Apresentação

Este mestrado tem como objetivo avaliar de forma interdisciplinar os mecanismos naturais e antrópicos condicionantes dos sistemas costeiros e marinhos.

Os alunos estudarão os processos geológicos, físicos, químicos e biológicos que operam nestes sistemas e as suas consequências.

O programa tem uma forte componente prática, e um semestre dedicado ao desenvolvimento de competências e de ferramentas, incluindo trabalhos de mar e mergulho científico (opcionais). A abordagem prática e o uso dos excelentes e próximos laboratórios naturais da costa algarvia são a nossa marca.

Legislação Aplicável

Alterado em 2020 (Aviso 10891/2020, DR, 2ªs, n.º 144 de 27 de julho)

Propinas e taxas 2021/2022

Candidatos nacionais: 1100 Euros

Candidatos internacionais*: 4000 Euros

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.


* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas aos cursos de Mestrado são efetuadas através do Portal de Candidaturas.
 
Saídas Profissionais

O âmbito prático do mestrado permitirá a formação de profissionais altamente qualificados em tópicos marinhos e costeiros. As potenciais oportunidades de trabalho incluem: entidades públicas responsáveis por gestão marinha e costeira; planeamento espacial e monitorização; consultoria para companhias (recuperação ambiental, energia dos oceanos, dragagens, recursos marinhos); mediação em gestão participada e/ou implementação de novos instrumentos legais no campo marinho e costeiro.