Apresentação
O curso permite a obtenção de competências nas diversas áreas da gestão, designadamente nas áreas financeira, do marketing, da estratégia, da produção e operações e dos recursos humanos, mas também da ética empresarial, do empreendedorismo e da inovação. 

Objetivos

O Mestrado em Gestão Empresarial tem como principais objetivos complementar a formação académica de base dos profissionais da gestão com uma experiência relevante no mercado de trabalho, mas também proporcionar uma nova formação científica e profissionalizante a licenciados com particular interesse nesta área do saber.

Funcionamento

As aulas funcionam remotamente (online) à quinta-feira, das 18h30 às 22h00; presencialmente à sexta-feira, das 18h30 às 22h00, e sábado, das 09h30 às 13h00. 

As estratégias pedagógicas usadas no curso de mestrado são variadas e complementares, destacando-se o recurso a aulas expositivas e participativas, a utilização de aplicações informáticas, o recurso a estudos de caso, os trabalhos em grupo e os seminários de especialistas convidados.

A avaliação em todas as unidades curriculares que compõem o curso englobará obrigatoriamente uma prova escrita individual. A avaliação poderá contemplar outras componentes de avaliação.

Apesar do português ser a língua de funcionamento corrente do curso, alguma da bibliografia recomendada, bem como o material explorado nas aulas, poderá ser em língua inglesa.

Legislação Aplicável

Alterado em 2018  

Corpo Docente

A Faculdade de Economia da Universidade do Algarve dispõe de um corpo docente próprio, com elevada qualificação em diversas áreas disciplinares relevantes para o Mestrado em Gestão Empresarial. Muitos dos nossos docentes pertencem a centros de investigação classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com Muito Bom. Para além dos docentes da Faculdade de Economia, colaboram no curso Professores oriundos da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e, ainda, de outras instituições nacionais e internacionais de reconhecido prestígio, o que permite elevar ainda mais a qualidade científica do curso oferecido.

Apresenta-se, seguidamente, uma breve biografia dos docentes que colaboram no Mestrado em Gestão Empresarial:

Carla Amado é detentora do grau de Doutor em Estudos Industriais e de Gestão pela Universidade de Warwick (Reino Unido) e do grau de Mestre em Economia e Econometria atribuído pela Universidade de Manchester (Reino Unido). É Professora Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Atualmente é também membro integrado do Centro de Estudos Avançados em Gestão e Economia e coordenadora de um dos polos deste centro de investigação. Participa em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, incluindo estudos com investigadores de vários países europeus. Os seus principais interesses de investigação são na área de avaliação e melhoria do desempenho organizacional, tendo publicado alguns dos seus trabalhos de investigação em jornais internacionais tais como o European Journal of Operational Research, o Omega – The International Journal of Management Science, o Health Care Management Science, o Health Policy e o Journal of the Operational Research Society.

Eugénia Ferreira é professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e é diretora do Mestrado em Gestão Empresarial. É doutorada em Estatística Multivariada pela Universidade de Salamanca e membro do CIEO. A sua investigação prende-se com a aplicação de métodos de estatística multivariada para a construção de segmentos e perfis em várias áreas científicas. Tem publicações em revistas nacionais e internacionais e já participou em vários estudos de interesse para a sociedade.

Guilherme Castela é professor auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro do CIEO, centro classificado com Muito Bom pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O professor Guilherme Castela é detentor do grau de doutor em Estatística pela Universidade de Salamanca e especialista em análise multivariada de dados. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a aplicação de métodos quantitativos e qualitativos nas áreas da gestão da saúde, estratégia, marketing, turismo e sociologia.

Sérgio Santos é professor associado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro integrado do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE). É Doutor em Gestão/Investigação Operacional pela Universidade de Strathclyde (Reino Unido), Mestre em Economia e Econometria pela Universidade de Manchester (Reino Unido) e Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade do Algarve. É diretor do curso de Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde e docente convidado do ISCTE Business School no programa de doutoramento em Business Administration. Os seus principais interesses de investigação são na área de controlo de gestão e avaliação do desempenho organizacional, tendo publicado alguns dos seus trabalhos em jornais internacionais de renome tais como o European Journal of Operational Research, Omega – The International Journal of Management Science, Journal of Management & Organization, Management Decision, Health Care Management Science, Health Policy, Journal of the Operational Research Society, Total Quality Management and Business Excellence e International Journal of Operations and Production Management.

Propinas e taxas 2023/2024

Candidatos nacionais: 3250 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1000 Euros)

Candidatos internacionais**: 4000 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1750 Euros)

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.
 

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.59/2022).

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"
 
Saídas Profissionais

Desempenho de funções nas diversas áreas da gestão, designadamente nas áreas financeira, do marketing, da estratégia, da produção e operações e dos recursos humanos, mas também da ética empresarial, do empreendedorismo e da inovação.