Silhueta de pessoa indiferenciada

Sílvia da Conceição Pinto de Brito Fernandes

Professor auxiliar
Faculdade de Economia
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar
Subsistema
Docentes Universitário
Unidade ID
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Assistant Professor at the Faculty of Economics , University of Algarve. She holds a PhD from this university on Information economics. And is member of Cinturs (Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being). She lectures Information technology and systems, and Innovation economics in undergraduate and master courses. She has several publications in books and journals, and several communications in national/international conferences in themes such as: information systems, tourism development, innovation, emergent technologies, IoT, etc.

Atividades

Atividades
2023/07/05 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Curso de Verão na FE - gráficos dinâmicos na decisão. Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2018 - Presente. Arbitragem científica em revista. Technology in Society (0160-791X). Elsevier .
2016 - Presente. Comissão de avaliação. membro da comissão científica da revista Tourism Management Studies. Research Centre for tourism, sustainability and well-being.
2015 - Presente. Comissão de avaliação. membro da comissão científica da revista RISTI - Revista ibérica de sistemas e tecnologias de informação. Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.
2015 - Presente. Arbitragem científica em revista. International Journal of Innovation Management (1363-9196). World Scientific .
2013 - Presente. Outro júri / avaliação. indexação à Repec da revista Journal of spatial and organizational dynamics. Research Centre for tourism, sustainability and well-being.
2008 - Presente. Outro júri / avaliação. revisora e publicadora de capítulos de livros para a editora IGI Global. IGI Global.
2023/05 - 2023/07. Orientação. Tomada de Decisão para o turismo por meio de análise de web scraping. Orientador.
2022/05 - 2023/07. Orientação. The effect of recreational service quality on customer satisfaction and revisit intention: Hot air balloon example.Gestão das Organizações Turísticas (Mestrado). Coorientador.
2023/06/01. Apresentação oral de trabalho. Projeto de uma plataforma de colaboração e/ou cocriação: Uma aplicação ao setor do turismo. DSOTT-2023. Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2023/02 - 2023/05. Orientação. Estágio de investigação no projeto CinTurs intitulado: Tourism Competitiveness: Potential of data/web scraping (4 meses) Fev. a Maio 2023 . Orientador.
2023/03. Júri de grau académico. Decisões de Investimento num parque informático. Arguente. João Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2023/03. Júri de grau académico. A importância do SEO para as organizações: Proposta de um manual de apoio. Arguente. Diogo Rebelo (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2023/02. Júri de grau académico. Relatório de Estágio Curricular – Algardata. Arguente. Bruna Honrado (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2022/11. Júri de grau académico. The influence of Business Intelligence and Analytics on performance of Tourism and Hospitality Companies. Arguente. Masha Amiri (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2022/07. Júri de grau académico. Os desafios da sustentabilidade na hotelaria. O caso do concelho de Portimão. Arguente. Inês Brites (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2022/06. Júri de grau académico. The presence of algarve wine producers on Facebook between pre-covid-19 and covid-19 periods. Arguente. Carlos Almeida (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2021/12 - 2022/06. Orientação. Hotelaria sustentável: Uma análise sobre a utilização de práticas sustentáveis nos hotéis da região do Algarve.Gestão, Empreendedorismo e Inovação (Mestrado). Orientador.
2022/04. Júri de grau académico. O Programa Cultural 365 Algarve nos Social Media. Arguente. Lídia Costa (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2021/12. Júri de grau académico. A adoção das ferramentas informáticas na atividade económica da União Europeia: Uma contribuição COSTATIS para o desenvolvimento de estratégias nas empresas de Tecnologias da Informação e Comunicação. Arguente. Marta Estêvão (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2021/07. Júri de grau académico. Examining Good Practices in Digital Content Marketing: A Study on Portuguese Hotel Blogs. Arguente. Celso Marques (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2020/01 - 2021/07. Orientação. Implementação do método de gestão à vista, no processo de tomada de decisão no âmbito da gestão do Restaurante Chelsea Pizza/Pasta. estudo de caso do grupo Chelsea.Gestão Empresarial (Mestrado). Coorientador.
2021/06. Júri de grau académico. Estudo da satisfação dos clientes das empresas de rent-a-car no Algarve. Arguente. Jéssica Costa (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2021/02. Júri de grau académico. Análise dos Indicadores e das Métricas do Website Promocional e das Redes Sociais. Arguente. Laura Vieira (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2021/02. Júri de grau académico. A Importância na Utilização das Media Sociais no Processo de Tomada de Decisão de Viagem
. Arguente. Lucas Gamarra (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2021/02. Júri de grau académico. Blockchain Technology to Improve Supply Chain Management. A Systematic Literature Review. Arguente. Piera Beserra (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2020. Júri de grau académico. Marketing digital: Guia prático de apoio à gestão. Arguente. André Silva (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2020 - 2020. Comissão de avaliação. membro da comissão científica do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa - CIAIQ 2020 . Universidade de Aveiro.
2019 - 2020. Orientação. Send and Surprise - transferência e implementação da tecnologia QR Code num aplicativo digital.Mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo (Mestrado). Coorientador.
2019 - 2020. Orientação. Redes sociais, sua importância e avaliação nas empresas: O caso da Growme.Mestrado em Marketing (Mestrado). Orientador.
2019. Júri de grau académico. Marketing and design intersections: An applied project for ICMD 2018 - International Conference on Marketing and Design. Arguente. Vladislav Shvedchikov (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2019. Júri de grau académico. Gestão de ativos da distribuição elétrica na rede pública de baixa tensão – Grupo EDP. Arguente. Telma Diogo (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2019 - 2019. Participação em evento. artigo aceite em conferência intitulado "Governance for sustainability: What happens in tourism? Evidence from the academy". Conferência. Proceedings of the SSG - 2nd Sustainable Solutions for Growth. Wroclaw, Poland.
2018 - 2019. Orientação. Melhoria no processo de gestão de stocks na empresa Rolear S.A. parametrização e implementação do processo no SAP (sistema integrado de gestão empresarial).Mestrado em Gestão Empresarial (Mestrado). Coorientador.
2018. Júri de grau académico. Manual de Procedimentos de Circulação da Informação dos Meios Complementares de Diagnóstico. Arguente. Denise Gomes (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2018. Apresentação oral de trabalho. Approaching the potential of cyber-physical systems to tourism projects. 2nd TOCRIA Conference. NOVA FCSH (Lisboa, Portugal).

Projetos

Projetos
2020/01/01 - 2023/12/31. Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar, 6817 - DCRRNI ID. Investigador. Universidade do Algarve.
2014 - 2016. O Design como indicador de Inovação, Criatividade e Competitividade. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações.

Produções

Marisa Cesário; Sílvia Fernandes. 2019. "Smart innovation strategy and innovation performance: An empirical application on the Portuguese small and medium-sized firms". Regional Science Policy & Practice, 11 (6): 969-982. https://doi.org/10.1111/rsp3.12149
Fernandes, S.; Castela, G.. 2019. "Start-ups' accelerators support open innovation in Portugal". International Journal of Innovation and Learning, 26 (1): 82-93. https://doi.org/10.1504/IJIL.2019.100522
Adriane Setti; Silvia Brito Fernandes. 2019. "Knowledge Transfer Conditioning by the Communication Processes in the IT/IS Area". 54-74. {IGI. https://doi.org/10.4018/978-1-5225-5849-1.ch003
Fernandes, S.; Cesário, M.; Castela, G.. 2018. "Modern innovation challenges to firms and cities: The case of portugal". Journal of Technology Management and Innovation, 13 (2): 33-42. https://doi.org/10.4067/S0718-27242018000200033
Fernandes, S.. 2018. "Novos desafios em SI: A crescente importância dos processos ciber-físicos". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao, 2018 (30): 51-61. https://doi.org/10.17013/risti.30.51-61
S. Fernandes; M. Cesário; J.M. Barata. 2017. "Ways to open innovation: Main agents and sources in the Portuguese case". Technology in Society, 51: 153-162. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2017.09.002
Fernandes, S.; Cesário, M.; Jesus, B.; Barata, J.M.. 2017. "Cooperation for innovation in services: Learning from consultancy in Portugal". International Journal of Innovation and Learning, 22 (3): 322-339. https://doi.org/10.1504/IJIL.2017.086732
Cesário, M.; Agapito, D.; Almeida, H.; Fernandes, S.. 2017. "The use of design as a strategic tool for innovation: an analysis for different firms' networking behaviours". European Planning Studies, 25 (11): 2097-2116. https://doi.org/10.1080/09654313.2015.1135232
Fernandes, S.; Belo, A.; Castela, G.. 2016. "Social network enterprise behaviors and patterns in SMEs: Lessons from a Portuguese local community centered around the tourism industry". Technology in Society, 44: 15-22. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2015.11.004
Fernandes, S.; Tareco, E.. 2016. "Sistemas de informação como indicadores de qualidade na saúde. Uma revisão de níveis de abordagem". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao, (19): 32-45. https://doi.org/10.17013/risti.19.32-45
Fernandes, S.; Belo, A.. 2016. "Social networks as enablers of enterprise creativity: Evidence from portuguese firms and users". Journal of Technology Management and Innovation, 11 (2): 76-85. https://doi.org/10.4067/S0718-27242016000200008
Kikot, T.; Fernandes, S.; Costa, G.. 2015. "Potential of game-based learning: A case study at the University of Algarve,Potencial da aprendizagem baseada-em-jogos: Um caso de estudo na Universidade do Algarve". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao, (16): 17-29. https://doi.org/10.17013/risti.16.17-29
Lami, J.; Fernandes, S.; Vaz, E.. 2015. "Governance in IS: The case of the management of conventions and health agreements of the Algarve,A governação em SI: O caso da gestão das convenções e acordos de saúde do Algarve". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao, (15): 69-81. https://doi.org/10.17013/risti.15.69-81
Cesário, M.; Fernandes, S.; Jesus, B.; Barata, J.M.. 2015. "Sources of innovation: The case of portuguese consultancy sector". Journal of Technology Management and Innovation, 10 (3): 44-52. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84945280143&partnerID=MN8TOARS
Setti, A.; Cesário, M.; Fernandes, S.; Mendes, J.. 2015. Information technology communication: Main challenges and pitfalls to marketing and management - evidence from Curitiba (in Brazil). https://doi.org/10.4018/978-1-4666-8459-1.ch002
Fernandes, Silvia. 2023. "The value of web data scraping: An application to TripAdvisor". Big Data and Cognitive Computing, 7 (3). https://doi.org/10.3390/bdcc7030121
Fatima Lampreia Carvalho; Silvia Brito Fernandes. 2022. "Sustainable Tourism". Em How Is This Issue Effectively Approached?, 91-105. {IGI. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-7339-6.ch006
Dário Ribeiros; Paula Ventura; Silvia Fernandes. 2021. "A Challenge in Organizations". Em The Process Innovation – Main Results of a Case in Portugal, 1-15. {IGI. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-6792-0.ch001
Julio Silva; Silvia Fernandes; Paula Ventura Martins. 2021. "Process Improvement Through Visual Management". Em An Insight Management Tool?, 53-66. {IGI. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-3964-4.ch004
Roberson Lopes Bolzan; Paula Ventura; Silvia Fernandes. 2021. "The Future Through QR Code". Em A Case of Its Potential on a Digital Service, 15-26. {IGI. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-7192-7.ch002
Silvia Fernandes. 2021. "From Digital to Smart Tourism". Em Main Challenges and Opportunities, 61-77. {IGI. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-6463-9.ch003
Fátima Lampreia Carvalho; Silvia Brito Fernandes. 2020. "Sustainable Tourism". Em What Trends Does Academic Production Reveal?, 118-130. {IGI. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-2204-2.ch007
Silvia Fernandes. 2020. "What Are the Challenges of Cyber-Physical Models in the Tourism Business?". 26-41. {IGI. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-0365-2.ch003
Belo, A.; Castela, G.; Fernandes, S.. 2013. "Collaborative Virtual Environments: Potential of social networks. The case of companies in the Algarve,Ambientes Colaborativos Virtuais: Potencial das redes sociais. O caso das empresas do Algarve". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao, (12): 65-79. https://doi.org/10.4304/risti.12.65-79
Fernandes, S.C.. 2013. "Main differentiating issues in aligning information systems with business performance". International Journal of Information Systems in the Service Sector, 5 (2): 17-29. https://doi.org/10.4018/jisss.2013040102
Fernandes, S.. 2013. "An empirical approach of the distinctive aspects for socioeconomic development". International Journal of Social Economics, 40 (11): 956-970. https://doi.org/10.1108/IJSE-02-2012-0031
Belo, A.; Castela, G.; Fernandes, S.. 2013. How small and medium enterprises are using social networks? Evidence from the Algarve region. Vol. 206 AISC. https://doi.org/10.1007/978-3-642-36981-0_14
Fernandes, S.; Vieira, V.. 2010. "Information systems in healthcare: Potential of mobile systems. The case of INEM".
Fernandes, S.. 2010. Business intelligence and contribution of entrepreneurial information architecture. Vol. 110 CCIS. https://doi.org/10.1007/978-3-642-16419-4_8
Fernandes, S.B.. 2009. "Aspects to consider in business critical information technologies and systems,Aspectos a considerar em sistemas e tecnologias de informação críticos de negócio".
Fernandes, S.B.. 2009. E-CRM and CMS systems: Potential for more dynamic businesses. https://doi.org/10.4018/978-1-60566-856-7.ch008
De Noronha Vaz, M.T.; Cesário, M.; Fernandes, S.. 2006. "Interaction between innovation in small firms and their environments: An exploratory study". European Planning Studies, 14 (1): 95-117. https://doi.org/10.1080/09654310500339893
Fernandes, S.. 2003. "The future of telephony: The IP solution".
Silvia Fernandes. 2021. "Which Way to Cope with COVID-19 Challenges? Contributions of the IoT for Smart City Projects". Big Data and Cognitive Computing, 5 (2): 26-26. https://doi.org/10.3390/bdcc5020026
Fatima L. Carvalho; Silvia C. Fernandes. 2022. "Sustainable Tourism and an Analysis of Opportunities for and Challenges to Researchers and Professionals". https://doi.org/10.4018/978-1-6684-4645-4.ch025
Silvia Fernandes; Fatima L. Carvalho; Daniela Neves. 2023. "The Change Potential of Social Media". Em Learning From Digital Business Cases. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-7509-6.ch004
Silvia C. Pinto de Brito Fernandes. 2022. "Caminho para a convergência tecnológica e o potencial das cidades inteligentes: Uma abordagem interpretativa". New Trends in Qualitative Research. https://doi.org/10.36367/ntqr.14.2022.e590
Silvia C. Pinto de Brito Fernandes. 2021. "Desafios da Covid-19 nas empresas: Breve análise de desempenho do marketing digital". New Trends in Qualitative Research. https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.1-10
Silvia C. Pinto de Brito Fernandes. 2022. "COVID-19 Impact on Tourism: The System Thinking Approach Applied to the Case of Portugal". Journal of Tourism, Sustainability and Well-being. https://doi.org/10.34623/1qx6-f493
Silvia C. Pinto de Brito Fernandes. "QR Codes: A Case of its Level of Adoption in Portugal". https://doi.org/10.34623/shz5-fs67
Débora Castro; Sílvia Fernandes. 2023. HOTELARIA SUSTENTÁVEL NA REGIÃO DO ALGARVE: UMA ANÁLISE DO GRAU DE COMPROMISSO. https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e847
Francis Boadu; Silvia Fernandes. 2024. "Trends in Post-pandemic Tourism in Developing Countries: The Case of Ghana". https://doi.org/10.1007/978-3-031-45866-8_12
Fernandes, S.; Carvalho, F.L.; Neves, D.. 2023. "The change potential of social media: Learning from digital business cases". 63-80. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-7509-6.ch004
Ribeiros, D.; Martins, P.V.; Fernandes, S.. 2022. "Challenges in process design and innovation: study of a case in Portugal". International Journal of Logistics Systems and Management, 43 (4): 538-552. https://doi.org/10.1504/IJLSM.2021.10037451
Carvalho, F.L.; Fernandes, S.C.. 2022. "Sustainable tourism and an analysis of opportunities for and challenges to researchers and professionals". 535-548. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-4645-4.ch025
Fernandes, S.. 2021. "From digital to smart tourism: Main challenges and opportunities". 61-77. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-6463-9.ch003
Carvalho, F.L.; Fernandes, S.. 2020. "Sustainable tourism: What trends does academic production reveal?". 118-130. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-2204-2.ch007
Fernandes, S.. 2019. "What are the challenges of cyber-physical models in the tourism business?". 26-41. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-0365-2.ch003
Rijo, R.; Costa, P.; Machado, P.; Bastos, D.; Matos, P.; Silva, A.; Ferrinho, J.; et al. 2015. "Mysterious Bones Unearthed:Development of an Online Therapeuticserious Game for Children with Attention Deficit-hyperactivity Disorder". https://doi.org/10.1016/j.procs.2015.08.512
Silvia Fernandes; Fatima L. Carvalho. 2023. "Sustainable tourism: innovating path through smart city projects". https://doi.org/10.4337/9781803923598.00026
 

Contacto