Apresentação
O Curso de licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL) representa as áreas científicas de investigação clínico-laboratorial por excelência. Atua no campo do rastreio/prevenção, prognóstico e diagnóstico, terapêutica e monitorização da doença.


Os profissionais de CBL são altamente especializados e polivalentes, com forte adequação e inserção no mercado de trabalho nacional e internacional, ainda aptos para prosseguimento de estudos e investigação. Qualificando os profissionais para o exercício das profissões reguladas (ACSS) de Análises Clínicas e Saúde Pública e de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica, este curso assegura o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências nas principais áreas de intervenção: Bioquímica; Citopatologia; Hematologia; Histotecnologia; Imunohemoterapia; Microbiologia; Tanatologia Clínica/Forense; Imunohistoquímica e Patologia Molecular. 

Baseado num modelo de ensino predominantemente prático, os estágios decorrem em instituições de qualidade e prestígio na área da saúde, com profissionais altamente motivados para a orientação dos estagiários, focados na sua integração e aprendizagem.

Com laboratórios bem equipados, onde se desenvolvem técnicas manuais e automatizadas, permitindo o acesso à tecnologia da profissão e contacto com os fundamentos, o licenciado em CBL adquire uma aprendizagem bem consolidada a nível técnico-científico.

Legislação Aplicável

Alterado em 2018 (Aviso 13101/2018, DR, 2º s, nº 177 de 13 de setembro).

Consulta todas as licenciaturas e mestrados integrados na área das Ciências e Tecnologias da Saúde.
Documento
 
Saídas Profissionais
  • Unidades hospitalares públicas e privadas
  • Laboratórios públicos e privados
  • Centros de saúde e diagnóstico
  • Centros de investigação e desenvolvimento
  • Laboratórios de investigação em instituições públicas e na indústria 
  • Empresas e indústria de diagnóstico e de equipamentos especializados
  • Ensino e investigação em Instituições de Ensino Superior