
Teresa Cosmo Domingos Maló Sequeira
Professor adjunto convidado
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Teresa Cosmo Domingos Maló Sequeira. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Linguística em 2016/07/15 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mestrado em Mestrado em Linguística em 2005/01/17 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Licenciatura em Licenciatura Professores Ensino Básico variante de Português e Inglês em 1997/06/16 pelo(a) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação. É Professor Adjunto Convidado no(a) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação e Professora grupo 220, Português-Inglês no(a) Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira. Possui 1 capítulo(s) de livros e 5 livro(s). Organizou 1 evento(s). Participa e/ou participou como Outra em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Linguística. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: gesto; processamento cognitivo; fala; aquisição da linguagem; gesture; language; cognitive processing; speech; Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas; .
Atividades
Atividades
2023 - 2023. Curso / Disciplina lecionado. Didática do Português Língua Materna e Não Materna. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023 - 2023. Curso / Disciplina lecionado. Prática de Ensino Supervisionada (PES) II - área do ensino do Português. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023 - 2023. Curso / Disciplina lecionado. Recursos e Materiais no Ensino de Línguas. Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023/05/25. Apresentação oral de trabalho. A Metodologia de Projeto como promotora da articulação entre áreas do saber: Um estudo com crianças em idade pré-escolar. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal).
2022/09 - 2023/01. Curso / Disciplina lecionado. Didática do Português . Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2.º CEB. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022/09/14 - 2023/01/13. Curso / Disciplina lecionado. Gramática do Português . Licenciatura em Educação Básica. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021 - 2022. Curso / Disciplina lecionado. Língua Portuguesa . Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2.º CEB. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021 - 2022. Curso / Disciplina lecionado. Prática de Ensino Supervisionada (PES) I - área do ensino do Português. Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022 - Presente. Membro de comissão. Centro de Línguas da Universidade do Algarve. Membro. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022 - 2022. Curso / Disciplina lecionado. Recursos e Materiais no Ensino de Línguas . Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021 - 2022/12/22. Orientação. A influência da criação de jogos didáticos na aprendizagem e motivação dos(as) estudantes no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Orientador.
Membro de associação. ASSOCIAÇÃO DE REFLEXÃO E INTERVENÇÃO NA POLÍTICA EDUCATIVA DAS ESCOLAS SUPERIORES DE EDUCAÇÃO
Pontos Focais para a ação “A Educação para o Desenvolvimento nas ESE: Diagnóstico e Capacitação” – Iniciativa financiada pelo Camões. Ponto focal, representante da ESEC-UAlg. .
Pontos Focais para a ação “A Educação para o Desenvolvimento nas ESE: Diagnóstico e Capacitação” – Iniciativa financiada pelo Camões. Ponto focal, representante da ESEC-UAlg. .
2021/12/10. Júri de grau académico. A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório da Prática de Ensino supervisionada. Orientador. Joana Nascimento (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/12/06. Júri de grau académico. Literatura para a infância e o desenvolvimento emocional em contexto de jardim-de-infância. Relatório da Prática de Ensino supervisionada, do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Orientador. Márcia Lopes (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/12/03. Júri de grau académico. A importância das histórias para a infância no desenvolvimento lexical das crianças: perceções das educadoras de infância. Relatório da Prática de Ensino supervisionada. Vogal. Jéssica Agostinho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020 - 2020. Participação em evento. Language awareness and reading and writing skills. Seminário. Seminários de Investigação em Linguística. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2020 - 2020. Participação em evento. Academic writing: na essential skill for students and researchers. Outro. Escola de Verão da FCSH-UNL. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2020/10/01 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Didática do Português. Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019 - 2019. Participação em evento. Domínios de Autonomia Curricular – opção para a flexibilidade e integração curricular registo de acreditação CCPFC/ACC- 102255/19). Oficina (workshop). Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique.
2019 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Ação de formação «O conhecimento fonológico - percursos e recursos», na modalidade de oficina de formação (registo de acreditação n.º CCPCC/ACC102319/19), com a classificação de Muito Bom.. Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique.
2018. Apresentação oral de trabalho. O processamento cognitivo dos dispositivos não linguísticos durante a aquisição da linguagem: o sistema integrado fala-gesto. 19.ª edição do Quid Novi? – Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística. Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2017. Apresentação oral de trabalho. A relação gesto-fala durante o período precoce de aquisição da L1. iGesto’17 - International Conference on Gesture and Multimodality. Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2017 - 2017. Participação em evento. STEM III – Summer Training in Experimental Methods: ELAN and Advanced ELAN. Outro. Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2016 - 2016. Curso / Disciplina lecionado. Workshop «Programa de intervenção nas competências promotoras da leitura e escrita: o Salta-letras». Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016 - 2016. Curso / Disciplina lecionado. «Programa de intervenção de competências promotoras da leitura e da escrita: Salta-letras», no âmbito da UC Otimização das competências linguísticas em contexto educativo. Universidade do Algarve - Escola Superior de Saúde.
2015 - 2015. Participação em evento. Cogntive Linguistics. Outro. 2nd Edition of Nova – Lisbon Summer School and Graduate Conference in Linguistics. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2015 - 2015. Participação em evento. WELL 2015 – Workshop on Early Language in Lisbon. Oficina (workshop). Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2014 - 2014. Curso / Disciplina lecionado. Ação de formação «As metas curriculares do Português», na modalidade de círculo de estudos (registo de acreditação n.º CCPFC/ACC- 78046/14). Ação de formação As metas curriculares do Português. Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique.
2014 - 2014. Curso / Disciplina lecionado. Seminário «Gramática: Metas Curriculares do Português». Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013 - 2013. Curso / Disciplina lecionado. Seminário «Universo da Leitura: decifração e acompanhamento de texto», codinamização com Conceição Andrade. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013 - 2013. Participação em evento. Formação contínua Metas Curriculares de Português – 1.º Ciclo (CCPFC/ACC – 73818/13), dinamizada pelas formadoras Helena Buesco, Regina Rocha e Maria Violante Magalhães. Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
2013 - 2013. Participação em evento. Curso de formação Metas Curriculares de Português – 1.º Ciclo, 2.º momento (CCPFC/ACC – 73818/13). Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
2013 - 2013. Participação em evento. Curso de formação Metas Curriculares de Português – 1.º Ciclo, 1.º momento (CCPFC/ACC – 73818/13). Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
2010 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. «Dificuldades de Leitura e escrita – Programa de intervenção O Salta-letras 1», na Modalidade de Formação Contínua (3 Workshops). Oficina Didática .
2005 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Desenvolvimento da Linguagem. Licenciatura em Educadores de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2009 - 2009. Organização de evento. Organizou a Sessão Plenária Regional, no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) – 1.º Ciclo, no Auditório Grande do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (2009). Universidade do Algarve.
2009 - 2009. Participação em evento. «Os novos programas do Ensino Básico». Encontro. Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde.
2009 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de formação «Desenvolvimento da Consciência Fonológica», no âmbito do Programa Nacional de Ensino Português - Sessões Plenárias Regionais. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
1999 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Linguística e Aquisição da Linguagem. Licenciatura em Educação Básica; Licenciatura em Professores Ensino Básico variantes Português, Inglês; Matemática e Ciências; Educação Física (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2001 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Linguística Portuguesa. Licenciatura em Educação de Infância; Tradução (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2006 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Iniciação à Prática Profissional. Licenciatura em Professores do Ensino Básico, 1.ºCiclo (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2007 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de formação Desenvolvimento Linguístico: desenvolvimento da consciência lexical, no âmbito da Ação C, Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2007 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de formação Desenvolvimento da Consciência Fonológica, no âmbito da Ação C, Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo, codinamização com Conceição Andrade. . Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2007 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de formação Desenvolvimento da Linguagem Oral: conceito de competência comunicativa e componentes; parâmetros e padrões de desenvolvimento da linguagem oral, no âmbito da Ação C, Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo, codinamização com Conceição Andrade, . Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2008 - 2008. Participação em evento. II Seminário Programas de Português para o Ensino Básico. Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
2007 - 2007. Curso / Disciplina lecionado. Workshop «Dislexia: intervenção pedagógica», no âmbito das 3.ªs Jornadas APATRIS 21 – Formar para Integrar. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2007 - 2007. Participação em evento. Frequentou as ações de formação, na Escola Superior de Educação de Lisboa, no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) – 1.º Ciclo, subordinadas aos temas:
Desenvolvimento lexical;
Decifração, consciência fonológica;
Processos de escrita
O computador como instrumento pedagógico;
Formação de leitores;
Práticas de escrita: análise de textos de crianças;
Compreensão de leitura de textos;
Desenvolvimento da linguagem. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação.
Desenvolvimento lexical;
Decifração, consciência fonológica;
Processos de escrita
O computador como instrumento pedagógico;
Formação de leitores;
Práticas de escrita: análise de textos de crianças;
Compreensão de leitura de textos;
Desenvolvimento da linguagem. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação.
2006 - 2006. Curso / Disciplina lecionado. Seminário «Dislexia», no âmbito da Investigação Educativa. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2006 - 2006. Curso / Disciplina lecionado. Seminário «Da oralidade à leitura e à escrita», desenvolvido no âmbito da Investigação Educativa intitulado, em colaboração com as oradoras Helena Horta e Maria Eugénia de Jesus. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2006 - 2006. Curso / Disciplina lecionado. Módulo «Dislexia», no âmbito do Seminário Dislexia e Disortografia . Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2006 - 2006. Participação em evento. Frequentou as sessões de formação contínua especializada no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) – 1.º Ciclo, promovidas pela Comissão Nacional de Acompanhamento e pela Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, entre 3 de novembro de 2006 e 20 de janeiro de 2017, subordinadas aos temas:
Aprendizagem e desenvolvimento de competências
Início formal da leitura
Reflexão linguística e conhecimento explícito
Formação de leitores
Desenvolvimento da oralidade
Enriquecimento lexical . Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Aprendizagem e desenvolvimento de competências
Início formal da leitura
Reflexão linguística e conhecimento explícito
Formação de leitores
Desenvolvimento da oralidade
Enriquecimento lexical . Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
2004 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Métodos de Leitura e Escrita. Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura). Universidade do Algarve - Escola Superior de Saúde.
1999 - 2004. Curso / Disciplina lecionado. Aquisição da Linguagem Oral e Escrita. Licenciatura em Professores Ensino Básico, variantes Português e Inglês; Português e Francês; Matemática e Ciências; Educação Física (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2000 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Literatura para a Infância. Licenciatura em Professores Ensino Básico, variantes Português e Inglês; Português e Francês; Matemática e Ciências; Educação Física (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2000 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Didática da Língua Materna. Licenciatura em Professores do Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
Projetos
Projetos
2007 - 2010. Criação de Materiais pedagógicos para crianças e jovens com dificuldades na leitura e escrita. Investigador. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2022/12/01 - 2024/12/31. RE.MA.C. – Reinventing Mainstream Classrooms . Investigador responsável. Frederick University - Limassol Campus.
2023/01/01 - 2026/01/01. An assessment mindset intervention: professional development through a blended MOO / Transformar o modo de avaliar: Desenvolvimento profissional através de um blended MOOC. Investigador. Universidade Nova de Lisboa.
2021/09 - Presente. Escola Aprender +: Ambientes Inovadores de Aprendizagem . Investigador. Universidade do Algarve.
2013 - 2013. Metas Curriculares de Português - 1.º Ciclo. Outra. Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2006 - 2010. Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) - 1.ºCiclo. Outra. Ministério da Educação; Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
Produções
Moutinho, Lu. 2022. "O Português falado em S. Tomé: O uso dos róticos". Em Estudos em Variação Linguística nas Línguas Românicas . Vol. 2. Aveiro, Portugal: UA Editora.
Beatriz Cortina Pérez. 2022. "Audiobooks as resources for language teaching". Em Addressing future challenges in early language learning and multilingual education. Espanha: Dykinson.
Teixeira, Carlos. 2022. Levantamento sobre Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global nas Escolas Superiores de Educação.
2021. "Projeto interdisciplinar: produção da curta-metragem «Lenda do milagre das rosas»". Em Práticas Inovadoras em Partilha: o exemplo do município de Lagoa. 2021ª ed. Lagoa, Portugal: Município de Lagoa (Algarve). https://www.researchgate.net/publication/354552727_Praticas_Inovadoras_em_Partilha_O_Exemplo_do_Municipio_de_Lagoa
Sequeira, Teresa. 2019. "SPEECH-GESTURE IN EARLY LANGUAGE ACQUISITION IN PORTUGUESE CHILDREN". Em Recent Perspectives on Gesture and Multimodality, editado por Isabel Galhano-Rodrigues; Helena Zagar Galvão; Anabela Cruz-Santos, 136-146. NewCastle Upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing .
Sequeira, Teresa Cosmo Domingos Maló. 2016. "O processamento cognitivo de dispositivos não-linguísticos durante a aquisição da linguagem: o integrado sistema fala-gesto". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/19016
Sequeira, Teresa. 2014. O Salta – letras 3: aquisições avançadas. Materiais pedagógicos para crianças e jovens com dificuldades na leitura e escrita . Lisboa, Portugal: Papa-letras.
Sequeira, Teresa. 2014. Ditados - Exercícios para evitar o erro - 3.º e 4.º anos de escolaridade. Porto , Portugal: Porto Editora.
Sequeira, Teresa. 2014. Ditados - Exercícios para evitar o erro - 1.º e 2.º anos de escolaridade. Porto , Portugal: Porto Editora.
Sequeira, Teresa. 2010. O Salta - letras 2: aquisições intermédias. Materiais pedagógicos para crianças e jovens com dificuldades na leitura e escrita . Lisboa, Portugal: Papa-letras.
Sequeira, Teresa. 2009. O Salta – letras 1: aquisições básicas. Materiais pedagógicos para crianças e jovens com dificuldades na leitura e escrita. Lisboa, Portugal: Papa-letras.
Maló Sequeira, Teresa . 2009. "A consciência fonológica: práticas e recursos no âmbito do PNEP – 1.º Ciclo ". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Portugal-Brasil – Relações Linguísticas e Culturais, Covilhã, Portugal.
Maló Sequeira, Teresa . 2009. "O Salta-letras 1: um recurso didático ". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional do Português: do Português Língua Materna ao Português Língua Segunda - teorias e práticas, Santarém, Portugal.
Sequeira, Teresa. 2005. "A consciência fonológica na leitura de crianças disléxicas dos 10-13 anos". Mestrado.