Comitiva da UAlg participa na reunião de lançamento da segunda fase da SEA-EU
No dia 9 de fevereiro, Paulo Águas participou, juntamente com os nove reitores das universidades da aliança, no Governing Board Meeting, onde foi firmada esta parceria institucional e a vontade de continuar a construir a Europa do conhecimento, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.
Esta segunda fase tem como objetivo principal a uniformização do Ensino Superior no espaço europeu e a simplificação do processo de mobilidade dos estudantes que pretendam realizar o seu percurso académico nestas nove universidades europeias.
A Associação Académica da Universidade do Algarve, em conjunto com os representantes dos estudantes das restantes instituições de Ensino Superior, recomendou a criação de uma linha de comunicação eficiente e direta de forma a dar a conhecer o projeto, mostrando-se disponível para participar na criação da estratégia. Sob a forma de recomendação junto do Conselho de Reitores, salientou ainda a necessidade da criação de um modelo de acreditação uniforme das ofertas formativas e propôs a criação de uma bolsa de oferta habitacional, que facilitasse o processo de integração e mobilidade de todo e qualquer estudante.
Refira-se que no final de julho, a Comissão Europeia aprovou a renovação da aliança, o que se traduziu num sucesso para todo o consórcio, alargando o número de membros, de seis (Best Brittany, Cádis, Kiel, Gdansk, Malta e Split), para nove, ao incluir as universidades do Algarve (Portugal), Nápoles Parthenope (Itália) e NORD (Noruega).
O próximo encontro está marcado para o dia 29 de junho, em Gdansk, na Polónia, de forma a dar continuidade ao caderno de encargos.