Silhueta de pessoa indiferenciada

Filomena Café Inácio

Professor auxiliar convidado
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Tempo integral
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Filomena Inácio. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Memória de trabalho visuo-espacial; Desenvolvimento da memória de trabalho; Competências de leitura; Estratégias de dupla codificação; Aprendizagem implícita; Aprendizagem de uma gramática artificial; Aprendizagem estatística; Registo de movimentos oculares; Leitura; Conhecimento ortográfico implícito; Dislexia; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Neuropsicologia; Aprendizagem; Gramática; Aquisição da leitura; Desenvolvimento; Audição; Visão; .

Atividades

Atividades
2023/03/21 - Presente. Arbitragem científica em conferência. III Simpósio de Investigação Júnior de Psicologia. Universidade do Algarve.
2023 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Neurociências Cognitivas. Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia (Mestrado integrado). Universidade do Algarve.
2022/04/29 - Presente. Arbitragem científica em conferência. II Simpósio de Investigação Júnior de Psicologia. Universidade do Algarve.
2022 - Presente. Organização de evento. Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental e da Sociedade Espanhola de Psicologia Experimental (2022). Universidade do Algarve.
2022 - Presente. Organização de evento. Congresso de Psicologia Ambiental (2022). Universidade do Algarve.
2021/05/06 - Presente. Arbitragem científica em conferência. I Simpósio de Investigação Júnior de Psicologia. Universidade do Algarve.
2021 - Presente. Organização de evento. XIX Encontro de Psicologia (2021). Universidade do Algarve.
2019 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Práticas de Iniciação à Investigação Científica. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2019 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Avaliação Psicológica. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2019 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Métodos e Técnicas de Investigação I. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2019 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Métodos e Técnicas de Investigação II. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2019 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Estatística II. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2019 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Neuropsicologia. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2019 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Temas Avançados em Psicologia Cognitiva . Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia (Mestrado integrado). Universidade do Algarve.
2019 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Métodos de Neuroimagem. Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia (Mestrado integrado). Universidade do Algarve.
2019 - Presente. Organização de evento. XVIII Encontro de Psicologia (2019). Universidade do Algarve.
2017 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia Cognitiva I. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2017 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Biopsicologia. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2017 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Psicologia da Educação (Mestrado integrado). Universidade do Algarve.
2017 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2011 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia Cognitiva II. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
Membro de associação. Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro Efetivo.
Membro de associação. Associação Portuguesa de Psicologia Experimental.
2023/01/17. Júri de grau académico. O impacto do uso de máscaras no reconhecimento emocional em jovens adultos. Arguente principal. Mariana Mergulhão Marques (Mestrado). Universidade do Algarve.
2024/03/06. Júri de grau académico. ASSESSING COGNITIVE IMPAIRMENTS IN INDIVIDUALS PREVIOUSLY INFECTED
WITH COVID-19: A META-ANALYTIC APPROACH. Arguente principal. Nicole Pereira Amém (Mestrado). Universidade do Algarve.
2024/03/06. Júri de grau académico. Tecnologias imersivas e intervenções cognitivas na prática nacional portuguesa.. Arguente principal. Wilson Paúl Ávila Vanegas (Mestrado). Universidade do Algarve.
2023/11/15. Júri de grau académico. Neuropsicologia da Perturbação Obsessivo-Compulsiva: Uma meta-análise.. Arguente principal. Cláudia Alexandra Ralha Rosa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2023/11/12. Júri de grau académico. Preditores Cognitivos da Fadiga do Zoom.. Orientador. Valéria Patrícia Martins (Mestrado). Universidade do Algarve.
2023/11/08. Júri de grau académico. A influência do stress nas funções executivas cognitivas e emocionais.. Orientador. Gabriel António Ferreira Dionel (Mestrado). Universidade do Algarve.
2023/11/08. Júri de grau académico. O efeito da valência emocional no reconhecimento de palavras na síndrome do intestino irritável.. Arguente principal. Sabrina de Fátima Oliveira Cabral (Mestrado). Universidade do Algarve.
2023/09/05. Júri de grau académico. Exploring Visuospatial Processing Abilities in Individuals with Developmental Dyslexia. Arguente principal. Julia Weronika Stolinska (Mestrado). Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
2023/04/13. Júri de grau académico. O impacto das alterações do ritmo circadiano no desempenho cognitivo e equilíbrio emocional. Arguente principal. André Moura Mendes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2023/03/01. Júri de grau académico. Efeito da Densidade da Vizinhança Ortográfica em indivíduos com maior e menor vocabulário: facilitação ou competição?. Orientador. Melissa Sigrist Crepaldi (Mestrado). Universidade do Algarve.
2023/02/06. Júri de grau académico. Efeito da valência no reconhecimento visual de palavras: um estudo com monitorização da atividade pupilar. Arguente principal. Ana Carolina Ricardo Mendinhos (Mestrado). Universidade do Algarve.
2022/12/15. Júri de grau académico. A relação entre a enxaqueca e as queixas subjetivas de memória e sintomatologia depressiva. Arguente principal. Maria Geada Vieira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2022/09/26. Júri de grau académico. Fatores que influenciam a extensão e profundidade do vocabulário de adultos portugueses. Orientador. Raquel Farias Bezerra (Mestrado). Universidade do Algarve.
2022/09/08. Apresentação oral de trabalho. Preditores precoces da aquisição da leitura e da escrita. O caso específico da nomeação rápida. 8ª Jornada Internacional de Alfabetização. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Bahia, Brasil).
2022/09/06. Júri de grau académico. O impacto do sono no funcionamento cognitivo. Arguente principal. Ana Francisca Valente Martins (Mestrado). Universidade do Algarve.
2022/04/26. Júri de grau académico. Impacto da Fadiga na Atenção e Velocidade de Processamento na Esclerose Múltipla. Arguente principal. Ana Cavaco Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve.
2021/12/13. Júri de grau académico. O viés de atenção para estímulos emocionais de acordo com a presença de sintomatologia Borderline. Arguente principal. Patrícia Cristina dos Santos Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve.
2021/01/11. Júri de grau académico. O efeito da reserva cognitiva no défice cognitivo ligeiro amnéstico. Arguente principal. Adriana Sofia Machado Mendes (Mestrado). Universidade do Algarve.
2021/03/22. Júri de grau académico. Reading comprehension predictors in adulthood: a study on European Portuguese. Arguente principal. Fábio Daniel Fernandes Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/12/15. Júri de grau académico. A (in)sensibilidade ao sofrimento na dark tetrad.. Arguente principal. Ana Catarina Vitor Valente (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/05/26. Júri de grau académico. Teste de cores e palavras de Stroop: a interação entre o funcionamento executivo e as competências de leitura.. Arguente principal. Cristiana Andreia Fonseca Laranjinho (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/04/17. Júri de grau académico. The influence of sensorimotor training in learning a novel script: a comparison between handwriting and visual learning.. Arguente principal. Dinis Miguel Duarte Catronas (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/02/28. Júri de grau académico. A influência das funções executivas e da Qualidade do sono na memória prospetiva de jovens adultos.. Arguente principal. Filipa Maria Pires Bernardo (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019/07/25. Júri de grau académico. O efeito da valência emocional no reconhecimento das palavras durante a leitura.. Arguente principal. Milene Gonçalves Guerreiro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017 - 2017. Organização de evento. Dislexia: da Investigação à Prática (2017). Universidade do Algarve.
2016/07/01. Apresentação oral de trabalho. Implicit learning mechanisms with application to dyslexia. 1st CBMR/ProRegeM Annual Meeting. Universidade do Algarve.
2016 - 2016. Organização de evento. 1st CBMR/ProRegeM Annual Meeting (2016). Universidade do Algarve.
2015 - 2015. Organização de evento. X Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (2015). Universidade do Algarve.
2014/04/11. Apresentação oral de trabalho. Do the yes show the route? Testing hypotheses on the impact of reading strategies on eye movements.. IX Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology. Universidade da Beira Interior.
2014 - 2014. Curso / Disciplina lecionado. Neuroanatomia Evolutiva e Funcional. Fisioterapia (Licenciatura). Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Algarve.
2008 - 2008. Organização de evento. III Encontro da Associação Portuguesa de Picologia Experimental (2008). Universidade do Algarve.

Projetos

Projetos
2018/10/03 - 2022/10/02. Explorar o N170: Como se adapta o cérebro à aquisição e perícia da leitura?, 3599-PPCDT. Universidade do Algarve.
2019/01/01 - 2020/03/31. Centre for Biomedical Research, 6817 - DCRRNI ID. Universidade do Algarve; Universidade do Algarve Centro de Investigação em Biomedicina.
2016 - 2019. Developmental dyslexia in adulthood: cognitive profiles, oculomotor behavior and concurrent predictors of reading. Investigador.
2013/01/01 - 2017/07/31. IMPLICIT LEARNING MECHANISMS IN CHILDREN AND ADULTS WITH APPLICATION TO DYSLEXIA, OE.
2014/04/01 - 2015/09/30. Is the hemispheric lateralization of the word recognition potential N170 modulated by reading strategies?, Concurso de Projetos Exploratórios de IC&DT em todos os Domínios Científicos - 2013. Universidade do Algarve; Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia.
2014 - 2015. Do reading strategies modulate the word recognition potential (N170) and its hemispheric lateralization?. Investigador.
2011/04/01 - 2014/09/30. Os mecanismos da aprendizagem implícita: De Gramáticas Artificiais à Dislexia, 3599-PPCDT. Universidade do Algarve.
2011 - 2012. Mechanisms of Implicit Learning: From Artificial Grammars to Dyslexia. Bolseiro de Investigação.
2008 - 2011. Assessment and characterization of the reading disabilities in Portuguese children and adults with dyslexia. Bolseiro de Investigação.
2007 - 2008. Profiling poor readers and their support: PROREAD. Bolseiro de Investigação.

Produções

Filomena Inácio; Luís Faísca; Christian Forkstam; Susana Araújo; Inês Bramão; Alexandra Reis; Karl Magnus Petersson; et al. 2018. "Implicit sequence learning is preserved in dyslexic children". Annals of Dyslexia, 68 (1): 1-14. https://doi.org/10.1007/s11881-018-0158-x
Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Araujo, Susana; Inacio, Filomena; Petersson, Karl Magnus; Faisca, Luis. 2014. "Dyslexia heterogeneity: cognitive profiling of Portuguese children with dyslexia". Reading and Writing, 27 (9): 1529-1545. https://doi.org/10.1007/s11145-014-9504-5
Bramão, I.; Faísca, L.; Forkstam, C.; Inácio, F.; Araújo, S.; Petersson, K.M.; Reis, A.; et al. 2012. "The interaction between surface color and color knowledge: Behavioral and electrophysiological evidence". Brain and Cognition, 78 (1): 28-37. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2011.10.004
Araujo, S.; Faisca, L.; Bramao, I.; Inacio, F.; Petersson, K.M.; Reis, A.; Araújo, Susana; et al. 2011. "Object naming in dyslexic children: More than a phonological deficit". Journal of General Psychology, 138 (3): 215-228. https://doi.org/10.1080/00221309.2011.582525
Bramão, I.; Inacio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.; Bramão, Inês; Francisco, Ana; et al. 2011. "The influence of color information on the recognition of color diagnostic and noncolor diagnostic objects". Journal of General Psychology, 138 (1): 49-65. https://doi.org/10.1080/00221309.2010.533718
Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2011. A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação. Recentemente, alguns autores demonstraram que o desempenho em provas de memória não verbal pode envolver o recurso simultâneo a estratégias verbais e visuo-espaciais para codificar a informação. A leitura tem sido apontada como um factor que pode contribuir para o desenvolvimento destas estratégias de dupla codificação. Neste estudo, fomos investigar se a capacidade de leitura interfere de algum m. http://hdl.handle.net/10400.1/4902
Bezerra, Raquel Farias Gregorio. 2022. "Fatores que influenciam a extensão e profundidade do vocabulário de adultos portugueses". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/19017
Inácio, Filomena; Inácio, Filomena Café. 2019. "Implicit learning mechanisms and their application to dyslexia". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/12407
Susana Silva; Vasiliki Folia; Filomena Inácio; São Luís Castro; Karl Magnus Petersson; Silva, Susana; Folia, Vasiliki; et al. 2018. "Modality effects in implicit artificial grammar learning: an EEG study". https://doi.org/10.1016/j.brainres.2018.02.020
Gonçalves, Fábio; Reis, Alexandra; Inácio, Filomena; Morais, Inês Salomé; Faisca, Luis. 2021. "Reading comprehension predictors in European Portuguese adults". https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.789413
Susana Silva; Filomena Inácio; Daniel Rocha e Sousa; Nuno Gaspar; Vasiliki Folia; Karl Magnus Petersson. 2022. "Formal language hierarchy reflects different levels of cognitive complexity". https://doi.org/10.1037/xlm0001182
Araújo, Susana; Inácio, Filomena; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra; Araújo, S.; et al. 2011. "Component processes subserving rapid automatized naming in dyslexic and non-dyslexic readers". Dyslexia, 17 (3): 242-255. https://doi.org/10.1002/dys.433
Inácio, Filomena. 2011. "Implicit learning in dyslexic children". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3770
Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2019. A aprendizagem implícita em crianças disléxicas. This study investigates the implicit sequence learning abilities of dyslexic children using an artificial grammar learning task and an extended exposure period. Twenty children with developmental dyslexia participated in the study and were matched with two control groups—one matched for age and the second for reading skills. During 3 days, all participants performed an acquisition task in which th. http://hdl.handle.net/10400.1/14060
Silva, Susana; Inácio, Filomena; Folia, Vasiliki; Petersson, Karl Magnus; Silva, S.; Inácio, F.; Folia, V.; Petersson, K.M.. 2017. "Eye-movements in implicit artificial grammar learning". Journal of Experimental Psychology: Learning Memory and Cognition, 43 (9): 1387-1402. https://doi.org/10.1037/xlm0000350
Faísca, Luis; Morais, Inês Salomé; Inácio, Filomena; Mesquita, Ana; Castro, São Luis; Reis, Alexandra. 2018. Assessing Reading and Reading-Related Skills in Adults with Dyslexia: The ADLER Adult Assessment Battery. Em 13th National Meeting of the Portuguese Association of Experimental Psychology.
Faísca, Luis; Morais, Inês Salomé; Inácio, Filomena; Mesquita, Ana; Castro, São Luis; Reis, Alexandra. 2018. The Adult DysLExia Reading Battery (ADLER): Concurrent predictors of reading in adults with different reading skills. Em 10º Congress AIDEP/AIDAP: Psychological Diagnosis and Evaluation.
Petersson, Karl Magnus; Forkstam, Christian; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Souza, Ana Carolina; Silva, Susana; Castro, São Luís. 2011. "Artificial language learning". Em Alfabetização e Cognição [Alpphabetization and Cognition], editado por Trevisan, Albino; Mosquera, Juan José Mouriño; Pereira, Vera Wannmacher, 71-89. 1ª ed. Vol. 1. Porto Alegre, Brasil: Edipucrs. ISBN: 978-85-397-0070-7
Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Fernandes, Filipe; Reis, Alexandra; Araújo, Susana. 2018. Orthographic processing efficiency in dyslexia: An investigation of several dimensions.. Em I Workshop on Cognitive Science of Culture ¿ Literacy: an acculturation of the brain..
Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2010. Understanding rapid naming deficits in dyslexia: A response time analysis.. Em International Neuropsychological Society Meeting.
Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. 2008. The relationship between reading, short-term memory, phonological awareness and naming processes.. Em International Meeting of the Society for Applied Neuroscience.
Pacheco, Andreia; Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Reis, Alexandra; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus. 2008. Reading acquisition phases in Portuguese children: A segmentation task.. Em International Meeting of the Society for Applied Neuroscience.
Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2011. Rapid naming deficits in dyslexia: A response time analysis.. Em VI Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Araújo, Susana; Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Pacheco, Andreia; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2008. Perturbação de leitura e de nomeação rápida visual em maus leitores: Apenas um défice fonológico na sua origem?. Em III Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Inácio, Filomena; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Mendonça, Alexandra; Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. 2008. Leitura e a sua relação com a memória de trabalho, consciência fonológica e nomeação rápida. Em III Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Pacheco, Andreia; Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra. 2008. Leitura e consciência fonológica: Predição de bons leitores.. Em III Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
Mendonça, Alexandra; Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Araújo, Susana; Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus; Faísca, Luís. 2008. A influência do método de ensino da leitura e da escrita numa tarefa de leitura.. Em III Meeting of the Portuguese Society of Experimental Psychology.
GONÇALVES, FÁBIO; Inácio, Filomena; Reis, Alexandra; Faísca, Luís. Autor correspondente: GONÇALVES, FÁBIO. 2023. The Relationship Between Mind-wandering and Reading Comprehension: A Scoping Review Study. Em III Simpósio de Investigação Júnior em Psicologia.
Reis, Alexandra; Fernandes, Catarina; Inácio, Filomena; Barriga-Paulino, C.I.; Morais, Inês; Faísca, Luís. 2023. An eye movement study of visual word recognition: The effect of word frequency and emotional valence. Em 17º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental.
Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Alexandra Dias Reis; Karl Magnus Petersson. Autor correspondente: Inácio, Filomena. 2019. "A aprendizagem implícita em crianças disléxicas [Implicit learning in children with dyslexia]". UALGORITMO (Peer-Reviewed Original Article in Non-Indexed Journal), 1: 23-28.
Ferreira, Daiana Karen. 2023. "Neural gain of human-animal interaction in cognition". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/19586
Crepaldi, Melissa Sigrist. 2023. "Efeito da densidade da vizinhança ortográfica em indivíduos com maior e menor vocabulário: facilitação ou competição?". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/19567
Fagundes, Ana Stella Sousa. 2023. "A influência das funções executivas cognitivas e emocionais nos comportamentos adaptativos de crianças com diagnóstico de perturbação do desenvolvimento intelectual (PDI)". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/20348
 

Contacto