Apresentação
Os produtos químicos são um componente essencial na nossa sociedade e contribuem indiscutivelmente para o nosso bem-estar e prosperidade. No entanto, alguns produtos químicos podem ser gravemente prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente se não forem usados adequadamente. Ao longo dos anos um grande número de substâncias foram produzidas e colocadas no mercado Europeu, e no entanto a informação sobre os riscos que estas substâncias colocam à saúde humana e ambiente é ainda insuficiente. É necessário preencher estas lacunas de informação e implementar medidas de gestão de risco para proteger pessoas e ambiente. Estas são algumas das razões que tornam a gestão e regulamentação de produtos químicos extremamente importante. As normas Europeias para a utilização segura de produtos químicos, REACH - “Registratio n, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemical Substances”, são reconhecidas mundialmente. Começaram a ser implementadas em 2007, tendo gerado uma procura de profissionais qualificados para as compreender e implementar corretamente.

O mestrado Erasmus Mundus ChIR foi criado para responder a esta procura. O curso é gerido pelo consórcio coordenado pela Universidade do Algarve e incluindo a Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade de Bolonha (Itália) e Universidade de Heriot-Watt (Escócia). Os parceiros associados incluem universidades no Brasil, EUA, e China, associações industriais, centros de investigação e empresas em diversos países Europeus.

Objetivos

O objetivo do curso ChIR é formar profissionais com as ferramentas e os conhecimentos, do ponto de vista científico, económico e regulador, necessários à gestão segura e responsável de produtos químicos, correspondendo à legislação internacional sobre utilização de substâncias químicas, em particular as normas Europeias REACH.

Competências

No final do curso os estudantes terão: - uma sólida compreensão dos regulamentos internacionais para o uso de substâncias químicas; - compreensão dos princípios subjacentes ao design de novos produtos químicos; - capacidade para planear a comercialização de novos produtos químicos; - compreensão dos princípios subjacentes à implementação industrial de novos processos - capacidade de avaliar riscos ambientais e humanos derivados de produtos químicos nomeadamente: a sua toxicidade sobre humanos e sobre o ambiente, riscos de reatividade química e riscos físicos. - compreensão sobre a economia global envolvendo a indústria química.

Legislação Aplicável

Curso criado em 2013 (Despacho n.º 4657/2013, publicado no DR, 2ª s, n.º 65, em 3 de abril)

Propinas e taxas 2021/2022

Candidatos nacionais: 4500 Euros

Candidatos internacionais*: 9000 Euros

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

A candidatura é realizada através do site oficial do mestrado Erasmus Mundus