.; Petersson, K.M.; Reis, A.. 2011. "Object naming in dyslexic children: More than a phonological deficit". Journal of General Psychology, 138 (3): 215-228. https://doi.org/10.1080/00221309.2011.582525
Bramão, I.; Inacio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.. 2011. "The influence of color information on the recognition of color diagnostic and noncolor diagnostic objects". Journal of General Psychology, 138 (1): 49-65. https://doi.org/10.1080/00221309.2010.533718
Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2011. A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação. Recentemente, alguns autores demonstraram que o desempenho em provas de memória não verbal pode envolver o recurso simultâneo a estratégias verbais e visuo-espaciais para codificar a informação. A leitura tem sido apontada como um factor que pode contribuir para o desenvolvimento destas estratégias de dupla codificação. Neste estudo, fomos investigar se a capacidade de leitura interfere de algum m. http://hdl.handle.net/10400.1/4902
Inácio, Filomena. 2011. "Implicit learning in dyslexic children". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3770
 

Contacto