Apresentação
O doutoramento insere-se na área científica de Matemática. O principal sustentáculo deste programa de Doutoramento é a investigação científica de qualidade realizada pelos potenciais orientadores.

Objetivos

O curso visa proporcionar a aquisição de competências de investigação científica original na área da Matemática. Pretende-se que os estudantes, no final do ciclo de estudos, demonstrem terem adquirido competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio da Matemática.

Plano de Estudos

O curso tem a duração de 4 anos letivos, com um total de 240 ECTS, sendo 180 ECTS correspondentes à elaboração de uma tese original e 60 ECTS a um plano de formação avançada. Cada estudante tem o seu plano individual de formação avançada discriminando a forma como os 60 ECTS correspondentes podem ser obtidos: Submissão a exames sob programas elaborados pelo orientador; realização de unidades curriculares integradas em estudos de pós-graduação; participação em cursos intensivos, seminários ou conferências; publicações em revistas nacionais ou internacionais com comité de seleção.

Competências

Capacidade para, de forma independente, realizar investigação científica original na área científica de  Matemática.

História

Em 2009 o Doutoramento em Matemática foi adequado ao "Processo de Bolonha" (Deliberação n.º 1172/2009, publicada no DR, 2.ª s, n.º 77, de 21 de abril de 2009).

Propinas e taxas 2021/2022

Candidatos nacionais: 1500 Euros

Candidatos internacionais*: 4000 Euros

Taxa de candidatura: 100 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 275 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.


* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas ao curso de Doutoramento estão abertas em permanência.
 
Saídas Profissionais

Os detentores deste doutoramento poderão optar por uma carreira académica ou encontrar colocação quer na industria quer em, por exemplo, empresas de seguros, serviços ou consultadoria.