Apresentação
Este mestrado visa ministrar conhecimentos teóricos e práticos, ao mesmo tempo que pretende criar uma definição operativa de recursos que integrem na sua essência a reinvenção do desenvolvimento de projetos de design de comunicação nos domínios do Turismo e Cultura.

Objetivos

Pretende-se promover o conhecimento que permita a investigação, o desenvolvimento e a implementação de produtos de design de comunicação, de modo programado, criativo e sustentado, e que projetem um conjunto de novas competências e paradigmas comunicacionais nas áreas do Turismo e da Cultura.

Neste contexto, as metodologias de ensino praticadas e a parceria entre os subsistemas de ensino na Universidade do Algarve (Universitário e Politécnico) promovem a especialização e a transferência de conhecimentos, práticas e ferramentas, fomentando dinâmicas de grupo que possam desenvolver projetos de comunicação integrados, inovadores e diferenciadores nas áreas da/o: identidade visual, embalagem, design editorial, cartaz, infografia, animação digital, vídeo e áudio, ilustração, sinalética, webdesign, multimédia, interação, interfaces para dispositivos móveis, vídeo-mapping, design de interação, motion design, som e aplicações Apps, etc.

Um dos grandes objetivos deste mestrado é o de potenciar a ligação dos mestrandos com os agentes públicos e privados do Turismo e da Cultura ao nível regional, nacional e internacional.

Funcionamento

As aulas decorrem entre as 19h00 e as 23h/23h30, 3 a 4 noites por semana, em dias a definir.

Legislação Aplicável

Criado em 2014 (Despacho 10342/2014, DR, 2ªs, n.º 153 de 11 de agosto) e alterado em 2023 (Aviso n.º 7267/2023 - Diário da República n.º 70/2023, Série II de 2023-04-10)

Propina anual e taxas 2024/2025

Candidatos nacionais: 

1.º ano curricular: 1100€

2.º ano curricular: 1100€

Candidatos internacionais*: 

1.º ano curricular: 2000€

2.º ano curricular: 2000€

Taxa de candidatura: 50 Euros**

Taxa de inscrição e seguro escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.77/2023).

**- O pagamento da taxa de candidatura deverá ser efetuado no prazo máximo de 2 dias

 

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"
 
Saídas Profissionais
  • Designers especialistas na execução e gestão de projetos ao nível do design de comunicação para o sector do turismo e cultura
  • Consultores estratégicos em design de comunicação, coordenação e gestão de projetos práticos ou de investigação para o sector, consultoria e integração em equipas multidisciplinares