Comitiva da UAlg participa na Semana de Governação da SEA-EU na Universidade de Split

No âmbito da Semana de Governação da Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), os principais intervenientes e representantes das várias universidades do consórcio SEA-EU, incluindo uma delegação da Universidade do Algarve (UAlg), reuniram-se, entre 27 de novembro a 1 de dezembro, na Universidade SPLIT na Croácia, para discutir os trabalhos em curso e as próximas atividades.

O evento acolheu contributos substanciais das universidades do consórcio, tendo a UAlg participado ativamente nas várias reuniões, através de uma delegação presencial composta por Paulo Águas, reitor, Alexandra Teodósio, vice-reitora, Patrícia Pinto, pró-reitora, João Vidal, docente, Marleni Azevedo, coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade (GRIM), Fatemeh Bagheri, e os membros da Associação Académica, Fábio Zacarias e Rita Cruz.

Durante os quatro dias, a equipa da UAlg participou em diversas reuniões, incluindo nas sessões do Conselho de Governação, Comissão Executiva, Grupo Técnico de Trabalho, Comissão de Qualidade e Ética e Conselho de Estudantes. Adicionalmente, Alexandra Teodósio fez uma apresentação sobre os últimos desenvolvimentos relativos ao Congresso SEA-EU, intitulado “Forte Parceria para Enfrentar os Desafios Globais e Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, agendado para 12 e 13 de janeiro de 2024, na UAlg, como um marco na Tarefa 5.1 (Construindo Pontes: Parcerias Mais Fortes para Objetivos Comuns Globais). Uma Declaração Global de Compromisso sobre os respetivos temas será assinada neste evento pelos representantes legais dos parceiros SEA-EU.

A Semana de Governação da SEA-EU consolidou a união de reitores, vice-reitores, académicos e estudantes de diversas origens europeias, promovendo a colaboração e a inovação dentro da Aliança. Além das reuniões especificadas, os participantes também realizaram diversas atividades culturais e sociais, incluindo a exposição do Concurso de Fotografia SEA-EU. Prevê-se que os resultados desta semana de trabalho contribuam significativamente para os próximos projetos em curso e a desenvolver no âmbito da aliança SEA-UE.