Silhueta de pessoa indiferenciada

Teresa Cosmo Domingos Maló Sequeira

Professor adjunto convidado
Escola Superior de Educação e Comunicação
Subsistema
Docentes Politécnico
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Teresa Cosmo Domingos Maló Sequeira took public exams to obtain the title of specialist in Education - Portuguese Didactics, in 2023. She completed her PhD and Master's in Linguistics in NOVA University, School of Social Sciences and Humanities. Her bachelor is in Basic Teaching Education, Portuguese and English, in 1997/06/16, by University of Algarve, School of Education and Communication. She is a teacher of Portuguese and English in Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira, in Lagoa. She is also a teacher trainer in Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique. Now she's an Invited Adjunct Teacher in University of Algarve, School of Education and Communication. She's the Director of the Master's in Teaching in the First Cycle of Basic Education and of Portuguese, and History and Geography of Portugal in the Second Cycle of Basic Education and the Master's in Teaching of Portuguese and English in the Second Cycle of Basic Education, in Universidade do Algarve. She's a member of the UAlg. Languages Centre. She has 5 section(s) of books and 5 book(s) and participated in 13 event(s). She supervised 4 Master's dissertation(s) e co-supervised 1. She has received 1 award for UAL. Best Teacher in 2021-2022. She participates in 3 project(s), and she is a Principal investigator in 1 project(s) and Researcher in 2 project(s). Her main area(s) of reasearch are Humanities with emphasis in Linguistics and Educational Sciences, Didactics.

Atividades

Atividades
Membro de associação. ASSOCIAÇÃO DE REFLEXÃO E INTERVENÇÃO NA POLÍTICA EDUCATIVA DAS ESCOLAS SUPERIORES DE EDUCAÇÃO
Pontos Focais para a ação “A Educação para o Desenvolvimento nas ESE: Diagnóstico e Capacitação” – Iniciativa financiada pelo Camões. Ponto focal, representante da ESEC-UAlg. .
2022 - Presente. Membro de comissão. Centro de Línguas da Universidade do Algarve. Membro. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/01 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Didática do Português. Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022/09/14 - 2023/01/13. Curso / Disciplina lecionado. Gramática do Português . Licenciatura em Educação Básica. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023/12/18. Júri de grau académico. O USO DA GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO E MÉTODO DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. Arguente principal. Catarina Barbosa (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023/12/15. Júri de grau académico. Contributos do Lúdico para a Aprendizagem do Inglês No 1.º Ciclo do Ensino Básico. Arguente principal. Daniela Fernandes (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022 - 2023/12. Orientação. Promoção da consciência lexical de estudantes de 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico.Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado). Orientador.
2023/11/30. Júri de grau académico. O uso da tecnologia no ensino de Inglês no 2.º Ciclo do Ensino Básico mediado pela aplicação MILAGE Aprender+. Presidente do júri. António Alexandre Caravela (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023/11/27. Júri de grau académico. O uso da gamificação em contexto de sala de aula, como fator motivador para aprendizagem de Inglês, língua estrangeira, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Presidente do júri. Marta Calvinho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023/11/27. Júri de grau académico. A interação oral informal no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Presidente do júri. Lara Lavrado (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023/05/25. Apresentação oral de trabalho. A Metodologia de Projeto como promotora da articulação entre áreas do saber: Um estudo com crianças em idade pré-escolar. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal).
2023 - 2023. Curso / Disciplina lecionado. Didática do Português Língua Materna e Não Materna. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023 - 2023. Curso / Disciplina lecionado. Prática de Ensino Supervisionada (PES) II - área do ensino do Português. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2023 - 2023. Curso / Disciplina lecionado. Recursos e Materiais no Ensino de Línguas. Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2022/09 - 2023/01. Curso / Disciplina lecionado. Didática do Português . Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2.º CEB. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021 - 2022/12/22. Orientação. A influência da criação de jogos didáticos na aprendizagem e motivação dos(as) estudantes no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Orientador.
2022 - 2022. Curso / Disciplina lecionado. Recursos e Materiais no Ensino de Línguas . Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021 - 2022. Curso / Disciplina lecionado. Língua Portuguesa . Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2.º CEB. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021 - 2022. Curso / Disciplina lecionado. Prática de Ensino Supervisionada (PES) I - área do ensino do Português. Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021 - 2022. Orientação. Metodologia de Projeto na Exploração da Época Jurássica em Contexto Pré-Escolar: Vem Conhecer os Dinossauros.Mestrado em Educação Pré- Escolar (Mestrado). Coorientador.
2021/12/10. Júri de grau académico. A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Relatório da Prática de Ensino supervisionada. Orientador. Joana Nascimento (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/12/06. Júri de grau académico. Literatura para a infância e o desenvolvimento emocional em contexto de jardim-de-infância. Relatório da Prática de Ensino supervisionada, do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Orientador. Márcia Lopes (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2021/11/25. Júri de grau académico. A importância das histórias para a infância no desenvolvimento lexical das crianças: perceção das educadoras de infância. Arguente principal. Jéssica Agostinho (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020 - 2021. Orientação. Literatura para a infância e o desenvolvimento emocional em contexto de jardim-de-infância.Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado). Orientador.
2020 - 2021. Orientação. A influência das técnicas de mindfulness no desenvolvimento pessoal e social dos/as estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico.Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º CEB (Mestrado). Orientador.
2020 - 2020. Participação em evento. Language awareness and reading and writing skills. Seminário. Seminários de Investigação em Linguística. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2020 - 2020. Participação em evento. Academic writing: na essential skill for students and researchers. Outro. Escola de Verão da FCSH-UNL. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2019 - 2019. Participação em evento. Domínios de Autonomia Curricular – opção para a flexibilidade e integração curricular registo de acreditação CCPFC/ACC- 102255/19). Oficina (workshop). Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique.
2019 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Ação de formação «O conhecimento fonológico - percursos e recursos», na modalidade de oficina de formação (registo de acreditação n.º CCPCC/ACC102319/19), com a classificação de Muito Bom.. Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique.
2018. Apresentação oral de trabalho. O processamento cognitivo dos dispositivos não linguísticos durante a aquisição da linguagem: o sistema integrado fala-gesto. 19.ª edição do Quid Novi? – Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística. Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2017. Apresentação oral de trabalho. A relação gesto-fala durante o período precoce de aquisição da L1. iGesto’17 - International Conference on Gesture and Multimodality. Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2017 - 2017. Participação em evento. STEM III – Summer Training in Experimental Methods: ELAN and Advanced ELAN. Outro. Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2016 - 2016. Curso / Disciplina lecionado. Workshop «Programa de intervenção nas competências promotoras da leitura e escrita: o Salta-letras». Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016 - 2016. Curso / Disciplina lecionado. «Programa de intervenção de competências promotoras da leitura e da escrita: Salta-letras», no âmbito da UC Otimização das competências linguísticas em contexto educativo. Universidade do Algarve - Escola Superior de Saúde.
2015 - 2015. Participação em evento. Cogntive Linguistics. Outro. 2nd Edition of Nova – Lisbon Summer School and Graduate Conference in Linguistics. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2015 - 2015. Participação em evento. WELL 2015 – Workshop on Early Language in Lisbon. Oficina (workshop). Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2014 - 2014. Curso / Disciplina lecionado. Ação de formação «As metas curriculares do Português», na modalidade de círculo de estudos (registo de acreditação n.º CCPFC/ACC- 78046/14). Ação de formação As metas curriculares do Português. Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique.
2014 - 2014. Curso / Disciplina lecionado. Seminário «Gramática: Metas Curriculares do Português». Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013 - 2013. Curso / Disciplina lecionado. Seminário «Universo da Leitura: decifração e acompanhamento de texto», codinamização com Conceição Andrade. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2013 - 2013. Participação em evento. Formação contínua Metas Curriculares de Português – 1.º Ciclo (CCPFC/ACC – 73818/13), dinamizada pelas formadoras Helena Buesco, Regina Rocha e Maria Violante Magalhães. Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
2013 - 2013. Participação em evento. Curso de formação Metas Curriculares de Português – 1.º Ciclo, 2.º momento (CCPFC/ACC – 73818/13). Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
2013 - 2013. Participação em evento. Curso de formação Metas Curriculares de Português – 1.º Ciclo, 1.º momento (CCPFC/ACC – 73818/13). Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
2010 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. «Dificuldades de Leitura e escrita – Programa de intervenção O Salta-letras 1», na Modalidade de Formação Contínua (3 Workshops). Oficina Didática .
2009 - 2009. Organização de evento. Organizou a Sessão Plenária Regional, no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) – 1.º Ciclo, no Auditório Grande do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (2009). Universidade do Algarve.
2009 - 2009. Participação em evento. «Os novos programas do Ensino Básico». Encontro. Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde.
2009 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de formação «Desenvolvimento da Consciência Fonológica», no âmbito do Programa Nacional de Ensino Português - Sessões Plenárias Regionais. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2005 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Desenvolvimento da Linguagem. Licenciatura em Educadores de Infância (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2008 - 2008. Participação em evento. II Seminário Programas de Português para o Ensino Básico. Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
2007 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de formação Desenvolvimento Linguístico: desenvolvimento da consciência lexical, no âmbito da Ação C, Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2007 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de formação Desenvolvimento da Consciência Fonológica, no âmbito da Ação C, Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo, codinamização com Conceição Andrade. . Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2007 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Sessão de formação Desenvolvimento da Linguagem Oral: conceito de competência comunicativa e componentes; parâmetros e padrões de desenvolvimento da linguagem oral, no âmbito da Ação C, Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo, codinamização com Conceição Andrade, . Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2006 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Iniciação à Prática Profissional. Licenciatura em Professores do Ensino Básico, 1.ºCiclo (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2001 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Linguística Portuguesa. Licenciatura em Educação de Infância; Tradução (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
1999 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Linguística e Aquisição da Linguagem. Licenciatura em Educação Básica; Licenciatura em Professores Ensino Básico variantes Português, Inglês; Matemática e Ciências; Educação Física (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2007 - 2007. Curso / Disciplina lecionado. Workshop «Dislexia: intervenção pedagógica», no âmbito das 3.ªs Jornadas APATRIS 21 – Formar para Integrar. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2007 - 2007. Participação em evento. Frequentou as ações de formação, na Escola Superior de Educação de Lisboa, no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) – 1.º Ciclo, subordinadas aos temas:
Desenvolvimento lexical;
Decifração, consciência fonológica;
Processos de escrita
O computador como instrumento pedagógico;
Formação de leitores;
Práticas de escrita: análise de textos de crianças;
Compreensão de leitura de textos;
Desenvolvimento da linguagem. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação.
2006 - 2006. Curso / Disciplina lecionado. Seminário «Dislexia», no âmbito da Investigação Educativa. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2006 - 2006. Curso / Disciplina lecionado. Seminário «Da oralidade à leitura e à escrita», desenvolvido no âmbito da Investigação Educativa intitulado, em colaboração com as oradoras Helena Horta e Maria Eugénia de Jesus. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2006 - 2006. Curso / Disciplina lecionado. Módulo «Dislexia», no âmbito do Seminário Dislexia e Disortografia . Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2006 - 2006. Participação em evento. Frequentou as sessões de formação contínua especializada no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) – 1.º Ciclo, promovidas pela Comissão Nacional de Acompanhamento e pela Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, entre 3 de novembro de 2006 e 20 de janeiro de 2017, subordinadas aos temas:
Aprendizagem e desenvolvimento de competências
Início formal da leitura
Reflexão linguística e conhecimento explícito
Formação de leitores
Desenvolvimento da oralidade
Enriquecimento lexical . Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
2004 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Métodos de Leitura e Escrita. Licenciatura em Terapia da Fala (Licenciatura). Universidade do Algarve - Escola Superior de Saúde.
1999 - 2004. Curso / Disciplina lecionado. Aquisição da Linguagem Oral e Escrita. Licenciatura em Professores Ensino Básico, variantes Português e Inglês; Português e Francês; Matemática e Ciências; Educação Física (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2000 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Literatura para a Infância. Licenciatura em Professores Ensino Básico, variantes Português e Inglês; Português e Francês; Matemática e Ciências; Educação Física (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2000 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Didática da Língua Materna. Licenciatura em Professores do Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.

Projetos

Projetos
2023/06 - Presente. IMPLEMENTAÇÃO E CONSULTORIA/ASSESSORIA DO PROJECTO ESCOLA DO FUTURO APRENDER+, 50680424001 - Município de Lagoa (entidade financiadora). Investigador. Universidade do Algarve.
2023/01/01 - 2026/01/01. An assessment mindset intervention: professional development through a blended MOO / Transformar o modo de avaliar: Desenvolvimento profissional através de um blended MOOC. Investigador. Universidade Nova de Lisboa.
2022/12/01 - 2024/12/31. RE.MA.C. – Reinventing Mainstream Classrooms . Investigador responsável. Frederick University - Limassol Campus.
2013 - 2013. Metas Curriculares de Português - 1.º Ciclo. Outra. Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2007 - 2010. Criação de Materiais pedagógicos para crianças e jovens com dificuldades na leitura e escrita. Investigador. Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2006 - 2010. Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) - 1.ºCiclo. Outra. Ministério da Educação; Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.

Produções

Sequeira, Teresa Cosmo Domingos Maló. 2016. "O processamento cognitivo de dispositivos não-linguísticos durante a aquisição da linguagem: o integrado sistema fala-gesto". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10362/19016
Sequeira, Teresa. 2019. "SPEECH-GESTURE IN EARLY LANGUAGE ACQUISITION IN PORTUGUESE CHILDREN". Em Recent Perspectives on Gesture and Multimodality, editado por Isabel Galhano-Rodrigues; Helena Zagar Galvão; Anabela Cruz-Santos, 136-146. NewCastle Upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing .
Sequeira, Teresa. 2005. "A consciência fonológica na leitura de crianças disléxicas dos 10-13 anos". Mestrado.
Sequeira, Teresa. 2009. O Salta – letras 1: aquisições básicas. Materiais pedagógicos para crianças e jovens com dificuldades na leitura e escrita. Lisboa, Portugal: Papa-letras.
Sequeira, Teresa. 2010. O Salta - letras 2: aquisições intermédias. Materiais pedagógicos para crianças e jovens com dificuldades na leitura e escrita . Lisboa, Portugal: Papa-letras.
Sequeira, Teresa. 2014. O Salta – letras 3: aquisições avançadas. Materiais pedagógicos para crianças e jovens com dificuldades na leitura e escrita . Lisboa, Portugal: Papa-letras.
Sequeira, Teresa. 2014. Ditados - Exercícios para evitar o erro - 3.º e 4.º anos de escolaridade. Porto , Portugal: Porto Editora.
Sequeira, Teresa. 2014. Ditados - Exercícios para evitar o erro - 1.º e 2.º anos de escolaridade. Porto , Portugal: Porto Editora.
Maló Sequeira, Teresa . 2009. "A consciência fonológica: práticas e recursos no âmbito do PNEP – 1.º Ciclo ". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Portugal-Brasil – Relações Linguísticas e Culturais, Covilhã, Portugal.
Maló Sequeira, Teresa . 2009. "O Salta-letras 1: um recurso didático ". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional do Português: do Português Língua Materna ao Português Língua Segunda - teorias e práticas, Santarém, Portugal.
2021. "Projeto interdisciplinar: produção da curta-metragem «Lenda do milagre das rosas»". Em Práticas Inovadoras em Partilha: o exemplo do município de Lagoa. 2021ª ed. Lagoa, Portugal: Município de Lagoa (Algarve). https://www.researchgate.net/publication/354552727_Praticas_Inovadoras_em_Partilha_O_Exemplo_do_Municipio_de_Lagoa
Moutinho, Lu. 2022. "O Português falado em S. Tomé: O uso dos róticos". Em Estudos em Variação Linguística nas Línguas Românicas . Vol. 2. Aveiro, Portugal: UA Editora.
Beatriz Cortina Pérez. 2022. "Audiobooks as resources for language teaching". Em Addressing future challenges in early language learning and multilingual education. Espanha: Dykinson.
Teixeira, Carlos. 2022. Levantamento sobre Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global nas Escolas Superiores de Educação.
Guerreiro, António; Dionísio Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha; Borges, Maria Leonor; Maló Sequeira, Teresa . 2022. "Resultados Específicos por ESE ¿ Universidade do Algarve. ". Em Levantamento sobre Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global nas Escolas Superiores de Educação. ARIPESE - Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação, editado por Carlos Teixeira. ARIPESE - Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação. Mecanismo de Apoio a Iniciativas ENED 2021 e Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP.
Dionísio Gonçalves, C.; Maló Sequeira, Teresa ; Silva, Carolina. 2023. "Metodologia de Projeto como promotora da articulação entre áreas do saber: Um estudo com crianças em idade pré-escolar". Em Livro de Atas do II Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância, editado por OFEI; Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, 43-50. Porto : Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
 

Contacto