Silhueta de pessoa indiferenciada

Filomena Café Inácio

Professor auxiliar convidado
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Tempo integral
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Filomena Inácio. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Memória de trabalho visuo-espacial; Desenvolvimento da memória de trabalho; Competências de leitura; Estratégias de dupla codificação; Aprendizagem implícita; Aprendizagem de uma gramática artificial; Aprendizagem estatística; Registo de movimentos oculares; Leitura; Conhecimento ortográfico implícito; Dislexia; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Neuropsicologia; Aprendizagem; Gramática; Aquisição da leitura; Desenvolvimento; Audição; Visão; .

Projetos

Projetos
2020/02/12 - Presente. Looking into N170: Exploring how the brain adapts to reading acquisition and expertise. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação em Biomedicina.
2016 - 2019. Developmental dyslexia in adulthood: cognitive profiles, oculomotor behavior and concurrent predictors of reading. Investigador.
2014 - 2015. Do reading strategies modulate the word recognition potential (N170) and its hemispheric lateralization?. Investigador.
2011 - 2012. Mechanisms of Implicit Learning: From Artificial Grammars to Dyslexia. Bolseiro de Investigação.
2008 - 2011. Assessment and characterization of the reading disabilities in Portuguese children and adults with dyslexia. Bolseiro de Investigação.
2007 - 2008. Profiling poor readers and their support: PROREAD. Bolseiro de Investigação.
2018/10/03 - 2022/10/02. Explorar o N170: Como se adapta o cérebro à aquisição e perícia da leitura?, 3599-PPCDT. Universidade do Algarve.
2016/07/01 - 2019/12/31. Dislexia de desenvolvimento em adultos: perfis cognitivos, comportamento oculomotor e preditores da leitura, 3599-PPCDT. Universidade do Algarve; Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia; Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
2013/01/01 - 2017/07/31. IMPLICIT LEARNING MECHANISMS IN CHILDREN AND ADULTS WITH APPLICATION TO DYSLEXIA, OE.
2014/04/01 - 2015/09/30. Será a lateralização hemisférica do potencial de reconhecimento de palavras N170 modulada pelas estratégias de leitura?, 3599-PPCDT. Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia; Universidade do Algarve.
2011/04/01 - 2014/09/30. Os mecanismos da aprendizagem implícita: De Gramáticas Artificiais à Dislexia, 3599-PPCDT. Universidade do Algarve.

Produções

Bezerra, Raquel Farias Gregorio. 2022. "Fatores que influenciam a extensão e profundidade do vocabulário de adultos portugueses". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/19017
Susana Silva; Filomena Inácio; Daniel Rocha e Sousa; Nuno Gaspar; Vasiliki Folia; Karl Magnus Petersson. 2022. "Formal language hierarchy reflects different levels of cognitive complexity". https://doi.org/10.1037/xlm0001182
Gonçalves, Fábio; Reis, Alexandra; Inácio, Filomena; Morais, Inês Salomé; Faisca, Luis. 2021. "Reading comprehension predictors in European Portuguese adults". https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.789413
Inácio, Filomena; Inácio, Filomena Café. 2019. "Implicit learning mechanisms and their application to dyslexia". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/12407
Inácio, Filomena; Faísca, Luís; Forkstam, Christian; Araújo, Susana; Bramão, Inês; Reis, Alexandra; Petersson, Karl Magnus. 2019. A aprendizagem implícita em crianças disléxicas. This study investigates the implicit sequence learning abilities of dyslexic children using an artificial grammar learning task and an extended exposure period. Twenty children with developmental dyslexia participated in the study and were matched with two control groups—one matched for age and the second for reading skills. During 3 days, all participants performed an acquisition task in which th. http://hdl.handle.net/10400.1/14060
Filomena Inácio; Luís Faísca; Christian Forkstam; Susana Araújo; Inês Bramão; Alexandra Reis; Karl Magnus Petersson; et al. 2018. "Implicit sequence learning is preserved in dyslexic children". Annals of Dyslexia, 68 (1): 1-14. https://doi.org/10.1007/s11881-018-0158-x
Silva, S.; Folia, V.; Inácio, F.; Castro, S.L.; Petersson, K.M.. 2018. "Modality effects in implicit artificial grammar learning: An EEG study". Brain Research, 1687: 50-59. https://doi.org/10.1016/j.brainres.2018.02.020
Susana Silva; Vasiliki Folia; Filomena Inácio; São Luís Castro; Karl Magnus Petersson; Silva, Susana; Folia, Vasiliki; et al. 2018. "Modality effects in implicit artificial grammar learning: an EEG study". https://doi.org/10.1016/j.brainres.2018.02.020
Silva, Susana; Inácio, Filomena; Folia, Vasiliki; Petersson, Karl Magnus; Silva, S.; Inácio, F.; Folia, V.; Petersson, K.M.. 2017. "Eye-movements in implicit artificial grammar learning". Journal of Experimental Psychology: Learning Memory and Cognition, 43 (9): 1387-1402. https://doi.org/10.1037/xlm0000350
Pacheco, Andreia; Reis, Alexandra; Araujo, Susana; Inacio, Filomena; Petersson, Karl Magnus; Faisca, Luis. 2014. "Dyslexia heterogeneity: cognitive profiling of Portuguese children with dyslexia". Reading and Writing, 27 (9): 1529-1545. https://doi.org/10.1007/s11145-014-9504-5
Bramão, I.; Faísca, L.; Forkstam, C.; Inácio, F.; Araújo, S.; Petersson, K.M.; Reis, A.; et al. 2012. "The interaction between surface color and color knowledge: Behavioral and electrophysiological evidence". Brain and Cognition, 78 (1): 28-37. https://doi.org/10.1016/j.bandc.2011.10.004
Araujo, S.; Faisca, L.; Bramao, I.; Inacio, F.; Petersson, K.M.; Reis, A.; Araújo, Susana; et al. 2011. "Object naming in dyslexic children: More than a phonological deficit". Journal of General Psychology, 138 (3): 215-228. https://doi.org/10.1080/00221309.2011.582525
Bramão, I.; Inacio, F.; Faísca, L.; Reis, A.; Petersson, K.M.; Bramão, Inês; Francisco, Ana; et al. 2011. "The influence of color information on the recognition of color diagnostic and noncolor diagnostic objects". Journal of General Psychology, 138 (1): 49-65. https://doi.org/10.1080/00221309.2010.533718
Inácio, Filomena; Bramão, Inês; Faísca, Luís; Reis, Alexandra. 2011. A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação. Recentemente, alguns autores demonstraram que o desempenho em provas de memória não verbal pode envolver o recurso simultâneo a estratégias verbais e visuo-espaciais para codificar a informação. A leitura tem sido apontada como um factor que pode contribuir para o desenvolvimento destas estratégias de dupla codificação. Neste estudo, fomos investigar se a capacidade de leitura interfere de algum m. http://hdl.handle.net/10400.1/4902
Araújo, Susana; Inácio, Filomena; Francisco, Ana; Faísca, Luís; Petersson, Karl Magnus; Reis, Alexandra; Araújo, S.; et al. 2011. "Component processes subserving rapid automatized naming in dyslexic and non-dyslexic readers". Dyslexia, 17 (3): 242-255. https://doi.org/10.1002/dys.433
Inácio, Filomena. 2011. "Implicit learning in dyslexic children". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3770
 

Contacto