Silhueta de pessoa indiferenciada

Nuno Sérgio Machado Domingues Branco

Professor adjunto convidado
Escola Superior de Saúde
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Parcial
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo

Atividades

Atividades
2017/11 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). Expresso da Meia Noite - SIC Notícias Estado do Serviço Nacional de Saúde. Estado do Serviço Nacional de Saúde.
2019/07/05 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). TVI 24 Falta de enfermeiros equipara Portugal a países subdesenvolvidos. Falta de enfermeiros equipara Portugal a países subdesenvolvidos.
2019/01/03. Entrevista (jornal / revista). Urgência do hospital do Barreiro sobrelotada e com "pressão extremamente elevada". SIC Notícias.
2020/02/19 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). Opinião Pública O que está a falhar nas urgências hospitalares do SNS. O que está a falhar nas urgências hospitalares do SNS em debate no Opinião Pública.
2020/07/29. Entrevista (jornal / revista). O caso do lar com dezenas de infetados e 17 mortos: Uma história ainda sem respostas. Revista Visão.
2018/10 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). Telejornal Enfermeiros: caos está instalado nas urgências do hospital de S. José. Enfermeiros: caos está instalado nas urgências do hospital de S. José.
2018/01/06 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). Telejornal Urgências do Hospital de Faro. Urgências do Hospital de Faro.
2019/01/03. Entrevista (jornal / revista). Urgência do hospital do Barreiro sobrelotada e com "pressão extremamente elevada". Publico.
2018/10/14. Entrevista (jornal / revista). Diário de Notícias - Saúde cria número de emergência para combater atrasos dentro dos hospitais. Diário de Notícias.
2018/08/23. Entrevista (jornal / revista). Saber usar um desfibrilhador é um “acto de cidadania”. Publico.
2018/09/20. Entrevista (jornal / revista). Transporte de doentes urgentes em risco por falta de enfermeiros. Diário de Notícias.
2021/08/24. Entrevista (jornal / revista). Ordem denuncia haver apenas em Faro três enfermeiros para 90 doentes urgentes. Saúde +.
2020/07/11. Entrevista (jornal / revista). Ordem dos Enfermeiros alerta para escassez e exaustão destes profissionais no Sul do país. Expresso.
2018/01/08. Entrevista (jornal / revista). Enfermeiros mostram estado das urgências em Faro. Diário de Notícias.
2018/12/03. Entrevista (jornal / revista). Ordem dos Enfermeiros diz que proposta do Governo é "mais um acto de demagogia". Publico.
2017/02/08 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). Rua FM - Impressões. Falta de Enfermeiros nas Unidades de Saúde.
2019/12/04 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). Jornal TVI - A Ordem dos Enfermeiros alertou esta quarta-feira que o distrito de Évora tem ¿4,5 enfermeiros por mil habitantes¿ na prestação de cuidados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que representa ¿metade¿ da média da OCDE.. A Ordem dos Enfermeiros alertou esta quarta-feira que o distrito de Évora tem “4,5 enfermeiros por mil habitantes” na prestação de cuidados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o que representa “metade” da média da OCDE..
2019/02/28. Entrevista (jornal / revista). O tema da Saúde em Portugal. Diana FM.
2019/07/16. Entrevista (jornal / revista). A Saúde está cada vez mais longe dos algarvios. Barlavento.
2019/08/08 - Presente. Entrevista / Programa (rádio / tv). Rádio Elvas - Maternidade de Portalegre em risco de fechar, alerta Ordem dos Enfermeiros. Maternidade de Portalegre em risco de fechar, alerta Ordem dos Enfermeiros.
2021/06/05 - Presente. Participação em evento. Dia Mundial do Ambiente - Impacto do Ambiente na Saúde Pública. Conferência. Impacto do Ambiente na Saúde Pública. Inframoura.
2021/05/10 - Presente. Participação em evento. Jornadas de Enfermagem: refletir na pandemia, perspetivar o futuro. Outro. Jornadas de Enfermagem: refletir na pandemia, perspetivar o futuro. Centro Hospitalar Universitário do Algarve.
2020/05/09 - Presente. Participação em evento. "Saúde e Economia: O caso do Algarve" . Conferência. Saúde e Economia: O caso do Algarve. Ordem dos Economistas.
2019 - Presente. Membro de comissão. Membro Grupo de Trabalho para estudar os diferentes modelos organizativos no funcionamento dos Serviços de Urgência de acordo com Despacho n.o 696/2019. Membro. Ministério da Saúde.
2019 - Presente. Membro de comissão. Membro da Comissão Nacional de Trauma . Membro. Ministério da Saúde.
2019/10/29 - Presente. Participação em evento. X Congresso Internacional ASPESM 2019. Congresso. Desafios em Saúde Mental. Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental.
2019/06/05. Apresentação oral de trabalho. Competencias del Enfermero de Urgencias y Emergencias. XXXI Congreso Nacional de la Sociedad Española de Urgencias y Emergencias . Sociedad Española de Urgencias y Emergencias (Girona, Espanha).
2019/05/24. Apresentação oral de trabalho. Formação e competências do enfermeiro. V Jornadas de Enfermagem da Unidade de Cuidados Intensivos – “Da Evidência ao Cuidar”. CHUA _ Centro Hospitalar Universitário do Algarve (Portimão, Portugal).
2018 - Presente. Membro de comissão. Membro do Grupo de Trabalho para Desenvolvimento do Plano Nacional de Desfibrilhação Automática Externa de acordo com o Despacho Despacho n.o 2715/2018, de 15 de Março. Membro. Ministério da Saúde.
2018/10/25 - Presente. Participação em evento. Competência acrescida de Enfermagem em Emergência Extra-Hospitalar
IV Congresso Internacional de Enfermagem Médico-Cirúrgica
"Enfermagem Avançada e Prática Especializada". IV Congresso Internacional de Enfermagem Médico-Cirúrgica "Enfermagem Avançada e Prática Especializada". Universidade de Aveiro Escola Superior de Saúde de Aveiro.
2018/10/12 - Presente. Participação em evento. IX Jornadas Nacionais de Enfermagem Intensiva. Outro. IX Jornadas Nacionais de Enfermagem Intensiva. Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.
2017/10/19 - Presente. Participação em evento. 3.as Jornadas de Enfermagem do CHS – Centro Hospitalar de Setúbal, com o tema “Uma só enfermagem – Diferentes perspetivas do cuidar”. Conferência. Uma só enfermagem – Diferentes perspetivas do cuidar. Centro Hospitalar de Setubal EPE.
2016 - Presente. Membro de comissão. Membro da Comissão Científica das II Jornadas de Neurocirurgia do Algarve, Vilamoura. Membro. Hospital de Faro.
2016/10/27 - Presente. Membro de comissão. 1o Congresso Luso-Espanho em Enfermagem: Da evidência à prática clínica. Outro. Universidade Atlântica Escola Superior de Saúde Atlântica.
2015. Apresentação oral de trabalho. O Enfermeiro perante a Decisão em Fim de Vida. 3º Encontro de Enfermeiros de Emergência e 1º Encontro de Enfermeiros Especialistas em Pessoa em Situação Crítica.
2014 - Presente. Membro de comissão. Membro da Comissão Científica das I Jornadas de Neurocirurgia do Algarve, Vilamoura. Membro. Hospital de Faro.
2014 - Presente. Participação em evento. Moderador nas I Jornadas de Neurocirurgia do Algarve sob o tema Traumatismo Crânio Encefálico, Vilamoura. Outro. Traumatismo Crânio Encefálico. Hospital de Faro.
2014 - Presente. Participação em evento. Conferencista convidado VI Encontro de Saude da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve “Desenvolvimento e Sustentabilidade em Saúde”, Campus da Saude, Faro. Conferência. Desenvolvimento e Sustentabilidade em Saúde. Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2013. Apresentação oral de trabalho. Family and Lifestyle in Nursing Students. I World Congress of Child and Youth Behavior.
2011 - Presente. Membro de comissão. Comissão Científica das Jornadas em Cuidados Intensivos – A Pessoa em Situação Crítica, organizadas pela UCIP do Hospital de Faro. Membro. Hospital de Faro - Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente.
2011. Apresentação oral de trabalho. A Manutenção da Vida – O Suporte Básico de Vida. 11º Congresso Nursing.
2011. Apresentação oral de trabalho. Eventos Adversos no Transporte do Doente Crítico – A Percepção do Enfermeiro. X Jornadas Nacionais de Urgência Emergência da Associação Portuguesa de Enfermeiros. Associação Portuguesa de Enfermeiros (Lisboa, Portugal).
2011. Apresentação oral de trabalho. Gestão do Risco Clínico numa UCI. I Jornadas Internacionais de Enfermagem da Universidade de Évora – A Pessoa em Situação Crítica.
2011. Apresentação oral de trabalho. Estilos de Aprendizagem dos Enfermeiros – Ou a forma preferencial de Aprendermos. I Jornadas Internacionais de Enfermagem da Universidade de Évora – A Pessoa em Situação Crítica.
2011. Apresentação oral de trabalho. Decisões Éticas em Fim de Vida. V Reunião de Bioética na Unidade de Cuidados Intensivos. Hospital de Santo André, Leiria (Leiria, Portugal).
2010. Apresentação oral de trabalho. Estilos de Aprendizagem dos Enfermeiros do Hospital Central de Faro – Um contributo para o conhecimento do processo de aprendizagem em contexto organizacional. Ciclo Contextos Científicos do Hospital de Faro. Hospital de Faro (Faro, Portugal).
2009. Apresentação oral de trabalho. O Profissional de Saúde face a Situações de Emergência e Reanimação em Contexto Intra e Extra-Hospitalar. Universidade do Algarve - Escola Superior de Saúde de Faro (Faro, Portugal).
2009. Apresentação oral de trabalho. A Decisão de Não Reanimar – A percepção do Enfermeiro da UCIP. XII Congresso de Medicina Intensiva da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos. Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (Lisboa, Portugal).
2003 - Presente. Organização de evento. Comissão Organizadora do Simpósio Anual da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (2003). Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.
2000 - Presente. Membro de comissão. Representante dos Enfermeiros na Comissão de Qualidade do Hospital Distrital de Faro. Hospital de Faro.
2000 - Presente. Membro de comissão. Elemento de articulação entre o Hospital Distrital de Faro e o Grupo de Desenvolvimento de Sistemas Formativos em Saúde. Hospital de Faro.

Produções

2021. COVID19 Crónicas de uma pandemia anunciada. Este e-book regista, para memória futura, os pontos fundamentais de cada um dos momentos sublinhado no valor dos contributos dos diversos participantes.. https://forumsaudexxi.pt/wp-content/uploads/2021/02/COVID-19-CRÓNICAS-DE-UMA-PANDEMIA-ANUNCIADA_532-compressed-1.pdf
2020. Promover a saúde, prevenir a doença - Garantir a sustentabilidade do sistema. https://forumsaudexxi.pt/wp-content/uploads/2020/09/Brochura_2020_Versão_web.pdf
2018. Requalificação do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (GT – RDAE) Despacho no 2715/2018 -- Relatório Final. https://www.inem.pt/wp-content/uploads/2018/07/Documento-Final-GT-RDAE-20_7_2018.pdf
2016. Arquitectura e Operacionalização de uma Equipa de Emergência Intra Hospitalar. Ordem dos Enfermeiros/Hospital de Sta Maria.
2014. Protocolo de Insulinoterapia Endovenosa em Doentes Críticos. Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Faro.
Branco, Nuno. 2010. Influência da Família nos Estilos de Aprendizagem dos Estudantes de Enfermagem. Autor do trabalho de investigação .
Branco, Nuno. 2009. A Decisão de Não Reanimar – A percepção do Enfermeiro da UCIP. Estudo efectuado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital de Faro.
Branco, Nuno. 2008. Estilos de Aprendizagem em Enfermeiros Prestadores de Cuidados. Autor do trabalho de investigação .
Branco, Nuno. 2008. Diagnóstico de Saúde aos Enfermeiros do Hospital Central de Faro. Co-autor do trabalho de Investigação .
Branco, Nuno. 2002. A Atitude dos Enfermeiros do HDF face à Emergência. De cariz académico, é co-autor do trabalho de Investigação .
 

Contacto