Sociologia
Objetivos
Fornecer aos profissionais da área da Sociologia uma formação teórica, metodológica e conceptual aprofundada que os habilite a analisar criticamente os diversos processos sociais da contemporaneidade, bem como a formular diagnósticos suscetíveis de apoiar a tomada de decisões no que diz respeito à intervenção na sociedade.
Pretende-se que os futuros Mestres em Sociologia sejam capazes de aplicar os métodos e técnicas característicos da investigação Sociológica na elaboração de desenhos de investigação nas áreas tratadas pelo Plano de Estudos; deverão igualmente ser capazes de utilizar o espírito analítico e o pensamento crítico e reflexivo para a interpretação da realidade social envolvente.
Funcionamento
As aulas funcionam presencialmente à quinta-feira, das 18h30 às 22h00; à sexta-feira, das 18h30 às 22h00, e sábado, das 09h30 às 13h00.
Legislação Aplicável
Alterado em 2015 (Aviso 10806/2015, DR, 2ªs, n.º 186 de 23 de setembro)
Propinas e taxas 2023/2024
Candidatos nacionais: 2500 Euros (1.º ano - 2000 Euros; 2.º ano - 500 Euros)
Candidatos internacionais**: 4000 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1750 Euros)
Taxa de candidatura: 50 Euros
Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros
Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.
* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.
* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.59/2022).
- Instituições estatais e serviços centrais de planeamento e ordenamento do território, da educação, da justiça, da habitação, da segurança social, da saúde, da cultura, de estatística e demografia
- Organismos regionais de planeamento e ordenamento urbano ou do território, autarquias, direções regionais do ambiente, da saúde, da segurança social, do ensino, da cultura, do turismo
- Empresas em geral e, em particular, aquelas que atuam nos domínios da publicidade e estudos de mercado, da prospeção da opinião pública, da comunicação e da arte, etc., ou departamentos empresariais nas áreas dos recursos humanos, assessoria, imagem, planeamento estratégico
- Organizações não governamentais e IPSS com atuação nas áreas sociais, como o combate à pobreza e à exclusão social etc.
Faculdade de Economia
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Diretor(a)