Com este ciclo de webinars enfatiza-se a visão de um papel renovado das universidades - e, em particular, de um perfil académico híbrido - na ligação entre o conhecimento científico, a tecnologia e a sociedade. Apresentam-se múltiplos exemplos de modelos e objetivos, diferentes propostas e processos de adaptação específicos, tendo em conta os contextos em que se opera. Segundo a comissão organizadora, “pretende-se distinguir a atual Governança Inteligente que existe na região do Algarve, que já desencadeia uma maior facilidade no uso dos serviços públicos, investimentos em tecnologia e transparência nos dados e no uso de recursos da cidade”. O objetivo, referem, “é encorajar o encontro entre key players, instituições e cidadãos para partilharem os desafios técnicos e científicos e as soluções encontradas, desencadeando uma discussão aberta”.
As cidades digitais e conectadas, detentoras de tecnologia de vanguarda e abertura de dados, são consideradas competitivas num quadro de economia global. Para além da necessidade de conectividade digital, requerem-se ferramentas de Design de Serviços, Internet das Coisas (IoT) e análise de Big Data.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são empregues para a recolha e análise de uma grande quantidade de informação, gerada por múltiplas fontes de dados da cidade, como, por exemplo, as redes de sensores, os sistemas de trânsito e os dispositivos dos cidadãos. Segundo os organizadores deste ciclo de webinars, “esses dados podem ser utilizados de formas inovadoras e criativas para a criação de aplicações integradas, que melhorem os serviços da cidade e o uso dos seus recursos, contribuindo para uma maior qualidade de vida dos cidadãos”.
A iniciativa contará com a participação de cerca de três dezenas de oradores nacionais e importantes especialistas em Cidades Sustentáveis e Inteligentes. Constitui, simultaneamente, um exemplo de metodologias ativas de aprendizagem que são desencadeadas na pós-graduação em Cidades Sustentáveis, ministrada no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.
As sessões irão decorrer sempre aos sábados, das 14h00 às 16h00, e já estão agendadas para as seguintes datas:
- 6, 13, 20 e 27 de março (ver programa aqui)
- 10, 17 e 24 de abril (ver programa aqui)
- 15 e 22 de maio (ver programa aqui)
A iniciativa, que conta com o apoio Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs), é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição em cada sessão, e pode ser feita aqui.