Apresentação
Este curso de mestrado pretende fomentar a aquisição de competências e conhecimentos aprofundados nas principais orientações da Sociologia , bem como, a estimular a capacidade para utilizar esses instrumentos nos diversos contextos de investigação e de profissionalização.

Objetivos

Fornecer aos profissionais da área da Sociologia uma formação teórica, metodológica e conceptual aprofundada que os habilite a analisar criticamente os diversos processos sociais da contemporaneidade, bem como a formular diagnósticos suscetíveis de apoiar a tomada de decisões no que diz respeito à intervenção na sociedade.

Pretende-se que os futuros Mestres em Sociologia sejam capazes de aplicar os métodos e técnicas característicos da investigação Sociológica na elaboração de desenhos de investigação nas áreas tratadas pelo Plano de Estudos; deverão igualmente ser capazes de utilizar o espírito analítico e o pensamento crítico e reflexivo para a interpretação da realidade social envolvente.

Funcionamento

As aulas funcionam presencialmente à quinta-feira e à sexta-feira, das 18h30 às 22h00; e sábado, das 09h30 às 13h00. 

Legislação Aplicável

Alterado em 2015 (Aviso 10806/2015, DR, 2ªs, n.º 186 de 23 de setembro)

Propinas e taxas 2023/2024

Candidatos nacionais: 2500 Euros (1.º ano - 2000 Euros; 2.º ano - 500 Euros)

Candidatos internacionais**: 4000 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1750 Euros)

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.77/2023).

Bolsas de Mérito

A Direção da Faculdade de Economia atribui Bolsas de Mérito aos alunos que ingressem no curso de Mestrado em Sociologia, consubstanciadas na isenção do pagamento de propinas. As condições de atribuição das referidas bolsas estão contempladas no Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Mérito.

Para se candidatar à bolsa de mérito (curso completo), para além da candidatura online ao curso, é necessário preencher o boletim de candidatura e enviá-lo para o email femest@ualg.pt, juntamente com os documentos indicados no boletim.

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"
 
Saídas Profissionais
  • Instituições estatais e serviços centrais de planeamento e ordenamento do território, da educação, da justiça, da habitação, da segurança social, da saúde, da cultura, de estatística e demografia
  • Organismos regionais de planeamento e ordenamento urbano ou do território, autarquias, direções regionais do ambiente, da saúde, da segurança social, do ensino, da cultura, do turismo
  • Empresas em geral e, em particular, aquelas que atuam nos domínios da publicidade e estudos de mercado, da prospeção da opinião pública, da comunicação e da arte, etc., ou departamentos empresariais nas áreas dos recursos humanos, assessoria, imagem, planeamento estratégico
  • Organizações não governamentais e IPSS com atuação nas áreas sociais, como o combate à pobreza e à exclusão social etc.