Silhueta de pessoa indiferenciada

Maria Isabel Mendonça Orega

Professor coordenador
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID externa
Centro de Estudos Ingleses, de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Maria Isabel Mendonça Orega. Concluiu o(a) Doutoramento em Didáctica e Formação em 2014 pelo(a) Universidade de Aveiro, Mestrado em Equivalência do curso "Master of Arts in Teaching English as a Foreign Language" ao Mestrado em Ciências da Educação, especialidade Didáctica do Inglês em 1993 pelo(a) Universidade de Aveiro, Mestrado em Master of Arts in Teaching English as a Foreign Language em 1992 pelo(a) University of Reading Department of Modern Languages and European Studies e Licenciatura em Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Ingleses e Alemães em 1982 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras. É Professor Adjunto no(a) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Investigador no(a) Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Diretora do departamento de Línguas Literaturas e Culturas no(a) Universidade do Algarve, Coordenadora da área de didáticas específicas do departamento de Línguas Literaturas e Culturas no(a) Universidade do Algarve, Subdiretora do Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2º ciclo do Ensino Básico no(a) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Membro da comissão coordenadora do Mestrado em Ensino do 1º ciclo do EB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do EB no(a) Universidade do Algarve e Diretora do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico no(a) Universidade do Algarve. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Possui 7 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Organizou 3 evento(s). Participou em 1 evento(s). Orientou 3 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Participa e/ou participou como Bolseiro de Doutoramento em 1 projeto(s) e Investigador em 4 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Língua inglesa - Ensino de uma segunda língua; Mestrado em ensino de inglês no 1. supervisionada/estágio; Ensino baseado em tarefas; .

Atividades

Atividades
2021/12/03. Apresentação oral de trabalho. A Formação de Professores de Línguas no Ensino Básico como Fator de Desenvolvimento na Guiné-Bissau. III International Conference Aprolínguas. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2021/09/30. Júri de grau académico. Assessment for Learning in the English Language Classroom.. Arguente. Maria La Salete Sacramento Torres, (Mestrado). Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2021/07/22. Júri de grau académico. Can We Speak? Approaching Oral Proficiency in the EFL Classroom.. Arguente. Rúben Tiago Medronho Constantino Correia (Doutoramento). Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2020 - 2021/06. Curso / Disciplina lecionado. Iniciação à Prática Profissional. Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/02/22 - 2021/06. Curso / Disciplina lecionado. Língua Estrangeira II - Inglês. Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/02/22 - 2021/06. Curso / Disciplina lecionado. Língua Estrangeira - Inglês. Imagem Animada (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/02/22 - 2021/06. Curso / Disciplina lecionado. Prática de Ensino Supervisionada I. Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e em Português, História e Geografia no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/06 - 2021/01/22. Curso / Disciplina lecionado. Didática do Inglês para Crianças. Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/06 - 2021/01/22. Curso / Disciplina lecionado. Educação no 1ºciclo, Contextos, Currículos e Aprendizagens. Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/06 - 2021/01/22. Curso / Disciplina lecionado. Língua Estrangeira I - Inglês. Licenciatura em Ciências da Comunicação (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/06 - 2021/01/22. Curso / Disciplina lecionado. Língua Inglesa - Inglês. Design de Comunicação (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/06 - 2021/01/22. Curso / Disciplina lecionado. Técnicas de Comunicação - Inglês. TESP em Programação de Dispositivos para a Internet (Curso Técnico Superior Profissional). Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia.
2020 - Presente. Membro de associação. International Literacy Association. Membro.
2020 - Presente. Membro de associação. Eurocall. Membro.
2020/12/15. Júri de grau académico. O Impacto da Música no Ensino- Aprendizagem da Língua Inglesa no 1º ciclo do Ensino Básico. Presidente do júri. Teresa Aleixo Almeida Santos (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/12/04. Júri de grau académico. Articulação curricular horizontal: um estudo sobre o ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico. Arguente. Vera Lúcia Encarnado Lazana (Doutoramento). Universidade de Aveiro.
2020/11 - Presente. Orientação. Explorar a Literatura Infantil através da Educação Física.Mestrado em Ensino Pré-escolar (Mestrado). Coorientador.
2020/11/12 - 2020/11/14. Membro de comissão. Membro da comissão científica do congresso TEdELL 2020 - Teachers and teacher educators: Education and professional development for early language learning. Membro. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2020/11/12. Apresentação oral de trabalho. Teaching rationale and strategies in the practicum
Elisabete Silva, Instituto Politécnico de Bragança & Isabel Orega, Universidade do Algarve. TEdELL 2020 - Teachers and teacher educators: Education and professional development for early language learning. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal).
2020/09/08. Júri de grau académico. "Formulaic Language Sequences and Oral Interaction in the Primary English Classroom". Arguente. Letícia Gonzalez da Silva (Mestrado). Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2020/01 - Presente. Orientação. Relatório de prática de ensino supervisionada (PES) intitulado "Contributos do lúdico para a aprendizagem do Inglês no 1ºciclo do Ensino Básico" .Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2019/12/05. Apresentação oral de trabalho. Sexta-Feira ou a Vida Selvagem - Um Olhar Intercultural. Touring Travel Writing International Conference. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal).
2019/11. Júri de grau académico. A interação oral entre pares no ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. Orientador. Ana Margarida Marreiros Brito (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/11/16 - Presente. Organização de evento. PEEP' 19 Meeting - Encontro da rede PEEP (Primary English Education in Portugal). Docentes envolvidos na formação de professores de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico. (2019). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/11/16 - 2019/11/16. Membro de comissão. Membro da comissão científica do PEEP' 19 Meeting - Encontro da rede PEEP (Primary English Education in Portugal). . Membro. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/01 - 2019/10. Orientação. Relatório de prática de ensino supervisionada (PES) intitulado "A interação oral entre pares no ensino-aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico".Mestrado em Ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2019/10/03. Apresentação oral de trabalho. APPROACHES TO TEACHING AND LEARNING LANGUAGES FOR SPECIFIC PURPOSES: Building bridges across the classroom and the professional world . Conferencia Internacional da ReCles 2019. Universidade do Algarve - Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal).
2019/09/13 - 2019/09/14. Membro de comissão. Membro da comissão organizadora da II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação, ESEC, 13 e 14 de setembro de 2019 . Membro. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/07 - 2019/07. Outro júri / avaliação. Júri das provas públicas para atribuição do Título de especialista na área de Línguas e Literaturas estrangeiras requerido por Paula Sofia de Carvalho do Carmo Rama da Silva. Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação.
2019/07/18. Júri de grau académico. Picturebooks e a promoção da interação verbal em aula de inglês no 1.ºCEB. Arguente. Lara Sofia Toscano Ferreira Salgado (Mestrado). Universidade de Aveiro.
2019/07/18. Júri de grau académico. Ensino de Vocabulário e Picturebooks em Aula de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico. Arguente. Joana Rodrigues Franco (Mestrado). Universidade de Aveiro.
2019/07/12. Apresentação oral de trabalho. Línguas, Diversidade e Educação - Vendredi e Gulliver Revisitados. 8º Congresso Internacional da Associação Edilic, . Universidade de Lisboa Instituto de Psicologia e Educação (Lisboa, Portugal).
2019/05/18 - 2019/06/08. Organização de evento. Oficina de Formação Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios Fundamentais e Modo de Implementação. Lecionada pela doutora Ana Catarina Castro. (2019). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019/06/04. Apresentação oral de trabalho. Formação de Professores de Inglês no 1º ciclo do EB Orientações e Práticas
. IV Encontro Luso - Brasileiro Trabalho docente e Formação de Professores. Universidade de Lisboa Instituto de Psicologia e Educação (Lisboa, Portugal).
2019/05/03. Apresentação oral de trabalho. Formação de Professores de Inglês do 1º CEB em Portugal – que currículos? . INCTE, IV Encontro Internacional de Formação na Docência. Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação (Bragança, Portugal).
2019/01/22. Júri de grau académico. O Currículo e as Redes Sociais Online: o recurso às tecnologias da informação e da comunicação como complemento do ensino da área das ciências sociais na disciplina de História. Arguente. Nivalda Mércia de Oliveira (Doutoramento). Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2019/01/01 - Presente. Membro de associação. Aprolínguas . Membro da Direção.
2018/12. Júri de grau académico. What factors contribute to or restrict the use of ICT in ESL/EFL lessons in Primary School in Portugal. Presidente do júri. Regina Margarete Correia Cavaco da Luz (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/12. Júri de grau académico. "Teachers' perceptions on culture teaching in the EFL classroom". Presidente do júri. Ana Teresa Cândido Batista (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/01 - 2018/11. Orientação. Relatório de prática de ensino supervisionada (PES) intitulado "The role of songs in the Portuguese EFL primary classroom" .Mestrado em Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Orientador.
2018/11. Júri de grau académico. "The role of songs in the Portuguese EFL primary classroom" . Orientador. Ana Rita Camões Ferreira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/10 - Presente. Participação em evento. PEEP'18 Meeting - Encontro de docentes da rede PEEP (Primary English Education in Portugal. Encontro. PEEP´18 Meeting.
2018/10. Júri de grau académico. Task-based language teaching in the Portuguese Primary Education teachers' perceptions and practices. Presidente do júri. Susana Isabel Bazuna Nassa (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/10/13 - 2018/10/13. Membro de comissão. Membro da comissão científica do Encontro PEEP'18 (Primary English Education in Portugal). Membro. Universidade de Lisboa Instituto de Educação.
2018/10/13. Apresentação oral de trabalho. Conditions of Possibility of CLIL in Algarve's Primary Schools., Poster. Encontro PEEP'18 . Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa, Portugal).
2018/05/29. Júri de grau académico. "Using pair-work to promote students' oral interaction". Arguente. Maria da Graça M. O. Alexandre (Mestrado). Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2018/05/29. Júri de grau académico. "Learning to learn - using self-awareness of learning styles to promote language learning". Arguente. Vanessa Matos Dias Nunes (Mestrado). Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2018/05/17 - 2018/05/18. Membro de comissão. Membro da comissão científica e organizadora do congresso II New Trends in Foreign Language Teaching. Membro. Universidad de Granada Facultad de Ciencias de la Educación.
2018/01 - 2018/04. Membro de comissão. Membro da Comissão Científica do "CLIL for Primary, Secondary and Higher Education Seminar"

. Membro. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação.
2018/04/28. Apresentação oral de trabalho. Implementing Tasks in Primary English Education in Portugal. 2nd New Trends in Foreign Language Teaching. Universidade de Granada (Granada, Espanha).
2018/04/21. Apresentação oral de trabalho. Ensino de Inglês no 1.º Ciclo perceções dos professores. CLIL for Primary, Secondary and Higher Education Seminar Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação Abril 2018. Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação (Castelo Branco, Portugal).
2017/11 - 2018/03. Curso / Disciplina lecionado. Ferramentas TIC para a produção escrita em L2. Ação de formação contínua para professores (Outros). Centro de Formação Ria Formosa .
2018/03 - Presente. Participação em evento. Participação no congresso sobre CLIL. Congresso. Congresso sobre CLIL. Universidade do Porto - Faculdade de Letras.
2017/11 - 2018/03. Curso / Disciplina lecionado. Ferramentas TIC para Produção Escrita nas Aulas de L2. Ferramentas TIC para Produção Escrita nas Aulas de L2 (Outros). Centro de Formação Ria Formosa .
2018/03/16 - 2018/03/17. Participação em evento. Participação no congresso Working CLIL (Content and Language Integrated Learning). Congresso. Congresso Working CLIL. Universidade do Porto Faculdade de Letras.
2017/11/03. Júri de grau académico. "Investigating Foreign Language Curriculum Design and Development in Portuguese Higher Education Institutions". Arguente principal. Kerwin Anthony Livingstone (Doutoramento). Universidade do Porto Faculdade de Letras.
2017/09/22. Apresentação oral de trabalho. Would you lend me a hand here? Atitudes de futuros professores de educação básica face à presença do inglês na sua sala de aula. . PEEP´17 Meeting,. Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal).
2017/09/22. Apresentação oral de trabalho. Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico, que desafios?. PEEP'17, mesa redonda. Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal).
2017/09/22 - 2017/09/22. Membro de comissão. Membro da comissão científica do Encontro PEEP'17 (Primary English Education in Portugal). Membro. Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação.
2017/08/23. Apresentação oral de trabalho. A study on reading comprehension and learning styles using DidaktosOnLine. . 25th Eurocall Conference . University of Southampton (Southampton, Reino Unido).
2017/07/03 - 2017/07/04. Organização de evento. Colóquio 30 anos de Ensino de Línguas/Formação de Professores de Línguas na ESEC da Universidade do Algarve - 1986/1987 - 2016/2017 (2017). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017/07/03. Apresentação oral de trabalho. "Hva heter du"? Três experiências de iniciação a uma segunda língua estrangeira na formação de professores de línguas. Colóquio Internacional 30 anos de Ensino de Línguas/Formação de Professores de Línguas na ESEC - 1986/1987 - 2016/2017. Universidade do Algarve - Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal).
2017/05 - 2017/05. Organização de evento. Apresentação de livros bilingues (Inglês e Português) para crianças, com a participação da autora Sheila Margaret Ward (2017). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016. Júri de grau académico. Histórias com História Dentro. Arguente. Sara Luísa Ascenção Marques Carvela Serra (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/11/18. Apresentação oral de trabalho. PETALL project dot EU: designing tasks for language learning. What language competences? What digital literacy competences?

. 6th International Conference on Teaching English as a Foreign Language: Communication, culture and creativity in the ELT classroom. FCSH/Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2016/07/07. Apresentação oral de trabalho. Surveying innovation in the teaching practices of language teachers. . Colóquio Internacional SIHFLES 2016: Inovações Pedagógicas no ensino das línguas estrangeiras: perspetiva histórica (séculos XVI-XXI).. Universidade do Algarve - Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal).
2016/03 - 2016/06. Curso / Disciplina lecionado. 2016: Oficina de formação: TBLT e TIC: prod. de tarefas de acordo c/ a perspetiva europeia do Projeto PETALL. Dest.: Prof. Grupos 210, 220, 320, 330, 340 e 350. Nº créd.: 1,2 [CCPFC/ACC-85052/15]. TBLT e TIC: Produção de tarefas de acordo c/ a perspetiva europeia do Projeto PETALL. (Outros). Centro de Formação Ria Formosa .
2016/05/12 - Presente. Membro de comissão. Membro da comissão científica do Congresso Internacional e Interuniversitário Contra a Pobreza Infantil no Mundo. Membro. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/04/28 - 2016/04/29. Membro de comissão. Membro da comissão científica do congresso New Trends in Foreign Language Teaching, the PETALL project International Conference. Membro. Universidad de Granada Facultad de Ciencias de la Educación.
2016/04/28. Apresentação oral de trabalho. Using a TBLT approach with a 9th grade class, . New Trends in Foreign Language Teaching. . Universidade de Granada (Granada, Espanha).
2016/04/28. Apresentação oral de trabalho. ICT Tools for Task-based language teaching - Writing competences. Congresso New Trends in Foreign Language Teaching. Universidade de Granada (Granada, Espanha).
2016/04/28. Apresentação oral de trabalho. ICT Tools for Task-based language teaching - Listening and Speaking competences. Congresso New Trends in Foreign Language Teaching. Universidade de Granada (Granada, Espanha).
2016/04/06 - 2016/04/06. Participação em evento. Seminário Aprendizagem, TIC e Redes Digitais, Conselho Nacional de Educação 6 de abril de 2016.. Seminário. Seminário Aprendizagem, TIC e Redes Digitais. Conselho Nacional de Educação.
2015/10/17 - 2015/11/17. Curso / Disciplina lecionado. Workshop sobre Task-based Language Teaching, no âmbito do Projeto PETALL. Workshop sobre Task-based Language Teaching (Outros). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/11/12. Apresentação oral de trabalho. " Four technology mediated tasks. A Portuguese experience" . 8th International conference ICT for Language Learning. Pixel (Florença, Itália).
2015/05/14. Apresentação oral de trabalho. PETALL: um projeto europeu de aprendizagem de línguas por tarefas com recurso às TIC. Challenges 2015, IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação. Universidade do MInho (Braga, Portugal).
2015/03. Júri de grau académico. Desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita com crianças estrangeiras. Arguente. Sónia Margarida da Silva Favinha (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015/02. Júri de grau académico. Da compreensão verbal à resolução de problemas: O Português na aula de Matemática. Orientador. Sílvia Vicente Correia de Matos Pires (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013 - 2014. Orientação. Relatório de prática de ensino supervisionada (PES) intitulado "Da compreensão verbal à resolução de problemas: O Português na aula de Matemática".Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (Mestrado). Coorientador de Sílvia Vicente Correia de Matos Pires.
2014/01 - 2014/12. Orientação. Desenvolvimento da Oralidade através da História.Mestrado em Ensino Pré-escolar (Mestrado). Coorientador.
2014/01 - 2014/12. Orientação. Desenvolvimento da Oralidade em Crianças com Dificuldades de Comunicação.Mestrado em Ensino Pré-escolar (Mestrado). Coorientador.
2014/09/03. Apresentação oral de trabalho. "Reading comprehension in a virtual learning environment: The Learning styles Dimension". European Conference on Educational Research (ECER), . Universidade do Porto Faculdade de Engenharia (Porto, Portugal).
2009/01/24. Apresentação oral de trabalho. Educação e Abertura às Línguas na Escola: A Questão do Plurilinguismo . Seminário no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português. Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal).

Projetos

Projetos
2020/11 - Presente. Rede Kastalia de Formação de Professores. Outra.
2019 - Presente. Projeto KMLII - Pensamento Computacional, Programação e Robótica Educativa. Investigador. Universidade do Minho.
2018 - Presente. TEYL in the practicum: Mapping supervisory and teaching approaches (MAp). Investigador. Universidade do Minho.
2017/07 - Presente. PEEP (Primary English Education in Portugal) Network. Investigador. Universidade do Minho Instituto de Educação.
2014/06 - 2016/05. PETALL (Pan-European Task-based Activities for Language Learning ). Investigador. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2009 - 2013. Projeto de doutoramento sobre a compreensão do texto escrito em Inglês, língua estrangeira, num contexto de utilização de um hipermédia de flexibilidade cognitiva. SFRH/BD/43891/2008/. Bolseiro de Doutoramento. Universidade de Aveiro.
2004 - 2007. European Curricula in New Technologies and Language Teaching (ECNTLT). Investigador.

Produções

Vieira F.; Mourão S.; Andrade, A. I.; Cruz, M.; Leslie C.; Orega, M.I; Pinho, A.S.; et al. 2021. Mapeando abordagens da formação inicial de professores de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Cadernos do LabELing - Série Temas. Vol. 1. Aveiro, Portugal: UA Editora Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/handle/10773/32721
António Lopes; Catherine Simonot; Maria Isabel Orega. 2020. "Investigating the use of ICT-based concept mapping techniques on creativity in literacy tasks". https://doi.org/10.1111/j.1944-9720.1997.tb01316.x
Maria Isabel Orega. 2020. "Words Which Dance in Light - O Processador de Texto e o Ensino da Escrita em Inglês Língua Estrangeira". Refletir, 2 (1). https://doi.org/10.17771/pucrio.pdpe.20887
António Lopes; Catherine Simonot; Maria Isabel Orega. 2020. "PETALL: A European Project to Promote ICT-based Tasks in the Language Classroom". Refletir, 2 (1).
Maria Leonor Borges; Maria Isabel Orega. 2020. "Education as a Human Right in a Time of Pandemic". Em Towards a Better World, Tourism, Pandemics- Climate Emergence and Human Rights. 2020ª ed. Vol. 1. Berlim, Alemanha: Globeedit.
Vieira, Flávia; Mourão, Sandie; Andrade, Ana Isabel; Silva, Elisabete Mendes; Orega, Maria Isabel. 2019. "Formação de professores de inglês do 1. o CEB em Portugal: que currículos?".
Orega, Maria Isabel. 2019. " Implementing Tasks in Primary English Education in Portugal. ". ReiDoCrea, Monográfico 2019, 8 (3): 128-140. https://www.ugr.es/~reidocrea/8.3-7.pdf.
Rosana Durão; Maria Isabel Orega; Catherine Simonot. 2019. ""O Rato que Comeu a Língua”. – A rádio na sala de Aula. ". Em Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior, 135-148. 2019ª ed. Vol. 1. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Lopes, António; Orega, Maria Isabel. 2018. " Motivação para o trabalho colaborativo na aula de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico". SENSOS-e , 5 (1): 149-174.
Orega, Maria Isabel; Maria Leonor Borges; António Guerreiro; Maria Helena Horta; Francisco Gil; Fernando Carrapiço. 2018. Perceção do Impacto da Formação Contínua na região do Algarve: Lagos .
Orega, Maria Isabel; Borges, Maria Leonor; António Guerreiro; Maria Helena Horta; Francisco Gil; Fernando Carrapiço. 2018. Perceção do Impacto da Formação Contínua na Região do Algarve: Portimão.
Orega, Maria Isabel; Artur Henrique Ribeiro Gonçalves. 2018. Transformações, Perenidades, Inovações. 2018ª ed. Vol. 1. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. http://www.linglite.pt http://hdl.handle.net/10400.1/11037.
Orega, Maria Isabel. 2018. "Um Estudo sobre a Leitura e os Estilos de Aprendizagem com o DidaktosOnline". Em Transformações, Perenidades, Inovações, 247-255. 2018ª ed. Vol. 1. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. http://www.linglite.pt
Orega, Maria Isabel; Tardão, Lúcia. 2016. " Using a TBLT approach with a 9th grade class.". Em Ruiz-Cecilia, R. & Lopes, A. (Eds.) Current Issues in Language Teaching. Developing and Innovating Approaches in the Language Classroom, 37-44. Saarbrücken, Espanha: Editorial Académica Española.
Lopes, António; Orega, Maria Isabel; Tardão, Lúcia. 2015. "PETALL: um projeto europeu de aprendizagem de línguas por tarefas com recurso às TIC". Em Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015.
Orega, Maria Isabel; Tardão, Lúcia. 2015. "Four technology mediated tasks. A Portuguese experience. ". Em Conference Proceedings ICT for Language Learning, 8th edition , 138-142. 2015ª ed. Padova, Itália: Libreriauniversitaria.
2015. " Four technology mediated tasks. A Portuguese experience.". Itália.
Sousa, Maria Teresa; Orega, Maria Isabel. 2014. " Viagens – Encontrar o outro, encontrar-se a si em formação de professores (de línguas). ". Em Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas: uma viagem entre culturas: Homenagem a Clara Ferrão Tavares , 351-367. Portugal: Edições Cosmos.
Orega, Maria. 2014. " Compreensão do texto escrito em Inglês língua estrangeira. Estudo de caso sobre o uso de um hipermédia de flexibilidade cognitiva". Doutoramento.
Sousa, Maria Teresa; Orega, Maria Isabel. 2012. " O estrangeiro em nós–diversidade linguística, identidade(s) e construção na interação". Em La Clé des Langues . França. http://cle.enslyon.fr/espagnol/o
Sousa, Maria Teresa; Orega, Maria Isabel. 2012. " Robinson, Vendredi et Branca de Neve la compétence Plurilingue et pluriculturelle dans la formation des enseignants de langue". Em In Balsiger C. et al (ed.) Éveil aux langues et approches plurielles, de la formation Des enseignants aux pratiques de classe, 361-374. Paris, França: L'Harmattan.
Orega, Maria; Moreira, António. 2010. " Using a Cognitive Flexibility Hypertext to Develop Reading Comprehension. An Ongoing case Study with Students of a Media Studies Degree". Em I. Apostolova & T. Claes (eds.) Educational Structures in Context: At the Interfaces of Higher Education Volume 125 of the At the Interface series 'Idea of Education', , 119-133. Vol. 125.
Orega, Maria Isabel; António Lopes. 2008. " ECNTLT: A European Project on Language Teaching". Em Conference Proceedings IADIS International Conference e-society 2008, 455-459.
Lopes, A.; Orega, M.I.. 2008. "ECNTLT, a European project on language teaching".
Orega, Maria Isabel; António Lopes. 2005. " ECNTLT: Um Projecto Europeu de Formação de Professores de Línguas". Trabalho apresentado em Challenges 2005, Braga, Portugal,maio, 2005.
Orega, Maria Isabel. 2002. " A Integração das TIC na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras.".
Orega, Maria Isabel. 1999. " Uma Experiência de Escrita Colaborativa Utilizando o Processador de Texto". Em Educação em Línguas Estrangeiras - Investigação, Formação, Ensino, 303-311. 1999ª ed. Vol. 1. Braga, Portugal: Universidade do Minho.
Orega, Maria Isabel; Maria Leonor Borges; Jacinto Gaudêncio. 1997. (Re) Construindo uma Escola – Estudo de Caso- Lisboa: GGF do Ministério da Educação. Portugal.
Orega, Maria Isabel. 1996. " ”Words which dance in Light”. ". Em 1996 European Writing Conferences II.
Orega, Maria Isabel. 1992. ""Words Which Dance in Light" - An Investigation of the Effect of Using the Word Processor on EFL Writing". Mestrado.
 

Contacto