Silhueta de pessoa indiferenciada

Maria de Belém Ferreira da Silva da Costa Freitas

Professor auxiliar com agregação
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento
Subsistema
Docentes Universitário
Unidade ID
Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Maria de Belém Ferreira da Silva da Costa Freitas. Concluiu o(a) Doutoramento em Gestão de Empresas em 2003 pelo(a) Universidade de Évora e obteve o grau de Agregado em 2012 pela Universidade do Algarve em Gestão da Inovação e do Território. É Professor Auxiliar com Agregação no(a) Universidade do Algarve. Publicou 31 artigos em revistas especializadas. Possui 3 capítulo(s) de livros. Nas suas atividades profissionais interagiu com 47 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. A atividade científica desenvolvida tem-se centrado desde sempre na área do planeamento agrícola, na política agrícola e suas consequências sobre o território rural, particularmente tendo em conta a evolução da Política Agrícola Comunitária, que se tornou uma política menos sectorial e mais territorial. Do ponto de vista metodológico são de realçar os modelos de programação matemática aplicados às condições específicas das empresas agrícolas e ao território rural, nomeadamente relevando o uso dos recursos naturais e a influência da Política Agrícola nesta questão, principalmente no Alentejo e Algarve. Igualmente são de referir as aplicações de Programação de Compromisso para resolver problemas multiobjectivo, integrando objetivos económicos e objetivos ambientais, e as aplicações da teoria da máxima entropia para estimar a ocupação da superfície agro-florestal em condições de informação incompleta, desenvolvidas em colaboração com investigadores da Universidade de Évora. É membro Integrado do MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.

Atividades

Atividades
2019. Júri de grau académico. Sistema Agroalimentar: um estudo de caso para a província de Benguela.. Arguente. Maria Célia Ferreira da Silva (Doutoramento). Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão.
2013 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Bases de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural.. Agronomia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2010 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Gestão da Empresa Agrícola. Agronomia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2019. Júri de grau académico. Mercado do Vinho Biológico Português: Comportamento e Perfil do Consumidor. Presidente do júri. Keylor Villalobos (Mestrado). Universidade de Évora.
2019. Júri de grau académico. Avaliação da vulnerabilidade à Fraude Alimentar-O caso do Talho Nacional. Presidente do júri. Ana Filipa Piteira Filipe (Mestrado). Universidade de Évora.
2019. Júri de grau académico. Plano de marketing territorial para o Rio Guadiana na região de Alcoutim.. Presidente do júri. Despina Vicente Cavaco (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019. Júri de grau académico. Traçado para um novo Percurso Pedestre ‘Nas margens da ribeira do Vascão’. Vogal. Ana Margarida Barrincho Nunes Gancho (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017 - 2018. Orientação. Certificações como uma estratégia para o desenvolvimento local: O Caso da Batata Doce de Aljezur | Algarve – Portugal.Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (Mestrado). Orientador.
2006 - 2018. Curso / Disciplina lecionado. Gestão de Unidades produtivas. Gestão Sustentável dos Espaços Rurais. (Mestrado). Universidade do Algarve.
2018. Júri de grau académico. O emparcelamento rural. Caso de estudo: Concelho de Alcoutim.. Vogal. Carlos Augusto Calmoto Amaral Ludovico (Mestrado). Universidade do Algarve.
Consultoria / Parecer. Membro da rede internacional Agri Benchmarking. Universidade do Algarve; MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento..
Consultoria / Parecer. Nomeada, pelo Sr. Ministro da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural para integrar o Painel de Peritos do Conselho de Acompanhamento da Revisão da Política Agrícola Comum (PAC). Universidade do Algarve.
2016. Júri de grau académico. Modeling the effects of agricultural policies on high nature value farmland: a farming systems approach.. Arguente. Paulo Flores Ribeiro (Doutoramento). Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia;Universidade de Évora;Universidade dos Açores.
2014 - 2015. Orientação. O contributo dos caprinos na sustentabilidade de sistemas agrários desfavorecidos no Algarve. O caso das queijarias artesanais..Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (Mestrado). Orientador.
2014 - 2015. Orientação. O combate à desertificação nas Cumeadas do Baixo Guadiana..Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. A Produção de Culturas de Ar Livre em Modo de Produção Biológico no Algarve. Um Diagnóstico do Sector e Contas de Cultura..Hortofruticultura (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. Estudo sobre as características e a viabilidade económica da cultura da batata (Solanum tuberosum L.) na Ecunha, Província do Huambo..Agronomia e Recursos Naturais (Mestrado). Orientador.
2011 - 2014. Curso / Disciplina lecionado. Empreendedorismo e Gestão de Atelier. Arquitetura Paisagista. (Mestrado). Universidade do Algarve.
2011 - 2014. Curso / Disciplina lecionado. Economia Ambiental. Engenharia do Ambiente. (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2011 - 2014. Curso / Disciplina lecionado. Empreender no Mar. Ciências do Mar. (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2007 - 2014. Curso / Disciplina lecionado. Práticas integradas VI . Agronomia. (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2010 - 2013. Orientação. Um modelo de gestão sustentável para a prevenção de incêndios nas florestas mediterrâneas..Ciências Agrárias (Doutoramento). Orientador.
2006 - 2013. Curso / Disciplina lecionado. Práticas integradas V. Agronomia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2012/09 - 2013/06. Curso / Disciplina lecionado. Preparação e Análise de Projetos. Agronomia e Recursos Naturais. (Master). Universidade José Eduardo dos Santos.
2012 - 2012. Orientação. Inventariação e Avaliação do Potencial Energético da Biomassa na ZIF de Alte-São Bartolomeu de Messines.Energias Renováveis e Gestão de Energia (Mestrado). Coorientador.
2012. Júri de grau académico. Caracterização e Eficiência Técnica de Explorações Citrícolas da Região do Algarve.. Arguente. Florentino Valente (Mestrado). Universidade de Évora.
2011. Júri de grau académico. Um Modelo de Desagregação de Encargos de Produção Variáveis da Base RICA por Actividade.. Arguente. Maria do Socorro Rosário (Mestrado). Universidade de Évora.
2010 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Empreendedorismo. Energias Renováveis e Gestão de Energia (Mestrado). Universidade do Algarve.
2010 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Empreendedorismo. Engenharia do Ambiente (Mestrado integrado). Universidade do Algarve.
2011 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Empreendedorismo e Gestão de Atelier. Arquitetura Paisagista (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2010 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. Projetos Agro-Pecuários.. Universidade de Cabo Verde.
2007 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. Introdução às Ciências Económicas. Agronomia. (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2007 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. Introdução às Ciências Económicas. Engenharia Biotecnológica (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2007 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. Introdução às Ciências Económicas. Biotecnologia. (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2010 - 2010. Outro júri / avaliação. Concurso para Diretor de Serviços de Planeamento e Controlo, na Direção Regional de Agricultura do Algarve . Direção Regional de Agricultura do Algarve..
2009 - 2009. Orientação. Análise Económica do Bem-Estar Animal: Contributos para a sua Avaliação ao Nível da Produção..Gestão Sustentável de Espaços Rurais. (Mestrado). Coorientador.
2009 - 2009. Orientação. Avaliação da Qualidade e o Marketing da Maçã de Alcobaça..Gestão da Qualidade e Marketing Agro-Alimentar (Mestrado). Coorientador.
2009 - 2009. Orientação. A desagregação espacial de dados agrícolas: Aplicação de uma abordagem baseada na Máxima Entropia ao Concelho de Castelo de Vide..Gestão Sustentável de Espaços Rurais. (Mestrado). Coorientador.
2009. Júri de grau académico. Contributo para a Integração da Componente Ambiental na Avaliação Económica de Sistemas de Produção Agro-Pecuários.. Arguente. Maria Maurícia Rosado (Doutoramento). Universidade de Évora.
2009. Júri de grau académico. Mercado e Estratégias de Marketing do Azeite Biológico em Portugal. Arguente. Susana Luísa Santos (Mestrado). Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia.
2009. Júri de grau académico. População Rural: atitudes e opiniões. Análise do inquérito realizado a oito freguesias rurais. Arguente. Maria de Deus Geadas (Mestrado). Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia.
2009. Júri de grau académico. Evolução da Produtividade, Competitividade e Rentabilidade das Principais Culturas da Exploração Agrícola da escola Superior Agrária de Beja.. Arguente. Joana Marques (Mestrado). Instituto Politécnico de Beja Escola Superior Agrária.
2005 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Gestão da Empresa Agrícola. Engenharia Agronómica (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2003 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Projeto de Empresa Agrícola. Engenharia Agronómica (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2004 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Economia e Política Agrícola . Engenharia Agronómica (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2009 - 2009. Outro júri / avaliação. Concurso para Diretor de Serviços de Planeamento e Controlo. Direção Regional de Agricultura do Alentejo..
2008. Júri de grau académico. Avaliação agro-económica da adopção da agricultura de precisão e da integração lavoura-pecuária no cerrado brasileiro.. Arguente. Denis Lazarini (Mestrado). Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia.
2008 - 2008. Outro júri / avaliação. Concurso para Chefe de Divisão de Apoio à Produção Agrícola. Direção Regional de Agricultura do Algarve..
2007 - 2007. Orientação. Análise do potencial para a criação de uma rota de vinhos para o Algarve..Engenharia Agronómica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2007 - 2007. Orientação. Analyse socio-economique de une région de l’Algarve..Agronomia et Agroindustrie, specialité Agriculture. (Licenciatura/Bacharelato). Coorientador.
2006 - 2006. Orientação. Análise cronológica de preços – aplicação às séries de cotações de feijão verde, pepino e pimento verde..Engenharia Agronómica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2006 - 2006. Orientação. Caracterização socio-económica do olival numa zona dos Concelhos de Serpa e Moura..Engenharia Agronómica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2005 - 2005. Orientação. Projeto de uma exploração agrícola na região agrária de Entre Douro e Minho..Engenharia Agronómica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2005 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Economia e Gestão Industrial. Engenharia Biotecnológica (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2005 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Economia. Engenharia do Ambiente (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2004 - 2004. Orientação. Rota da cortiça de S. Brás de Alportel: Estudo de marketing..Engenharia Agronómica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2004 - 2004. Orientação. Integração, numa empresa, de uma linha de produtos, o Bag in box..Engenharia Agronómica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2004 - 2004. Curso / Disciplina lecionado. Produção Animal Sustentável.. Agricultura Sustentável. (Mestrado). Universidade do Algarve.
1999 - 1999. Orientação. Avaliação económica de alterações ao sistema tradicional de produção duma exploração agrícola do concelho de Évora..Engenharia Zootécnica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
1999 - 1999. Orientação. Avaliação económica de sistemas alternativos de produção pecuária numa exploração agrícola do concelho de Beja..Engenharia Zootécnica (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
1998 - 1998. Orientação. Avaliação económica de sistemas alternativos de produção numa exploração agrícola do concelho de Beja..Engenharia Agrícola (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
1992 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Planeamento da Empresa Agrícola II. Engenharia Zootécnica (Licenciatura). Universidade de Évora.
1992 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Planeamento da Empresa Agrícola II. Engenharia Agrícola (Licenciatura). Universidade de Évora.
1995 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Planeamento da Empresa Agrícola I. Engenharia Zootécnica (Licenciatura). Universidade de Évora.
1995 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Planeamento da Empresa Agrícola I. Engenharia Agrícola (Licenciatura). Universidade de Évora.
1995 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Contabilidade Geral e Agrícola. Engenharia Zootécnica (Licenciatura). Universidade de Évora.
1995 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Contabilidade Geral e Agrícola. Engenharia Agrícola (Licenciatura). Universidade de Évora.
1993 - 1993. Orientação. Avaliação dos efeitos das alterações do REG. (CEE) Nº 797/85 na rentabilidade de um projeto de investimento submetido por um associado da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Porto de Mós..Engenharia Agrícola (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
1991 - 1991. Curso / Disciplina lecionado. Comercialização dos Produtos Agro-Pecuários. Engenharia Zootécnica (Licenciatura). Universidade de Évora.
1991 - 1991. Curso / Disciplina lecionado. Comercialização dos Produtos Agro-Pecuários. Engenharia Agrícola (Licenciatura). Universidade de Évora.

Projetos

Projetos
2004 - 2004. Análise da faixa euroatlântica do sector Agro-Alimentar com vista a uma campanha de promoção internacional., INTERREG III B, Medida D3. Investigador.
2020/10/01 - 2023/04/30. GREENLAND GREEN -skiLls for a sustAiNable Development, ENI CBC Med Programme. Investigador Pós-doutorado. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019/10/01 - 2021/09/30. Núcleo de reflexão, PDR2020. Investigador Pós-doutorado. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2020/12/17 - Presente. BRIDGE - Bridging Science and Local Communities for Wildfire Risk Reduction, Prevenção de incêndios florestais 2019. Investigador Pós-doutorado. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2014 - 2016. Cooperação para a Inovação no Figo-da-Índia: fruto desidratado..
2010 - 2013. Efeitos das alterações climáticas na cultura, produção e economia do olival (FUTUREOLIVE)., COMPETE. Investigador. Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia.
2010 - 2013. Serviços Web para a gestão da rega. Integração de modelos (WEBREGA)., COMPETE. Outra. Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia.
2010 - 2013. Integração de parâmetros biofísicos da planta e da superfície do solo com detecção remota (por satélite e in situ) para modelar as necessidades hídricas de olivais regados e optimizar a programação da rega à escala da parcela (H2OLIVE3S)., COMPETE. Investigador. Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia.
2009/07/01 - 2012/06/30. PROTECT - An Integrated European Model to Protect MEDiterranean Forests from Fire, Interreg. Investigador responsável. Universidade do Algarve.
2005/01/01 - 2009/03/31. SEAMLESS - System for Environmental and Agricultural Modelling: Linking European Science and Society, FP6-SUSTDEV. Outra. Universidade de Évora.
2003 - 2007. COBERTURAS DO SOLO NO OLIVAL EM PRODUCÄO BIOLÓGICA E CONVENCIONAL. ESTABELECIMENTO DE CAMPOS DE DEMONSTRACÄO, AGRO. Investigador. Universidade do Algarve.
2004/03/01 - 2007/02/28. CAPRI - DYNASPAT, FP6-POLICIES. Outra. Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia.
1999 - 2001. As secas: Discurso dos Actores Sociais ou Realidade que Incorporam nas suas Decisões., Interreg IIC. Investigador. Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia.
1996 - 2000. Definição de Estratégias para o Aumento de Competitividade das Carnes de Ovino e Bovino da Região de Montemor-o-Novo.. Investigador. Universidade de Évora.
1996 - 1999. Avaliação Económica dos Parâmetros Produtivos e Reprodutivos a Incluir em Programas de Melhoramento Genético para Raças Autóctones Bovinas e Ovinas.. Investigador. Universidade de Évora.
1995 - 1998. Modelos Bio-Económicos Aplicados a Programas de Melhoramento Genético em Ruminantes., Jovens Investigadores. Investigador. Universidade de Lisboa Instituto Superior de Agronomia.
1996 - 1997. Desenvolvimento de uma Metodologia para a Adequação dos Parâmetros Nutritivos das Espécies Pecuárias (Ruminantes) à Situação Real: A Valorização dos Recursos Alimentares Produzidos no Alentejo.. Investigador. Universidade de Évora.
1992 - 1994. Possibilidades e efeitos da aplicação da reforma da política agrícola comum na região Alentejo., --. Investigador. Universidade de Évora.
1992 - 1994. Efeitos da variabilidade da produção no rendimento dos agricultores do Alentejo.. Investigador. Universidade de Évora.

Produções

Duarte, Amílcar; Freitas, Maria de Belém Costa. "Produtos agrícolas transformados". Portugal: Assembleia da República. http://hdl.handle.net/10400.1/9860
Maria de Belém Costa Freitas; António Xavier; Rui Fragoso; Carla Antunes. 2022. "A composite indicator to measure sustainable water use in Portugal: A compromise programming approach". Journal of Environmental Management, 311: 114791-114791. https://doi.org/10.1016/j.jenvman.2022.114791
Costa-Freitas, Maria de Belém. 2021. "O rejuvenescimento do setor agrícola português - mito ou realidade possível?". Lisboa, Portugal: ISA Press. https://online.flippingbook.com/view/211800673/
Costa-Freitas, Maria de Belém. 2021. The Montado/Dehesa Cow-Calf Production Systems in Portugal and Spain: An Economic and Resources’ Use Approach. Apresentação nos Agri benchmark Beef and Sheep Seminars. https://globalnetworksgug.sharepoint.com/:u:/s/beefsheep/ESSRBhsqYjhIhAslLjj2hOsBOiDejf3SLihzy9iG79bmwQ?e=5ngSdt
Barros, Rosanna; Duarte, Amílcar; Almeida, António Fragoso; Pernice, Alexandre. Autor correspondente: Barros, Rosanna. 2021. "Women and NEETs in the Mediterranean Area: looking for emerging opportunities in a context of socioecological crisis". Em Social Pedagogy and Social Education: creating hope in dystopia, editado por Dana Keller; Kara O'Neil; Magali Bonifant, 41-54.
Maria de Belém Costa Freitas; Maria Raquel Ventura-Lucas; Lola Izquierdo; Claus Deblitz. 2020. "Competitiveness of Portuguese Montado Ewe Production Systems among the European Ewe Production Systems". Agriculture, 10 (5): 184-184. https://doi.org/10.3390/agriculture10050184
Maria de Belém Costa Freitas; Maria Raquel Ventura-Lucas; Lola Izquierdo; Claus Deblitz. 2020. "The Montado/Dehesa Cow-Calf Production Systems in Portugal and Spain: An Economic and Resources’ Use Approach". Land, 9 (5): 148-148. https://doi.org/10.3390/land9050148
Manuel Cancela d'Abreu; Costa-Freitas, Maria de Belém. 2020. Utilização sustentável da pastagem na produção animal – contributo dos sistemas extensivos de produção de bovinos para a neutralidade carbónica. Apresentação na 42ª Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens . https://www.sppf.pt/images/reunioes_outono/42%C2%AA_RO/Cancela_dAbreu_e_M%C2%AA_Bel%C3%A9m_Freitas__2020_-_42%C2%AA_RO.pdf
Costa Freitas, M.B.; Xavier, A.; Fragoso, R.. 2019. "An integrated decision support system for the Mediterranean forests". Land Use Policy, 80: 298-308. https://doi.org/10.1016/j.landusepol.2015.12.015
Xavier, António; Freitas, Maria de Belém Costa; Rosário, Maria do Socorro; Fragoso, Rui. 2018. "Disaggregating statistical data at the field level: An entropy approach". Spatial Statistics, 23: 91-108. https://doi.org/10.1016/j.spasta.2017.11.005
Xavier, António; Costa Freitas, Maria de Belém; Fragoso, Rui; Rosário, Maria do Socorro. 2018. "A regional composite indicator for analysing agricultural sustainability in Portugal: A goal programming approach". Ecological Indicators, 89: 84-100. https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2018.01.048
Xavier, António; Fragoso, Rui; de Belém Costa Freitas, Maria; do Socorro Rosário, Maria; Valente, Florentino. 2018. "A Minimum Cross-Entropy Approach to Disaggregate Agricultural Data at the Field Level". Land, 7 (2). https://doi.org/10.3390/land7020062
Xavier, António; Fragoso, Rui; Costa Freitas, M. B.; do Socorro Rosário, Maria. 2018. "An Approach Using Entropy and Supervised Classifications to Disaggregate Agricultural Data at a Local Level". Journal of Quantitative Economics, 17 (4): 763-779. https://doi.org/10.1007/s40953-018-0143-6
Xavier, A.; Costa Freitas, M. B.; Fragoso, R.; Rosário, M. S.. 2017. "Uma abordagem baseada na programação por metas para a gestão de sistemas agroflorestais com múltiplos stakeholders.". https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=514354171004
Costa Freitas, Maria; Xavier, António; Fragoso, Rui. 2017. "Integration of Fire Risk in a Sustainable Forest Management Model". Forests, 8 (8). https://doi.org/10.3390/f8080270
Xavier, A.; Fragoso, R.; Costa Freitas, M. B.; Tomás, J. C.; Rosário, M. S.. 2017. "The biophysical suitability of the citrus crop in the Algarve: a multi-criteria decision analysis approach.". Trabalho apresentado em II Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. International Congress, Faro, Portugal.
Xavier, António; Freitas, Maria de Belém Costa; Antunes, Carla Rolo. 2016. "The water surfaces' ecosystem services and the opinion of different stakeholders: an approach based on goal programming". International Journal of Management and Decision Making, 15 (2). https://doi.org/10.1504/ijmdm.2016.077771
Xavier, A.; Freitas, M. B. (CF18-575C-BC6A); Fragoso, R.; Rosário, M. S.. "Disaggregating statistical data at field level: an entropy approach.". CEFAGE-UE Working Paper , 6 (2016). http://www.cefage.uevora.pt/en/producao_cientifica/working_papers_serie_cefage_ue/disaggregating_statistical_data_at_field_level_an_entropy_approach
Xavier, A.; Costa Freitas, M. B.; Fragoso, R.; Rosário, M. S.. 2016. "An approach based on entropy to dissaggregate agricultural data at local level: The case of the Alentejo region.". Trabalho apresentado em XI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais: Smart and Inclusive Development in Rural Areas, Vila Real, Portugal.
Xavier, A.; Costa Freitas, M. B.; Fragoso, R.; Rosário, M. S.. 2016. "Agricultural Data Disaggregation at a Local Level: An Approach Using Entropy and Supervised Classifications.". Trabalho apresentado em Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. International Congress, Faro, Portugal.
Xavier, A.; Costa Freitas, M. B.; Rosário, M. S.; Fragoso, R.. 2016. "A regional composite indicator for analysing agricultural sustainability: a goal programming approach.". Trabalho apresentado em VIII Congresso da APDEA e II Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural: Políticas Públicas para a Agricultura PÓS 2020, Coimbra, Portugal.
Xavier, A.; Valente, F.; Rosário, M. S.; Fragoso, R.; Costa Freitas, M. B.. 2016. "An entropy approach to improve the results from supervised classifications: the case of the Algarve.". Trabalho apresentado em VIII Congresso da APDEA e II Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural: Políticas Públicas para a Agricultura PÓS 2020, Coimbra, Portugal.
Xavier, A.; Costa Freitas, M. B.; Fragoso, R.; Rosário, M. S.. 2016. "An approach based on remote detection and GIS to analyse forest and agricultural activities’ potentialities in the Algarve region.". Trabalho apresentado em VIII Congresso da APDEA e II Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural: Políticas Públicas para a Agricultura PÓS 2020, Coimbra, Portugal.
António Manuel de Sousa Xavier; Maria de Belém Costa Freitas; Rui Manuel de Sousa Fragoso. 2015. "Management of Mediterranean forests — A compromise programming approach considering different stakeholders and different objectives". Forest Policy and Economics. https://doi.org/10.1016/j.forpol.2015.03.012
Xavier, A.; Costa Freitas, M. B.; Rosário, M. S.; Fragoso, R.. 2015. "Analyzing the importance of sustainability indicators: an approach using goal programming.". Trabalho apresentado em VI Congresso de Estudos Rurais- Entre heranças e Emancipações: Desafios do Rural., Lisboa, Portugal.
Xavier, A.; Costa Freitas, M. B.; Fragoso, R.; Rosário, M. S. 2015. "A composite indicator for measuring agricultural sustainability in Portugal: a goal programming approach.". Trabalho apresentado em 53ª Congresso da SOBER (Sociedade Brasileira de Administração e Sociologia Rural, Paraíba, Brasil.
Xavier, A.; Freitas, M. B. (CF18-575C-BC6A); Rosário. M. S.; Fragoso, R.. 2015. "Analyzing the importance of sustainability indicators: an approach using goal programming.". Trabalho apresentado em VI Congresso de Estudos Rurais- Entre heranças e Emancipações: Desafios do Rural, Lisboa, Portugal.
António Xavier; Maria de Belém Costa Freitas; Rui Fragoso. 2014. "Disaggregation of Statistical Livestock Data Using the Entropy Approach". Advances in Operations Research, 2014: 1-9. https://doi.org/10.1155/2014/397675
Xavier, A.; Costa Freitas, M. B.. 2014. "Recent dynamics and trends of Portuguese agriculture – a Biplot analysis.". New Medit, 4 (13): 63-71. http://www.iamb.it/share/img_new_medit_articoli/1000_63sousa.pdf
Antunes, C. R.; Costa Freitas, M. B.; Xavier, A.. 2014. "Value of goods and services produced by water surfaces located in forest areas. Case study: municipality of Alcoutim.". Trabalho apresentado em International Conference Southern and Mediterranean Europe: Social Change, Challenges and Opportunities in a Time of Crisis, Évora, Portugal.
Costa Freitas, M. B.. 2014. Gestão de Unidades Produtivas. http://tutoria.ualg.pt/
John Wiley & Sons, Ltd.. 2013. A Bioeconomic Forest Management Model for the Mediterranean Forests: A Multicriteria Approach. The management of forests in the Mediterranean basin is a complex problem, for which many political solutions have been used. In Portugal, these solutions tried to overcome the small property dimension, the elderly and/or absent owners and their relation with new functions and new approaches of forestry areas linked with changes on Common Agricultural Policy and the agriculture development paradig. http://hdl.handle.net/10174/9704
Martins, Maria de Belém; Xavier, António; Fragoso, Rui. 2013. "A Bioeconomic Forest Management Model for the Mediterranean Forests: A Multicriteria Approach". Journal of Multi-Criteria Decision Analysis, 21 (1-2): 101-111. https://doi.org/10.1002/mcda.1495
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 2013. "The Mediterranean forests: problems and management models.". http://www.cieo.pt/journal/J_2/article4.pdf
Xavier, A.; Costa Freitas, M. B.; Fragoso, R.; Rosário, M. S.. 2013. "A gestão de sistemas agroflorestais com múltiplos critérios e múltiplos stakeholders: uma abordagem baseada na programação por metas.". Trabalho apresentado em ESADR 2013- VII Congresso da APDEA, V Congresso do SPER e I Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Évora, Portugal.
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Fragoso, R.; Rosário, M. S.. 2013. "Um modelo bioeconómico para a gestão de sistemas agro-florestais.". Trabalho apresentado em ESADR 2013- VII Congresso da APDEA, V Congresso do SPER e I Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Évora, Portugal.
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Xavier, A.. 2013. "An eco-sustainable management model for the mediterranean forests: results from several european countries.". Trabalho apresentado em ESADR 2013- VII Congresso da APDEA, V Congresso do SPER e I Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Évora, Portugal.
Costa Freitas, M. B.; Covas, A.. 2013. "The "Querença Project": from theory to action – undertake rural world.". Trabalho apresentado em International Scientific Conference Landscape and Imagination: towards a new baseline for education in a changing world, Paris, França,02 de maio, 2013.
de Belém Costa Freitas Martins, Maria; de Sousa Xavier, António Manuel; de Sousa Fragoso, Rui Manuel. 2012. "Redistributing Agricultural Data by a Dasymetric Mapping Methodology". Agricultural and Resource Economics Review, 41 (3): 351-366. https://doi.org/10.1017/s1068280500001313
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Fragoso, R.. "An eco-sustainable forest management model for the Mediterranean forests – a multiple criteria approach.". CEFAGE-UE Working Paper, 22 (2012). http://www.cefage.uevora.pt/en/producao_cientifica/working_papers_serie_cefage_ue/an_eco_sustainable_forest_management_model_for_the_mediterranean_forests_a_multiple_criteria_approach
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 2012. "The Recent Changes in the Portuguese Farms' Land Uses: an Application of an approach based on HJ-Biplot.". Trabalho apresentado em 8th WSEAS International Conference on Energy, Ecosystems and Sustainable Development (EEESD'12), Faro, Portugal.
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 2012. "The Forests in the EU Mediterranean Basin: Different Management Models and Problems.". Trabalho apresentado em 5rd WSEAS International Conference on Landscape Architecture (LA'12), Faro, Portugal.
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 2012. Gestão de Unidades Produtivas, Relatório de unidade curricular a que se refere a alínea b) do art.º 8º do Decreto-Lei nº 239/2007.
Fragoso, R.; Marques, C.; Lucas, M.R.; Martins, M.B.; Jorge, R.. 2011. "The economic effects of common agricultural policy on Mediterranean montado/dehesa ecosystem". Journal of Policy Modeling, 33 (2): 311-327. https://doi.org/10.1016/j.jpolmod.2010.12.007
Lucas, M. R.; Marques, C.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Fragoso, R.. 2011. "Portuguese Agriculture and its Role in Multifunctional Rural Development.". http://purl.umn.edu/104641
Martins, M. B.; Fragoso, R; Xavier, A.. 2011. "Spatial disaggregation of agricultural production data using maximum entropy". JP Journal of Biostatistics, 5 (11): 1-16. https://doi.org/10.1093/erae/30.3.359
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). "Socioeconomic indicators for a multidimensional farm system typology in a forest management model – methodology and some results". CEFAGE-UE Working Paper, 19 (2011). http://www.cefage.uevora.pt/en/producao_cientifica/working_papers_serie_cefage_ue/socioeconomic_indicators_for_a_multidimensional_farm_system_typology_in_a_forest_management_model_methodology_and_some_resultsel_methodology_and_some_results
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Fragoso, R.. 2011. Recovery of Incomplete Data of Statistical Livestock Number Applying an Entropy Approach.. Em XIIIth Congress of the European Association of Agricultural Economists.
Xavier, A.; Costa Freitas, M. B.; Fragoso, R.. 2011. "A minimum cross entropy model to generate disaggregate agricultural data at the local level.". Trabalho apresentado em 122th Seminar of the EAAE on Evidence-Based Agricultural and Rural Policy Making: Methodological and Empirical Challenges of Policy Evaluation, Ancona, Itália.
Fragoso, R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Jorge, R.; Rodrigo, I.. 2011. "Secas. Atitudes e Comportamentos dos Agricultores.". Editado por Santos Pereira, L.; Varennes, A.; Oliveira, C.; Ferreira-Dias, S.. Lisboa, Portugal: Edições Colibri – CEER: Centro de Engenharia dos Biossistemas.
Jorge, R.; Esperança, P.; De Martins, M.B.; Lucas, M.R.. 2010. "Medium-term prospects for portuguese agriculture under health check proposals - A quantitative analysis with the CAPRl modelling system". New Medit, 9 (2): 4-10. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77955184073&partnerID=MN8TOARS
Xavier, António; Freitas, Maria de Belém; De Sousa Fragoso, R. M.. 2010. "Combined disaggregation of agricultural land uses, livestock numbers and crops' production: an entropy approach".
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 2010. "Socioeconomic indicators for a multidimensional farm system typology.". Trabalho apresentado em VIII Coloquio Ibérico de Estudios Rurales, Cáceres, Espanha.
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 2010. "The Agro-Forestry Farms’ Socioeconomic Charaterization for a Forest Fire Prevention and Management Model.". Em ADVANCES in CLIMATE CHANGES, GLOBAL WARMING, BIOLOGICAL PROBLEMS and NATURAL HAZARDS, 57-63.
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 2010. "The Zonal Interpolation of Socioeconomic Statistics: an Application of a Dasymetric Mapping Methodology to the Region of Algarve.". Em ADVANCES in CLIMATE CHANGES, GLOBAL WARMING, BIOLOGICAL PROBLEMS and NATURAL HAZARDS, 64-69.
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Fragoso, R.. 2010. "Combined Disagggregation of Agricultural Land Uses, Livestock Numbers and Crops’ Production: an Entropy Approach.". Em ADVANCES in MATHEMATICAL and COMPUTATIONAL METHODS, 192-198.
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Fragoso, R.; Xavier, A.. 2010. Recovery of incomplete agricultural land uses and livestock numbers by entropy.. 114th Seminar of the EAAE on Structural Change in agriculture: Modeling Policy Impacts and Farm Strategies. https://www.eaae114.hu-berlin.de/fullpapers/martins?switchLanguage&set_language=en
Fragoso, R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Jorge, R.; Rodrigo, I.. 2010. "Drougths: farmer’s domestic and productive attitudes and Behaviours.". Trabalho apresentado em 2th International Conference on Drougth Management - CIHEAM, Istambul, Turquia.
Fragoso, R.; Marques, C.; Lucas, M. R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Jorge, R.. 2010. "Economic effects of Common Agricultural Policy in Alentejo Montado Ecossystem Using the Positive Mathematical Programming.". Trabalho apresentado em VI Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária e IV Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, Ponta Delgada, Portugal.
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Xavier, A.; Fragoso, R.. 2010. "As metodologias de desagregação de dados agrícolas: uma abordagem comparativa.". Trabalho apresentado em VI Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária e IV Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, Ponta Delgada, Portugal.
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Fragoso, R.. 2010. A aplicação de uma metodologia baseada nas técnicas de mapeamento dasimético à desagregação de dados agrícolas.. Em VI Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária e IV Congresso de Gestão e Conservação da Natureza.
Xavier, A.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Fragoso, R.. 2010. "A Desagregação Espacial de Dados Agrícolas de Ocupação do Solo: Aplicação à Região do Algarve de uma Abordagem baseada na Entropia.". Trabalho apresentado em VI Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária e IV Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, Ponta Delgada, Portugal.
Fragoso, R.; Martins, M.B.; Lucas, M. R.. 2009. Competitiveness evaluation for the Alentejo agriculture among the montado ecosystem.
Fragoso, R.; Marques, C.; Lucas, M. R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Jorge, R.. "The Economic Effects of Common Agricultural Policy Trends on Montado Ecosystem in Southern Portugal". CEFAGE-UE Working Paper, 12 (2009). http://www.cefage.uevora.pt/en/producao_cientifica/working_papers_serie_cefage_ue/the_economic_effects_of_common_agricultural_policy_trends_on_montado_ecosystem_in_southern_portugal
Fragoso, R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Lucas, M. R.. 2009. "Competitiveness evaluation for the Alentejo agriculture among the montado ecosystem.". Editado por Pauling, Jeanette B.. Nova Iorque, Estados Unidos.
Martins, M.B.. 2008. "Structural issues on the Portuguese fig production: Recent developments". Acta Horticulturae, 798: 19-26. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-71449096144&partnerID=MN8TOARS
Fragoso, R.; Martins, M.D.B.; Lucas, M.R.V.. 2008. "Generate disaggregated soil allocation data using a Minimum Cross Entropy Model". WSEAS Transactions on Environment and Development, 4 (9): 756-766. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-53649107329&partnerID=MN8TOARS
Freitas, Maria de Belém. 2008. "Structural issues on the portuguese fig production: recent developments".
Fragoso, R.; Freitas, Maria de Belém; Lucas, M. R. V.. 2008. Generate disaggregated soil allocation data using a Minimum Cross Entropy Model. Montado ecosystem in the Alentejo Region, south of Portugal, has enormous agro-ecological and economics heterogeneities. A definition of homogeneous sub-units among this heterogeneous ecosystem was made, but for them is disposal only partial statistical information about soil allocation agro-forestry activities. The paper proposal is to recover the unknown soil allocation at each homogeneous sub-u. http://hdl.handle.net/10400.1/7176
Fragoso, R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Lucas, M. R.. 2008. "Generate disaggregated soil allocation data using a Minimum Cross Entropy Model.". http://www.wseas.us/e-library/transactions/environment/2008/27-697.pdf
Costa Freitas, M. B.; Simão, B. N. J.; Neves, M. A.; Lucas, M. R.. 2008. "Socio-economic characterization of olive groves in the region of Serpa/Moura, south of Portugal.". http://erd.asu.lt/erd/article/view/80/79
Fragoso, R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Lucas, M. R.. 2008. "A Minimum Cross Entropy Model to Generate Information at a Dissagregated Level.". Trabalho apresentado em 4th IASME/WSEAS International Conference on Energy, Environment, Ecosystems and Sustainable Development (EEESD’08), Faro, Portugal,junho, 2008, 540-544.
Marques, C.; Fragoso, R.; Coelho, M. L.; Lucas, M. R.; Godinho, M. L.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 2008. Planeamento da Empresa Agrícola - Exercícios de Aplicação.. Évora, Portugal.
Martins, M. Belém; Marques, Carlos. 2007. "Methodological aspects of a mathematical programming model to evaluate soil tillage technologies in a risky environment". European Journal of Operational Research, 177 (1): 556-571. https://doi.org/10.1016/j.ejor.2005.06.068
Freitas, Maria de Belém; Simão, B. N. J.; Neves, M. A. R.; Lucas, M. R. V.. 2007. "Socio-economic characterization of olive groves in a region in the south of Portugal".
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Leitão, A. B.; Lauféron, S.. 2007. "Avaliação da multifuncionalidade dos sistemas agrícolas e oportunidades de desenvolvimento rural pela Agricultura.". Trabalho apresentado em III Congresso de Estudos Rurais, Faro, Portugal.
Martins, M.B.; Marques, C.. 2006. "Is agricultural policy promoting a new role for farmers?". Journal of Policy Modeling, 28 (8): 847-860. https://doi.org/10.1016/j.jpolmod.2006.06.014
Lucas, M. R.; Toscano, R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Peixe, F.. 2006. "Atitude dos Consumidores e Percepção do Risco Associado ao Consumo de Carne de Vaca em Portugal.". Trabalho apresentado em XLIV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, Brasil.
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Lucas, M.R.; Fragoso, R.. 2005. "The Difficult Relationship between Agricultural Policy, Income, Labour and Sustainable Development.". New Medit, IV (4): 9-13. http://newmedit.iamb.it/edizioni_new_medit,229,229,2005,16,113,the-difficult-relationship-between-agricultural-policy-income-labour-and-sustainable-development.htm
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Marques, C.; Lucas, M. R.. 2004. "Methodological Aspects of a Linear Programming Model for Economic Evaluation of Alternative Soil Tillage Technologies.". New Medit, III (3): 55-59. http://newmedit.iamb.it/edizioni_new_medit,229,229,2004,11,147,methodological-aspects-of-a-linear-programming-model-for-the-economic-evaluation-of-alternative-soil-tillage-technologies.htm
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Marques, C.; Lucas, M. R.. 2004. "O papel das Medidas Agro-Ambientais que apoiam a Mobilização Reduzida e a Sementeira Directa no desenvolvimento da multifuncionalidade da agricultura europeia.". Trabalho apresentado em XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, Cuiabá, Brasil.
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Lucas, M. R.; Fragoso, R.. 2004. "A Difícil Relação entre a Política Agrícola, os Rendimentos, o Trabalho e o Desenvolvimento Sustentável.". Trabalho apresentado em V Congreso de Economía Agraria, Santiago de Compostela, Espanha.
Lucas, M. R.; Sarkar, S.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Fragoso, R.. 2004. Análise da faixa euroatlântica do sector Agro-Alimentar com vista a uma campanha de promoção internacional..
Martins, Maria de Belém Ferreira da Silva da Costa Freitas. 2003. "Avaliação económica de tecnologias alternativas de mobilização do solo, em situação de risco". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10174/11261
Jorge, R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Coelho, M. L.; Lucas, M. R.. 2003. "Droughts – Will farmers change their decisions?". New Medit, II (4): 46-50. http://newmedit.iamb.it/edizioni_new_medit,229,229,2003,8,190,droughts:-will-farmers-change-their-decisions.htm
Lucas, M. R.; Fragoso, R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 2003. New Policy Schemes, Income, Labour and Sustainable Development.. Em XXVI International Congress of Agricultural Economics.
Lucas, M. R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Coelho, M. L.. 2002. "Valorização dos recursos alimentares: cálculo das necessidades alimentares de bovinos na região Alentejo.".
Jorge, R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Coelho, M. L.; Lucas, M. R.. 2002. Draughts – Will farmers change their decisions?. Em X Congress of the European Associations of Agricultural Economists.
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Marques, C.; Lucas, M. R.. 2002. Methodological Aspects of a Linear Programming Model for Economic Evaluation of Alternative Soil Tillage Technologies.. Em XXIV International Congress of Agricultural Economists.
Lucas, M. R.; Coelho, M. L.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 2002. "Caracterização dos produtos de salsicharia tradicional alentejana (STA) no Alentejo.". Trabalho apresentado em XII Congresso de Zootecnia, Vila Real, Portugal.
Jorge, R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Coelho, M. L.. 2001. As secas: discurso dos actores sociais ou realidade que incorporam nas suas decisões. Sistemas de Agricultura e as situações de carência de água.
Rodrigo, I.; Caldas, J. C.; Jorge, R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 2001. As secas: discurso dos actores sociais ou realidade que incorporam nas suas decisões. Síntese e Conclusões..
Lucas, M. R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Coelho, M. L.; Sim-Sim, H.. 2000. "Impacto da Agenda 2000 numa Exploração Produtora de Borrego de Montemor-o-Novo IGP.". Trabalho apresentado em III Congresso Nacional dos Economistas Agrícolas, Portugal.
Lucas, M. R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 2000. Definição de estratégias para o aumento da competitividade das carnes de ovino e bovino da região de Montemor-o-Novo..
Lucas, M. R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 1999. "Valorização dos Recursos Alimentares: A Adequação dos Sistemas de Alimentação à Produção Ovina do Alentejo.". DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, (2): 37-54. https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26799
Lucas, M. R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 1999. Modelos de programação matemática para obtenção de pesos económicos dos caracteres em programas de melhoramento animal..
Lucas, M. R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 1999. Avaliação económica dos parâmetros produtivos e reprodutivos a incluir em programas de melhoramento genético em raças autóctones bovinas e ovinas..
Lucas, M. R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Jorge, R.; Matos, C.; Gama, L.. 1997. Bio-Economic Models to Support Animal Breeding Programs.. Em XXIII International Congress of Agricultural Economists.
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 1997. "Potencialidades Agrícolas do Perímetro de Rega do Sotavento Algarvio. Os Factores Limitantes e Perspectivas Produtivas.". Trabalho apresentado em Seminário sobre o Aproveitamento Hidroagrícola do Perímetro de Rega do Sotavento Algarvio, Tavira, Portugal.
Lucas, M. R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 1997. Desenvolvimento de uma metodologia para adequação dos parâmetros nutritivos das espécies pecuárias (ruminantes) à situação real: A valorização dos recursos alimentares produzidos no Alentejo..
Lucas, M. R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 1997. "Avaliação dos Pesos Económicos dos Caracteres nos Programas de Melhoramento Animal: Uma Abordagem Metodológica.".
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Marques, C.. 1996. "Tecnologias Alternativas de Mobilização do Solo: Avaliação Económica numa Exploração Característica da Zona dos Barros de Beja.". Revista de Ciências Agrárias, XIX (1): 11-22. http://www.scap.pt/index.php/revista/base-de-dados/1635-
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Marques, C.. 1996. "Avaliação Económica de Sistemas de Mobilização do Solo: Perspectivas até 2003/04.". Trabalho apresentado em II Congresso Nacional dos Economistas Agrícolas, Évora, Portugal.
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 1996. Valorização do Recurso Terra e as Novas Tecnologias de Produção.. Em VI Congresso de Zootecnia.
Marques, C.; Lucas, M. R.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A). 1996. A Programação Linear - Conceitos, Interpretação Económica e Exercícios de Aplicação no Planeamento da Empresa Agrícola.. Vol. II. Évora, Portugal.
Marques, C.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Lucas, M. R.. 1995. "A Evolução das Principais Medidas de Política Agrícola e os Efeitos Esperados na Competitividade da Agricultura Regional.". Trabalho apresentado em VII Congresso sobre o Alentejo, Évora, Portugal.
Marques, C.; Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Lucas, M. R.. 1995. "A Competitividade da Agricultura do Alentejo.".
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Marques, C.. 1995. "Avaliação Económica de Tecnologias Alternativas de Mobilização do Solo.".
Martins, Maria de Belém Ferreira da Silva Costa Freitas. 1994. "Avaliação económica de tecnologias alternativas de mobilização do solo numa exploração agrícola característica da zona dos barros de Beja". Mestrado. http://hdl.handle.net/10174/12347
Martins, M. B. (CF18-575C-BC6A); Marques, C.. 1991. "Subsídios ao Set-Aside, Extensificação e Reconversão: Possibilidades e Efeitos da sua Aplicação pelos Agricultores do Alentejo.". Trabalho apresentado em IV Congresso do Alentejo, Sines, Portugal.
Freitas, M. B. (CF18-575C-BC6A); Abreu, M. C.. 1988. Nutritive Value of Oat Stubbles for Sheep Production.. Em 12th General Meeting of the European Grassland Federation.
Freitas, M. B. (CF18-575C-BC6A); Abreu, M. C.. 1988. "Valor Nutritivo dos Restolhos de Aveia para a Alimentação de Ovinos.". Trabalho apresentado em 9ª Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens, Portugal.
 

Contacto