Boas práticas da Universidade do Algarve foram distinguidas em cerimónia pública

A cerimónia de entrega de prémios UAlg 2026 da Universidade do Algarve realizou-se no dia 1 de outubro, pelas 16h00, no Auditório Anfiteatro Teresa Gamito, no Campus de Gambelas. Na ocasião foram entregues os “Prémios Boas Práticas 2026”, os "Prémio Ensino Aprendizagem - Professor do Ano distinguido pelos estudantes 2025/26 ", e o “Prémio Excelência nos Serviços 2025”.
Partilhar
 

A sessão foi transmitida online no Canal de YouTube e Facebook da UAlg.

“Prémio Boas Práticas”

No ano 2025, foram distinguidas três "Boas Práticas de Excelência" e três "Boas Práticas de Mérito": "Pedidos de Aquisição de bens e Serviços com integração no ERP e Gestão Documental" (excelência); "Lagos Empreendedor – Modelo Sustentado de Integração da Educação para o Empreendedorismo no Ensino Secundário" (excelência); "Vídeos Tutoriais – Procedimentos Académicos" (excelência); "Plataforma digital de candidaturas internacionais ChIR: gestão integrada, transparente e rastreável de candidaturas a mestrados Erasmus Mundus" (mérito); "ICArEHB Welcome Booklet — Guia de Integração para Investigadores e Estudantes Internacionais" (mérito); "Aprender em Contexto Aplicado: Modelo Integrado de Formação Universidade - Comunidade Educativa" (mérito).
 

“Prémio Ensino Aprendizagem”

Este Prémio é atribuído aos docentes que se destacaram na avaliação feita pelos estudantes, no âmbito dos questionários sobre a perceção do ensino e da aprendizagem.

Em relação ao ano letivo 2025/2026, foram contemplados com o “Prémio Ensino Aprendizagem UAlg - Professor do Ano distinguido pelos Estudantes” 16 docentes, dois por cada Unidade Orgânica, um de carreira e outro convidado.

 

“Prémio Excelência nos Serviços”

No ano 2025 foi distinguido com o Prémio Excelência nos Serviços o Gabinete de Comunicação.

Este Prémio é atribuído ao Serviço que obtenha a melhor classificação final na avaliação feita pela Comunidade Académica, no âmbito do questionário da “Perceção da Satisfação Interna com os Serviços (PSIS)" e que cumpra, cumulativamente, os seguintes critérios: Tenha obtido um número total de respostas ao questionário PSIS igual ou superior a 100 no ano a que se refere o prémio, ou resultante da soma destas com as respostas do ano anterior; tenha uma classificação final superior a 5,00 valores no(s) ano(s) considerados para atribuição do prémio; e não tenha obtido o Prémio no ano anterior.


Saber mais sobre os prémios

Pode consultar mais informações sobre os prémios e os premiados aqui. 

 

Relacionadas