Silhueta de pessoa indiferenciada

Maria Helena Venâncio Martins

Professor auxiliar
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Maria Helena Venâncio Martins. Concluiu o(a) Doutoramento em n.a. em 2006 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Mestrado em Mestrado em Educação Especial em 1996 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Licenciatura em Licenciatura em psicologia em 1991 pelo(a) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação e Bacharelato em Curso de Educadores de Infância em 1982 pelo(a) Universidade de Évora. É Professor Auxiliar no(a) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas. Publicou artigos em revistas especializadas e diversos capítulos em livros da área da Educação, Educação Especial, Resiliência Gerontopsicologia . Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais . Nas suas atividades profissionais interagiu com colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Deficiências; Educação Inclusiva; Inclusão No Ensino Superior; Inclusão; Políticas e Inclusão no Ensino Superior; Resiliência e Vulnerabilidade Desenvolvimental; Saúde, Bem-Estar e Psicologia Positiva. Maria Helena Venâncio Martins. She completed her PhD in n.a. in 2006 from the University of Algarve Faculty of Human and Social Sciences, Master's degree in Special Education in 1996 from the University of Lisbon Faculty of Human Kinetics, Degree in Psychology in 1991 from the Instituto Superior de Applied Psychology Center for Research in Education and Bachelor's degree in Childhood Educators Course in 1982 from the University of Évora. She is an Assistant Professor at the University of Algarve-Campus de Gambelas. He has published articles in specialized journals and several chapters in books in the areas of Education, Special Education, Resilience Gerontopsychology. She works in the area(s) of Social Sciences with an emphasis on Psychology and Social Sciences. In his professional activities, he interacted with collaborator(s) in co-authoring scientific works. In your Science Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Disabilities; Inclusive education; Inclusion in Higher Education; Inclusion; Policies and Inclusion in Higher Education; Developmental Resilience and Vulnerability; Health, Wellbeing and Positive Psychology.

Atividades

Atividades
Consultoria / Parecer. Convidada para integrar o Expert Collaborators of the Spanish State Research Agency (BECA). Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación.
2020/10/04 - Presente. Membro de comissão. Membro eleito do Concelho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Membro.
2019/02/03 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista Psicologia. Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
2017/01/02 - Presente. Membro de comissão. Elemento do Conselho Editorial da Revista OMNIA, Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, Edição: GREI – Grupo de Estudos Interdisciplinares.. Membro.
2017 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista Psicologia, Conocimiento y Sociedad (ISSN en línea 1688-7). Universidad de la Republica de Uruguai.
2016/02 - Presente. Arbitragem científica em revista. Psicologia, Conocimiento y Sociedad. Facultad de Psicología de la Universidad de la República, Uruguay.
2016/01/01 - Presente. Membro de comissão. Elemento da Comissão de Acreditação do Mestrado de Psicologia da Educação, da FCHS, UAlg, por nomeação do Diretor da FCHS.. Membro. Universidade do Algarve.
2016/01/01 - Presente. Membro de comissão. Elemento da Comissão de Acreditação da Licenciatura de Psicologia , da FCHS, Ualg, por nomeação do Diretor da FCHS.. Membro. Universidade do Algarve.
2016/01 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista OMNIA Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, . Edição: GREI – Grupo de Estudos Interdisciplinares - Elemento do Conselho Editorial .
2016 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista Educação da Pontifica . Universidade Católica do Rio Grande do Sul..
2013/09/01 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Formação, acompanhamento e supervisão no âmbito das NEE e Deficiências aos elementos representantes nas Unidades Orgânicas do GAENEE. Tem como objetivo atualizar conhecimentos sobre as problemáticas dos estudantes com Estatuto de Estudante com NEE atribuídos pela Reitoria sobre proposta do GAENEE, de forma a que estes possam dispor de conhecimentos e estratégias para atuar junto de docentes, pessoal não-docente, estudantes com NEE e estudantes em geral. A Formação é realizadas nas reuniões do GAENEE mediante as necessidades auscultadas.. Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE.
Membro de associação. Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro.
Membro de associação. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro de associação.
2016/09/01 - 2028/05/01. Orientação. Famílias com Filhos com NEE - Coparentalidade, Coesão e adaptabilidade como promotores da resiliência.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2023/12/15. Júri de grau académico. O STORYTELLING NA FORMAÇÃO E NA AUTODETERMINAÇÃO: EXPERIÊNCIA COM VOLUNTÁRIOS DO ENSINO SUPERIOR. Arguente. Ricardo Baptista Arraiano (Mestrado). Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2023/12/12. Júri de grau académico. O PAPEL DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS E DO SUPORTE À AUTONOMIA NO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO SURF & THERAPY. Arguente. Emanuel Ferreira Anunciação (Mestrado). Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2022/09/01 - 2023/12/12. Orientação. Aplicação de um programa de Intervenção Psicoeducativa em Idosos Institucionalizados.Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2022/09/01 - 2023/12/07. Orientação. Burnout, Qualidade de Vida e Resiliência em Profissionais de Relação de Ajuda.Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2023/12/06. Júri de grau académico. Autoeficácia dos professores do 1º ciclo para as práticas inclusivas com alunos que apresentem Necessidades Específicas. Arguente. Matilde Tomás Palma dos Santos (Mestrado). Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2022/09/01 - 2023/12/05. Orientação. Uma visão dos Afetos em crianças em Educação Pré-Escolar - A Felicidade e a Tristeza!.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2023/07/28 - 2023/07/28. Curso / Disciplina lecionado. Inclusão no Ensino Superior: uma estratégia de luta contra o capacistimo. Doutoramento em Educação (Doktor (PhD)). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
2023/07/20. Apresentação oral de trabalho. Resilience and Subjective Well-Being in Helping Professionals: The protective role of Hope in Burnout. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2023/07/20. Apresentação oral de trabalho. Adaptation and validation of the Child and Youth Resilience Measure for the Portuguese culture. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2023/07/20. Apresentação oral de trabalho. Adaptação e Validação de Escala de Resiliência para Crianças . Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2023/07. Apresentação oral de trabalho. Burden, quality of life, coping and resilience - Contributions to studies of families with children with cerebral palsy. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2019 - 2023/06/01. Orientação. LightOnYou: Programa Baseado no Mindfulness Aplicado no Ensino Básico.Doutoramento em Psicologia (Doutoramento). Coorientador.
2022/12/13. Júri de grau académico. LUCES PARA UNA EDUCACIÓN SIN EXCLUSIONES: NARRATIVAS DOCENTES QUE ENSEÑAN CÓMO HACER PEDAGOGÍA INCLUSIVA EN EDUCACIÓN INFANTIL, PRIMARIA, SECUNDARIA Y UNIVERSIDAD. Arguente. INMACULADA OROZCO ALMARIO (Doutoramento). Universidade de Sevilha.
2021/09/01 - 2022/12/09. Orientação. A RESILIÊNCIA E O BEM-ESTAR SUBJETIVO EM PROFISSIONAIS DE AJUDA: O PAPEL PROTETOR DA ESPERANÇA EM SITUAÇÃO DE BURNOUT.Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2022/12/07. Júri de grau académico. Educação Sexual em Idade Pré-Escolar: A Prevenção como Fator Protetor do Abuso Sexual. Arguente. Ana Rita Valverde de Andrade (Mestrado). Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/09/01 - 2022/12/06. Orientação. SOBRECARGA, QUALIDADE DE VIDA, COPING E RESILIÊNCIA - CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DE FAMILIAS COM FILHOS COM PARALISIA CEREBRAL .Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2019 - 2022/10/05. Orientação. 05-10-2022 - A Humildade, a Gratidão e a Esperança, como fatores protetores da Resiliência, na relação de ajuda.Doutoramento em Psicologia (Doutoramento). Orientador.
2022/07/26. Júri de grau académico. Aplicação de Medidas Seletivas e Adicionais de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão na Modalidade de Ensino a distância Durante a Pandemia: Desafios e Oportunidades. Arguente. Marta Sofia Correia Lopes dos Reis (Mestrado). Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022/07/14. Apresentação oral de trabalho. A relação entre os intervenientes em Intervenção Precoce na Infância: O olhar dos
Profissionais e da Família. Instituto de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2022/07/12. Apresentação oral de trabalho. Abrindo portas para a Inclusão: Perceções sobre Educação Inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem de uma amostra de Professores do Ensino Superior. Instituto de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2022/06/27. Júri de grau académico. Intervenções assistidas por animais em crianças com défice cognitivo:
A perceção dos técnicos, no Algarve.. Arguente. Sara Rebelo Braz de Lima Vítor, (Mestrado). Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022/06/20. Júri de grau académico. Uma vivência no Fórum Socio-Ocupacional da Associação de Saúde Mental do Algarve.. Arguente. Helena Cristina Frade Guerreiro (Mestrado). Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022/05/28. Apresentação oral de trabalho. Mesa Redonda: Eixo 3 - Inclusão da pessoa com deficiência. Grudhe, apoiado pela CAPES e FAPERJ (Brasil).
2020/09/01 - 2021/12/14. Orientação. Serviço de apoio domiciliário em crianças com necessidades específicas - O papel dos cuidadores formais.Mestrado em Educação Especial (Mestrado). Orientador.
2020/09/01 - 2021/12/14. Orientação. O Cuidador Informal de Idosos - Contribuições para o estudo das suas Necessidades, Sobrecarga, Resiliência e Otimismo.Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2020/09/01 - 2021/12/14. Orientação. SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO EM CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS - O PAPEL DOS CUIDADORES FORMAIS.Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2019 - 2021/12/10. Orientação. RESILIÊNCIA EM INDIVÍDUOS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E EM AGENTES SOCIAIS.Doutoramento em Psicologia (Doutoramento). Orientador.
2020/09/01 - 2021/12/07. Orientação. A relação entre os intervenientes em Intervenção Precoce: O olhar dos Profissionais e da Família.Mestrado em Educação Especial (Mestrado). Orientador.
2021/12/06. Júri de grau académico. Literatura para a infância e o desenvolvimento emocional em
contexto de jardim-de-infância. Arguente. Márcia Rafaela Oliveira Lopes (Mestrado). Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/12/03. Júri de grau académico. AS PERCEÇÕES DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA FACE À EDUCAÇÃO SEXUAL COM CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS. Arguente. Marta Sofia Mateus Custódio (Mestrado). Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/12/03. Júri de grau académico. MENSTRUAÇÃO E HIGIENE MENSTRUAL - DESAFIOS DAS MULHERES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Arguente. Marta Salas Gomes (Mestrado). Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/09/01 - 2021/11/08. Orientação. "Ela não quer ser minha amiga - O conceito de amizade nas crianças em idade pré-escolar.".Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2021/11/04. Júri de grau académico. O Impacto da Deficiência na Relações dentro da Fratria. Arguente. Margarida Gabriel Mendes Godinho (Mestrado). Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais.
2020/08/01 - 2021/09/21. Orientação. Resiliência e Autoconceito de Competência em crianças e jovens institucionalizados e não institucionalizados.Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2020/09/02 - 2021/07/09. Orientação. RESILIÊNCIA EM CRIANÇAS E JOVENS. CARATERÍSTICAS PSICOMÉTRICAS DA CHILD AND YOUTH RESILIENSE MEASURE.Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2019/01/26. Apresentação oral de trabalho. Nada por nós sem nós, Fatores promotores de resiliência em Estudantes com Deficiência no Ensino Superior. I Simpósio Educação Inclusiva do Algarve, Autonomia, Flexibilidade e Inclusão. Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e Universidade do Algarve (Fa, Portugal).
2019/01/26 - 2019/01/26. Organização de evento. I Simpósio Internacional Educação Inclusiva do Algarve, Autonomia, Flexibilidade e Inclusão (2019). Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial ; Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2020/11/11. Apresentação oral de trabalho. Intellectual and Cultural Humility: Evidence of validity scalles in Portugal. XII Congresso Internacional e XVII Nacional de Psicologia Clínica . Universidade de Granada (Santander, Espanha).
2020/10/27. Apresentação oral de trabalho. A trajetória académica de uma estudante com baixa visão numa universidade Portuguesa. VI Seminário Nacional de Educação Especial / XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial do Centro de Educação da Ufes (Espírito Santo., Brasil).
2020/10/23. Apresentação oral de trabalho. Resiliência, Bienestar psicológico y percepción de Salud en ancianos institucionalizados y no institucionalizados. II Congreso Nacional de Envejecimiento y Salud y el XIII Congreso Internacional de Psicogerontología (INFAD) . Universidad de Guanajuato (Guanajuato, México).
2016/01/01 - 2020/07/08. Membro de comissão. Membro de Comissão Coordenadora do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (1592) da Escola Superior de Educação e Comunicação.. Membro. Universidade do Algarve.
2020/06/16. Júri de grau académico. INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM ESPETRO DO AUTISMO NO JARDIM DE INFÂNCIA
MESTRADO. Arguente. CÁTIA SOFIA MILHARÓ ANGÉLICO (Mestrado). Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/09/01 - 2020/02/19. Orientação. Os contributos da adaptabilidade, coesão e coparentalidade na promoção da resiliência familiar - crianças com necessidades educativas.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2017/01/01 - 2020/02/17. Orientação. Estudantes com deficiência no Ensino Superior: Análise da realidade e desconstrução de estigmas.Doutouramento (Doutoramento). Coorientador.
2020. Júri de grau académico. Condição Física, Autoperceção e Rendimento Académico na Adolescência (Doutoramento)
. Vogal. José Francisco Guilherme (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2019/11/30. Apresentação oral de trabalho. A Inclusão escolar no Ensino Obrigatório e superior: Desafios e oportunidades de melhoria. II Seminário Internacional da Inovar Autismo. Inovar Autismo (Vendas Novas, Portugal).
2019/11/18 - 2019/11/21. Curso / Disciplina lecionado. Contributos da Intervenção Psicológica para a Educação Inclusiva. Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Postgraduate Certificate). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru.
2019/10/26. Apresentação oral de trabalho. Formación permanente del profesorado universitario en discapacidad: Análisis desde la voz de docentes que desarrollan una pedagogía inclusiva. VI Congresso Internacional : Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho. Pró-Inclusão, Associação de Professores de Educação Especial (Santarém, Portugal).
2019/10/25. Apresentação oral de trabalho. A Inclusão de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior - Fatores promotores de Resiliência. VI Congresso Internacional - Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho. Pró-Inclusão, Associação Nacional de Professores de Educação Especial (Santarém, Portugal).
2019/10/18 - 2019/10/19. Organização de evento. Organização das I Jornadas Internacionais da AAPACDM – DE +, Rumo o Futuro com Inovação, Empregabilidade, Desporto, Saúde e Bem-Estar. (2019).
2019/10/14 - 2019/10/15. Organização de evento. Presidente da Comissão organizadora e Elemento da Comissão científica do IV Seminário Internacional do GAENEE, intitulado "Desafios da Inclusão e da Vida Independente no Ensino Superior!" (2019). Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE.
2019/09/13 - 2019/09/14. Organização de evento. Organização e Elemento da Comissão Científica da II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação, 13 e 14 de setembro de 2019, Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação. (2019). Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/06/16. Apresentação oral de trabalho. DIVERSIDADE NO ENSINO SUPERIOR: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DO ALGARVE
. II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade (III CIEAE). Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2019/05/11. Apresentação oral de trabalho. A promoção do Bem-Estar no Processo de Transição para o Pós-Escolar – Alunos com Deficiência e/ou Necessidades Educativas Especiais,. V Congresso Ibero.Americano de Psicologia da Saúde, I Congresso Promoção da Saúde e do Bem.Estar no Ensino Superior. Universidade do Algarve, CIEO (F, Portugal).
2019/05/10. Apresentação oral de trabalho. Envelhecimento, Bem-Estar e Qualidade de Vida: Intervenção na Demência. V Congresso Ibero.Americano de Psicologia da Saúde, I Congresso Promoção da Saúde e do Bem.Estar no Ensino Superior. Universidade do Algarve, CIEO (Faro, Portugal).
2019/05/10. Apresentação oral de trabalho. As vozes dos estudantes com deficiência na Universidade do Algarve: dificuldades e satisfação face à inclusão universitária. V Congresso Ibero.Americano de Psicologia da Saúde, I Congresso Promoção da Saúde e do Bem.Estar no Ensino Superior. Universidade do Algarve, CIEO (Faro, Portugal).
2019/05/10. Apresentação oral de trabalho. As vozes dos Pais e dos Técnicos: A colaboração e envolvimento familiar na Intervenção Precoce na Infância. V Congresso Ibero.Americano de Psicologia da Saúde, I Congresso Promoção da Saúde e do Bem.Estar no Ensino Superior, . Universidade do Algarve, CIEO (Faro, Portugal).
2019/05. Apresentação oral de trabalho. A Intervenção na Demência. V Congresso Ibero.Americano de Psicologia da Saúde, I Congresso Promoção da Saúde e do Bem.Estar no Ensino Superior, . Universidade do Algarve, CIEO (Faro, Portugal).
2019/04/26. Apresentação oral de trabalho. Contributos da Intervenção Psicológica
. SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO:. Ordem dos Psicólogos, Especialidades da Psicologia, Escola Secundária de Loulé (Loulé, Portugal).
2019/02/20. Apresentação oral de trabalho. Universidade para Todos ? A Inclusão de Estudantes Autistas no Ensino Superior! . Jornadas Pedagógicas. Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal).
2019 - 2019. Orientação. Perturbação do Espectro do Autismo - Importância atribuída à intervenção com base na Expressão Dramática.Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado). Orientador.
2019 - 2019. Orientação. Intervenção Precoce em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo - Perceções dos profissionais, pais, familiares e /ou encarregados de educação.Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado). Orientador.
2019 - 2019. Orientação. A PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO - CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA SOBRECARGA, ANSIEDADE, DEPRESSÃO, STRESSE, QUALIDADE DE VIDA E RESILIÊNCIA NAS FAMÍLIAS.Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado). Orientador.
2019. Júri de grau académico. Implicit Learning Mechanisms and their application to Dyslexia (Doutoramento)

. Vogal. Filomena Inácio (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2018/11/29. Apresentação oral de trabalho. Vozes dos estudantes com Deficiência no Ensino Superior": O que pensam, O que sentem? O que desejam . Encontro Ibérico em Necessidades Educativas Especiais " Transição para a Vida Adulta. Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal).
2018/09/15. Apresentação oral de trabalho. Inclusão na sala de aula - O Desenho Universal da Aprendizagem como resposta à diversidade? . Comunicação no Seminário Internacional Educação Inclusiva - Atitudes que transformam, intituladas ". Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal).
2016/09/01 - 2018/07/31. Orientação. Intervenção na Demência. Orientador.
2015/09/01 - 2017/01/17. Orientação. A alegria, a tristeza e o medo - Reconhecimento de emoções na promoção de crianças de 3 e 4 anos de idade. Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2018/05/23 - 2018/05/23. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de Formação e Sensibilização para Professores na Universidade do Algarve, intitulada “A Epilepsia no Ensino Superior!” Instituto Superior de Engenharia da UAlg. Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE.
2016/09/01 - 2018/05/08. Orientação. Famílias com Filhos com NEE - , Coesão e adaptabilidade como promotores da resiliência.Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2016/09/01 - 2018/05/08. Orientação. Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo- Necessidades das Famílias, suporte Social e resiliência familiar. Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2016/09/01 - 2018/05/08. Orientação. Intervenção Precoce em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo- Perceções dos profisssionais, pais, familiares e/ou encarregados de educação
. Mestrado em Educação Especial (Mestrado). Orientador.
2014/09/01 - 2016/01/26. Orientação. Construção da Autonomia A motricidade fina e as aprendizagens escolares . Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2018. Júri de grau académico. Una escalera hacia la inclusion educativa en la universidad: Desarrollo y evaluation de un programa de formación para el professorado (Doutoramento). Arguente principal. Rafael Carballo Delgado (Doutoramento). Universidade de Sevilha.
2017/09/01 - 2017/12/30. Orientação. Orientação de estágio de mobilidade, ao abrigo do programa Erasmus + . Orientador.
2017/11/23. Apresentação oral de trabalho. Promoção da Inclusão e Multiculturalidade e Educação. Congresso Internacional de Neurociências, Psicopedagogia e Inclusão Escolar, . Agrupamento de Escolas João de Deus de Faro - Escola Secundária João de Deus (Faro, Portugal).
2017/11/23 - 2017/11/23. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de Formação para Pessoal Docente da UAlg intitulada "Universidade para Todos? A Inclusão de estudantes com autismo no Ensino Superior", . Formação para Pessoal Docente da UAlg, integrado na 1ª Edição dos Dias da Inovação e da Partilha Pedagógica, organizado pelos Conselhos Pedagógicos e Reitoria da UAlg, (Outros). Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE.
2017/11/07. Apresentação oral de trabalho. Attitudes towards inclusion in Higher Education in a portuguese University . I Congreso Internacional sobre Universidad e Inclusión . Departamento de Empresa y Conocimiento, la Red Vivas de Universidades y el Ayuntamiento de Barcelona (Barcelona, Espanha).
2017/10/11 - 2017/10/12. Organização de evento. Presidente da Comissão organizadora e Elemento da Comissão científica do III seminário "Caminhar para um Ensino Inclusivo: Políticas, Práticas e Desafios!" (2017). Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE.
2017/05/11. Apresentação oral de trabalho. Transição da Vida Ativa para a Reforma. I Jornadas de Envelhecimento Ativo. Delegação Faro-Loulé da Cruz Vermelha Portuguesa, em colaboração com a UAlg, realizado no Anfiteatro Teresa Gamito (Faro, Portugal).
2017/02/23 - 2017/02/25. Organização de evento. II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares (2017). Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014/09/01 - 2016/12/19. Orientação. A Arte na Inclusão Escolar: Contributo das Expressões Artísticas em Alunos com Necessidades Educativas Especiais..Mestrado em Educação Especial (Mestrado). Orientador.
2014/09/01 - 2016/10/13. Orientação. Divórcio e Resiliência - A Separação vivida pela criança. Orientador.
2015/09/01 - 2016/07/31. Orientação. Estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior.Orientação de Pós-Doutoramento (Outra). Orientador.
2015/09/01 - 2016/07/30. Orientação. Estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior. Orientador.
2014/09/01 - 2016/07/27. Orientação. O Bem-Estar subjetivo, A Esperança, o Otimismo e a Resiliência em Famílias com Filhos com NEE . Orientador.
2016/04/22 - 2016/04/23. Organização de evento. Presidente da Comissão organizadora e Elemento da Comissão científica do II Seminário "Inclusão na Universidade do Algarve: o Passado, o Presente e o Futuro!" (2016). Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE.
2016 - 2016. Orientação. O BEM-ESTAR SUBJETIVO, A ESPERANÇA, O OTIMISMO E A RESILIÊNCIA EM FAMÍLIAS COM FILHOS COM NEE.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016. Orientação. A IMPORTÂNCIA DA AUTOESTIMA PARA UM DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO: "SINTO-ME AMADA E CAPAZ, VOU ALCANÇAR AS ESTRELAS".Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2016. Apresentação oral de trabalho. Support Office for Students with SEN at the University of Algarve: Past, present and future! I. II International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. CIEO. . Universidade do Algarve. (Faro, Portugal).
2016. Apresentação oral de trabalho. The voices of University students with disabilities. . II International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. CIEO. . Universidade do Algarve. (Faro, Portugal).
2014/09/01 - 2016. Orientação. Divórcio e Resiliência - A Separação vivida pela criança. Orientador.
2015/11. Apresentação oral de trabalho. La Atención al Alumnado com Discapacidad en la Universidad de Algarve . I Jornadas de Educación Inclusiva y Ensenãnza Superior: Retos actuales y Buenas Práticas . Facultad Ciencias de la Educación , Universidad de Sevilha. (Sevilha, Espanha).
2015/04. Apresentação oral de trabalho. Solidão não rima com Inclusão…Vamos ler juntos? . IV Encontro Partilhar Leituras - Leituras Inclusivas . Biblioteca Municipal de Faro. (Faro, Portugal).
2015/04. Apresentação oral de trabalho. “Paz, como se faz?”, n. Conferência 70 anos a Educar para a Paz. Edifício Duarte Pacheco, Sala da Assembleia Municipal de Loulé. (Lou, Portugal).
2015/04. Apresentação oral de trabalho. A Paralisia Cerebral. Conferência Saber para Crer – Abordagem sobre a Paralisia Cerebral. Biblioteca Municipal de Faro. (Faro, Portugal).
2015/02/25 - 2015/02/25. Organização de evento. Presidente da Comissão organizadora e Elemento da Comissão científica do I Seminário do GAENEE, Intitulado "Inclusão de Estudantes com NEE no Ensino Superior – Construindo e testemunhando histórias de sucesso!" (2015). Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE.
2015 - 2015. Orientação. Resiliência e stresse em pais de crianças com perturbações do espetro do autismo.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. VENCER DESAFIOS! - FAMÍLIAS QUE TÊM FILHOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. OTIMISMO DISPOSICIONAL E ESPERANÇA EM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2015. Júri de grau académico. Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados do Algarve: Perspetiva dos Familiares, Utentes e Profissionais de Saúde (Doutoramento). Vogal. António José Arsénio Duarte (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2015. Júri de grau académico. Necessidades dos Cuidadores de Doentes com Demência (Doutoramento)
. Arguente principal. Francisco Ferreira Moniz Pereira (Doutoramento). Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Psicologia.
2014/12/01 - 2014/12/02. Organização de evento. I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas (2014). Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação.
2014 - 2014. Orientação. Crianças e Jovens institucionalizados: Resiliência, Vinculação e Suporte Social.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. AS RELAÇÕES DE AMIZADE NAS CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR.Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. Resiliência, coparentalidade, coesão e adaptabilidade em famílias com crianças com NEE.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. RESILIÊNCIA E AUTOCONCEITO DE COMPETÊNCIA- JOVENS A VIVER EM CENTROS DE ACOLHIMENTO E JOVENS A VIVER COM AS FAMÍLIAS.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. Suporte social, esperança, otimismo e frequência da Universidade Sénior: fatores de resiliência na terceira idade?.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. Resiliência, suporte social e stresse parental em famílias de crianças com necessidades educativas especiais.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. RESILIÊNCIA E SUPORTE SOCIAL NAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2013/12. Apresentação oral de trabalho. Psicologia do Envelhecimento", . Comunicação nas II Jornadas de Ciências Farmacêuticas do Algarve. NeCiFarm, Universidade do Algarve, Auditório da Faculdade de Economia. (Faro, Portugal).
2013/04. Apresentação oral de trabalho. Resiliência: Implicações na Educação e na Saúde. Reunião da SPA/SPP e Encontro da APAS . Escola Superior de Saúde de Faro. (Faro, Portugal).
2013/04. Apresentação oral de trabalho. Para além dos riscos e adversidades: A Resiliência Familiar. Conferência na Reunião da A.P.A.S. - "Da família, da escola , do futuro". APPAS e Sociedade Portuguesa de Pediatria, Auditório da Escola Superior de Saúde, Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2013 - 2013. Orientação. A criança em risco e o envolvimento parental: as opiniões dos educadores e dos pais.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2013 - 2013. Orientação. A resiliência, o suporte social e o bem-estar na adaptação ao envelhecimento.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2013 - 2013. Orientação. Educação sexual na deficiência mental.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2012 - 2012. Orientação. A DISLEXIA NO TERCEIRO CICLO. PERSPETIVA DOS PRINCIPAIS INTERVENIENTES NO CONTEXTO ESCOLAR.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2012. Júri de grau académico. Resiliência, Violência entre pares, Desempenho escolar e Cultura Organizacional da Família
– Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos do Concelho de Faro e suas famílias (Doutoramento)
. Vogal. Filomena Adelaide Pereira Sabino de Matos (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2011/10. Apresentação oral de trabalho. Vamos conhecer as crianças e jovens com Autismo – Perspetivas de Intervenção . Comunicação no IV Encontro da Pessoa Excecional do Algarve, intitulada . APEXA - Auditório Municipal de Albufeira. (Albufeira, Portugal).
2011/04. Apresentação oral de trabalho. Deteção e Atuação Precoce no Autismo . Conferência Da Deteção à Vida Adulta - Autismo. APPDA- Algarve no Auditório do IPJ- de Faro. (Faro, Portugal).
2011 - 2011. Orientação. Jovens em risco: projectos de vida e motivação para a frequência do ensino profissional.Psicologia da Educação (Mestrado). Orientador.
2011 - 2011. Orientação. O género e o auto-conceito: contributos para o estudo do papel do género na formação do auto-conceito.Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado). Orientador.
2011 - 2011. Orientação. Educação Sexual em Contexto Escolar: Outro Ano Zero?!.Dinamização das Ciências em Contexto Escolar (Mestrado). Orientador.
2011. Júri de grau académico. Valores, Estilos Parentais, Stresse Infantil e Vivência Emocional dos Filhos (Doutoramento)

. Arguente principal. Mónica Rute Taveira Pires (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2010. Júri de grau académico. Mal-estar e bem-estar em Enfermeiros: Levantamento da situação e perspectivas de Intervenção (Doutoramento). Vogal. Nuno Álvaro Caneca Murcho (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2007 - 2009. Orientação. Resiliência nos jovens: Relações familiares e Auto-conceito de Competência.Mestrado em Psicologia (Mestrado). Orientador.
2007/12. Apresentação oral de trabalho. Factores Protecção e Factores de Risco – Intervenção com crianças e jovens com NEE . Seminário Intervenção Psicossocial na Deficiência. Jornadas da Deficiência no Concelho de Lagos, NECI, CASLAS- Casa de Santo Amaro e Câmara Municipal de Lagos. (Lagos, Portugal).
2007/11. Apresentação oral de trabalho. Dificuldades de Aprendizagem . Colóquio Dificuldades de Aprendizagem . rojecto Ludo-Rodas da Casa da Primeira Infância, na Sala de Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Loulé. (Loulé, Portugal).
2007. Júri de grau académico. Os padrões da cultura organizacional da família – Uma abordagem da funcionalidade familiar numa perspectiva organizável (Doutoramento). Arguente. Filipe Jorge Gamboa Martins Nave (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2007. Júri de grau académico. A realização Pessoal na Relação Pedagógica. Estudo do bem-estar subjectivo de professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Doutoramento). Vogal. Luís Sérgio Gonçalves Vieira (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2007. Júri de grau académico. Família, Psicopatologia e Resiliência na Adolescência: do Risco Psicossocial ao Percurso Delinquente (Doutoramento). Vogal. Ida Manuela de Freitas Lemos (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2006/11. Apresentação oral de trabalho. Diagnóstico de Situações de Risco - Factores de Risco e Factores de Resiliência . Seminário Risco: O tempo de Vida da Criança. Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Bombarral. (Bombarral, Portugal).
2006 - 2006. Orientação. Parentalidade, Auto-estima e Auto-eficácia: a Situação de Doença Crónica de um Filho.Psicologia (Doutoramento). Orientador.
2005/11. Apresentação oral de trabalho. Desenvolvimento, Resiliência e Saúde Mental – Um novo olhar para um velho tópico . Seminário – Saúde Mental, Arte e Cultura. ASMAL e Universidade do Algarve. (Faro, Portugal).
2004/06. Apresentação oral de trabalho. Resiliência e Desenvolvimento – Crianças e jovens em situação de risco P.. Colóquio – Desenvolvimento da Criança - inserido no Ciclo de Colóquios “Formar e Educar. Projecto Integrado de Desenvolvimento Social “Crescer a Sorrir, Promovido pela Casa da primeira Infância, em Loulé (Loulé, Portugal).
2002/05. Apresentação oral de trabalho. Educação Pré-Escolar e Deficiência. Encontro Alarga a Roda. organizado pelo Centro Radial – Centro de Recursos para o Desenvolvimento Educativo/Associação In Loco – Intervenção, Formação e Estudos para o Desenvolvimento local (Alte, Portugal).
2000/11. Apresentação oral de trabalho. Envolvimento Familiar na Intervenção precoce – Caminhos e suas Encruzilhadas . II Colóquio – A Educação nos Horizontes do Século XX . Instituto de Educação e o Ministério da Educação, na Universidade Católica Portuguesa, (Lisboa, Portugal).
1999/04. Apresentação oral de trabalho. Políticas Educativas e Mudanças no Campo Educativo. Seminário Transição para a Vida Adulta – Assegurar o direito à diferença. Ministério da Educação, com o apoio da Iniciativa Comunitária Emprego e Adapt. Eixo Youthstart (Lisboa, Portugal).
1990/09/02 - 1992/02/28. Membro de comissão. Membro da Implementação dos Serviços de Psicologia e Orientação do Algarve. Membro. Direção Regional de Educação do Algarve.

Projetos

Projetos
2023/12/01 - Presente. "Stronger Youth" - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring. Investigador. Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia.
2017/05/05 - 2019/12/30. CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA EM UNIVERSITÁRIOS: estudos em contextos internacionais distintos - CAAE - 84374018210015398, Esta pesquisa é financiada pela agência FAPESP/Brasil, PRO 2017/12721-5.. Investigador. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru.
2018/11/01 - 2019/06/30. "Estudantes com deficiência no Ensino Superior: Análise da realidade e desconstrução de estigmas" . Orientador. Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia.
2019/05/23 - 2019/05/28. Caminando hacia la inclusión Social y educativa en la Universidad: Diseno, Desarrollo y Evaluáción de un programa de formación para el professorado”, Erasmus +. Orientador. Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia.
2015/09/01 - 2016/07/31. Estruturação de Serviços de Apoio para Estudantes Universitários com NEE no Brasil e em Portugal, CAPES,Brasil. Orientador.
2013/05/01 - 2015/10/31. Estudantes Não-tradicionais no ensino superior: investigar para guiar a mudança institucional, 3599-PPCDT. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações; Universidade do Algarve; Universidade de Aveiro.

Produções

Maria Helena Martins; Maria Leonor Borges; Teresa Gonçalves. 2017. "Attitudes towards inclusion in higher education in a Portuguese university". International Journal of Inclusive Education, 22 (5): 527-542. https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1377299
Martins, Maria. 2014. Resiliência Familiar - Revisão Teórica, conceitos emergentes e principais desafios. - GREI, Editor: GREI, ISBN: 978-989-98670-9-3; . GreiPublisª ed. Faro, Portugal: GREI, Publisher: Grupo de Estudos Interdisciplinares Giordano Bruno .
Martins, Maria. 2015. Envelhecimento e Resiliência - Perspetivas para a reabilitação do Idoso. . Editado por Edition: GREI, Publisher: Grupo de Estudos Interdisciplinares Giordano Bruno - GREI. Faro, Portugal: Edition: GREI, Publisher: Grupo de Estudos Interdisciplinares Giordano Bruno - GREI.
Martins, Maria; Brites, R. S. R; Pires, M. T.. 2011. " Parenting a Diabetic Child: Self Efficacy and Disease’s active Support (EHPS abstracts), ". Psychlogy & Health, 26, 73 - 253. , 26 (suppl 2:6): 73-253.
Martins, Maria; Palma, Patrícia. 2013. " Promoting Resilience in Children Institutionalized.". Atención Primaria, 45, 62 , 45 (62).
Martins, Maria; Freitas, Joana; Davis, Don. 2014. " Contributions to the validation of the Humility Relational Scale. 1(1 1):1-9.". Open Science Journal of Psychoogy, Published online December 20, 2013; 01/2014;, 1 (1): 1-9.
Matos, F.; Martins, H.; Jesus, S.N.; Viseu, J.. 2015. "PREVENTION OF VIOLENCE THROUGH THE RESILIENCE OF STUDENTS". Psicologia, Saúde & Doença, 16 (1). https://doi.org/10.15309/15psd160105
Martins, Maria; Jesus, Saul Neves.; Almeida, Ana Susana. 2012. " Da Educação Especial à Escola Inclusiva., In Claus Dieter Stobaus & Juan José Mosquera (Orgs). ". Em Educação Especial – Em direção à Educação Inclusiva, , 61-76. 4ª Ediçãoª ed. Porto Alegre: Edições PUCRS.
Martins, Maria. 2000. "Envolvimento familiar na Intervenção Precoce". Educação, Indivíduo, Sociedade, 1 (1): 151-180.
Martins, Maria. 2018. "Envelhecer com Resiliência e Sabedoria - Podem os ganhos compensar as perdas nesta etapa da vida?". Em Resiliência - Novos olhares face aos desafios do nosso tempo. 1ª Ediçãoª ed. Lisboa, Portugal: Edições ex-Libris.
Martins, Maria; Borges, Maria Leonor; Teresa Gonçalves. 2018. "Desafios da Inclusão de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: Para onde vamos?". Em Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior, editado por SAndra Valadas, 145-166. 1ª Ediçãoª ed. Vol. Vol. 6 . Coimbra, Portugal: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior /Instituto Politécnico de Coimbra. https://www.cinep.ipc.pt/attachments/article/186/miolo%20vol%206.pdf
Martins, Maria. 2020. "A Vinculação: porto seguro para o desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco desenvolvimental". Em Construindo a Educação Inclusiva: Teoria e Prática, 155-170. 1ª Ediçãoª ed. Lisboa, Portugal: Editora Papa Letras.
Martins,Maria Helena Venâncio; Neto,Vanessa Clemente; Martins, M.H.V.; Neto, V.C.. 2016. "Resilience and self concept of competence in institutionalized and non institutionalized young people". PSICOLOGIA, 30 (2): 61-76. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1122
Martins, Maria Helena Venâncio. 2005. "Contribuições para a análise de crianças e jovens em situação de risco: resiliência e desenvolvimento". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8497
Lins Vieira de Melo, Francisco Ricardo; Martins, Maria-Helena; Borges, Maria-Leonor; Gonçalves, Teresa. 2019. "As vozes dos estudantes universitários com deficiência nas instituições públicas de ensino superior no Brasil e em Portugal (2008–2015)". Revista Iberoamericana de Educación Superior, X (28): 42-65. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2019.28.428
Martins, Maria; Susana Menéndez; Cátia Martins; Maria Cristina de Oliveira Salgado Nunes. 2018. "Psychometric properties of the Negative Stereotypes Towards Aging Questionnaire (CENVE) among a sample of Portuguese adults ". Psicologia: Reflexão e Crítica , 31 (1).
Borges, Maria Leonor; Martins, Maria Helena; Gonçalves, Teresa; Lucio-Villegas, Emílo. . 2017. "Desafios institucionais à inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior". Revista Portuguesa de Educação, 30 (2): 7-31. https://doi.org/10.21814/rpe.10766
Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Martins, Maria Helena. 2016. "Legislação para estudantes com deficiência no ensino superior no Brasil e em Portugal: algumas reflexões". Acta Scientiarum. Education, 38 (3): 259-269. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.30491
Martins, Maria; Borges, Maria Leonor; Teresa Gonçalves. 2016. " Estudantes com NEE no Ensino Superior - A resposta institucional na Universidade do Algarve". Em Univers(al)idade-Estudantes não tradicionais no Ensino Superior: Transições, Obstáculos e Conquistas. Faro, Portugal: Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) e Universidade do Algarve.
Martins, Maria; Maria Leonor Borges; Cláudia Luísa. 2017. II Congresso Internacional - Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares. Faro, Portugal: Publicação da ESEC, Universidade do Algarve - Coordenação Científica e Organização do Ebook .
Martins, Maria; Borges, Maria Leonor; Teresa Gonçalves. 2019. "Vozes de estudantes com deficiência no ES: O que pensam? O que desejam?". Em Transição para a vida adulta: Percursos reais, possíveis e desejáveis., 141-149. Beja, Portugal: IPBeja, Adelaide Espírito Santo. https://doi.org/10.22533/at.ed.29219150114
Martins, Maria. 2015. I congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas.. Editado por Borges, Maria Leonor; Martins, Maria Helena Venâncio; Cláudia Luísa. Faro, Portugal: ESEC: Universidade do Algarve.
Esteves, Inês; Bica, Isabel; Cunha, Madalena; Aparício, Graça; Ferreira, Manuela; Martins, Maria Helena. 2018. "A importância da resiliência e de um suporte social efetivo na vivência da gravidez e maternidade precoces". Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Especial 6. https://doi.org/10.19131/rpesm.0207
Ana Paula Camilo Ciantelli, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade E; Leite, Lúcia; Acuna, José; Martins, Maria. 2020. "A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR JUNTO AO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA". Em E-book: Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos; ISBN: 978-65-86901-17-7, editado por Editora Realize;, 34-53. Campina Grande, Brasil: Campina Grande: Realize Editora, 2020. . http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/73845
Ana Paula Camilo Ciantelli,; Martins, Maria; Lúcia Pereira Leite. 2021. "A trajetória académica de uma estudante com baixa visão numa Universidade Pública Portuguesa". Anais do VI Seminário Nacional de Educação Especial/XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 3 (3). https://periodicos.ufes.br/snee/issue/view/1281
Martins, Maria; Ana Paula Camilo Ciantelli,; Lúcia Pereira Leite. 2019. "Diversidade no Ensino Superior: a Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade do Algarve". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Inclusão e Diversidade, Lisboa, Portugal,16 de julho, 2019, 173-191.
Martins, Maria. 2020. Boas Praticas na Inclusão de Estudantes com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais na Universidade do Algarve. 2020ª ed. Vol. p. 34 -37. Lisboa, Portugal: Edição Instituto Português da Qualidade; ISBN 978-972-763-182-7.
MARTINS, MARIA HELENA VENÂNCIO; MELO, FRANCISCO R. L. VIEIRA DE; MARTINS, CÁTIA. 2021. "SERVIÇOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES: DIFICULDADES E DESAFIOS". Educação em Revista, 37. https://doi.org/10.1590/0102-469827022
Maria Helena Venâncio Martins; Anabel Moriña. 2022. "Resilience factors in students with Disabilities at a Portuguese University". Pedagogika. https://doi.org/10.15823/p.2022.146.6
Martins, Maria; Carmo, Maria; Guerreiro, Mariana; Rosa, Susana . 2018. Fatores Promotores de Resiliência nos Idosos. Em XVII Encontro de Psicologia, Universidade do Algarve.
Piedade, Catarina; Marcelo, Beatriz; Porto, Saulo; Martins, Maria. 2020. "A PERTURBAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESPECÍFICA - Um olhar diferente sobre esta realidade". OMNIA, 10 (2): 13-28.
Ricardo Baptista; Maria Eduarda Ferreira; João Costeira; Maria Helena Martins. 2022. "Abrindo portas para a inclusão". Revista Docência do Ensino Superior. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39486
Ana Paula Camilo Ciantelli; Maria Helena Martins; Lúcia Pereira Leite. 2023. "Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade: Retratos do Brasil e de Portugal". Revista Educação e Políticas em Debate. https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-71966
Anabel Moriña; Maria Helena Martins. 2024. "Success and self-determination: a systematic review of the narratives of students and graduates with disabilities". Higher Education Research & Development. https://doi.org/10.1080/07294360.2023.2293191
Martins, Maria; Mata Andreia; Freitas, Sara. Autor correspondente: Martins, Maria. 2021. "Fatores promotores de Resiliência em Estudantes com Deficiência no Ensino Superior. ". Em Educação Inclusiva: Atitudes que transformam, 117-140. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas.
Martins, Maria; Borges, Maria Leonor. Autor correspondente: Martins, Maria. 2021. "Inclusão na Sala de Aula – O Desenho Universal da Aprendizagem como resposta à diversidade. ". Em Educação Inclusiva: Atitudes que transformam, 45-68. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas.
Martins, Maria; Leite, Lúcia; Oliveira, Taíze. 2021. "Adoção de Crianças com Deficiência: Implicações ao Estado". Revista Jurídica, 04 (66): 104-132. https://doi.org/10.21902/revistajur.2316-753X.v4i66.5500
Ana Paula Camilo Ciantelli; Martins, Maria; Leite, Lúcia. Autor correspondente: Ana Paula Camilo Ciantelli. 2020. "A trajetória académica de uma estudante com baixa visão numa Universidade Pública Portuguesa. ". Em Anais do VI Seminário Nacional de Educação Especial/XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva . Brasil.
Martins, Maria; Santos, Teresa. 2023. " FAMÍLIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAMINHOS PARA PRÁTICAS MAIS COLABORATIVAS . ". Em Família, Deficiência e Inclusão, 157-182. Brasil: Editora Juruá.
 

Contacto