História e Patrimónios
O conceito contemporâneo de património cultural tem como escopo o conjunto de manifestações, de natureza material ou imaterial, que caracterizam ou identificam uma comunidade, uma região, uma nação, uma cultura. É precisamente porque se funda sobre as identidades culturais específicas, sobre heranças culturais e sobre processos de patrimonialização bem definidos, quer no espaço, quer no tempo, que o conceito de património, dialeticamente, também permite a sua universalização. O programa do ciclo de estudos de História e Patrimónios visa corresponder a este objetivo. Procura-se assim conjugar as metodologias da História, da História da Arte e dos estudos literários, no sentido de as integrar numa leitura que vá ao encontro dos processos multifacetados da produção e da transmissão cultural. A estrutura proposta, com três ramos de especialização, em História do Algarve, em História da Arte e em Patrimónios da Palavra, procura abarcar as hipóteses de pesquisa quer no âmbito regional, quer no âmbito mais alargado da cultura de língua portuguesa, incluindo naturalmente os espaços da expansão.
A criação de um ciclo avançado de estudos em História e Patrimónios vem consolidar uma área na qual a Universidade do Algarve tem sido pioneira entre as universidades portuguesas, desde que criou, em 1999, a licenciatura em Património Cultural.
Lista de unidades curriculares optativas
Legislação aplicável
Propinas e taxas 2020/2021
Candidatos nacionais: 1100 Euros
Candidatos internacionais*: 2000 Euros
Taxa de candidatura: 50 Euros
Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros
Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.
*de acordo com o Decreto-lei n.º 36/2014, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Campus de Gambelas, 8005-139 Faro
Telefone: +351 289 800 914
Email : gmpgfchs@ualg.pt
Diretor(a)
